O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
2933 - estável: 16 (cl) - 19(trdcRD) - 18(trcdWR) - 18(tRP) - 38(tRAS)
voltagem: 1.3v

3000 - estável: 16 - 19 - 19 - 19 -38
1.3v, no momento estou usando essa configuração.

3066 - não muito estável, estava usando o pc com o chrome aberto e um emulador de android, e o pc travou, deu tela preta, sendo necessário reiniciar, mas não sei se o motivo foi a ram.

16 - 20 - 19 - 19 - 40
1.3v
Se está rodando assim provavelmente chegará aos 3200MHz CL16 se deixar a tensão em 1.35V. Mas o ideal seria checar na calculadora de memória.
 

flaviorodrigo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.653
Reações
1.963
Pontos
864

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.904
Pontos
503
2933 - estável: 16 (cl) - 19(trdcRD) - 18(trcdWR) - 18(tRP) - 38(tRAS)
voltagem: 1.3v

3000 - estável: 16 - 19 - 19 - 19 -38
1.3v, no momento estou usando essa configuração.

3066 - não muito estável, estava usando o pc com o chrome aberto e um emulador de android, e o pc travou, deu tela preta, sendo necessário reiniciar, mas não sei se o motivo foi a ram.

16 - 20 - 19 - 19 - 40
1.3v
Sério,depois de quebrar a cabeça por um longo tempo,o que eu achei pra mim foi deixar a 2933 com timing dela quase padrão.
Ou se quiser mesmo algum ganho significativo,deixar ela em 2666,setar a 1.3v,e baixar os timings para
14-17-14-34-60-1 (tCAS-tRC-tRP-tRAS-tCS-tCR)
 


albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
@LucianoBraga que é mais entendido (e não vai rir de minha pergunta)
Esses novos processadores (ou o windows sei lá) tem algum tipo de inteligencia virtual?

Pq os problemas de tela azul, artefatos etc, só ocorrem uma vez, tipo o pc reinicia e tudo volta ao normal...
por exemplo, mexo na bios, o pc da pau, reinicia e com as mesma configuração, fica de boas

o plano de energia por exemplo, deu pau quando mudei, tava com medo até de olhar, mas vi que ta no ryzen e sem problemas algum...

pode ocorrer isso de uma regeneração mutante do wolverine nos pcs atuais?? (meio exagerada a frase, mas é quase isso)
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
Sério,depois de quebrar a cabeça por um longo tempo,o que eu achei pra mim foi deixar a 2933 com timing dela quase padrão.
Ou se quiser mesmo algum ganho significativo,deixar ela em 2666,setar a 1.3v,e baixar os timings para
14-17-14-34-60-1 (tCAS-tRC-tRP-tRAS-tCS-tCR)

pior que no fim das contas não ficou estável aqui tbm.
nem 3000.
hora ou outra o pc trava e tem que reiniciar a força
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Chegou meu Gammaxx GTE aqui:

9d5zNE7.png



Num primeiro momento achei que baixou bem a temperatura em idle, coisa de uns 10-12 graus.

Não liguei o RGB e coloquei um fan extra atrás, que to pensando em tirar. Não achei que teve melhora significativa na temperatura o fan extra, e em load ele faz um zunido meio incômodo. A fixação do cooler é relativamente tranquila, muito parecida com o Hyper 212x (fixa uma backplate na traseira da placa mãe, coloca os parafusos standoff, e parafusa o cooler). Na verdade ele é até mais fácil de fixar que o Hyper 212 por não ter aquela peça em X tosca.
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.904
Pontos
503
pior que no fim das contas não ficou estável aqui tbm.
nem 3000.
hora ou outra o pc trava e tem que reiniciar a força
dafuq?
Aqui fica totalmente estável,não uso mesmo pois em 2933 tá programado na minha bios mesmo e guardada no HD a configuração aí qualquer coisa pego do HD e pronto não preciso alterar nada.
Chegou meu Gammaxx GTE aqui:

9d5zNE7.png



Num primeiro momento achei que baixou bem a temperatura em idle, coisa de uns 10.

