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Boeing negocia compra da Embraer, diz Washington Post

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
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Boeing negocia compra da Embraer, diz jornal americano

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

21/12/2017 15h05 - Atualizado às 15h52

A norte-americana Boeing está em negociação para adquirir a rival brasileira Embraer, o que fortaleceria sua atuação no mercado de jatos regionais, relatou o jornal "The Wall Street Journal", citando pessoas não identificadas familiarizadas com o assunto.

A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, ganharia um ágio substancial além dos US$ 3,7 bilhões de valor de mercado, disse o jornal nesta quinta-feira (21).

Segundo o WSJ, as empresas estão aguardando a palavra do governo brasileiro, que tem poder de veto sobre uma possível venda —a "golden share" (ação especial) da Embraer pertence ao governo. Os principais acionistas são a Brandes Investments Partners (15,03%), BNDESPar (5,37%) e Oppenheimer Funds (4,8%). Outros somam 73,86% e 0,94% é de ação em Tesouraria.

Para ajudar a atrair o governo, a Boeing estaria disposta a tomar medidas para proteger a marca, sua administração e empregos, disse uma das pessoas ao jornal. Também estruturaria um acordo de forma a proteger o interesse do governo no negócio de defesa da Embraer.

A Embraer é conhecida por fazer jatos regionais na faixa de 70 a 100 lugares, muito usados em rotas onde a demanda não garante o funcionamento de grandes aviões da Boeing ou Airbus. Essa é uma área de relativa fraqueza no portfólio da Boeing.

Especulações de que as duas empresas poderiam se associar de alguma forma começaram a circular em outubro, após suas principais concorrentes —a europeia Airbus e a canadense Bombardier— terem fechado uma parceria no programa de jatos CSeries.

A Boeing e a Embraer já trabalham em projetos, incluindo segurança de pistas de decolagem e combustíveis alternativos para jatos. A parceria se intensificou nos últimos anos para incluir o compromisso da Boeing com vendas conjuntas e a apoio à aeronave militar KC-390 da Embraer.

As ações da Embraer listadas na Bolsa norte-americana subiam 26%, para US$ 24,44. A Boeing, com sede em Chicago, caiu menos de 1%, para US$ 297,13.

Na Bolsa brasileira, as ações da Embraer subiam 21,38% às 15h40, cotadas a R$ 20.

NÚMEROS

A Embraer teve uma receita liquida de R$ 21,436 bilhões em 2016. No terceiro trimestre deste ano, registrou lucro líquido de R$ 351 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 111,4 milhões do mesmo período do ano passado.

À época do balanço, a empresa destacou a perspectiva desafiadora para 2018, pelo quanto a Embraer dependeria da sua nova linha de jatos de 70 a 130 passageiros, com a qual irá competir, com o modelo maior, com as aeronaves CSeries, da joint venture entre a Airbus e a Bombardier.

"A Embraer espera que 2018 seja um ano de transição, com a entrada em operação do primeiro modelo E2, o E190-E2, aliada a um mercado ainda estável nos segmentos de aviação executiva e de defesa e segurança", disse a empresa.

Procurada pela Folha, a Embraer disse que em breve soltará um comunicado sobre o assunto.
 

igraum

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Única empresa minimamente decente em tecnologia e inovação prestes a vazar da HUELandia.
Doesn't sound good to me.
 

PCdubaum

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Boa, já pensou no aumento grande que eles podem fazer, de repente tem 737 sendo feito no Brasil.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
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espero que a compra seja para investir no brasil e não só levar a tecnologia e os engenheiros embora.
Embraer é um orgulho nacional.
 

igraum

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BRASÍLIA - Ainda sem uma notificação oficial por parte da Embraer, o governo brasileiro já admite que a venda da empresa para a fabricante a americana Boeing será um negócio complicado de ser analisado, pelo impacto que a companhia tem sobre o desenvolvimento de tecnologia nacional.

