O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AstrônomOS / FisicuzinhOS | 1a foto de um buraco negro p.35 | Mãe, no céu tem VY Canis Majoris? E morreu p.62 | Fotos TESUDAS James Webb p.63, 64...

Qual o teu nível de conhecimento sobre astronomia?


  • Total voters
    332

Ilellada

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.622
Reações
29.043
Pontos
619
Li ontem, não entendi muito bem o lance da forma irregular da órbita... Vou pesquisar com mais tempo.
pelo que eu entendi, um planeta errante passou a bilhões de anos atrás próximo a ele e desestabilizou sua orbita, algo como dizem ter acontecido +- com urano e netuno
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
vc sabe que o sistema solar é assim né?
tumblr_mj0vvcqnZx1qdlh1io1_400.gif


eu descobri uns meses atras e pqp me esclareceu muita coisa em relação a orbita de estrelas e planetas!

Interessante.

Mas sim, disso eu sei :klingua2

Nas minhas "aulas" pra minha namorada (de um semi-leigo pra uma extremamente leiga, mas curiosa) estávamos falando sobre os movimentos da Terra, no caso o "nela própria" (rotação 1 e translação 2) e em volta do Sol 3.

Mas se formos ver, o Sol também orbita algo, correto? Sei lá, o buraco negro da nossa galáxia quem sabe.

Logo, é correto afirmar que a Terra tem um quarto movimento?

O movimento do sistema solar na galáxia não é assim não. Esse vídeo/gif ta todo errado.

http://www.slate.com/blogs/bad_astr...ing_sun_s_motion_through_galaxy_is_wrong.html
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.695
Pontos
1.899
Além de lindo, 1,94 de altura, loiro, olhos azuis, ainda curte astronomia. Talvez porque você é um gato e mia, se atrai pelos astros, que no miam.
Estou apx.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
O movimento do sistema solar na galáxia não é assim não. Esse vídeo/gif ta todo errado.

http://www.slate.com/blogs/bad_astr...ing_sun_s_motion_through_galaxy_is_wrong.html

Parem de me enlouquecer c***lho!

Por que ta todo errado? O Sol não orbita algo também? Ou seja, ele não ta em movimento, consequentemente arrastando a porra toda que gira feito a Vera Verão na volta dele?

Se sim, não é correto afirmar que todo o sistema faz o movimento exatamente como na gif?

O segundo vídeo da matéria mostra bem o que quero explicar.

Além de lindo, 1,94 de altura, loiro, olhos azuis, ainda curte astronomia. Talvez porque você é um gato e mia, se atrai pelos astros, que no miam.
Estou apx.
1,975.

@tortinhas10 manja!
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Parem de me enlouquecer c***lho!

Por que ta todo errado? O Sol não orbita algo também? Ou seja, ele não ta em movimento, consequentemente arrastando a porra toda que gira feito a Vera Verão na volta dele?

Se sim, não é correto afirmar que todo o sistema faz o movimento exatamente como na gif?

O Sol orbita o centro da galáxia sim, e os planetas vão junto com ele sim, isso é correto.

Mas esse movimento helicoidal do vídeo tá todo errado. Não é assim que os objetos do sistema solar se deslocam.
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
O Sol orbita o centro da galáxia sim, e os planetas vão junto com ele sim, isso é correto.

Mas esse movimento helicoidal do vídeo tá todo errado. Não é assim que os objetos do sistema solar se deslocam.

Então como é o certo?
Primeiro bom tópico do Zé do caixão. :eek:


Brinks :klol



Porém perdeu pontos por não ter me citado, sou figurinha carimbada em tópicos sobre astronomias, inclusive eu tenho um tópico à respeito e é deveras interessante:

http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/se-a-lua-tivesse-somente-1-pixel.435862/

Nem imaginava que tu curtia astronomia, pensava que só curtia piro... Deixa pra lá...

No mais, ao contrário do que tu pensa sobre meu tópico (que modéstia a parte beira a perfeição), não achei teu tópico bom, sendo bem franco, ta um lixo.
















Brinks até postei lá, é outro bagulho enlouquecedor!
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Então como é o certo?


Nem imaginava que tu curtia astronomia, pensava que só curtia piro... Deixa pra lá...

No mais, ao contrário do que tu pensa sobre meu tópico (que modéstia a parte beira a perfeição), não achei teu tópico bom, sendo bem franco, ta um lixo.
















Brinks até postei lá, é outro bagulho enlouquecedor!


E sim esse tópico merece ser fixado, inclusive você poderia deixar alguns links interessantes no primeiro post.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Então como é o certo?

