O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Tb nem duvido nada que saia a versão "Pro" do PS5 e equivalente do Series X daqui um tempo, quando começar a sair jogo mais pesado. Então é difícil dizer como será o fim da geração e qual a config pra aguentar de boa. De qq forma, PC é sempre mais versátil... sem contar os DLSS/FSR da vida que vieram pra dar um folego a mais nos hardwares mid-range.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.286
Reações
175.745
Pontos
2.234
Como alguns já desconfiavam, tão dizendo que o RDNA2 das CPUs Ryzen 7000 são só pra dar vídeo. Coisa de dois, três CUs, porque era o que cabia no espaço vago do chiplet de I/O. Eles inclusive nem estão chamando de APU, mas de CPU.

Mas as APUs continuarão existindo. Serão, como de costume, os da linha 7xxxG. Aí é outro papo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
Como alguns já desconfiavam, tão dizendo que o RDNA2 das CPUs Ryzen 7000 são só pra dar vídeo. Coisa de dois, três CUs, porque era o que cabia no espaço vago do chiplet de I/O. Eles inclusive nem estão chamando de APU, mas de CPU.

Mas as APUs continuarão existindo. Serão, como de costume, os da linha 7xxxG. Aí é outro papo.
Eu sabia!
Eu falei que não era algo bom nessa serie X, só sendo série G mesmo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
chuto até que 5600x/5700x 5800x3d levem o resto da geração

Eu não chuto.
Eu tenho certeza. E ainda botei dinheiro na minha opinião.

Adquiri o 5600x ano passado e duvido que eu vá ter problemas de CPU até o lançamento de um teorico Xbox X2 ou PS6.


Bah, meu i5 3560k de 2012 ainda ta dando conta do recado muito bem obrigado.
Obvio que um CPU melhor deu pra notar a diferença em alguns jogos, ja que jogo por turno por exemplo ama CPU parruda, mas não tem 1 jogo hoje que o CPU velho ainda não aguente.

O que é impressionante se formos parar pra pensar. 10 anos de eficiencia.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Como alguns já desconfiavam, tão dizendo que o RDNA2 das CPUs Ryzen 7000 são só pra dar vídeo. Coisa de dois, três CUs, porque era o que cabia no espaço vago do chiplet de I/O. Eles inclusive nem estão chamando de APU, mas de CPU.

Mas as APUs continuarão existindo. Serão, como de costume, os da linha 7xxxG. Aí é outro papo.
eu n acho isso um problema. pra mim, video onboard é só pra conseguir dar video msm, usar windows e tal. isso sempre foi um contra do ryzen pra mim, o fato de se a placa de video pifar, eu n conseguir fazer nada com o PC. Achei sensacional a AMD colocar video nos processadores de novo.
Eu não chuto.
Eu tenho certeza. E ainda botei dinheiro na minha opinião.

Adquiri o 5600x ano passado e duvido que eu vá ter problemas de CPU até o lançamento de um teorico Xbox X2 ou PS6.


Bah, meu i5 3560k de 2012 ainda ta dando conta do recado muito bem obrigado.
Obvio que um CPU melhor deu pra notar a diferença em alguns jogos, ja que jogo por turno por exemplo ama CPU parruda, mas não tem 1 jogo hoje que o CPU velho ainda não aguente.

O que é impressionante se formos parar pra pensar. 10 anos de eficiencia.
Isso é interessante, n sei até que ponto essa comparaçãao é válida. Pq veja bem, a intel teve ai bem uns 10 anos de refresco. de 2008 até 2018, a AMD mal e mal competiu. e ai a gnt teve 10 anos de CPU subindo porcaria de geração em geração. coisa de 5 a 10%. e desde que a AMD colou, a coisa tem avançado mais rápido. vi um video do Linus esses dias em que ele diz que a coisa tá mais próxima dos anos 2000, em que CPU avançava tão rápido que CPU de 5 anos já era pré-histórica. Então tem que considerar isso ai, pq msm os "decepcionantes" 15% (ou mais) que a AMD anunciou pro zen4, ainda seriam o dobro da média desses 10 anos ai.
E, particularmente, acho que os breakthoughs em AI tbm vão empurrar bastante o mercado nessa década. tanto pq, por um lado, vão precisar de CPUs melhores e mais eficientes pra treinar os modelos, quanto pq com modelos avançados treinados, poderão ser usados pra criar CPUs mto mais rápidas. Não só CPUs né, GPU tbm (e principalmente, pq é mais eficiente pra AI). E quando vejo o anuncio da AMD anunciando que os chips zen4 vão ter aceleração de hardware e instrução proprias pra AI, vejo que se eu to errado, n é tanto assim pq eles tão seguindo por essa vertente msm.
torço pra estar certo, msm tendo que trocar de PC mais cedo, gosto de ver a tecnologia avançando, e os anos 2010, pra mim, foram meio broxantes em termos de avanço de performance dos PCs de forma geral. celulares avançaram mto mais.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
eu n acho isso um problema. pra mim, video onboard é só pra conseguir dar video msm, usar windows e tal. isso sempre foi um contra do ryzen pra mim, o fato de se a placa de video pifar, eu n conseguir fazer nada com o PC. Achei sensacional a AMD colocar video nos processadores de novo.

