O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.442
Reações
34.550
Pontos
1.354
E se baixar a iso 1903?
Teria que fazer o malabarismo para bloquear os updates, não?
Tô procurando aqui uma iso já.


Edit: Achei uma iso já atualizada com esse update de 13 de agosto, botei pra baixar, se a microsoft não resolver até eu pegar a placa mãe daqui duas semanas, eu instalo essa pra ver se acontece algum erro aqui.
Windows enterprise presta? Ou melhor o pro?
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.910
Pontos
503
Teria que fazer o malabarismo para bloquear os updates, não?
Tô procurando aqui uma iso já.


Edit: Achei uma iso já atualizada com esse update de 13 de agosto, botei pra baixar, se a microsoft não resolver até eu pegar a placa mãe daqui duas semanas, eu instalo essa pra ver se acontece algum erro aqui.
Windows enterprise presta? Ou melhor o pro?
Pega a pro,não me incomoda em nada,inclusive os updates que estão em auto aqui.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
E aquela zica com os outros jogos era o que?

Sinceramente não sei. Só consegui testar o DMC V mesmo! kkkkk
Vou testar os outros hoje...

O que vc fez de diferente pra funcionar?
Já pergunto, pq o meu pc é intel e sei que vai dar m**** aqui quando formatar tudo.



Fiquei curioso por isso tb rs

Não fiz nada diferente pra ser sincero.
Nem formatar eu não formatei ainda...

Muito provável que vai ter que formatar pra ficar 100% liso.

@RoLukeSky
Pq não rodava?Achei uns detonados do DMC5 rodando no 1200.

Well, eu tentei rodar no início quando lançou e não rodava. Ficava todo zuado a 2 fps.... Ou algo assim.... Aí larguei de mão e desinstalei.... Não testei depois disso. Só agora com o R5 3600.

edit

Minha versão do Windows:

85527

VGA:

85528

85529

85530

Fui abrir o Ryzen Master e apareceu uma mensagem....

85531
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.910
Pontos
503
Sinceramente não sei. Só consegui testar o DMC V mesmo! kkkkk
Vou testar os outros hoje...



Não fiz nada diferente pra ser sincero.
Nem formatar eu não formatei ainda...



Well, eu tentei rodar no início quando lançou e não rodava. Ficava todo zuado a 2 fps.... Ou algo assim.... Aí larguei de mão e desinstalei.... Não testei depois disso. Só agora com o R5 3600.

edit

Minha versão do Windows:

Visualizar anexo 85527

VGA:

Visualizar anexo 85528

Visualizar anexo 85529

Visualizar anexo 85530

Fui abrir o Ryzen Master e apareceu uma mensagem....

Visualizar anexo 85531
Aqui abre normal o RM.Talvez não esteja maduro o suficiente.
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.442
Pontos
2.599
Estava dando uma checada em algumas coisas e tenho dúvidas.

Bom, instalei os drivers da AMD que criam perfil balanced e performance específicos para os Ryzen na parte de energia do Windows.

O que notei antes de instalar isso e que não mudou depois que instalei é que seja no perfil performance do Windows ou esse novo do Ryzen, a tensão em idle fica sempre 1,47 V. Em alguns programas (HWInfo e HWMonitor por exemplo) aparece como se estivessem todos os cores sendo usados full time mas é estranho porque a temperatura não fica alta para justificar isso e no Ryzen Master mostra todos os cores em modo sleep e parece fazer mais sentido. Aí quando você manda fazer um teste de stress todos os cores sobem e ficam travados em quase 4,2GHz V no Ryzen Master e próximo de 4,3GHz nos outros programas. Em teste single core o comportamento é o mesmo (o Master mostra o núcleo operando a 4,3algumacoisa e os outros mostram sempre todos trabalhando). A despeito da diferença, o que achei estranho é que mesmo no Master todos ficam com mesmo clock. E outra coisa que é estranha é o fato de que a tensão simplesmente cai para 1,37 V aproximadamente. Em idle fica maior do que em load WTF.

