O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


As Batatas Podres - Eu com visões de direita às vezes

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
duererapocalypse740602jn5.png



Costumo dizer, em tom de brincadeira, que existem três carreiras em que o pacto com o tinhoso é comum: advocacia, jornalismo e publicidade. Elas não são ruins em si; há bons profissionais em todas as áreas e essas três não são diferentes. Elas não são ruins nas essências, mas nos pressupostos. Elas não são a causa de nada, são sintomas. Mas todo sintoma deixa no ar aquela dúvida comum: pode-se dizer que a pessoa continua doente se os sintomas desapareceram?

Lembro ao leitor que reconheço o valor dos profissionais dessas três áreas. Há nelas bons profissionais e maus profissionais; picaretas e homens justos; crápulas e santos. Que a carapuça seja usada apenas por aqueles a quem ela servir.

Advocacia

Recorrer a ela é dar provas da própria incompetência para lidar com outra pessoa num conflito qualquer — a.k.a. litígio. Por exemplo, a traseira de seu carro estacionado pode ter sido atingida por um motorista bêbado que não dá sinais de que vai pagar pelo prejuízo — e que o ameaçará se você insistir nisso. Como dialogar com quem não se dispõe ao diálogo? Recorre-se a um advogado para que ele seja nosso porta-voz diante de um tribunal e, eventualmente, dialogue com nosso opositor. Eu ficaria triplamente envergonhado com isso: além de atestar minha incapacidade para lidar com imbecis eu estaria certificando minha condição de zé-mané diante do Estado e, logicamente, reafirmando a idéia nauseante de que eles (advogados, juízes, tribunais, códigos etc.) sabem algo que eu jamais vou saber. A partir daí você é o “cliente do dr. fulano” e o adevogado vai referir-se a você como “meu cliente”. E, é claro, prepare-se para juntar-se àquelas pilhas de pastas que aparecem nas reportagens sobre a lerdeza do Judiciário.

Você pode ganhar a causa, mas a esta altura já terá perdido todo o restante.

Publicidade

Funciona assim: você quer vender algo e dispõe de dinheiro; em vez de usar esse dinheiro no aprimoramento de seu produto ou serviço, você o entrega a alguém que dirá às pessoas como é maravilhoso ter aquele produto ou dispor daquele serviço.

Entendo que as coisas não são tão simples hoje que possam dispensar o trabalho de um publicitário. Não basta ter um excelente produto e clientes fiéis dispostos a fazer uma divulgação direta, pelo simples motivo de estarem satisfeitos (como eu faço com o
Opera, por exemplo). Consegue-se prestígio desta forma, mas não dinheiro. É necessário vender em quantidade, é necessário aporrinhar a paciência do cliente e transformá-lo em espectador e consumidor.

Mas de repente você vê a megalomania de certas campanhas publicitárias, desliga a TV e agradece emocionado a existência dos profissionais simples e capazes dos pequenos estabelecimentos, como alfaiates, marceneiros e açougueiros. Sem eles eu realmente acreditaria que imagem é tudo.

(Por razões higiênicas não vou falar do marketing político)

Jornalismo

Abra um jornal, qualquer jornal. Ele transmite uma mensagem muito clara: “Isto é importante para você”. Você não lê o mundo através do jornal, o jornal lê o mundo para você — o que é bem diferente. “Imparcialidade” é apenas o nome de fantasia do time para o qual o editor-chefe torce. Ele é quem sabe o que é importante para você. É uma maluquice que não apenas não impede que os jornais existam como também garante a fidelidade de leitores e espectadores, o que atesta a incompetência das pessoas para definir as próprias prioridades. Afinal, elas não sabem o que fazem, o que querem, o que pensam.

Decerto nem tudo é imparcialidade num jornal. Deve ser difícil manipular o noticiário esportivo ou meteorológico (aquecimento global à parte, é claro). No que diz respeito ao noticiário político, cultural, econômico e mesmo o científico, as coisas são um tanto diferentes. Os números não mentem, mas as interpretações dos números ganham ares de verdade incontestável à proporção inversa de sua ligação com a realidade; entidades desconhecidas tornam-se templos de autoridade; idiotas pronunciam-se como se fossem profetas. O momento máximo da honestidade jornalística são as colunas sociais: lá você pode ter certeza de que todos estão mentindo.