Isso é interessante, n sei até que ponto essa comparaçãao é válida. Pq veja bem, a intel teve ai bem uns 10 anos de refresco. de 2008 até 2018, a AMD mal e mal competiu. e ai a gnt teve 10 anos de CPU subindo porcaria de geração em geração. coisa de 5 a 10%. e desde que a AMD colou, a coisa tem avançado mais rápido. vi um video do Linus esses dias em que ele diz que a coisa tá mais próxima dos anos 2000, em que CPU avançava tão rápido que CPU de 5 anos já era pré-histórica. Então tem que considerar isso ai, pq msm os "decepcionantes" 15% (ou mais) que a AMD anunciou pro zen4, ainda seriam o dobro da média desses 10 anos ai.
E, particularmente, acho que os breakthoughs em AI tbm vão empurrar bastante o mercado nessa década. tanto pq, por um lado, vão precisar de CPUs melhores e mais eficientes pra treinar os modelos, quanto pq com modelos avançados treinados, poderão ser usados pra criar CPUs mto mais rápidas. Não só CPUs né, GPU tbm (e principalmente, pq é mais eficiente pra AI). E quando vejo o anuncio da AMD anunciando que os chips zen4 vão ter aceleração de hardware e instrução proprias pra AI, vejo que se eu to errado, n é tanto assim pq eles tão seguindo por essa vertente msm.
torço pra estar certo, msm tendo que trocar de PC mais cedo, gosto de ver a tecnologia avançando, e os anos 2010, pra mim, foram meio broxantes em termos de avanço de performance dos PCs de forma geral. celulares avançaram mto mais.

E grandes canais tão dizendo q a AMD ainda jogou um jailbait na Intel, não mostrando toda a força desses novos processadores. Uma jogada de um player q está vendo sua rival chegando cada vez mais próxima e passando como conseguiu passar com a 12 gen.

E a Intel ano q vem vem fortíssima com o Meteor lake, eles vão entrar nesse vibe de chiplets como AMD fez desde o 1 Ryzen. A Intel tb promete ganhos de até 20% em ST em cima do Raptorlake. Fora q se espera ainda mais núcleos pra quem gosta de renderizar vídeos e trabalhar. Pra jogos oq vale no momento é o P-cores, não existe vantagem desses e-cores em games até aqui.

Mas o i9 dessa 13 gen já vai ter 24c: 8p/16e
O i7 16c: 8p/8e
I5 eu não sei se vai ser 12c ou 10c. Talvez seja 6P/6E

E realmente as coisas agora estão evoluindo muito mais rápido do q da época da Hegemonia da Intel!
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.286
Reações
175.745
Pontos
2.234
eu n acho isso um problema. pra mim, video onboard é só pra conseguir dar video msm, usar windows e tal. isso sempre foi um contra do ryzen pra mim, o fato de se a placa de video pifar, eu n conseguir fazer nada com o PC. Achei sensacional a AMD colocar video nos processadores de novo.