Quando se muda para o perfil balanced do Ryzen aí a tensão em idle fica mais real próximo dos 0,93 V mas também quando exigimos do processador ele só chega até 1 V e todos os cores ficam com quase 3,6GHz constantes. É claro que o desempenho cai bastante nessas condições. E mesmo que faça teste em single core o núcleo ativo só chega nesse clock também. Pior ainda quando se usa o perfil balanced do Windows porque neste o desempenho do clock seja em multi ou em single fica ali com 2,2 ou 2,3GHz travado. Eu notei que se mexer no perfil da energia tanto no balanced Ryzen ou balanced Windows quando mais abaixamos o mínimo, menor será o clock que o processador chega em load. Mas mesmo que coloquemos 100% como no perfil performance não passa dos 3,6GHz de qualquer maneira.

Alguém aí com experiência nos Ryzen sabe sobre a melhor forma de lidar com isso?
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Estava dando uma checada em algumas coisas e tenho dúvidas.

Bom, instalei os drivers da AMD que criam perfil balanced e performance específicos para os Ryzen na parte de energia do Windows.

O que notei antes de instalar isso e que não mudou depois que instalei é que seja no perfil performance do Windows ou esse novo do Ryzen, a tensão em idle fica sempre 1,47 V. Em alguns programas (HWInfo e HWMonitor por exemplo) aparece como se estivessem todos os cores sendo usados full time mas é estranho porque a temperatura não fica alta para justificar isso e no Ryzen Master mostra todos os cores em modo sleep e parece fazer mais sentido. Aí quando você manda fazer um teste de stress todos os cores sobem e ficam travados em quase 4,2GHz V no Ryzen Master e próximo de 4,3GHz nos outros programas. Em teste single core o comportamento é o mesmo (o Master mostra o núcleo operando a 4,3algumacoisa e os outros mostram sempre todos trabalhando). A despeito da diferença, o que achei estranho é que mesmo no Master todos ficam com mesmo clock. E outra coisa que é estranha é o fato de que a tensão simplesmente cai para 1,37 V aproximadamente. Em idle fica maior do que em load WTF.

Quando se muda para o perfil balanced do Ryzen aí a tensão em idle fica mais real próximo dos 0,93 V mas também quando exigimos do processador ele só chega até 1 V e todos os cores ficam com quase 3,6GHz constantes. É claro que o desempenho cai bastante nessas condições. E mesmo que faça teste em single core o núcleo ativo só chega nesse clock também. Pior ainda quando se usa o perfil balanced do Windows porque neste o desempenho do clock seja em multi ou em single fica ali com 2,2 ou 2,3GHz travado. Eu notei que se mexer no perfil da energia tanto no balanced Ryzen ou balanced Windows quando mais abaixamos o mínimo, menor será o clock que o processador chega em load. Mas mesmo que coloquemos 100% como no perfil performance não passa dos 3,6GHz de qualquer maneira.

Alguém aí com experiência nos Ryzen sabe sobre a melhor forma de lidar com isso?

Veja se esse post aqui te ajuda:
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.442
Pontos
2.599
Veja se esse post aqui te ajuda:

Eu dei uma lida nesse e em outros lugares. O problema é que cada pessoa fez algo diferente e algumas coisas funcionam e outras não. Tem gente que em tese apenas uma o perfil de energia Ryzen e fica ok. O que não entendo é porque mesmo que faça isso meu clock fica travado em todos os cores em valor tão baixo.
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Eu dei uma lida nesse e em outros lugares. O problema é que cada pessoa fez algo diferente e algumas coisas funcionam e outras não. Tem gente que em tese apenas uma o perfil de energia Ryzen e fica ok. O que não entendo é porque mesmo que faça isso meu clock fica travado em todos os cores em valor tão baixo.

Parece que muita gente solucionou o problema após atualização do chipset para a versão 1.07.07

Outro usuário com problema similar:

I was having this issue of not being able to get idles below 1.4xV. I believe I have fixed it in my case. What I did was:
  • Update to Latest bios and chipset driver
  • Set VCore to "Normal" instead of "Auto" within the bios.
  • Set Windows Balanced Plan (This does not work with Ryzen Balanced Plan)
  • Set Minimum Frequency to 0% in Windows Balanced Power Plan (it was at 5% by default)
  • PBO is "enabled" via bios
  • XFR is set to Profile 1 (3200 c14)
  • DRAM Voltage is set to 1.35v