*
A capacidade de interagir com outras pessoas tornaria a advocacia desnecessária; se posso dialogar com quem me prejudicou, para quê um advogado? Se não posso, como não ver minha responsabilidade nessa incapacidade?

A capacidade de fazer um bom produto ou oferecer um bom serviço dispensaria o trabalho dos publicitários. Claro que publicitários vendem bons produtos também, mas tudo depende do que você quer: clientes ou consumidores. As diferenças são evidentes: para quem vende, para quem compra e para as pessoas ao redor, mesmo as que não têm nada com isso.

A capacidade de buscar por si aquilo que realmente lhe interessa poderia não dispensar o jornalismo, mas faria com que ele deixasse de ser aquilo que ele é para tornar-se aquilo que muitos dizem que ele será em breve. O Google News parece propor essa direção.

Não seria o fim do jornalismo, porque sempre há jornalistas de carne e osso atrás dos portais de notícias, mas seria o fim do jornalismo ideológico — uma das piores pragas modernas.

*
Advocacia, publicidade e jornalismo são algumas das carreiras que se sustentam na idéia de que a sociedade é ruim, incompetente, ineficaz, estúpida e crédula. São os abutres da sociedade. A incapacidade mortiça das pessoas para as coisas mais elementares, para as coisas que definem a própria condição humana, é que origina essas carreiras. Você pode não saber fazer um sapato ou cultivar hortaliças, mas se você não sabe defender as próprias causas, os próprios produtos e a própria inteligência, que raio de pessoa você é?


Abraços
alien.gif
spock.gif
 

Federado777

Ser evoluído
Mensagens
371
Reações
0
Pontos
41
:( Futuro publicitario....bom, se estagio conta ja sou um...

Mas é paia mesmo...sou pago pra te empurrar uma coisa que voce nao precisa :p
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.933
Reações
39.404
Pontos
2.044
Na maioria das vezes é necessário contratar um advogado porque quem pisa na bola com o cidadão é o Estado, simplesmente por não cumprir a própria lei.
 

taschetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.795
Reações
611
Pontos
874
É difícil mesmo não existirem profissionais incompetentes e corruptos nestas 3 áreas, visto que, todo ano, milhares e milhares de novos advogados, jornalistas e publicitários são vomitados no mercado pelas centenas de faculdades - muitas sem preparar da forma devida - existentes neste nosso país.

Ora, se começa com a faucatrua ou vai ter que batalhar muito mais para encher seu bolsinho. E como a maioria dos seres humanos segue a lei do menor esforço, mesmo que isso quebre um ou outro princípio ético, temos a atual situação.

Por isso que eu escolhi a engenharia. Hahah :P
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Uma visão bem pessimista das três áreas! Sob o ponto de vista do 'pior caso' é isto mas cabem igualmente três argumentações opostas de igual valor...
O texto é bom.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
sparcx86;2617080 disse:
Uma visão bem pessimista das três áreas! Sob o ponto de vista do 'pior caso' é isto mas cabem igualmente três argumentações opostas de igual valor...
O texto é bom.
Por isso eu comecei assim:
Pack Man;2616948 disse:
Costumo dizer, em tom de brincadeira, que existem três carreiras em que o pacto com o tinhoso é comum: advocacia, jornalismo e publicidade. Elas não são ruins em si; há bons profissionais em todas as áreas e essas três não são diferentes. Elas não são ruins nas essências, mas nos pressupostos. Elas não são a causa de nada, são sintomas. Mas todo sintoma deixa no ar aquela dúvida comum: pode-se dizer que a pessoa continua doente se os sintomas desapareceram?

