O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquecimento normal [notebook]

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Tô rodando o CPUID HWMonitor e ele marca uma média entre 70-82ºC em uso pesado (jogos), com máximo de 97º.

Ele tem pouco mais de um ano. Meu receio é perder o bichinho cedo. Isso desgasta a vida útil do notebook? Está em uma média aceitável?

O note é o Samsung x51 expert.
 

malucovisk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.142
Pontos
293
É normal notebooks esquentarem mais que PC. Aqui bate 85-90ºC fácil em jogos mais pesados.

Por conta disso baixei e instalei o notebook fan control há mais de 1 ano, funciona que uma beleza. O que ele faz é alterar a velocidade da fan de acordo com o perfil que vc setar. No meu caso, passou de 70ºC a fan fica a 100%, geralmente estabiliza entre 70-75. Obviamente o notebook acumula mais poeira e o barulho da alta rotação fica nítido, mas prefiro isso do que usar o notebook em altas temps. O problema é se não tiver um perfil para o seu notebook ou modelo similar...

Sim, diminui a vida útil, pode dar alguma m**** na placa mãe e ai já era. Apesar de que as temperaturas máximas suportáveis geralmente beira 100ºC, mas considero isso absurdo... Alias, passou de 80ºC já acho ruim tanto para usar quanto pela vida útil do notebook.

Outra opção é trocar a pasta térmica. De preferência gelid extreme ou ICD. Notebooks precisam de uma pasta mais viscosa e com propriedades químicas mais específicas. A MX-4 por exemplo em pouco tempo vira pó.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
É normal notebooks esquentarem mais que PC. Aqui bate 85-90ºC fácil em jogos mais pesados.

Por conta disso baixei e instalei o notebook fan control há mais de 1 ano, funciona que uma beleza. O que ele faz é alterar a velocidade da fan de acordo com o perfil que vc setar. No meu caso, passou de 70ºC a fan fica a 100%, geralmente estabiliza entre 70-75. Obviamente o notebook acumula mais poeira e o barulho da alta rotação fica nítido, mas prefiro isso do que usar o notebook em altas temps. O problema é se não tiver um perfil para o seu notebook ou modelo similar...

Sim, diminui a vida útil, pode dar alguma m**** na placa mãe e ai já era. Apesar de que as temperaturas máximas suportáveis geralmente beira 100ºC, mas considero isso absurdo... Alias, passou de 80ºC já acho ruim tanto para usar quanto pela vida útil do notebook.

Outra opção é trocar a pasta térmica. De preferência gelid extreme ou ICD. Notebooks precisam de uma pasta mais viscosa e com propriedades químicas mais específicas. A MX-4 por exemplo em pouco tempo vira pó.

Testei o fan control e outros programas, mas não consigo controlar o meu note. É uma pena.

Eu tenho receio de estragar o computador. Não tenho condição de arcar com outro e uso esse para lazer e trabalho. Limpei as saídas de ar com um pincel (tinha um pouco de poeira). Estou buscando agora na internet como limitar o desempenho da máquina.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Meu amigo trouxe de fora um Alienware AWR-17R5-M30C com uma Monstra GTX 1080 e um i9. Uma pequena fortuna, e passou dias quase em depressão tentando resolver o problema das temperaturas, afinal...Garantia Soy Jo quando se traz algo de fora né?

Enfim, ele resolveu depois de ariscar um procedimento com Metal Liquido, diz ele que o procedimento mais tenso que ele já fez e olha que ele é engenheiro e trabalha com informática.

Mas saiu de Horrendos 98 graus, para tranquilos 77 em full load.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Mandei para a assistência trocar a "pasta". Resultado: ele voltou esquentando mais do que antes. Percebi que a ventoinha não faz mais barulho (antes, quando ligava algo que demandava do notebook a fan parecia que ia levantar vôo). Minha suspeita é que ou o cara não ligou direito, ou ele pegou a fan nova pra ele e botou uma velha. Sou conspiracionista e espero estar errado.
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.110
Reações
20.433
Pontos
753
Dá um undervolt na CPU. É o primeiro procedimento que faço, mesmo se não estiver torrando, e dá resultados imediatos. Pra completar, tem que trocar a pasta térmica, que normalmente é um chiclete vagabundo, até nos laptops mais caros. Recomendo Kryonaut, ou a poderosíssima Conductnaut, que requer cuidados ao aplicar, pq é condutiva.
E amigo, tem que pesquisar até ficar vesgo, pra achar assistência técnica confiável. Não acredite em propagandas ou indicações, pois o que tem de aventureiro incapaz, ou safado desonesto, é brincadeira. Veja se a assistência tem canal no YT, e observe os comentários. Tipo: em Goiânia, por exemplo, um cara a quem se pode entregar qq coisa de olhos fechados é o Getúlio, da Getech; basta olhar a qualidade de seu trabalho no YT.
São dicas de quem já teve bons laptops de jogos. E sim, calor é o maior inimigo de componentes eletrônicos, e qq coisa acima de 80C, por mais que venham com papo de "é normal, a TJunction é 100C, bá, blá, blá," é ruim.
 


Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Esse meu da assinatura passa dos 90º jogando GTA faz uns 3 anos mas vai se acostumando pq notebook é isso ae
 
Topo Fundo