O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Li e achei massa as sugestões do tópico! Pro que eu to afim de investir (pra durar mais), mirei numa 3700X com uma mobo B450 mesmo, e 2 ram ballistix de 16gb cada. Pra quem tem uma 970, faz sentido? Deveria mirar gpu primeiro?

manda ver, vai ficar excelente e durar bastante.
a gtx 970 ainda roda tudo em 1080p muito bem.

daí mais pra frente vc troca conforme necessidade
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
A ideia é que, eu montei esse meu atual em 2014 (exceto gpu) com esse proposito, durar muito. Se eu trocar, vai ser para trocar muito, da 970 para outra, e talvez da outra pra próxima, com a nova cpu ainda sacou?


Sempre prezei performance e nunca liguei de abaixar configurações visuais pra obter framerate. Meu pc é satisfatório para quase tudo que jogo de graficoso e single player. Mas por exemplo, não é incomum ter uns engasgos ou stutters aqui e ali. Outra coisa que tem incomodado é: meu monitor é 165hz, mas nem sempre jogos tipo CS ou Valorant (mesmo no modo Nintendo64 a 1600x900 ou menos) batem malemá os 144fps estáveis (e aí rola uns engasgos, tearing, etc). A ideia era pegar essa cpu para, assim como esse i5 durou 6 anos, durar também aí seus 4-5 anos talvez
O engasgo e stutter é por conta do CPU. Então comece por aí mesmo. Se pensa em durar tanto tempo, Ryzen 3700 é a alternativa ideal. E o Ryzen 3700 vai te ajudar MUITO no CS ou Valorant, enquanto trocar GPU não ia te ajudar nada nesses jogos.

Pro teu perfil é CPU na veia a troca! Depois troca a 970.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Eita. Qual placa? Qual jogo? Qual resolução? 30FPS de média equivale ao que em termos %?
Esqueci de dizer,ganhei 30 fps no Gears 5 no bench dele,no ultra.
No 2600,conseguia 69,3600-101
1660 ti.
Agora @LucianoBraga no yuzu,o 3600 é fenomenal!!!!Tem uma put* diferença.Na fase da areia do SMO(segunda fase)no 2600 lá no começo da fase ficava beirando os 30~45 até chegar naquela parte que passa a cidade.
Agora é 60 fps em boa parte do tempo,e isso sem mod algum.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Esqueci de dizer,ganhei 30 fps no Gears 5 no bench dele,no ultra.
No 2600,conseguia 69,3600-101
1660 ti.
Agora @LucianoBraga no yuzu,o 3600 é fenomenal!!!!Tem uma put* diferença.Na fase da areia do SMO(segunda fase)no 2600 lá no começo da fase ficava beirando os 30~45 até chegar naquela parte que passa a cidade.
Agora é 60 fps em boa parte do tempo,e isso sem mod algum.
Cara, tinha algo errado antes. Uma 1660TI não deveria ganhar mais de 10% de performance no Gears em 1080p. No Gears Tactics o ganho é de 10% pra ser exato segundo Hardware Unboxed. Isso entre 1600AF e 3600 numa RTX2060. Ou seja, na sua configuração ou espera-se os mesmos frames ou um pouquinho acima. Quase irregistrável. PVc tinha algo funcionando mal anteriormente. Era só isso.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
3600 é um monstro...
ganhei 30 fps média comparado ao 2600 no bench do jogo
SOTR ganhei só 9 fps no bench do jogo,mas tá valendo,levou minha gpu ao limite,coisa que o 2600 não fazia.
Ainda com muita coisa pra fazer,mas pra mim valeu a troca.
Legal que tu ganhaste frames em relação ao 2600, pois ano que vem dependendo o preço pretendo pegar um zen3 para substituir o meu 2700 e ficar com ele até minha placa mãe morrer:klol, e creio que minha msi b450m gaming plus suporte os zen3.
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Esqueci de dizer,ganhei 30 fps no Gears 5 no bench dele,no ultra.
No 2600,conseguia 69,3600-101
1660 ti.
Agora @LucianoBraga no yuzu,o 3600 é fenomenal!!!!Tem uma put* diferença.Na fase da areia do SMO(segunda fase)no 2600 lá no começo da fase ficava beirando os 30~45 até chegar naquela parte que passa a cidade.
Agora é 60 fps em boa parte do tempo,e isso sem mod algum.
Pois foi o que eu falei em outro tópico aqui, emulador é outra vida com a serie 3000, nego acha que é só intel, faz me rir.
Ai vem nego e cita o 9900k, mas esquece o preço dessa porra, piada pronta ou a pessoa chupa as bolas da intel na boa.
Saí do 6700k e estou muito feliz por isso.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Esqueci de dizer,ganhei 30 fps no Gears 5 no bench dele,no ultra.
No 2600,conseguia 69,3600-101
1660 ti.
Agora @LucianoBraga no yuzu,o 3600 é fenomenal!!!!Tem uma put* diferença.Na fase da areia do SMO(segunda fase)no 2600 lá no começo da fase ficava beirando os 30~45 até chegar naquela parte que passa a cidade.
Agora é 60 fps em boa parte do tempo,e isso sem mod algum.
Peguei isso aqui só pra ilustrar que tinha algo MUITO errado com seu sistema antes.
Repara que a diferença só foi observada porque era uma 2080TI. Com a GTX1660TI, os mesmíssimos frames são esperados nesse jogo. Deixei no ponto exato do Gears of War. Não duvido que o ganho no Yuzu tenha sido por algum problema na sua configuração antes (driver, Windows, etc) também. Provavelmente.