Now, using CPU-Z OR Ryzen Master, I am showing voltages at 1v or below at idle, but boosting to 1.3x and 1.4x sometimes. Before I made these changes, CPU-Z and Ryzen Master showed locked high 1.4x volts. IF I switch back to Ryzen Balanced Power Plan, it will stay at 1.4x idle in both CPU-Z and Ryzen Master (not viewing them at the same time). I also tried editing Ryzen Balanced Power Plan to 0%, 5% and 1% minimum frequencies, but none of them seem to work in terms of fixing idle volts. If I change Windows Balanced Power Plan min frequency back to 5% or anything like that, volts go back to 1.4x at idle. BTW, my idle volts now are running EVERYTHING in the background, meaning Steam, Origin, Uplay, Epic Game Store, Discord, Antivirus, Corsair Link, etc. I really believe this is either a bios issue, but more than likely its a Chipset/Ryzen Power Plan issue.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.442
Pontos
2.599
Parece que muita gente solucionou o problema após atualização do chipset para a versão 1.07.07

Outro usuário com problema similar:
Então, eu vi algumas pessoas até comentando algo do tipo mas a versão que estou usando é a 1.8.19.0915 que é a mais recente no site da AMD.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Sem malwares aqui...

85579


Uma coisa estranha é que parece que a última versão da BIOS deveria ter um ABB no final, e na minha não tem....

85580


85581


edit

Tambem passei o Norton aqui e nada...

85585
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.069
Reações
25.900
Pontos
1.484
VEM VINDO AÍ O RYZEN 5 3500


https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-5-3500-matisse-zen-2,40227.html


O próximo Ryzen deverá ser um 6c/6t ao invés de 4c/8t, como foi o Ryzen 5 2500x (o que na minha opinião é mais interessante mesmo).
Para competir diretamente como o i5 9400f que é mais barato que o 3600, e também é 6c/6t.
Terá também o mesmo turbo do 9400f, no caso 4.1 ghz

Considerando que o IPC da série 3000 está bem similar ao da Intel, prevejo um empatão em tudo com o 9400f, assim como o 3600 empata com o i7 8700 comum.
Não sabemos o preço ainda. Eu chutaria 150 USD. O 9400f custa 150 também, devido aos cortes de preço que a Intel fez recentemente. Então mais caro que ele com certeza não vai ser.

O interessante é que mesmo não tendo HT, ele ainda será com certeza mais rápido em jogos que o Ryzen 5 2600.
Bem, com o mesmo preço do 9400f, a AMD fecha o buraco que ainda existia que dava alguma vantagem pra Intel.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.442
Pontos
2.599
VEM VINDO AÍ O RYZEN 5 3500


https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-5-3500-matisse-zen-2,40227.html


O próximo Ryzen deverá ser um 6c/6t ao invés de 4c/8t, como foi o Ryzen 5 2500x (o que na minha opinião é mais interessante mesmo).
Para competir diretamente como o i5 9400f que é mais barato que o 3600, e também é 6c/6t.
Terá também o mesmo turbo do 9400f, no caso 4.1 ghz

Considerando que o IPC da série 3000 está bem similar ao da Intel, prevejo um empatão em tudo com o 9400f, assim como o 3600 empata com o i7 8700 comum.
Não sabemos o preço ainda. Eu chutaria 150 USD. O 9400f custa 150 também, devido aos cortes de preço que a Intel fez recentemente. Então mais caro que ele com certeza não vai ser.

O interessante é que mesmo não tendo HT, ele ainda será com certeza mais rápido em jogos que o Ryzen 5 2600.
Bem, com o mesmo preço do 9400f, a AMD fecha o buraco que ainda existia que dava alguma vantagem pra Intel.
Um monte de jogo funciona até melhor quando se desliga o SMT. O custo-benefício deve ser algo monstruoso se for real.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.069
Reações
25.900
Pontos
1.484
Um monte de jogo funciona até melhor quando se desliga o SMT. O custo-benefício deve ser algo monstruoso se for real.

sim, mas CxB o 9400f já tem também. Está por 150 USD agora (lá fora).

esse é justamente pra tapar o buraco que o Ryzen 3000 ainda não pegava.

Naturalmente, mesmo que seja um empate em desempenho e preço, o 3500 acaba sendo melhor escolha, por ser da plataforma AM4, com suporte a memória de 3200 mhz (contra 2666 do 9400f, que precisa de placa Z370 pra usar RAM mais rápida que isso), e com melhores opções de upgrades no futuro.

