O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LIVE Calor persiste no Sudeste e Centro Oeste. Sul continua alagado, mas chuva começa a dar trégua

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.536
Reações
12.761
Pontos
1.634
Vi que a laguna, ou lagoa do Guaiba que a saida dela pro oceano é longe pra casseta. La na cidade de rio grande.
Não seria viavel abrir um canal um pouco antes em algum trecho curto entre a laguna e o mar?
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
457
Reações
1.438
Pontos
148
O volume de chuva foi completamente anormal. Não tô dizendo que o Estado não tem culpa, claro que se as coisas funcionassem aqui, ajudaria. Mas, neste específico caso do RS, acho que não faria uma diferença tãaaao significativa assim.
Um ano sem manutenção preventiva num sistema de 1970?
Faria MUITA
Pra onde vai tanto dinheiro do contribuinte?
 
Ultima Edição:

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.851
Reações
7.820
Pontos
1.264
Eu não entendo uma coisa sobre Porto Alegre: por que a água da chuva não escoa para o oceano?
Aqui em Salvado qusndo chove forte alaga tudo, mas escoa para o mar rapidamente.
Há algum rio que corta Porto Alegre que possa causar tal devastação?
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.229
Reações
63.291
Pontos
1.253
Users que estavam postando neste tópico na pasta Vale Tudo agora = :kmascaraha

......

Tópico que era sobre calor, focou na enchente...

Resultado... Mais um tópico movido.

Agora falem de ventiladores, ar condicionados, sobreviventes na enchente, a previsão do tempo em meio a treta política com a Janja dançando :ksorriso

Bem vindos ao calabouço do OS! :ksafado
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.422
Reações
31.723
Pontos
1.319
Um ano sem manutenção preventiva num sistema de 1970?
Faria MUITA
Pra onde vai tanto dinheiro do contribuinte?

Choveu quase 700mm em Caxias, sendo que a média fica em 140mm por mês. Em outras cidades choveu 600, 500 e em Porto Alegre quase 400. Acredito que não exista sistema de manutenção preventiva que dê conta desse volume de água em um intervalo tão curto de tempo.

Não estou discordando da necessidade de o Estado gastar em prevenções contra catástrofes naturais. Apena estou dizendo que, em alguns casos, nem com gastos ordeiros haveria solução.
 


Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.400
Reações
95.392
Pontos
1.353
O volume de chuva foi completamente anormal. Não tô dizendo que o Estado não tem culpa, claro que se as coisas funcionassem aqui, ajudaria. Mas, neste específico caso do RS, acho que não faria uma diferença tãaaao significativa assim.

se jogar no google El Nino Brasil Sul e colocar pra aparecer resultados só até fim do ano passado.
Vai achar um monte de noticia anunciando o que ta acontecendo agora.

O que o governo fez pra se preparar pra tragédia anunciada?
aumentou os impostos e ficou culpando o Bolsonaro pelo El Nino.





Esse evento ta longe de ser igual um terremoto que quando ve a gente ta precisando correr pra rua. Ou tsunami que, apesar de "esperar", não tem como saber se , quando e onde vai acontecer.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.957
Reações
8.331
Pontos
453
A água chegou pra valer aqui em Rio Grande-RS. Não terá inundação igual a que teve em Porto Alegre e arredores, mas a previsão é que seja maior que a de 1941, que ainda é o recorde histórico aqui (em Porto Alegre o recorde já foi quebrado). Tem relatos que o centro está muito alagado.
Muitas pessoas foram evacuadas de zonas ribeirinhas e estão em abrigos.

Cais do porto velho:

441866421_7951554314896134_4147642577635929955_n.jpg

Captura de tela 2024-05-07 175918.jpg

O prédio à direita na primeira foto é a Biblioteca Rio-Grandense, a mais antiga do RS.


Eu não entendo uma coisa sobre Porto Alegre: por que a água da chuva não escoa para o oceano?
Aqui em Salvado qusndo chove forte alaga tudo, mas escoa para o mar rapidamente.
Há algum rio que corta Porto Alegre que possa causar tal devastação?
Não há ligação direta entre Porto Alegre e o oceano, as águas que desembocam no Guaíba vão pra Lagoa dos Patos (que é uma laguna), e aí vão pro mar. Se não me engano já tentaram abrir canal pro mar a partir de lá, mas fracassou por algum motivo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.909
Reações
31.892
Pontos
1.344
Eu não entendo uma coisa sobre Porto Alegre: por que a água da chuva não escoa para o oceano?
Aqui em Salvado qusndo chove forte alaga tudo, mas escoa para o mar rapidamente.
Há algum rio que corta Porto Alegre que possa causar tal devastação?


