O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Minhas telas azuis continuam:ktrigger agora esta dando erro no boot o PC liga e fica sem imagem, com a luz do EZ vermelha na CPU ou GPU, hoje liguei e desliguei 3 vezes para funcionar.
Acho que é a placa mãe cagada ou o R5 3600, vou testar agora com as memorias em 2666MHz.
Meu PC tava asssim, troquei ele todo, no final descobri que eraa a fonte, a última peça que troquei "eu já tava querendo fazer upgrade mesmo".


Aliás, tava pensando em comprar uma MOBO nova, qual chipset mais atual da AMD de custo benefício bom, e com wifi integrado.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.865
Reações
31.797
Pontos
1.344
So pra atualizar quem ta procurando CPU.

O tom Hardware fez uma lista atualizada de Benchmarks.
Só procurar sua CPU de escolha e ver como ela compara com o concorrente.

Se não sabem ingles clica com o botão direito e em seguida em "traduzir pra portugues" no chrome.

Os jogos usados foram .
We measured performance for the 1080p CPU gaming benchmarks with a geometric mean of Borderlands 3, Hitman 2, Project CARS 3, Red Dead Redemption 2, Shadow of the Tomb Raider, and The Division 2.

We measured performance for the 1440p CPU gaming benchmarks with a geometric mean of Borderlands 3, Project CARS 3, Red Dead Redemption 2, Shadow of the Tomb Raider, and The Division 2.

Fonte:
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Galeres, será que a próxima gen da AMD será o zen4 já ou veremos um refresh? Zen3+?
Talvez lançamento fim desse ano e aí zen4 lá pra agosto do ano que vem?
Seria legal, pq ddr5 vai demorar pra baratear...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Galeres, será que a próxima gen da AMD será o zen4 já ou veremos um refresh? Zen3+?
Talvez lançamento fim desse ano e aí zen4 lá pra agosto do ano que vem?
Seria legal, pq ddr5 vai demorar pra baratear...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Acho que fim do ano vem zen4 e Intel 12 geração, ambos com novo socket.

Mas nada impede de a amd fazer as duas coisas, lançar um novo socket e também lançar versões melhoradas dos chips atuais, não seria a primeira vez, na linha dos ryzen 3000 tem os xt que são refresh dos 3000X.
 


AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.169
Pontos
709
Pessoal eu tava vendo aqui a placa mãe q quero comprar final do ano e de novo to com dúvida:


Essa placa vai fazer funcionar o Ryzen 5 3600 sem precisar atualizar a BIOS? Odeio a ideia de atualizar a BIOS de qualquer placa pq além de eu não saber como fazer isso tenho medo de durante a atualização dar alguma m**** (luz de casa cair na hora ou a atualização travar por algum motivo) e a BIOS corromper e a placa ir pro saco. O ideal é a placa mãe aceitar essa CPU sem fazer nada.

Pretendo comprar essa placa na Kabum, ta +/- 700 reais agora.

Tudo por enquanto ta indicando q não precisa atualizar, se vc for na Kabum tem review lá de outros compradores, e eles falam q vai de boa (ou foi na Terabyteshop q vi isso? Agora não lembro) mas sei lá ainda to inseguro quanto a isso.

O site oficial tbm fala q suporta a terceira geração da Ryzen mas não fala se suporta já de fábrica ou precisa atualizar.

Ainda no site oficial, tem um lugar q mostra as CPUs compatíveis com a placa. Lá informa q a Ryzen 5 3600 é compatível mas a BIOS tem q estar no update versão "F40". Aí agora não sei se direto da fábrica já fica nessa versão ou não.

Se eu precisar atualizar a bios da placa, eu consigo fazer isso sem processador? Pq não quero comprar outro processador só pra atualizar a Bios
 
Ultima Edição:

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.796
Pontos
1.039
Pessoal eu tava vendo aqui a placa mãe q quero comprar final do ano e de novo to com dúvida:


Essa placa vai fazer funcionar o Ryzen 5 3600 sem precisar atualizar a BIOS? Odeio a ideia de atualizar a BIOS de qualquer placa pq além de eu não saber como fazer isso tenho medo de durante a atualização dar alguma m**** (luz de casa cair na hora ou a atualização travar por algum motivo) e a BIOS corromper e a placa ir pro saco. O ideal é a placa mãe aceitar essa CPU sem fazer nada.

