O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
É assim que ele funciona...


Desativa o PBO e fixa voltagem etc que não vai acontecer isso.

Obs: Esse aumento de voltagem nem sempre resulta em mais velocidade, quase sempre só aumenta a temperatura rsrs, entretanto esse é o funcional "normal" dos ryzen, enquanto tiver espaço para subir voltagem e aumentar temperatura ele vai aumentar.

Ve se o tecnicu aplicou pasta corretamente, precisa ter pasta no processador inteiro e nao so no centro pros ryzen
Pior que eu mesmo tinha aplicado pasta, e tava cagado. Suspeitei do cooler e mobo. Técnico confirmou que era cooler, além do Windows10 desatualizado.

Formatamos, trocamos cooler, troquei gabinete por precaução e ainda tá essa m****

Suspeito que sejam as voltagens mesmo. E pior: só falta eu ter gasto a toa trocando cooler, gabinete e pagando um técnico (550 pila de mão de obra, mais caro de mecanico automotiov uahahaha)
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.830
Reações
10.992
Pontos
753
Gente, troquei gabinete (Corsair Crystal 280x), troquei meu h109i de 2016 por um h115i... E o técnico diz que em jogos ainda bate 80 graus com o Ryzen 3600....

Me digam as temps de vocês em full load e em stress. Não sei o que pode ser. A mobo x370gtn da Biostar eu vi que falam bem. Só se ela estiver com defeito

put* desânimo. Gastei um dinheiro do c***lho pra essa m**** ficar fritando desta forma

Quando estava com o cooler box batia facil 80º jogando.
AÍ troquei pra um hyper 212x black, e não chega nem a 70º.
To rodando tudo em stock.

Mas faz isso aqui, inclusive a placa mãe dele é a mesma que a sua:


só que fixe o clock em 4.0
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.441
Pontos
2.599
Gente, troquei gabinete (Corsair Crystal 280x), troquei meu h109i de 2016 por um h115i... E o técnico diz que em jogos ainda bate 80 graus com o Ryzen 3600....

Me digam as temps de vocês em full load e em stress. Não sei o que pode ser. A mobo x370gtn da Biostar eu vi que falam bem. Só se ela estiver com defeito

put* desânimo. Gastei um dinheiro do c***lho pra essa m**** ficar fritando desta forma
Aqui um 3600X bateu 78,5°C com um H60i. Temperatura ambiente de 30,7°C.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Quando estava com o cooler box batia facil 80º jogando.
AÍ troquei pra um hyper 212x black, e não chega nem a 70º.
To rodando tudo em stock.

Mas faz isso aqui, inclusive a placa mãe dele é a mesma que a sua:


só que fixe o clock em 4.0


Valeu man. Ainda não peguei o bicho. Sevo buscar hj ou amanhã
Aqui um 3600X bateu 78,5°C com um H60i. Temperatura ambiente de 30,7°C.
Em jogo, ou stress test? Pqp. Temperatura ambiente aqui é semelhante
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.441
Pontos
2.599
c***lho, tem algo muito errado então

Você fez o esquema de limitar a voltagem?
Não. Atualizou os drivers da AMD? Atualizou a BIOS? Testou os perfis de energia em AMD Ryzen Balanced e AMD Ryzen High Performance?
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
A solução então é tentar dar uma diminuída na tensão como o colega falou.
Ele falou que bateu 78 no Cinebench agora, mas não tô confiando muito. Não sei exatamente o modo que ele testou, por quanto tempo e tal

Mas acho que o último recurso, caso na minha mão continue batendo mais de 80 graus, é mandar a placa para RMA, só não sei com qual justificativa.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.441
Pontos
2.599
Ele falou que bateu 78 no Cinebench agora, mas não tô confiando muito. Não sei exatamente o modo que ele testou, por quanto tempo e tal

Mas acho que o último recurso, caso na minha mão continue batendo mais de 80 graus, é mandar a placa para RMA, só não sei com qual justificativa.
O problema não é a placa mãe. Eu acho que nem valeria muito a pena ter comprado um water cooler grandão desse mas sim um Noctua da vida mesmo até para jogar algum ar em volta.

Imagino que o processador deva estar trabalhando bem ali no limite e não deve estar capando o desempenho por causa de thermal throttling. O processador em si não é superfrio e em operação esquenta mesmo. Aqui os meus 3600X e 3700X ficam entre 40 e 75°C normalmente com os H60 e H100i. O que certamente dá resultado em termos de temperatura é abaixar a tensão e pode testar isso para ver se te deixa mais confortável.

Btw, colega nosso do fórum que comprou um 3600 e ajudei a montar disse que em multi no cine o dele bateu 75-76°C com um cooler Gammaxx 400. Em single 58-62°C e em idle 38°C.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
O problema não é a placa mãe. Eu acho que nem valeria muito a pena ter comprado um water cooler grandão desse mas sim um Noctua da vida mesmo até para jogar algum ar em volta.

Imagino que o processador deva estar trabalhando bem ali no limite e não deve estar capando o desempenho por causa de thermal throttling. O processador em si não é superfrio e em operação esquenta mesmo. Aqui os meus 3600X e 3700X ficam entre 40 e 75°C normalmente com os H60 e H100i. O que certamente dá resultado em termos de temperatura é abaixar a tensão e pode testar isso para ver se te deixa mais confortável.

Btw, colega nosso do fórum que comprou um 3600 e ajudei a montar disse que em multi no cine o dele bateu 75-76°C com um cooler Gammaxx 400. Em single 58-62°C e em idle 38°C.
Confesso que o watercooler é mais por estética. Não curtoos trambolhões a ar. Mas neste caso talvez valesse a pena mesmo o Noctua.

