O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise de DLCs - Horizon Chase Turbo: Rookie Series/Summer Vibes/Senna Forever (PS4)

Razzee

Bam-bam-bam
Mensagens
1.319
Reações
4.360
Pontos
453
FICHA DO JOGO
Lançamento
: 15 de maio de 2018
Jogadores: até quatro jogadores
Gêneros: corrida
Desenvolvedora: Aquiris Game Studio
Editora: Aquiris Game Studio
Idiomal disponível (dublagem): jogo não possui dublagem.
Idiomas disponíveis (legendas): inglês, português brasileiro, francês, italiano, alemão, espanhol, japonês, coreano, chinês simplificado, chinês tradicional e russo.
Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One, Switch, PlayStation Vita
Classificação indicativa: L (Livre)

Versão do jogo analisada: edição nacional, jogada no PlayStation 4.

Desenvolvido e auto-publicado pelo estúdio brasileiro independente Aquiris Game Studio, situado em Porto Alegre/RS, Horizon Chase Turbo é a evolução de Horizon Chase, jogo de corrida originalmente lançado para dispositivos móveis (Android e iOS) em 20 de agosto de 2015. Horizon Chase Turbo possui fortes inspirações na franquia Top Gear, e inclusive tem sua trilha-sonora composta pelo mesmo compositor da franquia retrô, Barry Leitch. O jogo foi concebido em três dimensões mas emprega características de jogos retrô, como modelos 3D com baixa contagem de polígonos, remetendo a jogos do PlayStation original, mas com a imagem em alta definição, oferecida pelas plataformas atuais. Horizon Chase Turbo hoje encontra-se disponível em formato físico e digital para PlayStation 4, PlayStation Vita (tiragem limitada) e Switch, e em formato exclusivamente digital para PC e Xbox One. Nesta análise estaremos analisando apenas as DLCs (conteúdos baixáveis ou expansões) disponíveis para Horizon Chase Turbo nas diversas plataformas. O jogo base fora analisado pelo redator MrSuperFanMr, recebendo a nota máxima, e você pode conferir o artigo aqui. Enfim, vamos ao que interessa!

Introdução
Horizon Chase Turbo atualmente dispõe de três expansões em todas as lojas digitais: Summer Vibes, DLC lançado em 17 de setembro de 2019 é a primeira expansão do jogo, introduz um novo veículo conversível, Breeze com 5 skins diferentes, o qual conduzimos ao longo de 12 pistas, que os desenvolvedores asserem ter removido do jogo base e reprojetado para uma "nova experiência de verão"; Rookie Series, lançado gratuitamente em 28 de novembro de 2019, introduz uma nova campanha de corridas em países diferentes, assim como a campanha principal, mas projetada para jogadores inexperientes e amadores. Ao término da campanha, o jogador recebe uma carteira de habilitação fictícia que o considera apto a jogar o modo "World Tour"; Senna Forever é a última expansão do jogo, lançada em 19 de outubro de 2021, em homenagem ao lendário piloto de Formula 1, Ayrton Senna. Inclusive, há uma edição física especial para PlayStation 4 com essa temática, que a distingue da edição base.



Mecânicas e jogabilidade
Summer Vibes
: as mesmas mecânicas do jogo base se mantêm. Você coleta moedas, nitro e combustível ao longo das corridas, que ocorrem em doze pistas diferentes, com uma temática que remete ao verão, segundo os desenvolvedores. Os ambientes litorâneos e veículo conversível, que o jogo apelida de "Breeze", claramente remetem ao clássico da SEGA, OutRun. A expansão não introduz quaisquer mecânicas inovadoras, mas também não é muito cara de se justificar.
Rookie Series: esta é uma expansão que os desenvolvedores claramente quiseram ter adicionado ao jogo base, como um requisito ao modo "World Tour", embora não se saiba se isso ocorreu sob demanda dos jogadores inexperientes, que consideraram o jogo base difícil, ou a Aquiris estava se sentindo criativa para criar mais conteúdo. Assim como a expansão anterior, não introduz quaisquer mecânicas novas e inovadoras, sendo apenas um modo "World Tour" com menos corridas, ao todo, e um nível de dificuldade abaixo. Ao completar o modo, você recebe uma carteira de motorista fictícia, o considerando apto a explorar novos modos. De certa forma, a expansão é uma autoescola do jogo completo, mas gratuita.
Senna Forever: esta expansão finalmente trouxe novos ares ao jogo, introduzindo veículos de Fórmula 1, muito mais rápidos do que qualquer veículo do jogo base e, consequentemente, mais difíceis de controlar. O jogo oferece dois modos, estes sendo o Modo Carreira, que remete aos feitos de Ayrton Senna durante sua carreira, mas com um toque a la Horizon Chase, e o Modo Campeonato, que está disponível em três níveis de dificuldade, contando com seis, nove e doze corridas ao todo, respectivamente. Existem novas pistas, diversos novos veículos e um modo de câmera em primeira pessoa, exclusiva a essa expansão. Você pode, inclusive, selecionar uma de três settings disponíveis para o seu veículo. Uma confere melhor tração para fazer as curvas, a segunda proporciona maior aceleração e velocidade final e a terceira aumenta drasticamente a capacidade de combustível do veículo. Mecanicamente falando, a expansão é muito inovadora, para o universo do jogo.
Comum às três expansões: infelizmente, para quem almeja 100%, é necessário coletar as malditas moedinhas, que estão de volta embora nunca tenham agregado valor ao jogo base. Ao menos, na terceira expansão, você não precisa cumprir os três requisitos de uma corrida de uma vez só, podendo repeti-la quantas vezes quiser para cumprir os requisitos separadamente.

ss_33fb0a71e70123288a866b88c2630d6f85fdc541.1920x1080.jpg


Gráficos
O jogo roda a 60 quadros por segundo em resolução 1080p no PlayStation 4 base e resolução 4K no PlayStation Pro. As três expansões não introduzem qualquer mudança gráfica que o jogo base não tenha, o que não é inesperado. Sua estética e estilo 3D low poly, reminiscente do PlayStation original, é o charme do universo de Horizon Chase. Nesse sentido, as expansões são mais do mesmo.



