O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cabo HDMI é realmente importante?

JoliLeChat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.051
Reações
1.009
Pontos
889
Me lembro que no início da geração PS3/X360, havia cabos HDMI super caros, que prometiam uma qualidade de imagem fantástica, som maravilhoso e todos os benefícios decorrentes. Se a minha memória ainda está funcionando, os cabos top de linha eram da marca Monster.
Passados todos estes anos, podemos concluir que isso era um engodo e que qualquer cabo HDMI faz bem seu trabalho? Ou é realmente importante investir num cabo de grife para garantir a excelência na experiência visual?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.428
Reações
80.041
Pontos
2.059
Eu comprei uns cabos HDMI 2.0 e DP 1.2 da chinesa UGREEN (ótima qualidade por preço baixo) e todos funcionam perfeitamente bem. Pode ser 4k, 144Hz, vai dar na mesma.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.996
Pontos
1.304
A única diferença está na qualidade e durabilidade dos cabos.

PS4 e Xbox já vem com cabo se não me engano e se for comprar pegue um de boa qualidade para que ele dure bem, tem cabos excelentes por R$ 30, aqueles cabos da Monster eram puro papinho, lembro que eles tinham um cabo que tinha "gás" dentro que fazia os dados serem transmitidos mais rápidos... HU3.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
No meu entendimento se é algo digital ou esta funcionando ou não esta.

Pode não conseguir fazer o que você quer (não dar suporte para um certa resolução/framerate caso não esteja no padrão mais novo), mas se esta saindo a imagem e a TV esta falando que esta em uma certa resolução/FPS ta tranquilo.

Eu tenho cabos que já estão estragando que direto faz a tela ficar preta, mas também, não paguei nem 10 reais e durou um bom tempo já.
 


GTric

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.682
Reações
7.516
Pontos
1.309
A única coisa q eu presenciei até hoje foi cabo de má qualidade. Eu tava usando um cabo no ps4 pro uma vez que fui viajar em uma tv comum de lcd, e parecia imagem de tv velha, aquelas listras que ficam descendo. Comprei outro cabo de 20 reais e arrumou, provavelmente interferencia pelo cabo ser de muita má qualidade.
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Tudo a mesma coisa.

Talvez a exceção seja aquele Marseille mCable Gaming, mas ele tem um hardware específico embutido no cabo pra fazer Post Processing Anti-Aliasing.

Teve um user aqui da OS que fez um review dele a uns anos, foi o único que notei uma diferença perceptível. Custava mais de 100 dólares, entretanto.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Tem diferença sim............. somente os cabos HDMI 2.0 podem transmitir 4k junto com HDR.
Se tentar usar os cabos HDMI 1.4 antigos, você só consegue 4K ou HDR, não os dois ao mesmo tempo.
.
A banda de transferência dos cabos 1.4 são sim menor, você só consegue 4k e HDR juntos se usar cabos 2.0.
O bom é que esses cabos 2.0 já acompanham o Xbox One S e X e também o Ps4 Pro e o PSVR 2.
.
Sei disso porque um colega já passou por esse dilema, achando que todo HDMI era igual, comprou o Ps4 Pro mas não estava conseguindo 4K HDR na TV.
Ele tava tentando usar um HDMI comum que já tava na TV, foi então que descobrimos que era só ele usar o cabo que acompanha a caixa do Pro.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Dizem que esse cabo Marseille dá uma boa diferença para jogos:

530-90_5ab85ee9114b8.jpg
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Existem diferença sim, não é pq é digital que qualquer um pode ser, a transmissão de dados ali é feita em alta frequência e dentro do HDMI existem vários fios passando informações em paralelo no cabo, quanto maior a resolução, maior é esta frequência.

Quando passa uma corrente elétrica variável em um fio ele gera uma onda eletromagnética que pode afetar o fio que tá próximo a ele.






Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu usei por um bom tempo um cabo genérico que ligava meu PC em uma TV Samsung 1080
Quando comprei uma TV 4k o PC não reconheceu nada alem do FULL HD, então comprei outro cabo generico que na embalagem estava 2.0, com esse o PC reconheceu a resolução maxima da TV
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Só vai ter diferença se voce tiver que esticar o cabo por uma distância muito grande, tipo 10 metros ou mais.
Se for só do rack até a TV não tem diferença nenhuma.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Passados todos estes anos, podemos concluir que isso era um engodo e que qualquer cabo HDMI faz bem seu trabalho?
Rapaz, essa conversa aí só pegou para quem não entende. Como eu venho de um passado tecnológico, eu sabia que qualquer HDMI High-Speed serviria.

Porém, naquela época tinha mais opções de envelopamento. Sinto falta dos cabos com malha.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
A única coisa q eu presenciei até hoje foi cabo de má qualidade. Eu tava usando um cabo no ps4 pro uma vez que fui viajar em uma tv comum de lcd, e parecia imagem de tv velha, aquelas listras que ficam descendo. Comprei outro cabo de 20 reais e arrumou, provavelmente interferencia pelo cabo ser de muita má qualidade.
Sim. A construção do cabo é importante para evitar interferência. Mas é igual você falou: um de R$20 resolve.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Peraí.

Alguém chegou a acreditar em algum momento nessas histórias de cabo HDMI lendário que podia transferir dados a 10x a velocidade da luz?

:kpensa
Tem uma galera que mexe com cabo analógico e geralmente transferem esse "sentimento" para os cabos digitais.

Exceto pela construção do cabo, eles estão pagando mais "à toa". Mas tem que lembrar que "essa galera" costuma esconder os cabos pelas canaletas das paredes e precisam de um cabo que resistam a essa passagem e não oxide e pare de funcionar em 2 ou 5 anos, já que dá trabalho passar cabos pela parede.
 
Ultima Edição:

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.343
Reações
11.739
Pontos
1.614
Deu até uma nostalgia ler sobre cabos climatizados

Tem user com o monster cable da vergonha escondido no fundo da gaveta e não fala pra ninguém

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.185
Reações
32.520
Pontos
1.629
Me perdi na piada climatizada.

Cabo que dava uma sensação de poder era aquele RF cinza do Super Nintendo. Ar de exclusividade, diferente do Mega que tinha uma chavinha super legal mas parecia tão genérico quanto esses hdmi de R$20 que usamos nos aparelhos atuais.
O HDMI original do Switch vem com escrita personalizada, muito chique.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Deu até uma nostalgia ler sobre cabos climatizados

Tem user com o monster cable da vergonha escondido no fundo da gaveta e não fala pra ninguém

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

Não sei qual foi a história desse monster no fórum, mas eu uso os monsters cable no sistema de home thearer, amplificadores e guitarras. Os cabos são tão fodas que o tempo da garantia é ilimitado.

Coincidência ou não, a única vez que usei um cabo hdmi baratinho ele queimou uma porta hdmi do meu receiver. O barato saiu muito caro pra mim.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Me perdi na piada climatizada.

Cabo que dava uma sensação de poder era aquele RF cinza do Super Nintendo. Ar de exclusividade, diferente do Mega que tinha uma chavinha super legal mas parecia tão genérico quanto esses hdmi de R$20 que usamos nos aparelhos atuais.
O HDMI original do Switch vem com escrita personalizada, muito chique.