O Estadão/Broadcast apurou com uma fonte da equipe econômica que o negócio é complicado porque a companhia tem muita participação no Brasil em desenvolvimento de tecnologia e na produção de equipamentos militares. Para ele, o governo vai ter que olhar a proposta "com cuidado".

http://economia.estadao.com.br/noti...o-impacto-sobre-o-desenvolvimento,70002128045
 

Jäger_BR

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A Embraer joga em completa desvantagem no mercado. A maioria dos concorrentes tem amplo suporte de seus países nas mais variadas formas (inclusive desonestas como no caso da Bombardier e o governo canadense). Aqui ela só tem alta carga de impostos, governo brasileiro como maior cliente devedor e ainda por cima joga contra sindicatos dos mais sujos.

Mesmo assim ela consegue sobreviver. Imagina você vender avião onde seu concorrente tenta vender avião de 50 mi por 20 mi só pra te quebrar.

Vender total acho difícil, mas essa parceira entre as partes comerciais daria medo nas outras empresas do ramo
 


batoko

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Esses americanos são muito bons mesmo de negócio. Não contentes com a doação da Embraer que o Itamar já havia feito em 1994,
agora eles adquirem o restante da empresa.
Com uma divida publica de $20 trilhões que o EUA tem (pra quem a potência deve tanto???), mas sendo amigo do dono da impressora de dinheiro mundial, e adquirindo as grandes empresas de outros países por valores modestos, fica fácil de ser potência e país de 1º mundo.


Embraer pagará US$ 205 milhões nos EUA para encerrar casos de corrupção

https://istoe.com.br/embraer-pagara-us-205-milhoes-nos-eua-para-encerrar-casos-de-corrupcao/

Embraer será vigiada por americano
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,embraer-sera-vigiada-por-americano,70001643347
 

igraum

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O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos disse na tarde desta quinta-feira (21) repudiar a possibilidade de compra da Embraer pela Boeing, por avaliar que a empresa é estratégica para o país. Pede, ainda, que o presidente Michel Temernão autorize a negociação.

"Única fabricante brasileira de aviões e terceira maior do setor no mundo, a Embraer é estratégica para o país e não pode ser vendida para capital estrangeiro. Exigimos que o governo federal vete a venda e, enfim, reestatize a Embraer como forma de preservar e retomar este patrimônio nacional", diz trecho de comunicado da entidade.

http://www1.folha.uol.com.br/mercad...ociacao-da-embraer-e-pede-veto-de-temer.shtml
 
D

Deleted member 219486

espero que a compra seja para investir no brasil e não só levar a tecnologia e os engenheiros embora.
Embraer é um orgulho nacional.

Boeing precisando de tecnologia, acho que não. Nada no Brasil funciona, então não seria surpresa venderem.
 

Setzer1

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A venda é complicada devido a área militar da Embraer.

Se ela fosse vendida por exemplo toda a compra de aviões da FAB seria cancelada. Porque a Embraer passaria a ser uma subsidiaria da Boeing tendo que respeitar as leis americanas de posse e distribuilção de equipamento militar que jamais permitiram coisas que a SAAB permitiu. (Como construir as fabricas inteiras aqui, A boeing na época só ofereceu fabricar a asa do F18 e as leis americanas impediam oferecer o que a SAAB oferecia).

E tb do KC 380 que o Brasil investiu 5 bilhões no desenvolvimento fora a compra de 28 unidades. (Correios tb quer esses aviões pra trocar seus C-110 velhos, mas com a crise esse plano foi pro lixo por enquanto :P).

Tb tem o risco de fuga de cérebros. Com a Boeing fechando os laboratórios brasileiros, mandando tudo pros EUA e dpois fechar as fabricas que a boeing americana conseguir incorporar com facilidade deixando só o esqueleto que vale a pena no Brasil. Isso reduziria os custos da nova Embraer mas não seria bom pro país sob nenhum aspecto.

A fuga de cerebro nem considero especulação. Pq a 0 sentido em ter 2 laboratórios de pesquisa de aviação e foguetes, ainda mais em um país que teria restrição de pesquisa. (Ex: Boeing não poderia pesquisar foguetes no Brasil pq a lei americana não deixa, tecnologia sensível).

No fim aqui a questão que pesa mais é a geopolítica/militar. Não apenas econômica.