E 6c/6t realmente é melhor que 4c/8t. Eu saí de um 4c/8t para um 6c/6t, e tive uns 20% de ganho em multithread, além do chip esquentar menos por não ter HT.
 

zurg

Ser evoluído
Mensagens
188
Reações
22
Pontos
49
Estou querendo montar um setup Ryzen , e gostaria que vcs me desse uma luz, para montar ele , para um
Ryzen 7 2700
O Gabinete é um Aerocool strike-x cube
Fonte ATX Corsair 600w 80 plus
O porém está na placa mãe que tem que ser micro ATX , não estou conseguindo achar nem uma com Chipset x370 ou x470 neste formato, a única que encontrei foi Biostar Race X470GTN Mini itx .
Estou entre a
gigabyte b450 aorus m
asrock b450m pro4 .
Qual vcs acharia melhor opção em relação ao VRM com dissipador? Ou tem alguma outra opção com dissipador no VRM , no formato micro ATX? O setup será para AutoCAD e renderização, jogos. Tem que ser micro ATX porque a placa mãe ficará na horizontal e não na vertical .
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.910
Pontos
503
Estou querendo montar um setup Ryzen , e gostaria que vcs me desse uma luz, para montar ele , para um
Ryzen 7 2700
O Gabinete é um Aerocool strike-x cube
Fonte ATX Corsair 600w 80 plus
O porém está na placa mãe que tem que ser micro ATX , não estou conseguindo achar nem uma com Chipset x370 ou x470 neste formato, a única que encontrei foi Biostar Race X470GTN Mini itx .
Estou entre a
gigabyte b450 aorus m
asrock b450m pro4 .
Qual vcs acharia melhor opção em relação ao VRM com dissipador? Ou tem alguma outra opção com dissipador no VRM , no formato micro ATX? O setup será para AutoCAD e renderização, jogos. Tem que ser micro ATX porque a placa mãe ficará na horizontal e não na vertical .
o @LucianoBraga comprou recentemente essa Biostar.O teu gabinete,nenhuma dessas duas cabe.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.966
Reações
1.435
Pontos
864
Então, eu vi algumas pessoas até comentando algo do tipo mas a versão que estou usando é a 1.8.19.0915 que é a mais recente no site da AMD.
Aqui depois que coloquei vcore manual não observei mais anormalidades de picos de vcore. Mas preciso testar a fundo, uso o perfil Ryzen Otimizado e realmente não prestei atenção nesses picos de clock idle ou full. Se não me engano o min CPU do Perfil Ryzen fica em 90% por padrão. Se diminuir a porcentagem não muda o idle?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.442
Pontos
2.599
Estou querendo montar um setup Ryzen , e gostaria que vcs me desse uma luz, para montar ele , para um
Ryzen 7 2700
O Gabinete é um Aerocool strike-x cube
Fonte ATX Corsair 600w 80 plus
O porém está na placa mãe que tem que ser micro ATX , não estou conseguindo achar nem uma com Chipset x370 ou x470 neste formato, a única que encontrei foi Biostar Race X470GTN Mini itx .
Estou entre a
gigabyte b450 aorus m
asrock b450m pro4 .
Qual vcs acharia melhor opção em relação ao VRM com dissipador? Ou tem alguma outra opção com dissipador no VRM , no formato micro ATX? O setup será para AutoCAD e renderização, jogos. Tem que ser micro ATX porque a placa mãe ficará na horizontal e não na vertical .
Diria que a B450M Gaming da Gigabyte ou a TUF B450M-PLUS Gaming da ASUS estão ok. A B450M-PRO Gaming da ASUS é um pouco mais cara mas um pouco melhor.

Agora, pense se vale comprar esse Ryzen 2700 aí. O 3600 é muito forte e o desempenho é semelhante. Em jogos leva um pouco de vantagem.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Chapas, estou pensando em fazer um upgrade da placa de vídeo, de uma GTX 970 para uma RTX 2070 Super ou RTX 2060 Super. Eu estou atualmente com um R7 2700, acham que vale a pena eu trocar o meu 2700 (atualmente com over para 4ghz) por um 3600 para segurar melhor a vga nova? Eu comprei o meu 2700 por 850,00 na promoção da Pichau, então acho que vendendo devo perder pouco dinheiro, mas ainda não sei se vale a pena.