Não liguei o RGB e coloquei um fan extra atrás, que to pensando em tirar. Não achei que teve melhora significativa na temperatura o fan extra, e em load ele faz um zunido meio incômodo. A fixação do cooler é relativamente tranquila, muito parecida com o Hyper 212x (fixa uma backplate na traseira da placa mãe, coloca os parafusos standoff, e parafusa o cooler). Na verdade ele é até mais fácil de fixar que o Hyper 212 por não ter aquela peça em X tosca.
SEM LÉDI,SEM CREDIBILIDADI
kkk
Mas sério,o fan extra é besteira,já vi em vários testes e rende coisa de no máximo 1c,pq rende é barulho!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
dafuq?
Aqui fica totalmente estável,não uso mesmo pois em 2933 tá programado na minha bios mesmo e guardada no HD a configuração aí qualquer coisa pego do HD e pronto não preciso alterar nada.

SEM LÉDI,SEM CREDIBILIDADI
kkk
Mas sério,o fan extra é besteira,já vi em vários testes e rende coisa de no máximo 1c,pq rende é barulho!

opa falei errado
quis dizer que 3000 e 3066 não ficaram estáveis
mas eu só tava mudando os timmings principais (5 primeiros) e voltagem 1.3.

no momento estou usando o 2933, até agora não travou
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.676
Reações
20.672
Pontos
1.344
2933 - estável: 16 (cl) - 19(trdcRD) - 18(trcdWR) - 18(tRP) - 38(tRAS)
voltagem: 1.3v

3000 - estável: 16 - 19 - 19 - 19 -38
1.3v, no momento estou usando essa configuração.

3066 - não muito estável, estava usando o pc com o chrome aberto e um emulador de android, e o pc travou, deu tela preta, sendo necessário reiniciar, mas não sei se o motivo foi a ram.

16 - 20 - 19 - 19 - 40
1.3v

Pq vcs não aumentão essa voltagem da ram? A intel fala q até 1.5v diários é safe! Limitando a voltagem da ram se não vai conseguir grandes overclocks. A 4000mhz as memorias trabalham a 1.4v de padrão.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.904
Pontos
503
opa falei errado
quis dizer que 3000 e 3066 não ficaram estáveis
mas eu só tava mudando os timmings principais (5 primeiros) e voltagem 1.3.

no momento estou usando o 2933, até agora não travou
Uso assim tb,não quero que suba demais os timings pois aí não compensa.
Aqui só fica instável o 3200,mas foi pq a gigabyte fez inhaca na bios e não pode desfazer,não tenho ideia do que seja,mas...
Pq vcs não aumentão essa voltagem da ram? A intel fala q até 1.5v diários é safe! Limitando a voltagem da ram se não vai conseguir grandes overclocks. A 4000mhz as memorias trabalham a 1.4v de padrão.
Se fosse uma samsung B die tacava até 1.8v sem dó kkk
Mas é micron D,então sabecumé...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Ryzen 9 3900 - 12C/24T. 3.1Ghz padrão, 4.3Ghz boost. 65W TDP
Ryzen 5 3500X - 6C/12T, 3.6Ghz padrão, 4.1Ghz boost

Parece que só pra OEM e integradoras no momento.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
parece que o cache L3 do ryzen 4000 vai ser 100% compartilhado.

tecnicamente, isso significa ainda mais cache disponível para apps e jogos que não usam todos os núcleos, já que um núcleo poderá acessar cache que antes era reservado para outro núcleo.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.676
Reações
20.672
Pontos
1.344
Uso assim tb,não quero que suba demais os timings pois aí não compensa.
Aqui só fica instável o 3200,mas foi pq a gigabyte fez inhaca na bios e não pode desfazer,não tenho ideia do que seja,mas...

Se fosse uma samsung B die tacava até 1.8v sem dó kkk
Mas é micron D,então sabecumé...

Tem essa tb é? Não sabia, achava q todas chegassem em 1.50v numa boa. A minha é Samsung b die.