Nem eu, acho que precisa ter alguma coisa também, até pra funções de diagnóstico eventualmente. E se tinha espaço sobrando no chiplet de I/O, porque não aproveitar? Não é como se algo tivesse sido retirado pra acomodar o vídeo também.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.894
Pontos
1.484
o single thread parece que vai ser uns 35% superior ao 5800x (contando IPC e aumento de clock).

isso deixaria uns 10~12% acima do i7 12700k.
(em single).

mas eles competem é com a Gen 13, então é possível que tenhamos um empate com a Gen 13 (em single, não sei como fica em multi)
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
o single thread parece que vai ser uns 35% superior ao 5800x (contando IPC e aumento de clock).

isso deixaria uns 10~12% acima do i7 12700k.
(em single).

mas eles competem é com a Gen 13, então é possível que tenhamos um empate com a Gen 13 (em single, não sei como fica em multi)

AMD ta dizendo só 15% de ST mesmo com o aumento de clock. Pessoal acha q é um blefe da AMD!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
mas isso não faz sentido nenhum.

com aquela frequencia mostrada, o mais provavel é uns 35% mesmo

Sim, se fosse maior, pq se acha q ela ia por no painel só 15% a mais?Todos os canais acham q a AMD está jogando verde pra cima da Intel, talvez deixar eles confiantes q estão a frente pra na apresentação falar das melhorias desde maio!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
Sim, se fosse maior, pq se acha q ela ia por no painel só 15% a mais?Todos os canais acham q a AMD está jogando verde pra cima da Intel, talvez deixar eles confiantes q estão a frente pra na apresentação falar das melhorias desde maio!
Pra mim isso não faz sentido, até por que existem "espiões" em cada empresa que vendem as informações entre elas para saber os dados reais.
A amd mentir não faria sentido nenhum, acho que é aquilo mesmo ou só um pouco acima daquilo.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
AMD ta dizendo só 15% de ST mesmo com o aumento de clock. Pessoal acha q é um blefe da AMD!
eu acho que essa história ai tá mal explicada ainda. eles mencionaram nominalmente 15% sobre o 5800x3D? ou só falaram em zen3? pq já começa ai né... o 3d já é sozinho 15% melhor que o zen3 base. se eles anunciam o zen4 como 15% superior ao zen3 base, basicamente é zen4 com performance de zen3 3d. por isso eu tbm acho que é mais provavel ser blefe e chute baixo pra "surpreender" td mundo mais perto do lançamento. afinal de contas, em certa medida, hype joga contra. vc esperar 35% e chega 30% ia parecer que é ruim. mas se eles jogam as expectativas em 15% agora, chega na hora e falam que é 30%, parece monstro o negócio. o produto é o msm, a percepção dos consumidores é totalmente diferente.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
eu acho que essa história ai tá mal explicada ainda. eles mencionaram nominalmente 15% sobre o 5800x3D? ou só falaram em zen3? pq já começa ai né... o 3d já é sozinho 15% melhor que o zen3 base. se eles anunciam o zen4 como 15% superior ao zen3 base, basicamente é zen4 com performance de zen3 3d. por isso eu tbm acho que é mais provavel ser blefe e chute baixo pra "surpreender" td mundo mais perto do lançamento. afinal de contas, em certa medida, hype joga contra. vc esperar 35% e chega 30% ia parecer que é ruim. mas se eles jogam as expectativas em 15% agora, chega na hora e falam que é 30%, parece monstro o negócio. o produto é o msm, a percepção dos consumidores é totalmente diferente.
A amd mostrou que ele é 31% superior ao 12900K (não KS), o 12900ks é 2% melhor que a versão K, logo, o Ryzen 7000 é 29% melhor que o 12900ks.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Isso é interessante, n sei até que ponto essa comparaçãao é válida. Pq veja bem, a intel teve ai bem uns 10 anos de refresco. de 2008 até 2018, a AMD mal e mal competiu. e ai a gnt teve 10 anos de CPU subindo porcaria de geração em geração. coisa de 5 a 10%. e desde que a AMD colou, a coisa tem avançado mais rápido. vi um video do Linus esses dias em que ele diz que a coisa tá mais próxima dos anos 2000, em que CPU avançava tão rápido que CPU de 5 anos já era pré-histórica. Então tem que considerar isso ai, pq msm os "decepcionantes" 15% (ou mais) que a AMD anunciou pro zen4, ainda seriam o dobro da média desses 10 anos ai.
E, particularmente, acho que os breakthoughs em AI tbm vão empurrar bastante o mercado nessa década. tanto pq, por um lado, vão precisar de CPUs melhores e mais eficientes pra treinar os modelos, quanto pq com modelos avançados treinados, poderão ser usados pra criar CPUs mto mais rápidas. Não só CPUs né, GPU tbm (e principalmente, pq é mais eficiente pra AI). E quando vejo o anuncio da AMD anunciando que os chips zen4 vão ter aceleração de hardware e instrução proprias pra AI, vejo que se eu to errado, n é tanto assim pq eles tão seguindo por essa vertente msm.
torço pra estar certo, msm tendo que trocar de PC mais cedo, gosto de ver a tecnologia avançando, e os anos 2010, pra mim, foram meio broxantes em termos de avanço de performance dos PCs de forma geral. celulares avançaram mto mais.

veja bem. 10 anos foram 5-6 gerações de CPU´s.

