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Análise de Mana Khemia (PS2)

Cosmão

Lenda da internet
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[FONT="Tahoma"][SIZE="2"]
mana-khemia-capa.jpg


[COLOR="DarkSlateGray"][SIZE="4"]Developer: GUST
Publisher: NIS America
Plataformas: PS2 e PSP.
Lançamento americano: 31 de Março na versão PS2
versão PSP prevista pra 9 de Janeiro de 2009[/SIZE][/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Um pouco sobre Mana Khemia e sua produtora.[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="Navy"]Mana Khemia é um RPG da GUTS, responsável também pela trilogia Atelier Iris no PS2 e que, por serem todos da mesma casa, passam a sensação de serem games pertencentes à mesma história.
Ele foi trazido ao ocidente pela conhecida e amada NISA (Nippon Icchi Software America), responsável pelos Disgaeas também.
O sistema básico dos games da GUTS (como um todo), se baseiam na Alquimia, ou seja, fabrique seus próprios itens ao invés de comprá-los.
Não que não existam lojas: mas os melhores itens você vai precisar fazer mesmo.

Todo o game, basicamente, acontece na enorme Academia de Alquimia Al Revis, onde os estudantes que ingressam aprendem alquimia na criação de itens.
O game tem um tempo de duração que varia entre 60 e 70 horas, dependendo da pressa do jogador e das side-quests que ele resolva fazer.
A história do game eu não vou comentar, prefiro que joguem e dêem suas próprias opiniões.
Ela começa tímida de início, mas de desdobra de maneira interessante e acaba por prender o gamer, principalmente pelos personagens memoráveis.[/COLOR]

[COLOR="Black"][SIZE="3"]Personagens de Mana Khemia: carisma acima de tudo.[/SIZE][/COLOR]

[COLOR="Navy"]Todos os personagens do game lembram muito Ragnarok ou até mesmo os outros games da empresa.
Todos tem um toque de anime nas expressões, falas, ataques e nas emoções em algumas cenas.

Ao todo, serão 8 os personagens recrutáveis:[/COLOR]

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[COLOR="Black"]Vayne Aurelius[/COLOR]
[COLOR="Navy"]É o personagem principal, que acaba de ingressar na Academia de Alquimia Al Revis.
Vayne está atrás, principalmente, de descobrir mais sobre si mesmo e seu passado.
Sua mana é Sulpher, um gato de estimação usado nas batalhas e companheiro fiel de Vayne.[/COLOR]

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[COLOR="#000000"]Jessica Philomele[/COLOR]
[COLOR="#000080"]Mais que uma colega de classe, Jess é a melhor companhia para Vayne durante o game.
É uma aluna apaixonada por alquimia, mesmo que às vezes isso resulte em explosões.
Uma das principais healers do grupo.[/COLOR]

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[COLOR="#000000"]Nicole Mimi Tithel[/COLOR]
[COLOR="#000080"]Nikky é a mais doidinha do grupo. Pertencente à uma raça de beastmans (homens felinos), a garota usa técnicas especiais, nas quais pede ajuda aos animais.
Sua mana é ligada à natureza, por isso, seus ataques são baseados na mesma.[/COLOR]

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[COLOR="#000000"]Flay Gunnar[/COLOR]
[COLOR="#000080"]Flay é o mais velho da turma.
Vindo de uma turma anterior, já é escolado por ali e conhecido por muitos.
Acaba forçando Vayne a fazer parte do seu workshop, onde ele "acha" que manda alguma coisa (rsrs).
É um amante de aventura e, principalmente, batalhas.[/COLOR]

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[COLOR="#000000"]Roxis Rosenkrantz[/COLOR]
[COLOR="#000080"]É um estudante que foi trasnferido pra Al Revis, vindo de uma família de alquimistas, assim como Vayne.
É um cara cheio de sarcasmo e que vive questionando Vayne em tudo, tentando provocar o protagonista.
A aquisição de sua mana é um capítulo à parte na história, bem interessante.[/COLOR]

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[COLOR="#000000"]Pamela Ibis[/COLOR]
[COLOR="#000080"]Pamela é um fantasma que vive na escola Al Revis.
Resolve se juntar ao grupo em busca de diversão, assustando as pessoas.
Já fez aparições em games da série Atelier Iris.[/COLOR]