O plano do sistema solar é inclinado em um angulo de 60° e não 90° como no vídeo.
O Sol não deixa os planetas para trás como no vídeo, todos os objetos se movem pela galáxia como se fossem um objeto só, tudo no mesmo passo. O vídeo completo desta animação contém outros erros além destas mostradas no gif.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
pelo que eu entendi, um planeta errante passou a bilhões de anos atrás próximo a ele e desestabilizou sua orbita, algo como dizem ter acontecido +- com urano e netuno


Ao contrário do que muitos pensam as orbitas dos planetas não é algo fixo, o que temos agora é o momento perfeito para a vida, uma vez que o sistema solar tem várias condições boas para a "terra":

Primeiramente temos a distância perfeita do Sol e nossa orbita se encontra estável (ao contrário de Mercúrio, por exemplo).

Júpiter é nosso escudo perfeito, recebendo um verdadeiro bombardeio de asteroides.

A Lua que hoje está em comunhão com a Terra, mas lentamente vai se afastando de nós...

Na verdade é esperado que a orbita de Mercúrio mude daqui a bilhões de anos e a pequeno planeta seja arremessado do sistema solar, o que vai impactar a orbita de Netuno (se não me engano)

Júpiter e sua gravidade massiva também causa mudanças nas orbitas de outros planetas e lentamente a estabilidade do sistema solar vai se perder. Ou seja, esse acontecimento a que você se refere, é algo comum no universo e podemos esperar mais mudanças, só que todas acontecerão em escala de tempo astronômica.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
O plano do sistema solar é inclinado em um angulo de 60° e não 90° como no vídeo.
O Sol não deixa os planetas para trás como no vídeo, todos os objetos se movem pela galáxia como se fossem um objeto só, tudo no mesmo passo. O vídeo completo desta animação contém outros erros além destas mostradas no gif.


Exatamente, inclusive aquele movimento não seria compatível com a forma como funciona gravidade segundo a Teoria da relatividade.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
O plano do sistema solar é inclinado em um angulo de 60° e não 90° como no vídeo.
O Sol não deixa os planetas para trás como no vídeo, todos os objetos se movem pela galáxia como se fossem um objeto só, tudo no mesmo passo. O vídeo completo desta animação contém outros erros além destas mostradas no gif.
Agora sim eu entendi :rox

Ao contrário do que muitos pensam as orbitas dos planetas não é algo fixo, o que temos agora é o momento perfeito para a vida, uma vez que o sistema solar tem várias condições boas para a "terra":

Primeiramente temos a distância perfeita do Sol e nossa orbita se encontra estável (ao contrário de Mercúrio, por exemplo).

Júpiter é nosso escudo perfeito, recebendo um verdadeiro bombardeio de asteroides.

A Lua que hoje está em comunhão com a Terra, mas lentamente vai se afastando de nós...

Na verdade é esperado que a orbita de Mercúrio mude daqui a bilhões de anos e a pequeno planeta seja arremessado do sistema solar, o que vai impactar a orbita de Netuno (se não me engano)

Júpiter e sua gravidade massiva também causa mudanças nas orbitas de outros planetas e lentamente a estabilidade do sistema solar vai se perder. Ou seja, esse acontecimento a que você se refere, é algo comum no universo e podemos esperar mais mudanças, só que todas acontecerão em escala de tempo astronômica.

Ouvi esse paranauê aí da Lua se afastando... Por que isso? A Terra ta perdendo "força gravitacional"?

Bônus:

 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Agora sim eu entendi :rox



Ouvi esse paranauê aí da Lua se afastando... Por que isso? A Terra ta perdendo "força gravitacional"?

Bônus:



Por quê?
Esse afastamento se deve à fricção entre a superfície da Terra e a enorme massa de água que está sobre ela e faz com que, ao longo do tempo, a Terra gire um pouco mais lentamente sobre o seu eixo.

Para cada ação há uma reação igual e oposta. Esta é a terceira lei de Newton


fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150311_lua_terra_lab
 

Gunsmith.Cat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.760
Reações
1.187
Pontos
644
To começando a ver que português é uma linguagem inútil, só serve para falar com Brasileiro, que por sua vez, não produz estudos e artigos científicos.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Alguém ja viu palestras do Nassim Haramein? Estava vendo, fala coisas interessantes, mas perdi os links e não sei aonde parei.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Alguém ja viu palestras do Nassim Haramein? Estava vendo, fala coisas interessantes, mas perdi os links e não sei aonde parei.

Eu já, gosto de assistir todo tipo de vídeo no youtube.