Pretendo comprar essa placa na Kabum, ta +/- 700 reais agora.

Tudo por enquanto ta indicando q não precisa atualizar, se vc for na Kabum tem review lá de outros compradores, e eles falam q vai de boa (ou foi na Terabyteshop q vi isso? Agora não lembro) mas sei lá ainda to inseguro quanto a isso.

O site oficial tbm fala q suporta a terceira geração da Ryzen mas não fala se suporta já de fábrica ou precisa atualizar.

Ainda no site oficial, tem um lugar q mostra as CPUs compatíveis com a placa. Lá informa q a Ryzen 5 3600 é compatível mas a BIOS tem q estar no update versão "F40". Aí agora não sei se direto da fábrica já fica nessa versão ou não.

Se eu precisar atualizar a bios da placa, eu consigo fazer isso sem processador? Pq não quero comprar outro processador só pra atualizar a Bios

Não tem como atualizar a BIOS sem ter um processador. Tem como você perguntar para o vendedor se a BIOS da placa já suporta Ryzen 3000?
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.169
Pontos
709
Não tem como atualizar a BIOS sem ter um processador. Tem como você perguntar para o vendedor se a BIOS da placa já suporta Ryzen 3000?
No site da Kabum várias pessoas fizeram perguntas mas ninguém respondeu, então sem chance de ter feedback de lá. Porém, tem as reviews:

170173

Esse usuário falou q usou uma Ryzen 5 1600af e foi de boa, sem ter precisado fazer atualização de BIOS

porém...

170174

Esse outro usuário menciona q a bios da placa ta desatualizada, mas não dá pra saber o quão desatualizada está pq ele não menciona em lugar nenhum a versão que a Bios da placa dele estava. Então se uma review indica que suporta Ryzen 5 e outra fala "bios desatualizada", eu fico na impressão q a versão que a Bios dessa placa vir atualizada ou não é loteria, questão de sorte.

Tem review na página americana da Amazon. Uma review diz o seguinte:

170176

Essa review basicamente fala q precisa atualizar a Bios e caso não tenha CPU pra isso eu preciso ir em uma loja da AMD e solicitar o empréstimo de um Ryzen de segunda geração pra poder fazer o update, mas isso não tem como fazer no Brasil, acredito eu

Tem essa outra review q contradiz essa review acima:

170177

Essa review o cara fala q conseguiu usar uma ryzen 5 2600 sem precisar fazer atualização (pelo menos ele não menciona atualização, o que pode ser indício de que funcionou o Ryzen 5 dele de boa)

A Bios dessa placa pra aceitar o Ryzen 5 3600 q vou comprar precisa estar na versão F40, e segundo o site da Gigabyte, a primeira versão da Bios é F1, agora não consigo saber se essa é a versão da Bios que vem de fábrica.

Na pior das hipóteses eu vou ter q atualizar, mas eu tenho muito medo de atualizar Bios, e o pior nem é isso, é q se eu for precisar eu não vou ter como pq só vou comprar o Ryzen 5 3600, não vou ter outro processador pra poder usar caso precise atualizar a Bios. Eu poderia usar a minha FX 8350 mas até onde eu sei essa placa mãe só suporta AM4, não suporta AM3+ q é o socket da FX. O que eu devo fazer?
 
Ultima Edição:

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.796
Pontos
1.039
No site da Kabum várias pessoas fizeram perguntas mas ninguém respondeu, então sem chance de ter feedback de lá. Porém, tem as reviews:

Visualizar anexo 170173

Esse usuário falou q usou uma Ryzen 5 1600af e foi de boa, sem ter precisado fazer atualização de BIOS

porém...

Visualizar anexo 170174

Esse outro usuário menciona q a bios da placa ta desatualizada, mas não dá pra saber o quão desatualizada está pq ele não menciona em lugar nenhum a versão que a Bios da placa dele estava. Então se uma review indica que suporta Ryzen 5 e outra fala "bios desatualizada", eu fico na impressão q a versão que a Bios dessa placa vir atualizada ou não é loteria, questão de sorte.