Lembro ao leitor que reconheço o valor dos profissionais dessas três áreas. Há nelas bons profissionais e maus profissionais; picaretas e homens justos; crápulas e santos. Que a carapuça seja usada apenas por aqueles a quem ela servir.
:kongpositivo:
 


sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Sim mas não se refere aos profissionais mas sim à área. No caso do direito, existem situações em que realmente você precisa de um advogado senão vai em cana.
No caso da publicidade seu produto ainda não é conhecido no mercado por ser novo e etc.
 

ranma_kun

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
776
Reações
1
Pontos
739
Acho q nesse mundo não podemos ficar sendo escrupulosos demais xD

o/
 

finntroll

Ser evoluído
Mensagens
448
Reações
1
Pontos
46
afinal, qual é o objetivo do texto?

acho que faltou uma análise histórica destas profissões, o que mudaria completamente as conclusões do texto.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
finntroll;2617155 disse:
afinal, qual é o objetivo do texto?

acho que faltou uma análise histórica destas profissões, o que mudaria completamente as conclusões do texto.
o objetivo está no titulo... ora bolas, não é uma analise histórica de nada, nem quero com isso mudar a epistomologia da profissão, está bem claro é só não olhar com os olhos apaixonados o texto que vai perceber...
 

ranma_kun

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
776
Reações
1
Pontos
739
Pack Man;2617141 disse:
percebo nos seus posts isso...


o engraçado é q as pessoas gostam de perder tempo com filosofias vagas e sem sentido.. no caso do texto, não concordo com nenhum deles :p

como eu vou anunciar meu produto sem a publicidade? como vou obrigar uma empresa digamos a pagar o q me deve sem um advogado? como vou saber o q tah acontecendo do outro lado do mundo sem os jornais? ahh imparcialidade.. isso não existe .. só Deus poderia ser totalmente imparcial ;)

o/
 

finntroll

Ser evoluído
Mensagens
448
Reações
1
Pontos
46
Pack Man;2617165 disse:
o objetivo está no titulo... ora bolas, não é uma analise histórica de nada, nem quero com isso mudar a epistomologia da profissão, está bem claro é só não olhar com os olhos apaixonados o texto que vai perceber...

tá mais pra um esquerdismo o texto :p

tipo, o texto tá certíssimo na visão das profissões per se. Se fossemos para pra pensar muitas profissões não fariam sentido mesmo. Mas...ai que digo, eles estão inseridas num contexto social que não dá pra desprezar.

Cara, teus tópicos no VT são muito bons. ;D
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
ranma_kun;2617186 disse:
o engraçado é q as pessoas gostam de perder tempo com filosofias vagas e sem sentido.. no caso do texto, não concordo com nenhum deles :p

como eu vou anunciar meu produto sem a publicidade? como vou obrigar uma empresa digamos a pagar o q me deve sem um advogado? como vou saber o q tah acontecendo do outro lado do mundo sem os jornais? ahh imparcialidade.. isso não existe .. só Deus poderia ser totalmente imparcial ;)

o/
Tipo que tem nada a ver...
finntroll;2617209 disse:
tá mais pra um esquerdismo o texto :p

tipo, o texto tá certíssimo na visão das profissões per se. Se fossemos para pra pensar muitas profissões não fariam sentido mesmo. Mas...ai que digo, eles estão inseridas num contexto social que não dá pra desprezar.

Cara, teus tópicos no VT são muito bons. ;D
na verdade é um texto tão de direita que até o Olavo de Carvalho comentou ele quando escrevi =PPP.

Claro que não dá mas se eu fosse escrever algo realmente digno de analise de pontos não seria um texto beliscão, seria uma reportagem haurhaurh
 

Silver_spark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.551
Reações
207
Pontos
1.054
Tava com saudades de você nesse forum pack! Ja tinha pensado exatamente assim, a um tempo atraz, e você so fez reforçar coisas que eu ja achava! Mas não esqueça que o individuo pode ser brilhante, mas a humanidade é estupida!

Tudo na vida das pessoas é super simples de se entender e de se resolver, mas o medo, insegurança, e evolução direcionada para os equinos, torna tudo muito dificil!
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.933
Reações
39.404
Pontos
2.044
Este texto é teu pack man? É que achei o mesmo texto aqui, com data de 30/06/2007.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.933
Reações
39.404
Pontos
2.044
Pack Man;2617356 disse:
sim e se for no meu blog vai achar data mais antiga... =(

Beleza.:kongpositivo:

Teria de ampliar mais a parte da advocacia, já que os conflitos indicados como exemplo são apenas uma pequena parte dos problemas enfrentados.
 
Topo Fundo