Honestamente acho que esse tipo de palestra não faz parte do escopo deste tópico. Mas essa é só minha opinião.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
O que mais curto nessa de "metido a astrônomo" é o quão pasmas as pessoas ficam quando explicamos algo pra elas.
Reforçando que sou ridiculamente noob, mas perto da maioria das pessoas que lidamos no dia a dia, sou Einstein.
E ainda pagamos de inteligente :rox

Ontem tava falando com a minha mãe, que é ignorante pra c***lho tadinha, falando sobre a VY Canis Majoris, dizendo que é uma estrela milhares de vezes maior que o Sol, que por sua vez é milhares de vezes maior que a Terra... Ela ficou de boca aberta, então depois eu falei sobre o paranauê de bilhares de estrelas na galáxia etc etc Paradoxo de Fermi etc etc milhares de estrelas pra cada grão de areia na Terra etc etc...

Somem todos os memes possíveis de wat, nãopodise e variáveis que vocês conhecem. É como ficou a velha.

Saí da mesa, fui cagar e na volta não deu outra: tava ela vendo vídeo no YT e depois me comentou toda exibida: "filho, tu já viu esses vídeos do O Universo?" :kkk

É um assunto realmente viciante.

Por quê?
Esse afastamento se deve à fricção entre a superfície da Terra e a enorme massa de água que está sobre ela e faz com que, ao longo do tempo, a Terra gire um pouco mais lentamente sobre o seu eixo.

Para cada ação há uma reação igual e oposta. Esta é a terceira lei de Newton


fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150311_lua_terra_lab
É doido demais, Deus que me perdoe.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.526
Reações
12.746
Pontos
1.634
realmente é um assunto foda.
Tem um livro para iniciantes muitro bom, com varias fotos ultra coloridas e etc.

vou ver se acho a capa dele.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
E a parte das equações, vcs chegam a esse nível de manjesterona?

Equações matemáticas não são apenas úteis – também podem ter uma beleza própria. Muitos cientistas admitem ter preferência por uma ou outra fórmula não só por causa da função, mas pela sua forma, e as verdades simples e poéticas que contém.

Algumas equações, como E=mc² de Einstein, roubam as luzes dos holofotes, mas existem equações menos famosas que têm mais apelo entre cientistas. O LiveScience perguntou a físicos, astrônomos e matemáticos quais suas equações favoritas, e o resultado pode ser conferido a seguir:

11. Equação da Relatividade


A equação acima foi formulada por Albert Einstein como parte da revolucionária Teoria Geral da Relatividade, em 1915. A teoria mudou a forma como os cientistas entendem a gravidade, ao descrever a força como sendo uma deformação no tecido do espaço-tempo.

O astrofísico Mario Livio, do Space Telescope Science Institute, que escolheu esta equação como sua favorita, aponta que toda a genialidade de Einstein está nela.

“O lado direito da equação descreve o conteúdo de energia do nosso universo, incluindo a energia escura que descreve a aceleração cósmica, e o lado esquerdo descreve a geometria do espaço-tempo. A igualdade reflete o fato que na relatividade geral de Einstein, a massa e energia determinam a geometria, e concomitantemente a curvatura, que é uma manifestação do que chamamos gravidade”, diz Livio.

Kyle Cranmer, físico da Universidade Nova Iorque (EUA), acrescenta que a equação revela a relação entre espaço-tempo, matéria e energia. “Esta equação diz como tudo está relacionado – como a presença do sol deforma o espaço-tempo de forma que a Terra se mova em torno do mesmo em uma órbita, etc. Também diz como o universo evoluiu desde o Big Bang e prediz que devem haver buracos negros nele”.

10. O modelo padrão


Uma das teorias dominantes da física, o modelo padrão descreve a coleção de partículas fundamentais que se acredita fazerem nosso universo.

A teoria pode ser resumida em uma equação chamado modelo padrão lagrangiano (em homenagem a Joseph Louis Lagrange, um matemático e astrônomo francês do século 18), que foi escolhida pelo físico teórico Lance Dixon no Laboratório Acelerador Nacional SLAC na Califórnia (EUA) como sua equação favorita.

“Ela tem descrito com sucesso todas as partículas elementares e forças que temos observados no laboratório até hoje – exceto a gravidade, e isto inclui, é claro, o bóson de Higgs recentemente descoberto, que é o phi na fórmula. Ela é consistente com a mecânica quântica e a relatividade especial”, disse Dixon.

A teoria do modelo padrão ainda não foi unificada com a relatividade geral, e esta é a razão dela não descrever a gravidade.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.505
Reações
66.379
Pontos
1.554
Baixei um programa aqui, Space Engine, de ficar viajando pelo universo, achei bem loko
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.505
Reações
66.379
Pontos
1.554
Baixei um programa aqui, Space Engine, de ficar viajando pelo universo, achei bem loko
 
Topo Fundo