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[COLOR="#000000"]Anna Lemouri[/COLOR]
[COLOR="#000080"]A espadachim de apenas 12 anos é uma das personagens mais fortes do game.
Apesar da idade, é uma garota bastante madura e perfeccionista, sempre está treinando seus golpes e dá dura em todo mundo.[/COLOR]

muppybj4.jpg


[COLOR="#000000"]Muppy Oktavia Wonderchak VIII[/COLOR]
[COLOR="Navy"]Sem dúvidas, o "estudante" mais bizarro da turma.
É um extraterrestre que aparece na trama e acaba ficando na sua party.
Divertido e cheio de segundas intenções com o planeta, Muppy é diversão garantida nos diálogos.
[/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Sistema de Jogo[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="Navy"]Mana Khemia, antes de mais nada, não é sobre batalhas infinitas atrás de level up sem parar.
Para evoluir no game, necessita-se conquistar itens, cada vez mais raros durante a jogatina.
Cada um dos personagens tem um tabuleiro, parecido com a Sphere Grid de Final Fantasy X, e que se chama Grow Book.
Nesses tabuleiros, são colocados todos os itens que o jogador consegue criar com a alquimia.[/COLOR]

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[COLOR="DarkRed"]uma pequena imagem demonstrando o GROW BOOK de Flay[/COLOR]

[COLOR="#000080"]Cada item colocado no Grow Book libera algumas habilidades e outras features, como +HP ou +SP, aumenta o ataque do personagem, sua defesa, conquista magias e skills novas, entre outras coisas.
Para "comprar" a habilidade liberada pelo item, usa-se o AP.
O AP é, além de dinheiro e itens, a única coisa ganha durante as batalhas.
Batalhar é preciso sim, mas nem tanto quanto nos outros games.

A progressão do game se dá como dias em uma semana. Como se cada semana representasse uma grande etapa a ser concluída na faculdade de alquimia.
São, geralmente, dois ou três dias em que se é obrigado a aprender alguma técnica, alguma coisa relacionada ao universo do jogo.
A maioria são tutoriais. E isso é avaliado no final da operação.
Com boas notas, pode-se preencher facilmente seu boletim e ganhar assim FREE TIMES.
Os free times são dias livres, dias nos quais você pode ir atrás das side-quests, que ficam listadas num hall central dos estudantes.
Nesses free times também é possível descobrir mais sobre cada personagem do seu grupo, falando com ele e escolhendo sempre a primeira opção.
Isso gera situações hilárias, muitas vezes apenas de complemento da história, mas que fazem toda diferença no final do game...[/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Fabricando Itens[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="#000080"]No seu workshop, existe um caldeirão sempre pronto pra ser usado.
É através dele que se criam itens, usando a alquimia.
Armas, armaduras e acessórios podem ser fabricados em uma outra sala da escola e seguem um processo semelhante.
Vou dar uma breve explicação sobre a criação de itens:[/COLOR]

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[COLOR="#8b0000"]aqui é mostrada a sintetização do Heal Jar, item básico de cura[/COLOR]

[COLOR="Navy"]Assim que se aproxima do caldeirão, surge a lista de itens disponíveis para serem criados (a quantidade depende de quantas receitas você possui).
Cada item pede uma quantidade de ingredientes, estes por sua vez são conseguidos nas dungeons e/ou com inimigos abatidos.
Praticamente TODOS os itens fabricados no WORKSHOP dependem de ingredientes vindos das dungeons, ou seja, terá que caçar itens nas dungeons.
É um dependente do outro: fabricação de armas/armaduras/acessórios depende da fabricação de itens, que dependem de ingredientes.
Para conseguir os ingredientes, são dadas ainda diversas ferramentas ao jogador, como pás pra cavar as hortas, uma picareta pra conseguir preciosos metais e ainda um bumerangue pra se alcançar algumas raras frutas de árvores longínquas.
Tendo os ingredientes necessários, é dado início à criação do item.
Todo item, ao ser criado, deve ser levado em conta o fator ETHER, esse fator é primordial na confecção dos melhores itens.
Digamos que você queira sintetizar o item Nicro Cloth.
Para fabricar o Nicro Cloth, você precisará de: Spinacherb, Tuft e Clear Water. São 3 itens encontrados nas dungeons.
De posse dos três, comece a sintetizar: surge uma roda, com símbolos girando.
São os elementos que vão ser fusionados no item: dependendo dos símbolos escolhidos, é gerado um item com determinado ETHER LEVEL.
E isso depende da compatibilidade de tal item com os elementos. Isso gera uma gama enorme de combinações de ETHER LEVEL.
Cada um dos símbolos, ou aumenta o ETHER LEVEL, ou diminui.
Pode-se ainda contar com a ajuda dos membros do seu grupo, cada um deles tem uma habilidade especial, como ZERAR o ETHER LEVEL, subir o mesmo, transformar todos os símbolos em um somente, etc.
"Mas como eu sei quando é um bom ETHER LEVEL?", a maioria pergunta.
Simples: consultando uma tabela onde mostra-se o item Nicro Cloth, no menu do jogo mesmo.
Lá se obtem as afinidades de determinado item, facilitando sua sintetização máxima.
Dependendo de como você o fabricar (obtendo um ETHER LEVEL bom), isso vai influenciar em quaisquer arma/armadura/acessório que você venha a criar posteriormente.