Tem review na página americana da Amazon. Uma review diz o seguinte:

Visualizar anexo 170176

Essa review basicamente fala q precisa atualizar a Bios e caso não tenha CPU pra isso eu preciso ir em uma loja da AMD e solicitar o empréstimo de um Ryzen de segunda geração pra poder fazer o update, mas isso não tem como fazer no Brasil, acredito eu

Tem essa outra review q contradiz essa review acima:

Visualizar anexo 170177

Essa review o cara fala q conseguiu usar uma ryzen 5 2600 sem precisar fazer atualização (pelo menos ele não menciona atualização, o que pode ser indício de que funcionou o Ryzen 5 dele de boa)

A Bios dessa placa pra aceitar o Ryzen 5 3600 q vou comprar precisa estar na versão F40, e segundo o site da Gigabyte, a primeira versão da Bios é F1, agora não consigo saber se essa é a versão da Bios que vem de fábrica.

Na pior das hipóteses eu vou ter q atualizar, mas eu tenho muito medo de atualizar Bios, e o pior nem é isso, é q se eu for precisar eu não vou ter como pq só vou comprar o Ryzen 5 3600, não vou ter outro processador pra poder usar caso precise atualizar a Bios. Eu poderia usar a minha FX 8350 mas até onde eu sei essa placa mãe só suporta AM4, não suporta AM3+ q é o socket da FX. O que eu devo fazer?

Pelo que eu vi aí essa placa não vai suportar um 3600 sem que tenha que fazer um update da BIOS, eu não compraria nessass condições que você descreveu.

E o 1600AF e o 2600 são praticamente o mesmo processador Zen+, suportar esses processadores é o básico para essa placa-mãe.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Pessoal eu tava vendo aqui a placa mãe q quero comprar final do ano e de novo to com dúvida:


Essa placa vai fazer funcionar o Ryzen 5 3600 sem precisar atualizar a BIOS? Odeio a ideia de atualizar a BIOS de qualquer placa pq além de eu não saber como fazer isso tenho medo de durante a atualização dar alguma m**** (luz de casa cair na hora ou a atualização travar por algum motivo) e a BIOS corromper e a placa ir pro saco. O ideal é a placa mãe aceitar essa CPU sem fazer nada.

Pretendo comprar essa placa na Kabum, ta +/- 700 reais agora.

Tudo por enquanto ta indicando q não precisa atualizar, se vc for na Kabum tem review lá de outros compradores, e eles falam q vai de boa (ou foi na Terabyteshop q vi isso? Agora não lembro) mas sei lá ainda to inseguro quanto a isso.

O site oficial tbm fala q suporta a terceira geração da Ryzen mas não fala se suporta já de fábrica ou precisa atualizar.

Ainda no site oficial, tem um lugar q mostra as CPUs compatíveis com a placa. Lá informa q a Ryzen 5 3600 é compatível mas a BIOS tem q estar no update versão "F40". Aí agora não sei se direto da fábrica já fica nessa versão ou não.

Se eu precisar atualizar a bios da placa, eu consigo fazer isso sem processador? Pq não quero comprar outro processador só pra atualizar a Bios

Na kabum a descrição está assim:

As placas-mãe GIGABYTE AM4 estão prontas para suportar os mais recentes processadores AMD Ryzen 3000 e são compatíveis com os processadores AMD Ryzen 2000 e 1000.

 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.169
Pontos
709
Pelo que eu vi aí essa placa não vai suportar um 3600 sem que tenha que fazer um update da BIOS, eu não compraria nessass condições que você descreveu.

E o 1600AF e o 2600 são praticamente o mesmo processador Zen+, suportar esses processadores é o básico para essa placa-mãe.
Entendo. Eu gostei muito dessa placa principalmente por ela ter wifi e bluetooth integrados já na placa mesmo ao invés de ter q usar adaptadores. Uma placa PCI de wifi e bluetooth eu não conseguiria usar pois a placa de video vai ficar na frente do slot, me impedindo de usa-lo.

Eu vou procurar outra placa mãe q seja parecida com essa e que suporte o Ryzen 5 3600 direto da fábrica.

Talvez eu tenha mais sorte perguntando sobre isso no tópico de recomendações de hardware.
Na kabum a descrição está assim:

As placas-mãe GIGABYTE AM4 estão prontas para suportar os mais recentes processadores AMD Ryzen 3000 e são compatíveis com os processadores AMD Ryzen 2000 e 1000.