Mas com 4 pentes os overclocks ficam mais difíceis.overclocks
 

-Ratão-

Bam-bam-bam
Mensagens
303
Reações
192
Pontos
474
Pessoal, que modelo de mobo X570 vcs recomendam? um amigo meu pegou aquela promoção do 3700x por 1400 reais e falta a placa agora.

Olhei aquela planilha com as placas mãe X570 disponibilizada aqui no tópico e observei que tanto o modelo da colorful quanto o da biostar estão classificadas na categoria entusiasta. Isso significa alguma coisa? elas tem um bom preço..

A única marca que meu amigo tem restrição é a gigabyte (teve experiencias ruins com ela).
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
Pessoal, que modelo de mobo X570 vcs recomendam? um amigo meu pegou aquela promoção do 3700x por 1400 reais e falta a placa agora.

Olhei aquela planilha com as placas mãe X570 disponibilizada aqui no tópico e observei que tanto o modelo da colorful quanto o da biostar estão classificadas na categoria entusiasta. Isso significa alguma coisa? elas tem um bom preço..

A única marca que meu amigo tem restrição é a gigabyte (teve experiencias ruins com ela).
Depende do quanto ele deseja pagar. Uma placa mãe boa e barata é a ASUS TUF Gaming https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102575
 

-Ratão-

Bam-bam-bam
Mensagens
303
Reações
192
Pontos
474

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
Eu pensei nessa placa, mas ao observar que a versão com wifi nos EUA é apenas 10 dolares mais cara, e aqui no brasil essa diferença vai pra uns 400 reais eu dei uma brochada..

Caso pudesse aumentar o orçamento, que placa teria em mente?
Qual é a necessidade da pessoa?
 

-Ratão-

Bam-bam-bam
Mensagens
303
Reações
192
Pontos
474
Qual é a necessidade da pessoa?
Vai usar basicamente pra jogar e quer ficar um grande tempo sem precisar mexer na máquina. Ele é meio megalomaniaco, semanas atrás ele comprou uma 2080ti naquela promoção do kabum, mas a placa veio com defeito, e ele acabou devolvendo. Depois dessa experiencia ruim, ele resolveu dar uma recuada na gastação.. mas ainda assim quer uma placa top.

Duas coisas que pra ele fazem diferença também, é ter bastante saídas usb e bluetooth seria um diferencial.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
Vai usar basicamente pra jogar e quer ficar um grande tempo sem precisar mexer na máquina. Ele é meio megalomaniaco, semanas atrás ele comprou uma 2080ti naquela promoção do kabum, mas a placa veio com defeito, e ele acabou devolvendo. Depois dessa experiencia ruim, ele resolveu dar uma recuada na gastação.. mas ainda assim quer uma placa top.

Duas coisas que pra ele fazem diferença também, é ter bastante saídas usb e bluetooth seria um diferencial.
Bom, placas com bluetooth (e WiFi) são mais raras por aqui. Se ele está disposto a gastar em algo bruto e com esses requisitos pode comprar uma ASUS ROG Strix X570-E Gaming que tem tudo isso https://www.pichau.com.br/placa-mae...MIvpXjnf-W5QIVw5-zCh2AxwxuEAQYAyABEgLfFPD_BwE

É basicamente comprar e ser feliz.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484

1600 é o processador perfeito para PCs médios hoje em dia, e que bom que dá pra montar agora um PC médio com CPU nesse preço, antes os "médios" estavam beirando 1000 reais.

apesar do dolar alto, o Ryzen meio que forçou o mercado ao que era lá por volta de 2014 com preços: low-end na faixa de 300 e pouco, médios custando 500~600 e high-end custando 1000~1100 reais.

E ainda tem a aliexpress, vendendo o 1600 por 360 reais (mais sem cooler), basicamente preço de chip low-end.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
@Ratão

Existe uma opção mais em conta. Pode comprar a primeira ASUS que é muito boa e comprar separadamente uma placa Wifi/Bluetooth da Intel. Eu fiz algo parecido (a diferença é que a minha é ASRock e ela vem com entrada m.2 para WiFi/bluetooth).

É isto aqui no caso:



No meu caso funcionou 100%.
 
Topo Fundo