Acho que mexendo nas voltagens a cpu deva normalizar.

Alguém que tenha ou já teve i7 8th e 9th pode falar qual o pico de temperatura?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.306
Reações
175.835
Pontos
2.234
Gente, troquei gabinete (Corsair Crystal 280x), troquei meu h109i de 2016 por um h115i... E o técnico diz que em jogos ainda bate 80 graus com o Ryzen 3600....

Me digam as temps de vocês em full load e em stress. Não sei o que pode ser. A mobo x370gtn da Biostar eu vi que falam bem. Só se ela estiver com defeito

put* desânimo. Gastei um dinheiro do c***lho pra essa m**** ficar fritando desta forma

A placa-mãe dificilmente influi na temperatura da CPU. Já vi relatos de que o 3600 em overclock constante bate de 75 a 80 mesmo. Por exemplo, ó o teste da OC3D, usando um H150i: https://www.overclock3d.net/reviews/cpu_mainboard/amd_ryzen_5_3600_review/19

79 graus.

Se não tá dando throttle, não é um problema.

Eu baixaria a tensão e desligaria o Precision Boost Overdrive, mas...porque sim. Risco, risco, eu não vejo não;
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
A placa-mãe dificilmente influi na temperatura da CPU. Já vi relatos de que o 3600 em overclock constante bate de 75 a 80 mesmo. Por exemplo, ó o teste da OC3D, usando um H150i: https://www.overclock3d.net/reviews/cpu_mainboard/amd_ryzen_5_3600_review/19

79 graus.

Se não tá dando throttle, não é um problema.

Eu baixaria a tensão e desligaria o Precision Boost Overdrive.
Aí é que tá, não tá com clock travado, não fiz OC nessa b*ceta ainda. Por isso tava puto
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.306
Reações
175.835
Pontos
2.234
Aí é que tá, não tá com clock travado, não fiz OC nessa b*ceta ainda. Por isso tava puto

Se você ver lá, vai ver que o "OC" deles foi, na verdade, travar em 4.1Ghz full time. O turbo do 3600 é 4.2 .
Se ele ficar sustentado no turbo, vai bater os mesmos 80.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Mais ele faz OC sozinho quanto o PBO tá ativado.
Se você ver lá, vai ver que o "OC" deles foi, na verdade, travar em 4.1Ghz full time. O turbo do 3600 é 4.2 .
Se ele ficar sustentado no turbo, vai bater os mesmos 80.
Entendi, caras. Valeu, desculpem a noobice. Amanhã pego o pc, farei uns testes e postarei aqui

O gabinete da Corsair que pegay é lindo demais, minha nossa senhora
 

WaGuinho_SCCP

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.342
Reações
47.115
Pontos
803
Primeira vez indo de CPU AMD :ksafado

Hora dos backups e me despedir do guerreiro G4560.

cg3WpdvTS_WwJrz6rvmjuQ.jpeg




O4VKDvr.gif
 

Reinaldo Ribeiro

Bam-bam-bam
Mensagens
144
Reações
42
Pontos
464
Amigos, bom dia!

Uma dúvida:

Quanto a atualização da BIOS, a minha está na versão 2.60. Meu processador é um Ryzen 7 2700 e dentre as observações de atualização está: "*ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven, Summit or Bristol Ridge CPU is being used on your system." Sendo o meu processador um Pinnacle, corro risco? Posso atualizar sem problemas? Alguém sabe o motivo deste aviso? Gostaria de atualizar a BIOS pois acho que a versão que estou está causando algumas instabilidades no meu sistema.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.586
Reações
16.540
Pontos
553
Amigos, bom dia!

Uma dúvida:

Quanto a atualização da BIOS, a minha está na versão 2.60. Meu processador é um Ryzen 7 2700 e dentre as observações de atualização está: "*ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven, Summit or Bristol Ridge CPU is being used on your system." Sendo o meu processador um Pinnacle, corro risco? Posso atualizar sem problemas? Alguém sabe o motivo deste aviso? Gostaria de atualizar a BIOS pois acho que a versão que estou está causando algumas instabilidades no meu sistema.
A minha B450m Pro4, quando tava usando o R5 2600, achei que melhorou quando atualizei pra última bios... Mas pode ter sido só impressão minha.
 

Reinaldo Ribeiro

Bam-bam-bam
Mensagens
144
Reações
42
Pontos
464
A minha B450m Pro4, quando tava usando o R5 2600, achei que melhorou quando atualizei pra última bios... Mas pode ter sido só impressão minha.

Mas será que mesmo com essa notificação não haverá problemas? Ah esqueci de mencionar, minha placa mãe é uma Steel Legend.

Edit: Qual versão da BIOS você atualizou quando estava com o R5 2600?
 
Ultima Edição:

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Até quando a AMD vai ter que pagar royalties para a intel pela arquitetura x86?
É eterna essa patente?:kpensa
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.306
Reações
175.835
Pontos
2.234
Até quando a AMD vai ter que pagar royalties para a intel pela arquitetura x86?
É eterna essa patente?:kpensa

A AMD não paga royalties pra Intel pela arquitetura x86, até onde eu sei.
Algumas coisas do x86 são proprietárias da Intel e outras da x86-64 são proprietárias da AMD. O próprio x86-64 foi desenvolvido pela AMD, inclusive.

Lembro que a Intel tentou criar a própria arquitetura 64-bit, a IA64, totalmente proprietária mas deu com os burros n'agua e teve que pedir arrego adotando x86-64, inclusive.
 
Topo Fundo