Isso é ótimo, mas fico com receio de confiar na descrição da Kabum pois pode ser q eles só repassaram informação. No site oficial da gigabyte eles tbm mencionam q dão suporte a terceira geração do Ryzen, mas quando vc fuça mais no site da gigabyte vc vê q até ele aceitar a terceira geração rolam umas atualizações na placa, agora tudo q eu precisava saber é em qual versão da Bios a placa vem de fábrica. Se for a F40, beleza, mas em nenhum lugar menciona q versão da Bios ela já venha de fábrica, aí fica nesse jogo de sorte pra saber a versão.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Entendo. Eu gostei muito dessa placa principalmente por ela ter wifi e bluetooth integrados já na placa mesmo ao invés de ter q usar adaptadores. Uma placa PCI de wifi e bluetooth eu não conseguiria usar pois a placa de video vai ficar na frente do slot, me impedindo de usa-lo.

Eu vou procurar outra placa mãe q seja parecida com essa e que suporte o Ryzen 5 3600 direto da fábrica.

Talvez eu tenha mais sorte perguntando sobre isso no tópico de recomendações de hardware.

Isso é ótimo, mas fico com receio de confiar na descrição da Kabum pois pode ser q eles só repassaram informação. No site oficial da gigabyte eles tbm mencionam q dão suporte a terceira geração do Ryzen, mas quando vc fuça mais no site da gigabyte vc vê q até ele aceitar a terceira geração rolam umas atualizações na placa, agora tudo q eu precisava saber é em qual versão da Bios a placa vem de fábrica. Se for a F40, beleza, mas em nenhum lugar menciona q versão da Bios ela já venha de fábrica, aí fica nesse jogo de sorte pra saber a versão.
Acho que nessas lojas kabum, pichau e terabyte que rodam bastante o estoque as placas já devem ser versões novas que já saem de fábrica com a bios com suporte aos ryzen 3000.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.169
Pontos
709
Acho que nessas lojas kabum, pichau e terabyte que rodam bastante o estoque as placas já devem ser versões novas que já saem de fábrica com a bios com suporte aos ryzen 3000.
Isso é muito bom saber. Gostaria de ter certeza absoluta perguntando no anúncio do produto e a Kabum me respondendo mas se vc for ver lá um monte de gente fez outras perguntas relacionadas a placa e ninguém da Kabum respondeu, me desanimando ainda mais. Na Terabyte fui ver essa mesma placa, tem anúncio, mas ta como produto indisponível. Não vi na Pichau ainda.

Eu posso tentar ligar na Kabum (se a mesma atender telefone) ou enviar um email e aguardar uma resposta oficial da empresa em relação a qual versão da Bios a placa está.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Hoje terminei de montar o PC. Ativei o xmp da minhas crucial Ballistix 3000MHz e o PC liga e desliga duas vezes.

Tentei novamente pondo o flck em 1500, mas o PC boota é não da video. :brbr

Ter que fazer tudo manualmente quando essa mer** deverá funcionar plug and play é soda!


Pior é que o xmp seta as latências conforme o especificado pela fabricante e a voltagem idem, em 1.35v.

A mobo é uma b550m tuf com a última bios e a cpu um 3700x revisão 2020.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.706
Reações
20.729
Pontos
1.344
Hoje terminei de montar o PC. Ativei o xmp da minhas crucial Ballistix 3000MHz e o PC liga e desliga duas vezes.

Tentei novamente pondo o flck em 1500, mas o PC boota é não da video. :brbr

Ter que fazer tudo manualmente quando essa mer** deverá funcionar plug and play é soda!


Pior é que o xmp seta as latências conforme o especificado pela fabricante e a voltagem idem, em 1.35v.

A mobo é uma b550m tuf com a última bios e a cpu um 3700x revisão 2020.

Ainda acontece essas merdas com AMD. Pqp!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.829
Reações
10.992
Pontos
753
Hoje terminei de montar o PC. Ativei o xmp da minhas crucial Ballistix 3000MHz e o PC liga e desliga duas vezes.

Tentei novamente pondo o flck em 1500, mas o PC boota é não da video. :brbr

Ter que fazer tudo manualmente quando essa mer** deverá funcionar plug and play é soda!