Era um user que trabalhava em uma loja careira que usava a climatização como justificativa pros altos preços das coisas.
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
Não é bem assim não, tem uns cabos HDMI vagabundos q só aceitava rodar games em 720P, nada de 1080P.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Para 4k HDR o cabo deve ser bem construido, porém não existe essas diferenças de qualidade. No digital ou pega perfeito ou não pega, não tem meio termo.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
No sinal analógico a qualidade dos materiais utilizados no cabo pode afetar a performance qualquer e interferência pode gerar ruído no sinal, o que gera degradação (ex.: um segmento de onda que deveria representar 0,5 pode chegar representando 0,54 ou 0,47, fazendo com que haja uma distorção no que é exibido). Materiais mais refinados podem melhorar a fidelidade do sinal ao longo da transmissão pelo meio físico, fazendo com que o sinal chegue com maior integridade ao destino. Por isso existem plugs de cabo de áudio folhados a ouro, cabo com imã para blindar interferência, cabos balanceados como XLR e etc.

HDMI é sinal digital. O que são transferidos são zeros e uns, então se um bit que deveria ter chego como zero chegar como 1, ao invés de ruído você vai ver artefatos pois parte da informação está corrompida. É só reparar que a TV digital não tem chiado nem som de estática quando o sinal está ruim, ao invés disso ela mostra artefatos devido a perda de dados.

Isso significa que um cabo HDMI que não consegue transmitir zeros e uns de forma precisa está, basicamente, defeituoso. A qualidade do sinal não tem a ver com o cabo em si, e teoricamente não existe diferença de performance entre cabos. O cabo que funcionar com o material mais barato deve, em teoria, mostrar a mesma imagem do cabo mais caro. Existe uma especificação mínima de materiais, é claro, mas qualquer coisa seguindo o mínimo deve funcionar de forma consistente.

Existem alguns cabos especiais que pode melhorar o sinal como o Marsseile mCable mencionado acima, onde há um chip de processamento de sinal de vídeo que adiciona tratamento ao sinal, fazendo com que o que chegue no destino seja diferente do que foi enviado pelo aparelho de origem. Ainda assim, a mágica está no processamento em tempo real do chip embutido no plugue do cabo, o cabo em si (os fios) e os materiais não têm nada de mais.

Então sim, um cabo HDMI com plugue folhado a ouro, filamento de platina e outras bostas que nós costumávamos ouvir há 10 anos atrás são basicamente golpe. :P
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.053
Reações
4.654
Pontos
453
Difícil acreditar que um cabo xing ling do bem vagabundo vai entregar um sinal com a mesma qualidade de um cabo bem construído usando os melhores componentes, tipo os da Monster.

Enfim, cada um acredita no que quiser!
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.661
Reações
9.192
Pontos
744
A única vez que eu precisei comprar um HDMI na vida foi quando eu comprei o PS3, no comecinho de 2008. Era um item de 'luxo'.

Eu não entendia nada de cabos HD, achava que o cabo RCA que vinha no PS3 era suficiente. Mas quando eu liguei o PS3 com aquilo na TV LCD... WTF... Achei que tava com problema de tão ruim.

Pesquisei na net e vi que cabo HDMI era essencial em TV HD. Fui num shopping perto de casa, rodei tudo e ninguém tinha. Achei só no dia seguinte, no centro da cidade, por 50 reais.

Hoje eu tenho vários daqueles que vêm em decodificador de TV por assinatura. Tudo igual, todos servem.
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.611
Reações
14.414
Pontos
953
Tem uma galera que mexe com cabo analógico e geralmente transferem esse "sentimento" para os cabos digitais.

Exceto pela construção do cabo, eles estão pagando mais "à toa". Mas tem que lembrar que "essa galera" costuma esconder os cabos pelas canaletas das paredes e precisam de um cabo que resistam a essa passagem e não oxide e pare de funcionar em 2 ou 5 anos, já que dá trabalho passar cabos pela parede.
Tudo bem, qualidade de construção é uma coisa. Agora isto aqui é charlatanismo:

70332
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Boh tem nem 10m este cabo, isso sim é um absurdo.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Ou os dados (0 e 1) chegam até o monitor, ou não. Se a imagem é formada por completo, não há diferença entre os cabos.

Um cabo de 10 reais é exatamente igual na qualidade da imagem que qualquer outro, o que muda é a durabilidade
 
Topo Fundo