O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.410
Reações
29.393
Pontos
403
Montei um PC com um Ryzen 7 5700 X3D e sinceramente eu que sempre fui de Intel nos processadores estou virando fãboy da AMD viu... coisa linda de se ver.

esse i9 dessa geração é beberrão pra porra hein. o negócio é o opala dos processadores, tá doido.

Esse i9 por beber tanto e por tanto BUG é o Opala/Marea dessa geração.
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.007
Reações
11.475
Pontos
503
A compatibilidade é tão limitada, que fica mais fácil pegar uma 6000 com CL baixo.
Pelo o que eu li 6000mhz CL30 é o melhor combo.

Uma duvida se alguem ai souber, a mobo b650m-hdv/m 2 não tem suporte a RGB(fans). No Brasil as unicas rams com 6000mhz cl30 que vi ate agora sao ad xpg lancer rbg, elas funcionariam de boas? Tipo, pergunto por causa do rgb HASUDHASUDHUASH

Faz uma cota que nao monto um pc, nao tinha esse lance de rbg na epoca xD

EDIT: Acabei de ver o QVL e nao tem suporte da ram pra esse mobo, eh isso.
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.428
Reações
11.072
Pontos
1.409
Pelo o que eu li 6000mhz CL30 é o melhor combo.

Uma duvida se alguem ai souber, a mobo b650m-hdv/m 2 não tem suporte a RGB(fans). No Brasil as unicas rams com 6000mhz cl30 que vi ate agora sao ad xpg lancer rbg, elas funcionariam de boas? Tipo, pergunto por causa do rgb HASUDHASUDHUASH

Faz uma conta que nao monto um pc, nao tinha esse lance de rbg na epoca xD

EDIT: Acabei de ver o QVL e nao tem suporte da ram pra esse mobo, eh isso.
cara, funciona sim. RGB em ram é alimentado no proprio soquete. uso ram RGB aqui. toda placa suporta ram rgb. sobre n estar no QVL, vários modelos n vão constar pq as fabricantes n ficam fazendo update dessa lista. na minha experiência, seguir essas QVL é importante só no inicio da plataforma. eu no seu lugar, comprava a ram que vc quer/placa, tentava. funcionando fica, n funcionando, tem os 7 dias pra devolver.
 


extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
Foi muito mais caro? Se ela aceitar baixar o CL para 30 (depende um pouco de sorte), vale a pena tentar deixar em 6000 por conta do multiplicador do Infinity Fabric.

Se vc pensa em trocar de processador no futuro ainda no am5 faz sentido, caso contrario a serie 7000 é limitada a 6000Mhz.
Paguei 900 em 2x16gb da XPG.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.845
Reações
20.968
Pontos
1.344


esse último video que fiz do horizon por exemplo, variando de 50 watts até 85 watts no maximo, temperatura da cpu em apenas 50~55 graus, mesmo com a cpu em 5.3 ghz.

Não sei o que diabos accontece com o 14900k pra ficar desse jeito.


O problema é quando vai usar um 14900k pra cinebench da vida. Ai usa todos os núcleos a 100% a o consumo passa dos 300w! É insano!
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
Se pode baixar pra 6000mhz manualmente e tentar cl30 com algum tutorial no youtube. As vezes da certo! As vezes só precisa aumentar um tico de voltagem e é gg.
Vou tentar, se der ruim eu devolvo e pego as 6000 cl30.

O foda é ficar sem Pc nesse meio tempo.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.585
Reações
34.763
Pontos
1.354
Olha, mudar de cl32 para 30 nem será sentido a diferença rs
Eu mudei de 6400 para 6000 sem mexer no CL e esta sendo GG pra mim.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
42.008
Reações
38.670
Pontos
1.839
DDR5 é caro bagarai, nem sabia. Tinha visto um kit 2x16GB da Geil num preço legal na Tera mas acabou, pqp.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
DDR5 é caro bagarai, nem sabia. Tinha visto um kit 2x16GB da Geil num preço legal na Tera mas acabou, pqp.
Sim, e o pior é que nem tem retorno. Se você pegar um bom kit 3600 com Cl baixo, a diferença pra ddr4 com clock alto é praticamente nula.

Só tô mudando mesmo por conta do processador. Se tivesse a possibilidade de escolha, como foi na série 12 da Intel, eu iria de ddr4 sem pensar.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.410
Reações
29.393
Pontos
403
Alguém aí saberia me dizer até qual placa um Ryzen 7 5700 X3D aguenta sem dar gargalo?

