Não sei se vocês chegaram a ver esse documento das reações elementais:
https://docs.google.com/document/d/1FP-aLWaFVh7K_qGG987WBOI7ki_mm0gRdHS_YipEsTw/edit
Esses dias eu tinha testado mas não tinha dado certo, mas agora resolvi testar com Barbara e Diluc e deu certo. Diferente do que o pessoal pensava no lançamento do jogo, não existe um cooldown interno de 1,5 segundos pra reações. O que existe é que cada ataque aplica o elemento de forma individual com um cooldown interno separado, e cada ataque também aplica uma quantidade de unidades do elemento diferente.
Por exemplo, o Xingqiu ultado aplica água tanto das espadas ao redor do personagem da cópia do E como do ataque das espadas do Q, e as aplicações vão se stackando. Dessa forma, com duas fontes de aplicação ele consegue aplicar muito mais água do que normalmente seria com apenas uma skill e o jogador consegue procar reações mais rápido. E além disso, os multiplicadores de dano das reações também servem como um multiplicador de remoção das unidades do elemento.
Por exemplo, o E da Barbara aplica 1 unidade de água no inimigo, o cooldown não fala ali mas deve ser na média de 1,5 a cada 2 segundos. O E do Diluc em cada cast aplica 1 unidade de pyro de forma individual e sem cooldown. Se eu usar o E do Diluc sobre o água, por ser uma reação de 1.5x ela é considerada uma reação fraca e só vai remover metade da unidade que normalmente removeria.
Em outras palavras, usar um E do Diluc sobre um inimigo afetado por água vai remover apenas 0,5 unidade ao invés do normal que seria 1, e o inimigo vai continuar com água sobre ele depois da reação. Se eu usar melt com fogo sobre gelo, por ser uma reação forte (2x de dano), ele removeria o dobro das unidades e esgotaria o elemento cryo do inimigo muito mais rápido, permitindo menos reações. Ou seja, usar suporte de água pra um dps de fogo tem a vantagem de ser possível aplicar muito mais reações em um curto espaço de tempo.
Com a aura da Barbara, eu consigo pegar um Diluc e aplicar vaporizar com o Diluc nos 3 casts do E dele em um curto espaço de tempo pois cada cast remove apenas 0,5 U do elemento e isso possibilita o bicho sempre ter água praticamente.
Moral da história, a reação que tem um multiplicador maior não necessariamente vai ser melhor, pois a frequência de aplicação será bem menor. Aí vai depender se o jogador consegue ter mais de uma fonte aplicando o elemento ao mesmo tempo.