Som
Além dos novos sons de motores para os veículos novos de Fórmula 1, da expansão Senna Forever, não há novas faixas de trilha sonora e similares, sendo o mesmo conteúdo do jogo base. Compreensível, levando-se em conta o preço do DLC e orçamento previsto pela desenvolvedora. A grandiosa trilha sonora pelo compositor de Top Gear, Barry Leitch, embora reciclada da iteração original do jogo, continua marcando presença e continua bem-vinda.

ss_5d3cc1c6384bd7499a3405a4ace951c8d93991f6.1920x1080.jpg


Diversão
Assim como o excelente jogo base, as expansões carregam sua tocha no departamento que intitulamos diversão. A jogabilidade é fluida o bastante para perdermos noção do tempo dentro do universo de Horizon Chase Turbo, que não abre mão do multiplayer local em até quatro jogadores na mesma tela. Algo que agregaria muito ao fator diversão e seria interessante, é um modo multiplayer online dentro do contexto desse jogo, mas isso infelizmente só imaginamos sendo implementado em sua sequela, Horizon Chase 2, apenas disponível para dispositivos móveis iOS no momento, quando chegar ao PC e outras plataformas.



Problemas e bugs
Disponível em plataformas que podem ser contempladas com patches Day One, maiores do que o jogo, por vezes, por meio do acesso à Internet, as expansões de Horizon Chase Turbo não contêm bugs memoráveis que degradem a experiência. Contudo, é injustificável que um jogo de celular, literalmente, leve tanto tempo para carregar as pistas, ou transitar entre menus, em plataformas como PlayStation 4 e PC, cujos recursos estão sendo subutilizados pelo jogo. Os loadings são longos a ponto de desviar a nossa atenção e ponderarmos como os desenvolvedores puderam chegar à conclusão de que esse nível de performance estava OK.

ss_602b59efccbd9a766ce849f9174e70869ca62b50.1920x1080.jpg


Extras
Para quem dispõe de um PlayStation 4 (e até para quem não dispõe, claro), é possível adquirir o jogo base acompanhado de um voucher (sim, lamentavelmente) para a expansão Senna Forever, com ambos disco e capa distintos do jogo original. Uma indispensável peça para a coleção de muitos. No entanto, é uma pena que a expansão não esteja gravada no disco, o que não faz o menor sentido.

818r8QsSDuL.jpg

Fonte: Carlos Lelis (review na Amazon)

Conclusão
Summer Vibes
: é uma expansão cuja única excusa para existir é a referência a OutRun, da SEGA, trazendo os mesmos mapas, veículos e demais assets do jogo original. Contudo, é barata o bastante a ponto de não ferir o bolso de compradores frustrados. Você consegue adquiri-la por R$ 5,49 na Steam ou R$ 10,90 na PlayStation Store, ambos preços fora de promoção.
Rookie Series: não agrega muito valor ao jogo sendo, possivelmente, conteúdo que os desenvolvedores quiseram integrar ao jogo base, mas não tiveram tempo, ou houve demanda externa para inserir um novo modo de jogo, mais fácil, a fim de preparar jogadores inexperientes pelo que estaria por vir. Em todo caso, a expansão é completamente gratuita, e sempre foi, disponível em todas as plataformas*.
Senna Forever: esta expansão, digna de uma edição física com sua própria temática, introduz diversos novos veículos, mecânicas e um novo patamar de dificuldade a nível Fórmula 1, fazendo referência à carreira de Ayrton Senna. Certamente é um DLC indispensável para quaisquer fãs de Horizon Chase Turbo e do lendário piloto, que pode ser adquirida de forma digital ou física (voucher).
Comum às três expansões: lamentavelmente, o indefensável e longo tempo de carregamento do jogo para adentrar novas fases, e navegar entre menus, presente no jogo base não foi adereçado pelos desenvolvedores, que julgaram isso razoável, de alguma forma. Esse é um ponto negativo atrelado às três expansões analisadas.

Por fim, admiro muito desenvolvedoras nacionais, como a Aquiris, que dão a cara a tapa para criar algo diferente dentro do contexto do nosso país, que atualmente carece de mais criadores de conteúdo na indústria de jogos digitais. Vale a pena adquirir Horizon Chase Turbo, assim como suas expansões, como meio de suporte a empresas que produzem jogos de qualidade e nos representam país a fora.

Avaliação:
Nota final: 7.00 (Summer Vibes) / 7.00 (Rookie Series) / 9.00 (Senna Forever)

Expansões analisadas em janeiro de 2023 com cópias físicas e digitais adquiridas legalmente.

* A versão para PS Vita, lançada exclusivamente em formato físico, não contém quaisquer DLCs.
 
Ultima Edição:

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.558
Pontos
1.549
Fiz 100% no suitão, antes de sair todas dlcs mas pelo jeito vou arrumar tempo para rejogar

otima análise e o conjunto é 11/10 pra quem é fã do topgear
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.009
Reações
21.783
Pontos
999
Um dos melhores jogos indies já lançados. Joguei até quase quebrar o controle tentando pegar todas as moedas azuis.

No aguardo da continuação e agora ao que parece terá modo online de verdade e não porra de "Ghost Race"​
 
Topo Fundo