DDR5 é caro bagarai, nem sabia. Tinha visto um kit 2x16GB da Geil num preço legal na Tera mas acabou, pqp.

Caro pra kct mesmo.

Optei por ficar no AM4 e 32GB saiu por 480R$. Devo ir pra 64GB em alguns anos. Eu não sei até onde os 6.000 MHZ influenciam nos jogos...
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.428
Reações
11.072
Pontos
1.409
Alguém aí saberia me dizer até qual placa um Ryzen 7 5700 X3D aguenta sem dar gargalo?



Caro pra kct mesmo.

Optei por ficar no AM4 e 32GB saiu por 480R$. Devo ir pra 64GB em alguns anos. Eu não sei até onde os 6.000 MHZ influenciam nos jogos...
eu acho que até uma 4070 super deve encarar hein. mas nesse site aqui, fala que o ideal é a 4060:
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.410
Reações
29.393
Pontos
403
eu acho que até uma 4070 super deve encarar hein. mas nesse site aqui, fala que o ideal é a 4060:

Coloquei meu antigo i7-4770 + a minha placa atual e deu 50% de gargalo! :klolwtf

Já o 5700 X3D casa perfeitamente com a VGA (era exatamente o que eu queria saber). Vlw pela recomendação de site.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.585
Reações
34.763
Pontos
1.354
Coloquei meu antigo i7-4770 + a minha placa atual e deu 50% de gargalo! :klolwtf

Já o 5700 X3D casa perfeitamente com a VGA (era exatamente o que eu queria saber). Vlw pela recomendação de site.
O 5700x3D é perto de um Ryzen 7700, deve aguentar de boas até a 4070 super como mencionado acima.
Um ou outro jogo que não utiliza o cache 3D deve ter gargalo, mas parece que são poucos.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
Alguém aí saberia me dizer até qual placa um Ryzen 7 5700 X3D aguenta sem dar gargalo?



Caro pra kct mesmo.

Optei por ficar no AM4 e 32GB saiu por 480R$. Devo ir pra 64GB em alguns anos. Eu não sei até onde os 6.000 MHZ influenciam nos jogos...
Nada, ou muito perto de nada, se comparado a bons kits ddr4.

Chegaram as minhas hoje, vou testar a tal treta de não rodar 6400.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.585
Reações
34.763
Pontos
1.354
Nada, ou muito perto de nada, se comparado a bons kits ddr4.

Chegaram as minhas hoje, vou testar a tal treta de não rodar 6400.
Rodar roda, mas dando tela azul aleatória, lentidão onde não deveria.
Basicamente vc faz o seu ryzen 7000 funcionar como se fosse um ryzen 3000.
Algumas operações onde usam mais ram, ela vai fazer bem mais lento do que deveria.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
Rodar roda, mas dando tela azul aleatória, lentidão onde não deveria.
Basicamente vc faz o seu ryzen 7000 funcionar como se fosse um ryzen 3000.
Algumas operações onde usam mais ram, ela vai fazer bem mais lento do que deveria.
Como posso verificar se ta zoado? Instalei aqui, ativei profile de over, 6400, e ta rodando tudo normal aparentemente.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.428
Reações
11.072
Pontos
1.409
Como posso verificar se ta zoado? Instalei aqui, ativei profile de over, 6400, e ta rodando tudo normal aparentemente.
acho que a melhor forma é estuprar o PC com algum stress test tipo aida64 e tal, que vai botar o processador pra trabalhar pesado. se n der m**** com 1 ou 2 horas dele rodando, instabilidade ao menos vc n vai ter.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
Qual sua placa mãe e qual kit de ddr5 você comprou (marca e latencia)?
Asus TUF x670e Plus, 2x16gb 6400 lc32 XPG.
acho que a melhor forma é estuprar o PC com algum stress test tipo aida64 e tal, que vai botar o processador pra trabalhar pesado. se n der m**** com 1 ou 2 horas dele rodando, instabilidade ao menos vc n vai ter.
Vou tentar depois, agora vou jogar. kkkkk


Detalhe, nem formatei nem nada, troquei tudo e f**a-se, windows que lute. Kkkkkkkkkkkkkk
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.007
Reações
11.475
Pontos
503
Asus TUF x670e Plus, 2x16gb 6400 lc32 XPG.