OBS: Eu jogo em 2560 x 1080
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.442
Pontos
2.599
Chapas, estou pensando em fazer um upgrade da placa de vídeo, de uma GTX 970 para uma RTX 2070 Super ou RTX 2060 Super. Eu estou atualmente com um R7 2700, acham que vale a pena eu trocar o meu 2700 (atualmente com over para 4ghz) por um 3600 para segurar melhor a vga nova? Eu comprei o meu 2700 por 850,00 na promoção da Pichau, então acho que vendendo devo perder pouco dinheiro, mas ainda não sei se vale a pena.

OBS: Eu jogo em 2560 x 1080
Vale não. O 3600 até traz alguma diferença em jogos mas não é algo tão impactante. A troca de placa de vídeo sem dúvidas aumentará e muito o desempenho. Guarde a grana para investir em um futuro 3700X, 4600X ou seja lá o que for que realmente trará mais desempenho.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.069
Reações
25.900
Pontos
1.484
Estou querendo montar um setup Ryzen , e gostaria que vcs me desse uma luz, para montar ele , para um
Ryzen 7 2700
O Gabinete é um Aerocool strike-x cube
Fonte ATX Corsair 600w 80 plus
O porém está na placa mãe que tem que ser micro ATX , não estou conseguindo achar nem uma com Chipset x370 ou x470 neste formato, a única que encontrei foi Biostar Race X470GTN Mini itx .
Estou entre a
gigabyte b450 aorus m
asrock b450m pro4 .
Qual vcs acharia melhor opção em relação ao VRM com dissipador? Ou tem alguma outra opção com dissipador no VRM , no formato micro ATX? O setup será para AutoCAD e renderização, jogos. Tem que ser micro ATX porque a placa mãe ficará na horizontal e não na vertical .

se o preço estiver igual, melhor pegar o 3600.

2700 só se for o preço for significativamente menor.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.442
Reações
34.550
Pontos
1.354
Chapas, estou pensando em fazer um upgrade da placa de vídeo, de uma GTX 970 para uma RTX 2070 Super ou RTX 2060 Super. Eu estou atualmente com um R7 2700, acham que vale a pena eu trocar o meu 2700 (atualmente com over para 4ghz) por um 3600 para segurar melhor a vga nova? Eu comprei o meu 2700 por 850,00 na promoção da Pichau, então acho que vendendo devo perder pouco dinheiro, mas ainda não sei se vale a pena.

OBS: Eu jogo em 2560 x 1080
O único beneficio real que vc teria na troca de um 2700 para um 3600 seria no consumo de energia que é quase metade XD
Sei lá, acho que não vale, aguarde os processadores 4000, talvez o 4600 vá valer a pena.
 
Ultima Edição:

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
5.856
Pontos
1.049
Tetas, tirei o dia pra ir montando o master race pobre edition. Como inicialmente irei aproveitar peças antigas aqui (aka hd, gabinete). Preciso no momento de indicação de fonte que entrega até cerca de 350/400 watts e que custem por volta de 150 reais. Alguma que milagrosamente nessa característica que custe perto disso?

Abaixo o pobre edition:
Qe7gQSG.jpg


vTpsI5n.jpg
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.442
Reações
34.550
Pontos
1.354
Tetas, tirei o dia pra ir montando o master race pobre edition. Como inicialmente irei aproveitar peças antigas aqui (aka hd, gabinete). Preciso no momento de indicação de fonte que entrega até cerca de 350/400 watts e que custem por volta de 150 reais. Alguma que milagrosamente nessa característica que custe perto disso?

Abaixo o pobre edition:
Qe7gQSG.jpg


vTpsI5n.jpg
Vai usar qual GPU?
Edit: ops, esqueci que é o 2200G kkk
Deixa quieto.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.442
Reações
34.550
Pontos
1.354
Nenhuma. Jogarei com a gpu onboard (vega 8). Irei apenas colocar mais um pente de memória ram para ativar o dual channel e trocar o hd por um maior.
Eu editei acima, percebi depois :klolz

Meu irmão usa essa fonte tem mais de um ano:

https://www.kabum.com.br/produto/92851/fonte-epic-power-550w-ft550wep

Mas acho meio duvidoso, sei lá.

Tem essa aqui, mas passa do valor:

https://www.kabum.com.br/produto/91941/fonte-gigabyte-400w-80-plus-white-gp-pw400
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
5.856
Pontos
1.049
Topo Fundo