 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
A AMD tá sofrendo pra atender a demanda do Renoir. Com mais de 50 modelos já confirmados e com cada modelo usando uma variedade de apus diferentes, o bicho tá pegando.

Mesmo marcas que não iam muito de AMD tão correndo pra conseguir os chips e ela foi surpreendida por isso.

As marcas grandes devem ter prioridade na entrega.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Cara, tinha algo errado antes. Uma 1660TI não deveria ganhar mais de 10% de performance no Gears em 1080p. No Gears Tactics o ganho é de 10% pra ser exato segundo Hardware Unboxed. Isso entre 1600AF e 3600 numa RTX2060. Ou seja, na sua configuração ou espera-se os mesmos frames ou um pouquinho acima. Quase irregistrável. PVc tinha algo funcionando mal anteriormente. Era só isso.
Peguei isso aqui só pra ilustrar que tinha algo MUITO errado com seu sistema antes.
Repara que a diferença só foi observada porque era uma 2080TI. Com a GTX1660TI, os mesmíssimos frames são esperados nesse jogo. Deixei no ponto exato do Gears of War. Não duvido que o ganho no Yuzu tenha sido por algum problema na sua configuração antes (driver, Windows, etc) também. Provavelmente.


Lembrando,101 fps foi a média no benchmark do próprio jogo,feito no ultra.in game ainda não testei nada ainda.
No yuzu tá espetacular,antes onde tinha lentidão no SMO,agora tá liso e ainda que não configurei absolutamente nada de mods,que ajudam ainda mais no desempenho.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
A AMD tá sofrendo pra atender a demanda do Renoir. Com mais de 50 modelos já confirmados e com cada modelo usando uma variedade de apus diferentes, o bicho tá pegando.

Mesmo marcas que não iam muito de AMD tão correndo pra conseguir os chips e ela foi surpreendida por isso.

As marcas grandes devem ter prioridade na entrega.

Será que a Dell larga mão da Intel?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.891
Pontos
1.484


olha aí o motivo de todos quererem agora a AMD pra laptops.

Em desktop a Intel ainda tenta compensar com clocks altos, mas isso não é possível em laptops, então eles estão tomando uma surra homérica.
 

ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
6.889
Pontos
754
Pensando em fazer um overzinho no 3600, já desabilitei o PBO, mas não to muito afim de ficar testando valores de Vcore. Tem problema se eu setar todos os cores em 4.00 GHZ e deixar o Vcore em Auto na BIOS? Ou isso pode prejudicar a longevidade do processador?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Pensando em fazer um overzinho no 3600, já desabilitei o PBO, mas não to muito afim de ficar testando valores de Vcore. Tem problema se eu setar todos os cores em 4.00 GHZ e deixar o Vcore em Auto na BIOS? Ou isso pode prejudicar a longevidade do processador?
Pode ficar instável o over e certamente utilizará mais voltagem do que aquela realmente necessária. Muito mais. Ajuste fino não é opção e, sim, com muito mais voltagem que o necessário haverá sempre o risco de inutilizar o processador muito antes do esperado. Eu não sei qual a recomendação de Vcore máximo para os Ryzen Zen2, porém no Zen+ eu sei que no auto fica acima do recomendado quando em OC.
 

ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
6.889
Pontos
754
Pode ficar instável o over e certamente utilizará mais voltagem do que aquela realmente necessária. Muito mais. Ajuste fino não é opção e, sim, com muito mais voltagem que o necessário haverá sempre o risco de inutilizar o processador muito antes do esperado. Eu não sei qual a recomendação de Vcore máximo para os Ryzen Zen2, porém no Zen+ eu sei que no auto fica acima do recomendado quando em OC.
Vou dar uma pesquisada então com mais calma depois. Pelo pouco que andei lendo, parece que 1.35V já seria o teto de segurança
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Vou dar uma pesquisada então com mais calma depois. Pelo pouco que andei lendo, parece que 1.35V já seria o teto de segurança

1.35 é bem ok. Parta daí e se não ficar estável, suba pra 1.375.
Mas o que eu espero é que fique tranquilo pra 1.35. Daí, se você tiver paciência, dá pra ir tentando baixar, se quiser.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Vou dar uma pesquisada então com mais calma depois. Pelo pouco que andei lendo, parece que 1.35V já seria o teto de segurança
Aliás,era bom ver isso,daqui a pouco farei pra ver se fica estável....
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Pior que acho bem complicado over no ryzen 3600, principalmente nas voltagens.
Cada um fala uma coisa, e são muitas as opções pra mexer.
Já li por ai que setar 1.35v na mão já é perigoso.