Vou tentar depois, agora vou jogar. kkkkk


Detalhe, nem formatei nem nada, troquei tudo e f**a-se, windows que lute. Kkkkkkkkkkkkkk
Isso explica a estabilidade, ontem tava olhando (na real perdi mo cota vendo essas m****) a compatibilidade das DDR5 que a gente encontra no mercado aqui e tals com as mobos que a gente tambem encontra por aqui. A compatibilidade com essas memorias da XPG so achei nas asus, ainda não peguei nenhum modelo de mobo + kit de ram mas com certeza vai ser uma da asus (provalvemente tuf gaming b650 plus + xpg 6000mhz cl30).
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.585
Reações
34.763
Pontos
1.354
Asus TUF x670e Plus, 2x16gb 6400 lc32 XPG.

Vou tentar depois, agora vou jogar. kkkkk


Detalhe, nem formatei nem nada, troquei tudo e f**a-se, windows que lute. Kkkkkkkkkkkkkk
Isso explica a estabilidade, ontem tava olhando (na real perdi mo cota vendo essas m****) a compatibilidade das DDR5 que a gente encontra no mercado aqui e tals com as mobos que a gente tambem encontra por aqui. A compatibilidade com essas memorias da XPG so achei nas asus, ainda não peguei nenhum modelo de mobo + kit de ram mas com certeza vai ser uma da asus (provalvemente tuf gaming b650 plus + xpg 6000mhz cl30).
Não é só a marca né gente kkk
Precisa do código das rams, tipo isso: AX4U360016G18I-DW50
Isso é um código de alguma memoria XPG.
Pra ser comprovadamente compatível, ela tem que ser exatamente o código que consta na lista da asus.
As outras podem funcionar, pois a lista é somente das memos que foram testadas, mas da lista é mais garantido.
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.007
Reações
11.475
Pontos
503
Não é só a marca né gente kkk
Precisa do código das rams, tipo isso: AX4U360016G18I-DW50
Isso é um código de alguma memoria XPG.
Pra ser comprovadamente compatível, ela tem que ser exatamente o código que consta na lista da asus.
As outras podem funcionar, pois a lista é somente das memos que foram testadas, mas da lista é mais garantido.
Exato, é o que eu disse. Eu literalmente procurei pelo codigo dessa ram em varios qvl de mobos.


As unicas placas que tem essa ram especifica sao da asus, nenhuma outra tem nesse CL. Eu ate cheguei ver outras rams da XPG em placas da MSI, Gigabyte e Asrock porem com CL bem mais alto (36-40)
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.585
Reações
34.763
Pontos
1.354
Exato, é o que eu disse. Eu literalmente procurei pelo codigo dessa ram em varios qvl de mobos.


As unicas placas que tem essa ram especifica sao da asus, nenhuma outra tem nesse CL. Eu ate cheguei ver outras rams da XPG em placas da MSI, Gigabyte e Asrock porem com CL bem mais alto (36-40)
A minha tb é asus, mas arrisquei numa corsair fora do qvl por conta do valor de 760 reais na epoca, ela em 6000 é tranquilidade pura.
Mas dando exemplo acima, memoria acima de 6000 fica desincronizada com o infinity fabric.
Entao ela vai funcionar assim:

yfyt5rfgfgh.jpg
Pra ficar correta, ela tem que ficar 3000 ao invés de 1800 ali.
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.007
Reações
11.475
Pontos
503
A minha tb é asus, mas arrisquei numa corsair fora do qvl por conta do valor de 760 reais na epoca, ela em 6000 é tranquilidade pura.
Mas dando exemplo acima, memoria acima de 6000 fica desincronizada com o infinity fabric.
Entao ela vai funcionar assim:

Visualizar anexo 392720
Pra ficar correta, ela tem que ficar 3000 ao invés de 1800 ali.
Show, qual sua mobo e modelo de ram? Fico perguntando pq é foda achar info na net assim, eh tudo muito 50 50 ! Metade dizendo que deu ruim e metade dizendo que deu bom kkkkk
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.845
Reações
20.968
Pontos
1.344
A minha tb é asus, mas arrisquei numa corsair fora do qvl por conta do valor de 760 reais na epoca, ela em 6000 é tranquilidade pura.
Mas dando exemplo acima, memoria acima de 6000 fica desincronizada com o infinity fabric.
Entao ela vai funcionar assim:

Visualizar anexo 392720
Pra ficar correta, ela tem que ficar 3000 ao invés de 1800 ali.