Agora, vamos ver a parte de fabricar armas/armaduras/acessórios.[/COLOR]

[COLOR="#000080"]Por exemplo: digamos que você queira criar uma armadura, por exemplo, o Male Uniform (uma das primeiras armaduras a serem feitas).
Ela necessita de 3 itens: Nicro Cloth, Worn Armor e Gear. Apenas um de cada serve.
Desses 3 itens, o Nicro Cloth e o Worn Armor podem ser fabricados, mas o Gear não. É um item RAIZ, ou seja, só pode ser encontrado. É um INGREDIENTE.
Nota-se que, na parte de criação de armas/armaduras/acessórios, todo tipo de coisa pode ser pedida: desde itens fabricados até ingredientes puros.
Nesse caso, o jogador precisa se embrenhar nas dungeons atrás desse ingrediente, pra poder fabricar a tal armadura.
Isso é somente UM exemplo isolado, são INÚMERAS armaduras, armas, acessórios, itens de apoio, de ataque, de cura, são muitos mesmo.
Leva-se muito em conta a criação dos itens, eles influenciam demais da criação das armas/armaduras/acessórios, inclusive em magias, possibilitando magias mais fortes.
Vale a pena "perder" um tempinho lendo os tutoriais pra aprender a fazer os melhores itens e, assim, conseguir as melhores armas, armaduras e acessórios do game.[/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Mas, Mana Khemia é só isso ?[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="Navy"]Claro que não. Lógico, o recheio do bolo é a alquimia, mas o game tem batalhas memoráveis.
Os chefes, geralmente, darão alguma dor de cabeça, principalmente se o jogador não estiver bem equipado e bem evoluído do Grow Book.
É bom levar grandes quantidades de itens de cura e que revivem, algumas batalhas são bem longas.
Como é um game em que não é preciso enfrentar milhares de batalhas pra se evoluir, isso acaba acelerando as coisas de certo modo.
Mas a caça por itens raros acaba por preencher esse, digamos, "vazio".

Os inimigos nos cenários são visíveis, assim como nos games de Atelier Iris: são bolas vermelhas com olhos, vagando pelos cenários.
As batalhas são por turnos também, com direito á menuzinho e tudo mais.
Você sabe quando é sua vez e traça estratégias baseando-se na trilha de "cartas" que percorre o alto da tela, mostrando os turnos de inimigos e aliados (algo similar acontece em Final Fantasy X, mas na lateral).
Algumas magias podem preencher mais espaços nessa trilha, fazendo com que elas se repitam em determinado tempo (daí pode-se traçar estratégias).
Algumas magias ainda anulam turnos inimigos ou "apagam" magias colocadas nessa trilha.

Nas dungeons, o horário influencia (e muito) na dificuldade dos inimigos, mesmo sem entrar em batalhas.
Em períodos diunos, os inimigos se movimentam mais lentamente, ficando fácil prever suas investidas.
Já à noite, eles ficam rápidos e mais fortes nas batalhas, rivalizando até com alguns chefes em termos de dificuldades, por isso, avalie bem as situações antes de continuar a procurar por algum item raro durante à noite do game.
As batalhas acontecem de duas formas: ou encostando no inimigo (que dá vantagem à ele), ou atacando-o com um punhal que Vayne carrega (o que lhe dá vantagem de início).
Esse punhal ainda serve pra cortar grama (encontrando itens, muitas vezes) ou simplesmente matar alguns inimigos mais fracos (que são azuis e geralmente aparecem em áreas já muito visitadas pelo jogador).[/COLOR]

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[COLOR="#8b0000"]uma pequena tela mostrando Vayne explorando um cenário e partindo pra batalha com um inimigo[/COLOR]

[COLOR="#000080"]As quests também estão repletas de novidades, com bons itens a serem conseguidos, às vezes até armas prontas.
Muitas quests envolvem apenas a fabricação de determinado item, que algum aluno da escola requisita à você.
Outras te levam à batalhas àrduas, contra inimigos poderosos (deixei de fazer duas delas por conta disso).

