O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise de Grand Theft Auto: San Andreas - The Definitive Edition (PS4)

Razzee

Bam-bam-bam
Mensagens
1.319
Reações
4.360
Pontos
453
FICHA DO JOGO
Lançamento
: 11 de novembro de 2021
Jogadores: um jogador
Gêneros: ação, aventura
Desenvolvedoras: Rockstar North (original), Grove Street Games (definitiva)
Editora: Rockstar Games
Idiomal disponível (dublagem): inglês.
Idiomas disponíveis (legendas): inglês, espanhol, polonês, chinês (simplificado e tradicional), francês, russo, coreano, italiano, japonês, alemão, português (brasileiro).
Plataformas: PlayStation 4/5, Windows 10/11 (Rockstar Store), Xbox One, Xbox Series S|X, Switch
Classificação indicativa: 18 (adulto)

Versão do jogo analisada: versão nacional, jogada no PlayStation 4.

Grand Theft Auto: San Andreas é um título lançado originalmente em outubro de 2004 para PlayStation 2 e junho de 2005 para Microsoft Windows e Xbox, sendo o quinto título principal da franquia Grand Theft Auto, junto de outros jogos do "Universo 3D" ao lado de Grand Theft Auto III e Grand Theft Auto: Vice City. A existência da trilogia The Definitive Edition foi confirmada originalmente pelo veículo de imprensa Kotaku, em contato com fontes internas ligadas à Rockstar Games, após meses de rumores que circularam tópicos de discussão no Reddit, Twitter entre outras redes sociais. A empresa criadora da franquia até mesmo chegou a encerrar, por meios legais, a disponibilidade de remasterizações criadas por fãs, inserindo assets dos títulos clássicos em jogos mais recentes (como Grand Theft Auto V), alegando que brevemente lançaria um pacote de remasterizações da trilogia do Universo 3D, o que causou grande comoção nos fãs que poderiam experienciar novamente a jornada de CJ, agora em alta definição.

Você pode conferir a análise da versão original de Grand Theft Auto: San Andreas (para PC), publicada pelo redator José Daniel (MrSuperFanMr) no Revolution Arena clicando aqui. Inclusive, muitos pontos ressaltados pela análise dele não serão abordados nesta, devido à redundância. O jogo merecidamente recebeu a nota máxima de nosso redator. Será que a versão "definitiva" seguirá a mesma tendência?

O jogo apresenta um ambiente de mundo aberto contando com três grandes cidades inspiradas em localizações da vida real, estas sendo: Los Santos (Los Angeles), San Fierro (San Francisco) e Las Venturas (Las Vegas). O jogo aborda a história do ex-gangster Carl "CJ" Johnson, que retorna para casa ao saber da morte de sua mãe, sendo atraído de volta para sua antiga gangue, Grove Street, e uma vida de crime, e se encontra em constante conflito com autoridades corruptas e influentes criminosos. O jogo é considerado por muitos críticos com um dos maiores jogos eletrônicos já feitos, recebendo aclamação positiva da crítica pontuando sua trilha-sonora, história e jogabilidade, além dos gráficos (surpreendentes para a época). Foi o jogo mais vendido de 2004 assim como o título de melhores vendas para PlayStation 2.



Como outros títulos da franquia, Grand Theft Auto: San Andreas, é um jogo de ação e aventura com elementos de interação e furtividade. Com estrutura similar à dos dois jogos anteriores na série, a jogabilidade consiste em elementos de shooter em terceira pessoa e condução de veículos, contando com um grande ambiente de mundo aberto para explorar. A pé, o personagem do jogador é capaz de andar, correr, nadar, escalar e pular assim como utilizar armas e outras formas de combate corpo-a-corpo. Fazendo jus ao nome do jogo, o jogador pode operar uma variedade de veículos, incluindo automóveis, ônibus, vãs, barcos, planadores, helicópteros, trens, tanques, motocicletas e bicicletas. O jogador pode também importar veículos ao invés de roubá-los. A versão definitiva não traz todas as mudanças que gostaríamos nesse sentido (como subir escadas), mas podemos listar algumas, como a introdução da weapon wheel (roda de armas) presente em títulos mais recentes, a opção de um mapeamento de botões modernizado (como acelerar com gatilhos ao invés de X), mini-mapa com a função de zoom e GPS, controles de mira e drive-by melhorados, a habilidade de adentrar alguns interiores disponíveis apenas em missões específicas (embora sejam poucos), mas o mais importante foi a adição de check-points no decorrer de missões, um recurso muito bem-vindo. Infelizmente, esta versão carece de um recurso presente no jogo original para console, com a remoção o co-op em dois jogadores. Não há novas missões principais e secundárias.

Ik3n1IF.png


Na parte gráfica, podemos destacar algumas melhoras (e também alguns downgrades). Ao passo que o jogo original foi feito utilizando a obsoleta engine Renderware, a versão definitiva foi portada para a Unreal Engine 4, o que acarreta em melhores efeitos visuais em termos de iluminação, sombreamento, mudança climática entre outros. Alguns elementos de folhagem, como árvores e arbustos, presentes no jogo são assets reutilizados de GTA V. Embora o jogo esteja bonito visualmente, não justifica o frame-rate de 30 quadros por segundo (suscetível a quedas). Segundo um desenvolvedor, mais de cem mil texturas foram alteradas, o que é um número expressivo, visto que eles precisaram trabalhar em três jogos paralelamente. Alguns personagens foram descaracterizados (como certas namoradas do CJ) e noto que todas as janelas de imóveis mostram o mesmo interior. Os desenvolvedores quiseram surpreender, mas não tiveram exatamente o maior nível de esmero. A distância de renderização foi aumentada, o que não é necessariamente uma mudança positiva, pois agora o mapa do jogo passa a impressão de ser menor, visto que você consegue vislumbrar toda San Andreas de ponta a ponta a partir do ponto mais alto.