Mesmo a ganhos "irrisorios" de 5%. x5 Isso da um ganho de pelo menos +27,5% em referencia a uma CPU de 2012.
E houveram alguns pulos modestos nesses 10 anos bem superiores a 5%.

Sim, CPU´s futuras vão ter muito +poder.
Mas a CPU do PS5 e Xbox é estatica e não vai melhorar.

Logo até sair o PS6 eu estou safe. Exceto em um raro caso de PC exclusive que venha destruir os consoles em graficos, o que nenhuma empresa tem feito porque fazer um Crysis 1 em 2023-2027 não é mais lucrativo se você não tiver uma engine melhor que a Unreal Engine 5 pra ofertar.

Crysis foi um sucesso apenas pq ajudou a vender a Cryengine. MEsmo que o jogo flopase ele teria servido o proposito.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
A amd mostrou que ele é 31% superior ao 12900K (não KS), o 12900ks é 2% melhor que a versão K, logo, o Ryzen 7000 é 29% melhor que o 12900ks.

Mas eles pegaram o Blender q parece q o 5950X já ganha do 12900k. Pegaram o melhor cenário possível. Agora vai olhar o Cinebanch e outros programas, todos o 12900k bate com folga no 5950x. Por isso os caras do Hardware Umboxed não curtiram muito a apresentação. Clocks de 5.5ghz 15% de ST acima do zen 3? Tem algo errado ai, era pra ser uns 30% a mais por causa do clock muito mais alto.

O clock máximo dos zen 3 no 5950x é 4.9ghz não? Imagina o quanto deveria ganhar em 5.5ghz? Fora o ganho de arquitetura. Se for só isso mesmo. A 13 gen em ST vai estar igual aos Ryzen 7000 e ainda mais barato. Ai fodeu pra AMD viu?

eu acho que essa história ai tá mal explicada ainda. eles mencionaram nominalmente 15% sobre o 5800x3D? ou só falaram em zen3? pq já começa ai né... o 3d já é sozinho 15% melhor que o zen3 base. se eles anunciam o zen4 como 15% superior ao zen3 base, basicamente é zen4 com performance de zen3 3d. por isso eu tbm acho que é mais provavel ser blefe e chute baixo pra "surpreender" td mundo mais perto do lançamento. afinal de contas, em certa medida, hype joga contra. vc esperar 35% e chega 30% ia parecer que é ruim. mas se eles jogam as expectativas em 15% agora, chega na hora e falam que é 30%, parece monstro o negócio. o produto é o msm, a percepção dos consumidores é totalmente diferente.

O IPC do zen 3 é igual. Oq acontece nesse 5800X3D é o cache muito maior q da mais fps em games. Mas o IPC dele é igual do 5800X. Tanto que em programas sintéticos ele até perde pro 5800x pelo clock um pouco menor.

Eles citaram ganhos de 15% no ST, não 15% de performance em cima do 5800X3D.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
AMD ta dizendo só 15% de ST mesmo com o aumento de clock. Pessoal acha q é um blefe da AMD!
mas isso não faz sentido nenhum.

com aquela frequencia mostrada, o mais provavel é uns 35% mesmo

Acho que o que a AMD falou é que vai ter "pelo menos 15%" de melhora e não "até 15%", tem uma boa diferença entre os dois termos.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Acho que o que a AMD falou é que vai ter "pelo menos 15%" de melhora e não "até 15%", tem uma boa diferença entre os dois termos.
pois é. anunciar 15% ou mais agora, n faz deles mentirosos se mais perto do lançamento avisarem que na vdd é por volta de 30% haha
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.286
Reações
175.745
Pontos
2.234
Se for Jebait eu vou achar graça pra c***lho.

O máximo que eu ouvi é que 15% é na verdade, dado dos primeiros Engineering Samples e que a situação já teria melhorado um tanto. Mas é esperar.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
É....agora sim vou de 5700x sem pensar 2x
Eu vi um canal que fez undervolt no 5800x3d e ele estava gastando media de 60w~ e menos 20 graus de temp.
Eu vou nele.