O sistema de batalha é simples: sempre que bater demais num inimigo, uma barrinha BURST se enche embaixo da tela.
Ao completar, ela libera o BURST, aparecendo na tela mais um espaço e alguma exigência para preenchê-lo.
Essa exigência vai desde levar danos, bater nos inimigos, usar magias de fogo, de água, de gelo ou mesmo buffar os aliados, etc.
Ao completar essa exigência, a barra final vai se completando: uma vez cheia, explode o FINISHING BURST.
Aí, basta escolher um personagen e soltar o "LIMIT BREAK" dele, que muitas vezes detona demais o inimigo (e é algo bem legal de se assitir).
É excelente contra chefes.[/COLOR]

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[COLOR="#8b0000"]Flay num ataque bem exagerado[/COLOR]

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[COLOR="#8b0000"]exemplo de Finishing Burst da Pamela[/COLOR]

[COLOR="#000080"]Durante as batalhas, seu time pode ter até 6 componentes.
Ele é divido em 3 personagens frontais (VANGUARD) e 3 reservas (SUPORT): os reservas contam com uma barra que se preenche, colorindo os mesmos e os tornado disponíveis pras trocas.
As trocas se dão rapidamente, permitindo fazer até 3 chains de personagens (3 reservas trocando com os frontais), fazendo combos deliciosos de se ver.
Isso também contribui muito pra se preencher a barra de BURST.[/COLOR]

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[COLOR="#8b0000"]tela que mostra os times montados: a parte acima é composta pelos "reservas"[/COLOR]

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[COLOR="#8b0000"]tela de batalha com os personagens; observem as 3 cartinhas no alto, à direita: ali estão os reservas.[/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Um jogo, vários finais[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="Navy"]Isso mesmo. Mana Khemia tem mais de um final. Mais de dois, aliás, tem vários finais.
Isso depende de como anda seu relacionamento com os personagens.
Lembram-se do que eu falei dos FREE TIMES ? Pois é, é nesse momento em que se conhece mais dos personagens do seu grupo.
Os finais se dão exatamente com aquele em que o jogador mais conversou durante esses free times, gerando assim, finais supreendentes com cada um deles.
Por isso, use muito bem seus free times com algum personagem que mais lhe agrade.
[/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Sons, gráficos e detalhes técnicos[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="Navy"]Falando do aspecto técnico de Mana Khemia, posso citar que existem slowdowns cretinos em determinadas partes.
Bastou juntar muitos inimigos no mapa e pronto, slowdowns irritantes acontecem.
Tirando esse fato, o resto do jogo é bem aceitável, dependendo do jogador.
Se não gosta do estilo 2D desenhado, desista.
O jogo não tem traços 3Ds, os caminhos são em um 2D estilizado, com profundidades, bem interessante mesmo.
As dungeons, bem como toda a Al Revis, são bem detalhadas.
Talvez falte algum polimento à mais nos cenários, mas nada prejudicial.
As batalhas são bem animadas, com magias rolando solto pela tela, inimigos bem grandes às vezes e todos bem desenhados.
Algumas magias são lindas e bem criativas, principalmente algumas que pegam a tela toda e os FINISH BURSTS dos personagens.
Um mais especial que o outro, vale a pena parar pra ver.
A música é um capítulo à parte: pense em solos de guitarra embalando batalhas acirradas.
É exatamente isso! As músicas das batalhas me surpreenderam, é algo de se comprar a OST original pra se ouvir no carro!
Todas as outras músicas também são inspiradas, mesmo as de menus. E, detalhe: todas elas mudam conforme se progride no game.
[/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Finalizando[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="Navy"]Pra terminar, gostaria de dizer que Mana Khemia não é realmente indicado pra qualquer um.
Eu mesmo, quando comecei a jogar, torci o nariz pra esse fato de ter que ficar fabricando itens ao invés do velho método de matar, matar e matar pra evoluir.
Mas o jogo te pega de uma forma, que começa a dar prazer ao pesquisar e correr atrás de itens raros.
Os personagens também valem muito a pena, cada um deles é único, não está ali apenas por estar (talvez o Muppy :p).
O game não é muito difícil, tem suas dificuldades, principalmente pra se fazer os itens, mas nada que umas boas lidas não resolvam.
Outra coisa: jogue com o som japonês e legendas em inglês para compreender a trama. A dublagem americana, como na maioria das vezes, é uma droga.
Por fim, recomendo muito o game.[/COLOR]

[COLOR="Navy"]Não gosto de dar notas aos games, mas, como o povo gosta de notas, vou dar aqui as notas que daria se fosse avaliar por esse método.[/COLOR]
[COLOR="Navy"]
[COLOR="#8b0000"]Gráficos: 8 [/COLOR]- podia ter uma polida melhor nos cenários

[COLOR="#8b0000"]Sons: 10 [/COLOR]- músicas empolgantes e bela dublagem JAPONESA

[COLOR="#8b0000"]Jogabilidade: 8 [/COLOR]- a exploração dos cenários poderia ser maior, mas a enorme gama de criação de itens somada à caça dos mesmos acaba compensando.