Ah não ser q tu fizesse um over no infinity fabric pra ele sincronizar com a memória de 6400mhz. Muitos faziam isso nos Ryzen mais antigos
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
Não é só a marca né gente kkk
Precisa do código das rams, tipo isso: AX4U360016G18I-DW50
Isso é um código de alguma memoria XPG.
Pra ser comprovadamente compatível, ela tem que ser exatamente o código que consta na lista da asus.
As outras podem funcionar, pois a lista é somente das memos que foram testadas, mas da lista é mais garantido.
AX5U6400C3216G-SLABWH
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.585
Reações
34.763
Pontos
1.354
Show, qual sua mobo e modelo de ram? Fico perguntando pq é foda achar info na net assim, eh tudo muito 50 50 ! Metade dizendo que deu ruim e metade dizendo que deu bom kkkkk
B650M Asus Tuf Gaming Plus

Só alterei para manual e deixei em 6000Mhz, não mexi em timming ou CL, nada, pois esta funcionando perfeitamente desde janeiro.
Inclusive passei uma semana usando o video integrado do Ryzen 7900x usando a ram como memoria de video e tb nada a reclamar.
Aqui uso encode de videos Handbrake 24 horas, jogo ao mesmo tempo que o hand esta esgoelando o processador, o navegador fica com 30 abas abertas entre o Brave e o Chrome, OBS gravando tela ao fundo, as vezes deixo até 10 OBS ao mesmo tempo gravando.
Zero tela azul, zero travamentos, zero lentidão, zero problemas até o momento, se tivesse, eu estaria xingando aqui, igual eu fazia quando tinha placa de video amd e os drivers dela me ferrando....xingava com gosto aqui.

Ah não ser q tu fizesse um over no infinity fabric pra ele sincronizar com a memória de 6400mhz. Muitos faziam isso nos Ryzen mais antigos
Acho que não tem como fazer isso, pq eu tinha procurado na epoca e ninguem comentou disso no am5.

AX5U6400C3216G-SLABWH
Que doidera, não aparece na lista do QVL da sua placa.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
B650M Asus Tuf Gaming Plus

Só alterei para manual e deixei em 6000Mhz, não mexi em timming ou CL, nada, pois esta funcionando perfeitamente desde janeiro.
Inclusive passei uma semana usando o video integrado do Ryzen 7900x usando a ram como memoria de video e tb nada a reclamar.
Aqui uso encode de videos Handbrake 24 horas, jogo ao mesmo tempo que o hand esta esgoelando o processador, o navegador fica com 30 abas abertas entre o Brave e o Chrome, OBS gravando tela ao fundo, as vezes deixo até 10 OBS ao mesmo tempo gravando.
Zero tela azul, zero travamentos, zero lentidão, zero problemas até o momento, se tivesse, eu estaria xingando aqui, igual eu fazia quando tinha placa de video amd e os drivers dela me ferrando....xingava com gosto aqui.


Acho que não tem como fazer isso, pq eu tinha procurado na epoca e ninguem comentou disso no am5.


Que doidera, não aparece na lista do QVL da sua placa.
Estranho, tá rodando de boa em 6400 cl32, se bem que não fiz teste de stress, só joguei, mas não tive nenhum problema.

Aliás, falando em jogar, senti uma brutal diferença no dragons dogma 2 do 5700 pro 7800x3d, usando a mesma GPU.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.585
Reações
34.763
Pontos
1.354
Estranho, tá rodando de boa em 6400 cl32, se bem que não fiz teste de stress, só joguei, mas não tive nenhum problema.

Aliás, falando em jogar, senti uma brutal diferença no dragons dogma 2 do 5700 pro 7800x3d, usando a mesma GPU.
Se continuar assim, mete bronca nos jogos, vc atualizou a bios da sua placa mãe?
Senão, nem faça, vai que estraga tudo kkkk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.529
Reações
47.786
Pontos
1.599
Se continuar assim, mete bronca nos jogos, vc atualizou a bios da sua placa mãe?
Senão, nem faça, vai que estraga tudo kkkk
Kkkkk

Não, se tem uma coisa que não curto é atualizar BIOS sem necessidade, e olha que sou tarado por atualizações, mas BIOS já tive muitas experiências ruins ao longo da vida por conta de atualização.

Com BIOS a regra é clara, tá funcionando, não mexe.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.867
Reações
11.632
Pontos
1.344
Há muita diferença entre o desempenho de 5700X e 5700X3D? No meu caso sei que não mudaria nada já que uso um GTX1070, mas fiquei curioso. Outra curiosidade que tenho é se o desempenho do RPCS3 é melhor no 5700X por causa do clock.
 
Topo Fundo