Beleza, agora calculei tudo certo da Hu Tao levando em conta o dano base das armas. Algumas conclusões:
- Artefatos provavelmente vai ser 2 pyro (bruxa) + 2 gladiador. Outras opções como 4 gladiador ou 2 pyro + 2 noblesse ficam um pouquinho atrás, são opções válidas se os substats estiverem melhores;
- Meteoro invertido deve ser outra opção boa, mas só gosto se tiver um Zhongli junto, aí não calculei no momento;
- HP% na ampulheta é uns 5% melhor que ATK%. De resto não compensa botar HP% nas outras peças. Em stats vai ser HP%/Pyro DMG bonus/Critical na ampulheta/cálice/tiara. Dá pra usar ATK% de boa na ampulheta se estiver com substats bons mas é levemente pior. Em substats é melhor focar em HP ao invés de ATK;
- Assim como pro Xiao, a melhor opção 4 estrelas de arma provavelmente vai ser a lança do passe. A Blackcliff fica pouca coisa atrás, com 2 stacks ainda é um pouquinho pior que a do passe. A Blackcliff só ganha da do passe com 3 stacks e com a do passe procando o efeito mínimo, mas suas duas boas opções;
- Black Tassel (lança 3 estrelas) tinha tudo pra ser uma boa opção mas como o ataque base dela é baixo, acaba limitando o ataque bonus máximo que a Hu Tao consegue. Continua sendo uma boa opção f2p ficando uns 15% atrás das outras duas que citei acima.
E agora vamos aos resultados. Levei em conta em substats uns 15% de taxa, 30% de dano crítico e 22% de ATK%, que são valores ok de conseguir. O que importa é o Average Damage (último campo), nas imagens eu mostrei todo o dano combinado junto ao invés de separado por skill pra ficar mais simples de ver.
Usei como base de comparação um Xiao na mesma situação de artefatos, nível 90 com talentos 8, que em 15 segundos no plunge (10 plunges que é o mais fácil de conseguir) dá em média 160k de dano com a Blackcliff sem stacks e 168k de dano médio com a lança do passe no efeito mínimo de 16%.
O combo completo consiste em 3 charged attacks, 3 aplicações do Blood Blossom, 2 combos completos de 6 ataques normais e ultimate. Não é garantido que vai ser possível dar isso tudo dentro dos 9 segundos (tirando a ultimate que vem depois), mas acredito que dê pra fazer.
Situação 1 - Hu Tao acima dos 50% de HP, sem procar a passiva 2 e com o dano mínimo da ultimate. Dano ao longo de 11 segundos em média, que seria o tempo estimado do combo completo com cada arma, sem reações, pior cenário possível:
Situação 2 - Hu Tao abaixo dos 50% com 33% de pyro bonus da passiva 2 e ultando com menos de 50% de HP dando dano extra. Contando também o bonus extra da nova lança 5 estrelas. Mesmo tempo estimado de 11 segundos, ainda sem reações:
Agora ela parece bem melhor, porém no seco e sem reação ainda não é tão alto. Ela tem uns 4 segundos de diferença pro Xiao, tempo usado pra setar outra coisa ou dar um burst com outro boneco e recuperar energia. Talvez dá pra usar uma Mona antes de ultar com ela. Ela também comba bem com um Bennet pra da ressonância e mais atk flat pra ela aumentando esse dano. Se procar melt na ultimate o dano médio aumenta de 16 a 20k dependendo da arma. E se contar reações ao longo do combo também dá pra aumentar essa média em até 50%, mas realisticamente não vai procar reação sempre, então talvez uns 20% a 30% a mais.
Enfim, agora tá parecendo bem decente até com várias opções de reação pra amplificar esse dano. Só vai ser complicado usar essa mecânica de perder e recuperar HP pra melhorar o dano. Acredito que ela vá sofrer alterações até o lançamento, quando estiver próximo vejo o que precisa atualizar.
Inclusive essa lança nova foi feita especialmente pra ser de longe a melhor arma pra ela, ativa até um efeito bonus abaixo dos 50% pra combar com a passiva 2 e ult dela.