Pior é que o xmp seta as latências conforme o especificado pela fabricante e a voltagem idem, em 1.35v.

A mobo é uma b550m tuf com a última bios e a cpu um 3700x revisão 2020.

primeiro liga tudo no default mesmo, sem xmp
não precisa mexer em flck
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
usa o dram calculator
Problema resolvido. Só fiz colocar as voltagens recomendadas e profit! :ksorriso

Valeu mesmo!

aida.png
 
Ultima Edição:

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Na moral, se arrependimento matasse...

Nada funciona direito nessa b*sta. XMP é bugado, eco mode não funciona, o processador é uma torradeira, PBO é outra porcaria que só faz setar voltagem e mais voltagem na CPU, latência de memória devido os dois Dies é alta entre outras coisas. Nunca mais caio nessa de usar plataforma AMD novamente!

Vou é ver quanto pego nisso aqui e voltar pra Intel mesmo, que pelo menos nos 14 anos que usei nunca tive problema, fosse com overclock, undervolting ou usando plataformas bloqueadas.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Na moral, se arrependimento matasse...

Nada funciona direito nessa b*sta. XMP é bugado, eco mode não funciona, o processador é uma torradeira, PBO é outra porcaria que só faz setar voltagem e mais voltagem na CPU, latência de memória devido os dois Dies é alta entre outras coisas. Nunca mais caio nessa de usar plataforma AMD novamente!

Vou é ver quanto pego nisso aqui e voltar pra Intel mesmo, que pelo menos nos 14 anos que usei nunca tive problema, fosse com overclock, undervolting ou usando plataformas bloqueadas.
ué, não tinha resolvido?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.440
Pontos
2.599
Na moral, se arrependimento matasse...

Nada funciona direito nessa b*sta. XMP é bugado, eco mode não funciona, o processador é uma torradeira, PBO é outra porcaria que só faz setar voltagem e mais voltagem na CPU, latência de memória devido os dois Dies é alta entre outras coisas. Nunca mais caio nessa de usar plataforma AMD novamente!

Vou é ver quanto pego nisso aqui e voltar pra Intel mesmo, que pelo menos nos 14 anos que usei nunca tive problema, fosse com overclock, undervolting ou usando plataformas bloqueadas.
Estranho. Não é alguma zica na BIOS da placa mãe?

Tenho aqui dois Ryzen que passaram por diferentes BIOS e nenhum problema até agora. Seu processador é parrudo, mas sua placa mãe é muito parruda para aguentar ele com muita folga, assim como colocar as memórias até onde elas aguentarem sem nem sentir cócegas.
 

rccsetzer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.454
Reações
5.309
Pontos
749
Estranho. Não é alguma zica na BIOS da placa mãe?

Tenho aqui dois Ryzen que passaram por diferentes BIOS e nenhum problema até agora. Seu processador é parrudo, mas sua placa mãe é muito parruda para aguentar ele com muita folga, assim como colocar as memórias até onde elas aguentarem sem nem sentir cócegas.
Outra coisa: não acho que foi uma boa ele ter atualizado para a última versão da Bios sem possuir um Ryzen 5000. Se tiver flashback, volta para a última versão estável antes do lançamento dos Ryzen 5000.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.440
Pontos
2.599
Outra coisa: não acho que foi uma boa ele ter atualizado para a última versão da Bios sem possuir um Ryzen 5000. Se tiver flashback, volta para a última versão estável antes do lançamento dos Ryzen 5000.
Não há problema em usar a última BIOS usando Matisse. Algumas fabricantes como a ASRock dizem para não fazerem isso em determinadas placas mãe se tiver outros tipos de processadores mais antigos, isto por conta da memória limitada.
 

rccsetzer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.454
Reações
5.309
Pontos
749
Não há problema em usar a última BIOS usando Matisse. Algumas fabricantes como a ASRock dizem para não fazerem isso em determinadas placas mãe se tiver outros tipos de processadores mais antigos, isto por conta da memória limitada.
Tudo bem. É porque eu só não vejo necessidade, se o processador não é o mais atual. Vai que é isso. Nunca se sabe. Melhor não arriscar, já que antes existia uma versão de bios madura e estável para os Ryzen 3000. E as memórias, estão na lista de compatibilidade com a placa?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.440
Pontos
2.599
Tudo bem. É porque eu só não vejo necessidade, se o processador não é o mais atual. Vai que é isso. Nunca se sabe. Melhor não arriscar, se antes existia uma versão de bios madura e estável para os Ryzen 3000. E as memórias, estão na lista de compatibilidade com a placa?
Em tese o ideal mesmo é não atualizar a não ser que precise atualizar por algum problema ou que haja uma nova melhoria mesmo no update. É sempre um risco atualizar se alo estiver funcionando redondo.

