O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Audio Onboard ou Placa de Som??

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
Galera, a dúvida é simples... hoje eu tenho uma mobo ASUS Z170 PRO e tenho uma soundcard Asus Sound Blaster Z, onde conecto minhas caixas de som 2.1.

Já fiz o teste comparando as duas fontes e a diferença é brutal para a placa de som, excelente placa e tenho a mesma a anos.

Sei que as placas mãe mais recentes e top de linha possuem já drivers tão bom quanto ou até superiores a algumas placa mãe e fiquei com essa dúvida. Estou fazendo um upgrade no PC e comprei uma ASUS ROG Maximus Hero XII que é uma placa mãe 2020 top de linha e nela tem o driver de som;

Audio Chipset
ROG SupremeFX High Definition Audio CODEC S1220

Como eu consigo saber se esse chipset é superior ou não a minha placa de som Blaster Z?? Existe alguma informação técnica para eu saber isso? Caso seja, vou vender a placa de som e levantar uma grana.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Como eu consigo saber se esse chipset é superior ou não a minha placa de som Blaster Z?? Existe alguma informação técnica para eu saber isso? Caso seja, vou vender a placa de som e levantar uma grana.

Nesse caso a forma de saber é procurar se este chip de áudio é dedicado da Asus para a placa-mãe ou um realtek com nome bonito.

PS: Pesquisei rapidamente e não é uma solução dedicada da Asus para essa placa-mãe. É só um Realtek com nome bonito. Tem umas firulas a mais (tem até um DAC), mas duvido que se compare com uma placa de som offboard. No caso você tem que procurar uma mobo que tenha uma solução de áudio dedicada da Sound Blaster ou alguma outra marca que produza placa de som offboard.

Este tópico no reddit tem algumas respostas interessantes:

Esse aqui também:

Como você já tem a placa de som recomendaria mantê-la como precaução e caso sentisse que a solução que vem na Maximus Hero XII te atende aí poderia se desfazer da placa de som off, apesar de não achar uma boa ideia.
 
Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
Nesse caso a forma de saber é procurar se este chip de áudio é dedicado da Asus para a placa-mãe ou um realtek com nome bonito.

PS: Pesquisei rapidamente e não é uma solução dedicada da Asus para essa placa-mãe. É só um Realtek com nome bonito. Tem umas firulas a mais (tem até um DAC), mas duvido que se compare com uma placa de som offboard. No caso você tem que procurar uma mobo que tenha uma solução de áudio dedicada da Sound Blaster ou alguma outra marca que produza placa de som offboard.

Este tópico no reddit tem algumas respostas interessantes:

Esse aqui também:

Como você já tem a placa de som recomendaria mantê-la como precaução e caso sentisse que a solução que vem na Maximus Hero XII te atendesse e aí pudesse se desfazer da placa de som off, apesar de não achar uma boa ideia.


Perfeito bill, como sempre me ajudando, a anos já HAHA, imaginei que seria algo do tipo mesmo.

Vou esperar a mobo chegar e depois que eu testar eu volto aqui e posto as impressões das diferenças entre elas.
 

matmoraes

Novato
Mensagens
13
Reações
1
Pontos
13
se você quer um dac + amp externo com boa potência procure por kguss dac k3
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.669
Reações
20.664
Pontos
1.344
Eu uso uma sound blaster aqui e valeu cadê centavo. O ganho de potência e nitidez é muito foda se vc tiver par de caixas de som boas. Fora q pra fone de ouvido ganha outra vida.

Paguei 500 na época. Hj tá mais cara.

 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
Eu uso uma sound blaster aqui e valeu cadê centavo. O ganho de potência e nitidez é muito foda se vc tiver par de caixas de som boas. Fora q pra fone de ouvido ganha outra vida.

Paguei 500 na época. Hj tá mais cara.


Mano, é a minha placa HAHAHA, eu tenho ela a séculos já, esse microfone só que não uso mais, mas ela que eu conecto minhas caixas de som, o som é muito bom, mas minha MOBO como é top eu imaginei que o onboard dela fosse do mesmo nível ou superior, mas pelo visto, é inferior kkk
 


sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Eu não recomendo Realtek, pois um update do Windows 10 cagou no driver de som e por isso fiquei impossibilitado de usar qualquer microfone que dependa do driver interno de som.

Então se for usar som, ou use um interno mas com audio dedicado ou use placa dedicada PCI ou USB, embora recomendo mais USB pela praticidade de troca/transporte.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Eu não recomendo Realtek, pois um update do Windows 10 cagou no driver de som e por isso fiquei impossibilitado de usar qualquer microfone que dependa do driver interno de som.

Então se for usar som, ou use um interno mas com audio dedicado ou use placa dedicada PCI ou USB, embora recomendo mais USB pela praticidade de troca/transporte.
Nunca tive problema de audio com windows 7 pra frente, só ocorreu comigo quando era win98 ou XP. Tanto que tinha uma soundblaster na época( ela ainda esta aqui, mas começou a enferrujar os componentes, então parei de usar)
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Nunca tive problema de audio com windows 7 pra frente, só ocorreu comigo quando era win98 ou XP. Tanto que tinha uma soundblaster na época( ela ainda esta aqui, mas começou a enferrujar os componentes, então parei de usar)

Meu áudio funciona mas microfone não. E foi coisa de update do Windows mesmo, pois vários outros com Realtek tiveram o mesmo problema, que antes desse tal update, funcionava sem problemas.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Meu áudio funciona mas microfone não. E foi coisa de update do Windows mesmo, pois vários outros com Realtek tiveram o mesmo problema, que antes desse tal update, funcionava sem problemas.
Eu trabalho de homeoffice e uso microfone do headset, tb sem problemas aqui.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Meu áudio funciona mas microfone não. E foi coisa de update do Windows mesmo, pois vários outros com Realtek tiveram o mesmo problema, que antes desse tal update, funcionava sem problemas.
Seu microfone não dá som, não funciona ou esta chiando? só pra entender melhor.
Eu tenho dois tipos de headset, usb e entrada p2, ambos funcionam bem.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Chiando, mesmo no volume mínimo.
Fui testar de novo o fone p2 aqui por curiosidade, pois fazia algum tempo que não usava ele, pq o usb é 7.1.
O resultado, realmente não tem chiado nenhum, o único porém é que o microfone é super sensível e eu deixei em 45% e o boost em 0%, pq um ventilador no meu quarto pro microfone dele parece uma turbina de avião rsrs
Tentei atualizar o realtek e disse que já esta no ultimo driver aqui. Eu costumo baixar driver atualizados da mobo B450 e sempre mantenho tudo atualizado, o windows tb.
 
Topo Fundo