Com a noticia do temer.
Quem tem ações da Embraer talvez seja uma boa hora pra vender. Mas aqui é só especulação :P.
 

Zefiris

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Opinião de sindicato geralmente tem o mesmo valor que lixo. Ainda mais com essa história de "reestatize a Embraer".

E depender do governo brasileiro é temerário. Em 2015 eles estavam devendo 500 milhões para a Embraer, que para preservar a mão de obra qualificada de suas equipes da área de defesa, precisou reduzir o ritmo dos projetos como o do cargueiro militar KC-390, e assim na época remanejou alguns profissionais para o programa do jato comercial E-2, que estava a pleno vapor.
 

Setzer1

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Opinião de sindicato geralmente tem o mesmo valor que lixo. Ainda mais com essa história de "reestatize a Embraer".

E depender do governo brasileiro é temerário. Em 2015 eles estavam devendo 500 milhões para a Embraer, que para preservar a mão de obra qualificada de suas equipes da área de defesa, precisou reduzir o ritmo dos projetos como o do cargueiro militar KC-390, e assim na época remanejou alguns profissionais para o programa do jato comercial E-2, que estava a pleno vapor.

Pode ta devendo 30 trilhões. Enquanto o governo tiver golden share a opinião da Embraer não conta nada neste negocio.

Questão é apenas Ministros da Defesa, Forças armadas, Economia e o Temer.
Esses são os que a Boeing e Embraer tem que "conven$er"
 
D

Deleted member 219486

Esse tipo de aquisição me parece mais para se livrar da concorrência, fora que esse valor é mixaria.
 

Zefiris

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Depender do governo para essa decisão não torna menos feio o terrorismo que alguns fazem sobre esse cenário. Como se a Embraer já não passou por inferno astral devido ao governo brasileiro. E se não fosse por competência, poderia ter ido pelo mesmo caminho da Engesa.
 

and 1

Bam-bam-bam
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Isto aqui já barra qualquer possibilidade de venda
a "golden share" (ação especial) da Embraer pertence ao governo

FIM!
Toma no c* norteamericanos de m****.A Embraer,tem é que comprar a Bombardier,a Saab,e não ser comprada pela Boeing!
 

Velhista com orgulho

The Finest Player
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Depender do governo para essa decisão não torna menos feio o terrorismo que alguns fazem sobre esse cenário. Como se a Embraer já não passou por inferno astral devido ao governo brasileiro. E se não fosse por competência, poderia ter ido pelo mesmo caminho da Engesa.
A Engesa faliu sozinha em causa dos calotes que recebeu na venda de blindados Urutu e Cascavel para o Saddam Hussein.
O projeto do MBT Osório também teve um papel factual para a desintegração do capital da empresa, muita pesquisa e investimento no projeto, com componentes importados e o custo de produção altíssimo, um salto maior que a perna; em consequência muitas dívidas.

Engesa faliu por pura incompetência administrativa (Confesso que o Sarney e o exército também deram uma ajudinha).

Já o caso da Embraer que apesar de privatizada, tem uma forte participação do governo pro crescimento dela no longo prazo, o governo é o respaldo e a garantia de sobrevivência da mesma.
 

Jäger_BR

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A Engesa faliu sozinha em causa dos calotes que recebeu na venda de blindados Urutu e Cascavel para o Saddam Hussein.
O projeto do MBT Osório também teve um papel factual para a desintegração do capital da empresa, muita pesquisa e investimento no projeto, com componentes importados e o custo de produção altíssimo, um salto maior que a perna; em consequência muitas dívidas.

Engesa faliu por pura incompetência administrativa (Confesso que o Sarney e o exército também deram uma ajudinha).

Já o caso da Embraer que apesar de privatizada, tem uma forte participação do governo pro crescimento dela no longo prazo, o governo é o respaldo e a garantia de sobrevivência da mesma.

Esse apoio do governo é só no papel, na real mesmo é outra história. Se quiser eu falo em Mp pra você, mas entrar em negociação nas feiras da vida, aí você vê como o jogo é realmente e quanto faz falta um governo forte do teu lado.
 