Lista de compatibilidade não diz muito porque estão sempre muito desatualizadas e a maioria das memórias funcionam normalmente sem nem estar na lista ou ser efetivamente testada. É alguma zica e o ideal seria mudar a BIOS mesmo.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Em tese o ideal mesmo é não atualizar a não ser que precise atualizar por algum problema ou que haja uma nova melhoria mesmo no update. É sempre um risco atualizar se alo estiver funcionando redondo.

Lista de compatibilidade não diz muito porque estão sempre muito desatualizadas e a maioria das memórias funcionam normalmente sem nem estar na lista ou ser efetivamente testada. É alguma zica e o ideal seria mudar a BIOS mesmo.
Essa bios que dá suporte aos ryzen 5000 deu zica com memórias. Tem muita reclamação. Eu quando fui atualizar minha asus B450 preferi pegar uma versão anterior a essa.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.440
Pontos
2.599
Essa bios que dá suporte aos ryzen 5000 deu zica com memórias. Tem muita reclamação. Eu quando fui atualizar minha asus B450 preferi pegar uma versão anterior a essa.
No caso das ASUS da por causa de nova AGESA?
 

leadership

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
863
Reações
654
Pontos
784
Na moral, se arrependimento matasse...

Nada funciona direito nessa b*sta. XMP é bugado, eco mode não funciona, o processador é uma torradeira, PBO é outra porcaria que só faz setar voltagem e mais voltagem na CPU, latência de memória devido os dois Dies é alta entre outras coisas. Nunca mais caio nessa de usar plataforma AMD novamente!

Vou é ver quanto pego nisso aqui e voltar pra Intel mesmo, que pelo menos nos 14 anos que usei nunca tive problema, fosse com overclock, undervolting ou usando plataformas bloqueadas.
Tive um 1600 af também e foi uma canseira. último amd foram o x2 antes do fx.
 

rccsetzer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.454
Reações
5.309
Pontos
749
No caso das ASUS da por causa de nova AGESA?
É aquilo, nova bios o foco é ryzen 5000. Eu tenho um 5900X e uma Rog Strix X570-e. Está tudo funcionando muito bem com uma bios de dezembro. Saiu uma nova semana passada e não vou atualizar, mesmo possuindo um ryzen da série 5000. Lá pra frente, se eu perceber que poderia extrair mais do meu setup (e que realmente eu precise disso), ou se algum jogo estiver apresentando algum comportamento anormal de desempenho, aí sim eu atualizo.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
ué, não tinha resolvido?

Tinha pra 3000. Tento botar 3200 e não vai, mesmo sendo basicamente as mesmas configs de 3000.

Estranho. Não é alguma zica na BIOS da placa mãe?

Tenho aqui dois Ryzen que passaram por diferentes BIOS e nenhum problema até agora. Seu processador é parrudo, mas sua placa mãe é muito parruda para aguentar ele com muita folga, assim como colocar as memórias até onde elas aguentarem sem nem sentir cócegas.

Eu não faço a mínima ideia. Só sei que o processador tá quente pra cacete. IDLE fica em SESSENTA GRAUS! Não vou nem dizer a temperatura que pega em full load.

Eu recebi ele ontem, mas tava com o resto do PC pronto. Só fiz instalar e pronto. Ele tá tão quente que a mangueira do H80i v2 que passa a água que vem dele parece que vai pegar fogo.

Já meti offset de 0.5v mas parece que não adianta de nada. É horrível isso!

Como a USPS fez o favor de mandar o bracket que eu ia usar no meu true copper pra Coréia do Sul, ainda não tenho como testá-lo nesse processador pra ver a diferença. Essa questão de temperatura e essa frescura do XMP me deixaram chateado pra caramba.
 
Topo Fundo