Porque Porto alegre faz borda com a Lagoa dos patos. Apesar que tecnicamente é uma Laguna ^^.
800px-Lagoa_dos_Patos_PIA03444_lrg.jpg

A lagoa dos Patos, com profundidade média de 3 metros e maximo de 7. Fora o canal de acesso com 8.5m de profundidade minima a lagoa é bem rasa fora da rota dos navios.

lago-guaiba.jpg



Como pode ver a profundidade é baixa e levemente acima do nivel do mar, isso faz com que a água demore pra vencer a resistencia do vento+ondas e escoe pro mar.

A lagoa anda entre 1 a 2M acima do nivel normal de tanta água que entrou e devido a lentidão com que ela anda de uma ponta a outra.
 
Ultima Edição:

Spoler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.082
Reações
14.965
Pontos
703
Users que estavam postando neste tópico na pasta Vale Tudo agora = :kmascaraha

......

Tópico que era sobre calor, focou na enchente...

Resultado... Mais um tópico movido.

Agora falem de ventiladores, ar condicionados, sobreviventes na enchente, a previsão do tempo em meio a treta política com a Janja dançando :ksorriso

Bem vindos ao calabouço do OS! :ksafado
o dono do tópico foi malandro, mudou o título e engatou o assunto. Agora levou dibre da moderação. :klol
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.909
Reações
31.892
Pontos
1.344

Choveu quase 700mm em Caxias, sendo que a média fica em 140mm por mês. Em outras cidades choveu 600, 500 e em Porto Alegre quase 400. Acredito que não exista sistema de manutenção preventiva que dê conta desse volume de água em um intervalo tão curto de tempo.

Não estou discordando da necessidade de o Estado gastar em prevenções contra catástrofes naturais. Apena estou dizendo que, em alguns casos, nem com gastos ordeiros haveria solução.
Um ano sem manutenção preventiva num sistema de 1970?
Faria MUITA
Pra onde vai tanto dinheiro do contribuinte?


O unico sistema anti-enchentes do Estado que poderia ter segurado era o De Porto Alegre, ele foi feito pra segurar até 6m. 1,5metros acima da enchente de 1941 mas falhas na manutenção + comportas +bombas permitiram ocorrer o que ocorreu.

Apesar que sou cético que envestimentos pontuais +manutenções fossem capaz de impedir o desastre. (Isso NÂO exime o poder público municipal pelo desleixo).

O sistema é velho e a infeliz verdade que após 50 anos é pedir d+ que ele aguente a metragem pro qual foi projetado. provavelmente até 4M o sistema teria aguentado com poucas falhas o dano teria sido +localizado. Ao passar e chegar a mais de 5,20M o sistema foi sobrecarregado além do que dava pra fazer de gambiarra.

Porto Alegre precisará de um novo sistema. agora que enchentes acima de 3 metros estão virando regra. Pode usar o atual como base mas novos projetos precisarã oser feitos pra ontem porque os periodos de chuvas intensas tem sido as primaveras E outonos. Poucos meses pra por o atual pelo menos funcional de novo.


Todas as outras 325 cidades não tem o que fazer. São cidades com projetos bem +simples e mesmo alguns tendo sido atualizados/reparados/melhorados as chuvas como foi linkado acima. Ultrapassou todos os recordes ja registrados.

Por isso áreas que não eram de risco do dia pra noite viraram de risco.
E cidades que sempre sobrava algo em pé agora foi 100% evacuada.

sistema anti-desastre do RS sempre foi semi-local. Prefeituras recorriam as cidades vizinhas por ajuda e o Estado pingava uns recursos extras pra por tudo funcional de novo.
Com tanta cidade ao mesmo tempo o sistema implodiu. Não havia ninguem pra mandar ajuda e nem como a ajuda chegar.

Até agora por sinal as estradas estão em boa parte bloqueadas. Ajuda é escassa em certos pontos e não existe aeroportos.
Nem falo de comida. Maioria das cidades tem pelo menos 1 estrada de terra funcional e qualquer cidade com fome/sede é mais um problema de distribuição do que falta de fato na cidade. (Sorry se to parecendo insensivel mas to analisando o Macro aqui).

Falo no sentido de maquinario pesado, asfalto, canos e peças que precisam de estradas asfaltadas devido a peso e/ou tamanho.



Como uma blogueira que vivenciou um tsunami no japão.
A Situação é a mesma.em termos de destruição. Só que sem o sistema de ajuda governamental que o japão levou uma vida de desastres pra ter.
Isso é coisa que ninguem faz sem sofrer meia duzia de vezes até que o custo de ter tal sistema passa a ser inferior o custo de sofrer o desastre.

RS não está acostumado a ter esse nivel de destruição, chuva e enchente.
As obras simplesmente não foram projetadas pra tanta chuva em tão pouco tempo.
Espero que isso mude a mentalidade dos gestores para que obras que diminuam o impacto de tais enchentes comecem a ocorrer.