gta-trilogy-denise.jpeg


A versão remasterizada do lendário clássico da Rockstar inclui a dublagem original mas, assim como todos os relançamentos do jogo até então, a trilha sonora deste também perdeu algumas músicas tocadas pelas rádios fictícias do jogo. Ao todo, 18 músicas foram removidas devido às licenças que expiraram. Fora isso, o áudio do jogo não parece ter recebido melhorias de qualquer forma. Seria épico se deparar com uma dublagem em português brasileiro, assim como outros idiomas, mas isso certamente não encaixaria no orçamento. Você pode consultar a relação de músicas removidas do jogo aqui.

xCwloJs.jpg


Grand Theft Auto: San Andreas é tão divertido quanto o original, sendo um dos primeiros jogos de PlayStation 2 que experienciei, ao lado de Need for Speed: Most Wanted (2005) e Crash of the Titans. Tudo bem que o PlayStation 3 já havia chegado ao mercado na época, mas isso não me impediu de ver esses títulos como uma experiência "next-gen". Apesar do jogo oferecer um mapeamento modernizado de botões e controles, preferi me ater aos clássicos. Hoje, infelizmente, devido aos inúmeros bugs da versão remasterizada, é difícil se convencer de que o universo do jogo é um universo transbordando vida e inteligência artificial, e não apenas um jogo eletrônico, seguindo algoritmos programados. Falando em bugs, não podemos deixar de mencioná-los.

E6TKKTO.jpg


A maioria dos bugs se manteve no remaster, o que já é um grande problema, mas os desenvolvedores conseguiram a façanha de introduzir novos bugs. Alguns glitches são meramente visuais, mas outros degradam severamente a experiência do jogador, como ser impossibilitado de acessar o estacionamento da delegacia de San Fierro, ou um poste mal posicionado no meio da rua (que chega a ser um obstáculo no meio da corrida). Por mais que a equipe da Grove Street Games tenha trabalhado em três jogos simultaneamente, o que pesou muito para a equipe de desenvolvimento, infelizmente é impossível defendê-los nesse departamento. O jogo está lotado de bugs e foi jogado por mim um ano após o lançamento, após grandes patches aplicados. Você pode visualizar todos os bugs que encontrei ao longo do playthrough no álbum deste link. Outro bug muito bizarro, não presente na versão original, afeta o spawn de carros, que podem surgir ou aparecer a um metro de você, dependendo de onde estiver apontando a câmera. No geral, há poucos carros circulando pelas ruas.

GTASA_Switch_Retail-1.jpg


Como você deve ter notado pela ficha do jogo, disponível no início desta análise, o jogo conta com uma gama diversa de novos idiomas suportados para as legendas, o que inclui português brasileiro. Como joguei do início ao fim em inglês, infelizmente não sei comentar acerca da qualidade da localização empregada no jogo, mas é de se esperar por um alto padrão, vindo da Rockstar Games.

As adições feitas tiveram o intuito de atribuir um feeling mais moderno ao jogo, aproximando-o de títulos mais recentes como Grand Theft Auto IV e outros da franquia lançados para PlayStation 3 em diante. Entre as melhorias podemos destacar layout de controle estilo GTA V, roda de seleção de armas e rádio atualizados para alternar rapidamente, mini-mapas com navegação melhorada permitindo a jogadores definir um caminho para o destino, controles de gunplay e mira melhorados, a opção de reiniciar missões (a partir de check-points), lista de troféus atualizada, novas conquistas para membros do Rockstar Social Club, além dos diversos idiomas listados na ficha do jogo. É uma pena que, embora tenham adicionado tantos recursos novos, tenham sacrificado a função de co-op presente no título original.

maxresdefault.jpg


Conclusão

Grand Theft Auto: Definitive Edition resgata um clássico que definiu sua geração e as posteriores, implementando novos recursos que buscam tornar o título mais acessível ao público atual, pareando-o com títulos mais recentes da franquia da Rockstar. Infelizmente, apesar da maior parte das modificações feitas ser muito bem-vinda, o remaster não faz jus ao título de "definitivo", trazendo muitos bugs não presentes na versão original e abdicando o jogador de recursos presentes na versão original, como músicas e co-op. A versão "definitiva" continua sendo a original de PlayStation 2, emulada no PlayStation 4, que lamentavelmente fora removida em virtude do lançamento desta trilogia.

Pontos negativos
  • Remoção de co-op, presente na versão original;
  • Remoção de diversas músicas tocadas pelas rádios fictícias;
  • Baixo frame-rate (30 FPS), que não condiz com a qualidade de imagem;
  • Muitos bugs e glitches presentes na versão original foram mantidos, e novos introduzidos.
  • Descaracterização de personagens, com as namoradas do CJ.
Pontos positivos
  • Gráficos e texturas melhoradas, graças à conversão do jogo à Unreal Engine 4;
  • Implementação de recursos essenciais e modernos, como check-points;
  • Uma ampla gama de idiomas disponíveis para legendas, incluindo português brasileiro;
  • Compre um, leve três: atrelado a uma trilogia, cuja cópia pode ser adquirida pelo valor de um jogo.

Avaliação:

Gráficos: 8

Diversão: 8.5

Jogabilidade: 8.5

Som: 7

Performance e otimização: 3

NOTA FINAL: 7.00 / 10

Jogo analisado em dezembro de 2022 com uma cópia física obtida legalmente.
 
Topo Fundo