Minha ideia era diminuir a voltagem no stock, tentei fazer mas perdeu bastante desempenho.
No fim deixo tudo no padrão memo e f**a-se
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Pior que acho bem complicado over no ryzen 3600, principalmente nas voltagens.
Cada um fala uma coisa, e são muitas as opções pra mexer.
Já li por ai que setar 1.35v na mão já é perigoso.

Minha ideia era diminuir a voltagem no stock, tentei fazer mas perdeu bastante desempenho.
No fim deixo tudo no padrão memo e f**a-se
Aí que tá a coisa,deixei padrão e o bicho foi a 1.38 quando exigido.....
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.668
Reações
20.662
Pontos
1.344
Vai ser da hora quando algum processador da AMD tiver margem de subir muito o clock. Hj em dia no padrão parece q ele já entrega quase tudo.

Quanto GHz o 3600 faz quando está usando todos os núcleos ativos? Se for 4.0ghz o padrão, um over decente seria conseguir pelo menos 4.2ghz.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
aqui ta sempre 1.4v pra cima, o bixo voa
Maluco...
Aliás,perfeitamente estável em 1,30!
Passado no cinebench R15 e R20,e no realbench.Melhorou demais as temperaturas.
133673
Vai ser da hora quando algum processador da AMD tiver margem de subir muito o clock. Hj em dia no padrão parece q ele já entrega quase tudo.

Quanto GHz o 3600 faz quando está usando todos os núcleos ativos? Se for 4.0ghz o padrão, um over decente seria conseguir pelo menos 4.2ghz.
Cara,estou a 4.2 em tudo!Nessa voltagem acima da print.
 

ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
6.889
Pontos
754
Maluco...
Aliás,perfeitamente estável em 1,30!
Passado no cinebench R15 e R20,e no realbench.Melhorou demais as temperaturas.
Visualizar anexo 133673

Cara,estou a 4.2 em tudo!Nessa voltagem acima da print.
Aqui já crashou no AC Origins usando essa config, seu ryzen é desse ano? O meu é do ano passado, dizem que os mais recentes são mais refinados pra over
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Aqui já crashou no AC Origins usando essa config, seu ryzen é desse ano? O meu é do ano passado, dizem que os mais recentes são mais refinados pra over
Onde vejo a data?Comprei na pichau esses dias que tava em promo.
 

ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
6.889
Pontos
754
Onde vejo a data?Comprei na pichau esses dias que tava em promo.
Na superfície dele tem o lote, por ele dá pra calcular o ano e a semana em que foi produzido. Mas se comprou recentemente, há grandes chances de já ser o modelo 2020 refinado

 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Vai ser da hora quando algum processador da AMD tiver margem de subir muito o clock. Hj em dia no padrão parece q ele já entrega quase tudo.

Quanto GHz o 3600 faz quando está usando todos os núcleos ativos? Se for 4.0ghz o padrão, um over decente seria conseguir pelo menos 4.2ghz.

Engineering Sample do 4700G foi "flagrado" em over de 4.8Ghz nos OITO núcleos.
O turbo seria de 4.45Ghz.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.668
Reações
20.662
Pontos
1.344
Engineering Sample do 4700G foi "flagrado" em over de 4.8Ghz nos OITO núcleos.
O turbo seria de 4.45Ghz.

Isso dai é uma APU? Dizem os rumores q os clocks vão ser maiores mesmo. 4.8ghz já é um clock foda, ainda mais com os ganhos de IPC.
A AMD está pensando até em mudar os zen 3 para série 5000 para a galera não confundir!:klol
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Isso dai é uma APU? Dizem os rumores q os clocks vão ser maiores mesmo. 4.8ghz já é um clock foda, ainda mais com os ganhos de IPC.
A AMD está pensando até em mudar os zen 3 para série 5000 para a galera não confundir!:klol

Sim, APU. 4.8Ghz e olha que tem uma iGPU no pacote pra roubar margem de TDP.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.668
Reações
20.662
Pontos
1.344


Será q agora conseguem? Parece q uma amostra de engenharia bateu 4.9ghz. E é aquele com 16c/32t. O de 8c/16 poderia ir muito além na "teoria" por ter menos cores e threads!

Não vou empolgar, pq nos ryzen 3000 falaram q poderia chegar, mas não foi oq aconteceu. Alto clock só com um core funcionando.
Mas imagina se chegar aos 5.0ghz com ganho de até 20%, mas digamos 15% de ipc, vai ser muito monstro. Pra emulador então! Quero nen ver!
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
AMD Cezanne, a apu de próxima gen, vista no Sandra.

Zen 3 + ... Vega de novo. Ok que o limite de performance da gpu é a largura de banda da memória, mas é chato.
Até você se convenceu que é chato :coolface

Não tem jeito. Temos que esperar as DDR5 chegarem mesmo para ir de Navi ou o que colocarem depois.
 
Topo Fundo