Jäger_BR

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Defesa e Executiva não estariam nas intenções da Boeing. O negócio é fortalecer pra sobreviver na comercial. O Kc-390 já conta com apoio pra venda da Boeing. Direto tem povo americano dando apoio em ações e eventos defesa. A intenção é clara: bater na Lockheed Martin e seu renomado C-130. Executiva aliás tem boa parte de seu processo já internacionalizado na Flórida.

A Embraer vive fazendo economias, vendendo E1 barato pra ter mercado até a chegada do E2... não tá nadando em dinheiro
 

PCdubaum

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Alguem sabe dizer se pelo menos o aço usado pela Embraer é brasileiro? Ou só os engenheiros e a fabrica?
 

johnwolque

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rapaz,sou a favor do livre mercado,mas confesso que me dói a possibilidade de uma das únicas se não a unica empresa que é motivo orgulho ao país ser absorvida por uma gigante como a Boeing ,meu medo é acontecer a mesma coisa que aconteceu com a mcdonnell douglas quando foi comprada pela Boeing,com o tempo a marca desapareceu

mas por outro lado o mar não está pra peixe,a Bombardier e a Airbus acabam de firmar parceria ,se a Embraer não fizer o mesmo pode ficar pra trás ,como muito bem já foi dito aqui ela não tem um governo que lhe dá grande suporte seja através de grandes encomendas militares ou facilitação financeira ,até mesmo a aviação civil domestica é difícil ver empresas brs comprarem aviões da Embraer ,se não me engano só a Azul fez uma grande encomenda de jatos da empresa ,seu maior faturamento vem das vendas ao exterior

mas deu uma baita tela azul em mim agora ao ver esta nota do sindicato dos Metalúrgicos:kzonzo,.....porque ao longo dos tempos me acostumei a achar como bom tudo que esta turma de sindicatos é contra ,

ainda não formei uma opinião concreta sobre o assunto mesmo pq ainda não se sabe ao certo quais são os detalhes do negócio,e vale lembrar que a Embraer já teve uma parte comprada por uma empresa estrangeira ,no caso a Dassaut francesa que deteve 20% de suas ações
um bom video do canal hoje no mundo militar falando sobre o assunto:
 
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Setzer1

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Pra boeing e embraer trabalharem juntos. (E ja trabalham até certo nivel) não é preciso que a Boeing absorva a embraer.
Por sinal ambas ja tem vários projetos juntos, o que provavelmente levou a negociação.
 

JUGULADOR

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Pior que esse governo é bem capaz de vender a porra de Embraer... com a devida "comissão".
 

sparcx86_GHOST

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acho isso um erro pois irá tirar capital intelectual do país mas acho que é um processo irreversivel pois o capitalista só irá enchergar o lucro da operação e não o que será perdido para as novas gerações
 

Oh Dae-su

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No fim brasileiro nunca evolui mesmo, sempre esta m**** de nacionalismo e lero lero de industria nacional que nunca deram certo em pais nenhum do mundo, mas claro, aqui um dia vai....somos brasileiros e desistimos nunca....e levamos no rabo por toda eternidade.

Que pais patetico!!:viraolho
 

sparcx86_GHOST

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isto se a empresa for S.A caso contrario os caras poderão meter tudo nas sedes.
os maiores acionistas das transnacionais estarão nestes países.
 

PCdubaum

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Embraer S.A. é um conglomerado...

Caso encerrado.

Edit: Postar sem citar é muito mais legal. :coolface
 

sparcx86_GHOST

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entendo seu argumento, porém eu nao acho que as oportunidades de emprego seriam para brasileiros. geralmente os chefes sao todos trocados e buscam caras da sede.
 

Setzer1

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O lucro vai para os acionistas.

e o imposto pro Brasil :). O que inclui lucro feito pelas subsidiarias fora do Brasil quando o dinheiro é repatriado.

Mas a questão realmente é a área militar e de evasão da área cientifica.

Pedir pra embraer ser vendida.

È como dizer que os EUA estariam ok em aceitar a Boeing ser comprada pela fabricante de aviões russa. (Ou vice-versa).
Tem mais em jogo que apenas $$$$.
 
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