E precisará de uma boa coordenação pq muitos municipios só vão entrar com likes de facebook . Cidades minusculas que jamais terão a verba pra tais obras ou caso não sejam consideradas a obra de cidade X vai piorar a situação dela. O sistema terá que ser bem estudado.
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.689
Reações
16.216
Pontos
403
Próximos dias deve ter vento do Sul/Leste para represar a água na Lagoa dos Patos e atormentar mais um pouco Porto Alegre. Não parece que será forte, mas também haverá agitação maritima devido ao forte vento em alto-mar.

Uma frente fria semi-estacionária também deve causar chuva volumosa na região de enchente no fim dessa semana.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.270
Reações
7.686
Pontos
283
Eu não entendo uma coisa sobre Porto Alegre: por que a água da chuva não escoa para o oceano?
Aqui em Salvado qusndo chove forte alaga tudo, mas escoa para o mar rapidamente.
Há algum rio que corta Porto Alegre que possa causar tal devastação?

A questão é a direção do rio Jacuí que se encontra com outros rios e forma o Rio Guaíba. Porto Alegre fica bem na curva desses rios e estes estão com um grande volume, vindo de outras áreas do interior, onde choveu bastante.

Sendo assim, a água vai adentrar a cidade por inércia e porque o próprio volume do rio Guaíba aumentou.

Em roxo o alagamento.

Screenshot_20240507_182635.jpg

2C5GOFJMGRCSLLLG7INSPVAKWQ.gif


O Rio Guaíba deságua em uma lagoa, a Lagoa dos Patos que se comunica com o oceano por uma pequena abertura do continente.

Então a lagoa acaba servindo como um freio/represa do rio Guaíba, não dando aquela vazão rápida pro mar, ela demora muito mais dias.

1715117567381.png
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.998
Reações
38.634
Pontos
1.839
Temperatura aqui em SP deve voltar a patamares "normais" a partir do dia 15, pelas últimas atualizações... vamos ver se isso se confirma.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.455
Reações
71.829
Pontos
1.763

Young!

Bam-bam-bam
Mensagens
479
Reações
2.244
Pontos
318
Users que estavam postando neste tópico na pasta Vale Tudo agora = :kmascaraha

......

Tópico que era sobre calor, focou na enchente...

Resultado... Mais um tópico movido.

Agora falem de ventiladores, ar condicionados, sobreviventes na enchente, a previsão do tempo em meio a treta política com a Janja dançando :ksorriso

Bem vindos ao calabouço do OS! :ksafado
Tava procurando esse tópico hoje, quando eu vi veio parar aqui, usava esse tópico pra descontar minha raiva no calor. :ktriste2

@Insane Metal poderia criar outro lá no Vale Tudo com o mesmo foco de antes.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.689
Reações
16.216
Pontos
403
Quando a desgraça é muita como enchentes em Estados, a interferência do Governo Federal é quase inevitável; mesmo que essa presença não seja necessariamente benigna. Então é de se esperar que ocorra discussão politica.

Então fica o alerta para futuramente não misturar calor com outras coisas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
14.622
Pontos
503
Rapaz.... meus parente parente por parte de pai são de POA e meu irmão esta a 10 anos aí.
Parte da família mora na gloria... lá e parte alta e a outra estão no bairro vila jardim. Estão todos bem.
A m**** vai ser agora.


Sobre meu irmão,, ele trampa na prefeitura e está no lance do quarto distrito de poa junto com um tal de Ramiro organizando os resgates... sabe me dizer quem é esse Ramiro? É deputado?

abs
Menos mal, ali na Glória tem alguns lugares altos mesmo, tenho amigos e parentes morando por ali também, estão todos bem, e uma amiga me disse que tem água lá, eu ainda não tenho aqui, mas estou conseguindo me virar.

Conheço alguns Ramiro famosos, mas não lembro de algum político, dei uma pesquisada e achei esse Ramiro Rosário aqui, e ele é vereador e é do quarto distrito, deve ser ele, mas não tenho certeza.

SSS.png
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.229
Reações
63.291
Pontos
1.253
Mó sacanagi esse tópico ter vindo pra cá. Nem entendi pra falar a verdade
Virou um monte de temas em 1... Que fatalmente cai na política

ANTES...(1) Foco no calor...

AGORA... (2) enchente no RS que puxa pra (3) tragédias que engloba (4) má administração pública (5) totalmente ligado a questões politicas... (6) Bônus = nosso formoso quebra pau eterno de fan-service de governantes...

......

E na boa, sendo prolixo, o tópico foi oficialmente mudado de [Tópico oficial do calor] > onde era 100% dedicado ao calor mesmo, gente querendo dicas de arcondicionado, ventilador, modos de fugir do termometro do capiroto...


Mudou para para o atual título que está com a palavra [CATÁSTROFE NO RS... ] como foco.