[COLOR="#8b0000"]Dificuldade: 7 [/COLOR]- não é um game difícil, nem tão fácil, depende do jogador se entregar e se aprofundar no esquema de sintetização proposto pelo game.

[COLOR="DarkRed"][SIZE="4"]Final: 9 [/SIZE][/COLOR]- não é média :D Esse RPG certamente figura entre o TOP 5 dos que eu mais gostei de jogar. Como eu já havia dito, recomendo que dêem uma chance à ele.[/COLOR]

[SIZE="3"][COLOR="Black"]Trailers e vídeos in-game:[/COLOR][/SIZE]

[COLOR="#000000"]Trailer americano[/COLOR]

[youtube]VF-GF5CPYiA[/youtube]
http://br.youtube.com/watch?v=VF-GF5CPYiA

[SIZE="1"][COLOR="Black"]Além da bela abertura, mostra cenas in-game, cutscenes, a parte de sintetização de itens e mais algumas coisas.[/COLOR]
[/SIZE]

[SIZE="3"][COLOR="#000000"]Demonstração dos Finishing Burns e ataques[/COLOR][/SIZE]

[youtube]QfScbz-j8h0[/youtube]

http://br.youtube.com/watch?v=QfScbz-j8h0

[COLOR="#000000"][SIZE="1"]Aqui é mostrado ataques de cada personagem, bem como seus respectivos Finishing Burns.
Foi o vídeo que me fez adquirir o game.[/SIZE]
[/COLOR] :D[/SIZE][/FONT]
 

Vaynard

Lenda da internet
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Putz...
To seco pra jogar esse jogo pq de hype seu, seu maldito :p
Pena que não tenho ps2, mas vai sair no PSP :rox :rox
O que me deixa triste é que atualmente está escasso esse tipo de rpg, só tem action praticamente agora e a square com a enxurrada de ports dos antigos FF.
De qualquer modo serei obrigado a jogar quando ele sair.
Mas agora to jogando outro RPG da Nis America que por sinal tem se mostrado apesar de pequena uma excelente publisher, só que da Idea Factory.
O Aedis Eclipse: Generation of Chaos, excelente também e de exército e patentes :D

Eu adoro esses rpgs underground, pena que são muito raros de achar...

Ah esqueci de comentar :p
Excelente análise, completa ao extremo.
 

Zeratul

Bam-bam-bam
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Eu sempre fiquei paquerando esse jogo mas sempre o deixo para tras devido ao alto preço (eu compro originais de PS2 por ser colecionador de RPGs). Esses dias vi um sendo vendido a 170,00 reais no mercado livre...É claro que o vendedor está delirando pois nem no E-BAY ele vale isso.

Mas é aquilo, segue a regra: O que for da NIS/GUST/ATLUS é inflacionado :P

Excelente review e eu aproveito para lhe recomendar o Ar Tonelico que é um RPG nessa mesma linha só que com um simulador de "paquera". Se voce gostou de Mana Khemia com certeza irá adorar o Ar Tonelico ^^
 

Neurose

Ei mãe, 500 pontos!
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31 de Março de 2009 que sai a versão americana pra PS2, ou já saiu?
Fiquei empolgado, estilo de RPG que me amarro e meu PS2 volta pro papai aqui amanhã! :D
 

Mutou Kazuki

Ser evoluído
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Precisamos de mais jogos assim,nada de gráficos sensacionas,efeitos de luz lindos e etc...
Jogos com gráficos simples,mas com uma ótima história,personagens carismáticos e aquela vontade de não parar de jogar,coisa que hj em dia está rara,as produturas só querem saber de gráficos,e nada de história e carisma dos personagens!
 


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Eu ja zerei esse jogo e digo ele é bom demais :rox
nada de graficos para aproximar o gamer do jogo e sim a emocão que é enfrentar cada chefão desse game que pra min é muito melhor que muito jogo de graficos incriveis
 

Ten

Habitué da casa
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Já que eu resolvi deisar de ser lurker um pouco hoje, dizei-me: e a história? Pq sinceramente, hoje em dia eu to sentindo falta é de um rpg com historia que preste. Meu unico console atual é um nintendo DS, que o povo vive falando da extensa bibilioteca de rpg's e etc, só que 99% desses investem em algum sistema de jogo "revolucionario" e deixam a historia totalmente de lado. ;\
 
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