Meu 5800x está configurado na BIOS para usar apenas 65W (eco-mode) e com OC automático do Adrenaline, na prática virou um 5700x com limite de clock maior.

Atualizando com o Ryzen Master aberto aqui :

1653585974232.png
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
Ficarei no am4 para sempre, amém


Isso daí é pra render bicho, em um processador de 16c/32t. Se vai só jogar? Vai continuar consumindo entre 50 a 100w. Vcs não aprendem mesmo né? Pra jogos o uso do processador é menor e a energia gasta é menor tb. Eu tenho um 12700KF q vcs riem q podem passar de 200w de TDP. Tirando os e-cores e subindo os P-cores pra 5.1ghz, o máximo q vi usando 100% foi de 190w. Agora jogando? De 50 a 100w! Olhem a diferença! E ainda com overclock, sem é capaz de nen passar de 80w!

Acho que o que a AMD falou é que vai ter "pelo menos 15%" de melhora e não "até 15%", tem uma boa diferença entre os dois termos.

Todo mundo achou estranho pq até no teste Multi, na entre linhas do teste q ninguém viu, a diferença era ainda maior que 31%. :klolz Mas AMD colocou um valor menor, podendo ter marketiado algo bem maior.

Acho q com esse aumento de clock e ganhos de IPC, o ST deve ser de 20% pelo menos. Mas muitos estão reclamando q ela marketetou pra baixo!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
Isso daí é pra render bicho, em um processador de 16c/32t. Se vai só jogar? Vai continuar consumindo entre 50 a 100w. Vcs não aprendem mesmo né? Pra jogos o uso do processador é menor e a energia gasta é menor tb. Eu tenho um 12700KF q vcs riem q podem passar de 200w de TDP. Tirando os e-cores e subindo os P-cores pra 5.1ghz, o máximo q vi usando 100% foi de 190w. Agora jogando? De 50 a 100w! Olhem a diferença! E ainda com overclock, sem é capaz de nen passar de 80w!



Todo mundo achou estranho pq até no teste Multi, na entre linhas do teste q ninguém viu, a diferença era ainda maior que 31%. :klolz Mas AMD colocou um valor menor, podendo ter marketiado algo bem maior.

Acho q com esse aumento de clock e ganhos de IPC, o ST deve ser de 20% pelo menos. Mas muitos estão reclamando q ela marketetou pra baixo!
Eu uso encode esqueceu? Eu "parei" de fazer em excesso, mas de vez em quando ainda faço algum :kratinho
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.969
Pontos
753
to pendendo mt pro 5700x mesmo
mais barato
mais frio
5800x3d tá mt caro
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
to pendendo mt pro 5700x mesmo
mais barato
mais frio
5800x3d tá mt caro
se a ideia é fazer o up pro longo prazo, é só esperar. deixa sair a gen e socket novos que o preço de td isso ai cai. eu to nessas aqui, lá pro meio do ano que vem começo a considerar seriamente trocar meu 3600. sem pressa por enquanto. pra jogos atuais ele segura numa boa.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.286
Reações
175.745
Pontos
2.234

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
se a ideia é fazer o up pro longo prazo, é só esperar. deixa sair a gen e socket novos que o preço de td isso ai cai. eu to nessas aqui, lá pro meio do ano que vem começo a considerar seriamente trocar meu 3600. sem pressa por enquanto. pra jogos atuais ele segura numa boa.
Eu ia falar isso, o proprio 5800x padrão caiu de preço quando o 3d saiu.
O mesmo vai ocorrer com o 3d e talvez vire "mixaria" com a amd cortando o preço dele pra queimar estoque.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
Só pra esclarecer, isso é só especificação de socket. No caso, o socket suporta 170W de "média", mas segura picos de 230W.
Todo socket tem essa "gordura", o do AM4 é 140W, o único processador que aperta essa média é o 5950X que tem pico de 130.

Então o socket da Intel é melhor, pq o i9 12900k com over em render deve bater 300w! :klol

Tem gente que está nen ai, o céu é o limite, só precisa de um super liquid cooler!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.286
Reações
175.745
Pontos
2.234
Então o socket da Intel é melhor, pq o i9 12900k com over em render deve bater 300w! :klol

Tem gente que está nen ai, o céu é o limite, só precisa de um super liquid cooler!

Socket 775 do Pentium D devia suportar uns 200W também, se fizesse over pegava fogo e acabava a luz da quadra toda e o Pentium D era uma b*sta.
 
Topo Fundo