Portanto meu amigo, vc quem abriu o leque pra desandar o que era o tema do tópico.

....

Sugestão.. .Deixa este como está, e crie outro [Tópico oficial do calor 2024] com o principal foco anterior e boas.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.270
Reações
7.686
Pontos
283
Virou um monte de temas em 1... Que fatalmente cai na política

ANTES...(1) Foco no calor...

AGORA... (2) enchente no RS que puxa pra (3) tragédias que engloba (4) má administração pública (5) totalmente ligado a questões politicas... (6) Bônus = nosso formoso quebra pau eterno de fan-service de governantes...

......

E na boa, sendo prolixo, o tópico foi oficialmente mudado de [Tópico oficial do calor] > onde era 100% dedicado ao calor mesmo, gente querendo dicas de arcondicionado, ventilador, modos de fugir do termometro do capiroto...


Mudou para para o atual título que está com a palavra [CATÁSTROFE NO RS... ] como foco.

Portanto meu amigo, vc quem abriu o leque pra desandar o que era o tema do tópico.

....

Sugestão.. .Deixa este como está, e crie outro [Tópico oficial do calor 2024] com o principal foco anterior e boas.

Criei um tópico novo, mais abrangente, para falar de meteorologia em geral, no Brasil e no mundo:

 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.195
Reações
32.533
Pontos
503
Primeiro.
É lógico que a ingerência de Estado nesse país (em todas as esferas) é parte do desastre...faz do Brasil um exemplo a não seguir, tal como no passado recente em Petrópolis, Baixada Santista, Mariana, Brumadinho e por aí vai...
O que não invalida o argumento do Johnzin que de fato, essa temporada de tempestades é algo fora da curva, desproporcional.
E não só batendo um ''recorde'' de 8 décadas (!!!!!), mas pode-se dizer, algo do nível de um furacão (como o katrina) ou tsunami (como no Japão) em termos de catástrofe, danos materiais, impactos econòmicos... tem cidades , por ex. no vale do Taquari , que terão de ser realocadas por completo dado esse histórico recente, culminando nessa baciada desse mês.

Segundamente.
Imagens de satélite (caso não tenham sido postadas no fórum).
R.M. de Porto Alegre, às margens do Guaíba, antes e depois...

sat0705h.jpg

sat0705g.jpg


Eldorado do Sul e Ilha das Flores...
sat0705c.jpg

sat0705d.jpg


Orla do Guaíba, img. aproximada, pegando o estádio do Inter, Beira-Rio.
sat0705a.jpg

sat0705b.jpg


Rio dos Sinos entre NH e S. Leopoldo...
sat0705e.jpg

sat0705f.jpg


Imagens de satélite em alta resolução são uma valiosa ferramenta para coordenar ações de resposta em enchentes de grandes proporções, como a de agora na Grande Porto Alegre.

Créditos:
A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/imagens-de-satelite-mostram-enchente-arrasadora-na-grande-porto-alegre/ .
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.072
Reações
184.994
Pontos
1.003
Fizeram uma "live aid" pro RS.

 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.229
Reações
63.291
Pontos
1.253
Criei um tópico novo, mais abrangente, para falar de meteorologia em geral, no Brasil e no mundo:

Boa! .. Mesmo assim mantenho o ponto de vista do tópico do [calor - ano em questão] tem um propósito conforme resumi. Tinha virado um tipo "assunto do ano" referente aos perrengues com calor e busca pra se refrescar.

Sugiro manter a ideia ano a ano.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.455
Reações
71.829
Pontos
1.763
Orla do Guaíba, img. aproximada, pegando o estádio do Inter, Beira-Rio.
Só uma correção: alí é a Arena do Grêmio e não o Beira Rio. Dá pra ver as duas pontes de Guaíba e o aeroporto completamente alagado também. Beira Rio é praticamente zona Sul, Arena é quase na zona Norte.
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.904
Reações
34.894
Pontos
303

Lula dá ao Pará R$1,3 bilhão de Itaipu que a Câmara queria destinar aos gaúchos​

07/05/2024



O presidente Lula (PT) tratou de mandar logo ao governo aliado do Pará R$1,3 bilhão do lucro de R$3 bilhões de Itaipu Binacional, citados por deputados ligados a Arthur Lira, na Câmara, como uma das opções mais factíveis de socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Para os gaúchos, vítimas da tragédia em curso, Lula anunciou R$534 milhões, menos da metade do dinheiro ao Pará a pretexto de organizar a COP30, conferência do clima a ser realizada somente daqui a 18 meses.



 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.954
Reações
21.186
Pontos
453
Bem informativo o video desse manolo. Fica aí pra quem quiser assistir (embora todo mundo acho que já saiba bem o que ocasionou toda essa chuva aqui no RS)

 
Topo Fundo