O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Chances de vida inteligente fora da Terra são baixas, diz estudo

MlK17

Veterano
Mensagens
1.943
Reações
24
Pontos
139
Fíííí... Ñ é ciência, não é religião, ñ é nada disso que explica existir vida fora da terra... O que explica é probabilidade... =p

Alguém tem aih números da quantidade de galáxias que "conseguimos" observar ? E quantos planetas existem em cada galaxia ?

Probabilidade, certeza que existe um planeta com mesmos 4 bilhoes de anos, com mesma distancia de uma estrela, que tenha mesma intensidade de luz, etc... Neste planeta terá vida, certez.. Só não igual ao que nós somos acostumados..
 

Guilhermepp

Veterano
Mensagens
1.598
Reações
52
Pontos
109
Vida é uma coisa relativa, se analisarmos friamente, nós não passamos de um amontoado de átomos supostamente sem vida, os mesmos átomos existentes no ar, carvão, diamante entre outros, só que com ligações diferentes. Então como essa matéria é capaz de se organizar e produzir um ser pensante como nós? Eu acredito sim em vida em outros planetas, porém não acho que ela precisa ter as mesmas coisas que regem a vida na Terra, água, luz etc... nem que ela precise ser constituida como matéria principal de carbono. Contudo, como não temos a menor evidência de vida extraterrestre ainda, nós precisamos procurar pelas condições semelhantes à Terrra que é o melhor que podemos fazer.
 

JoelS

Veterano
Mensagens
1.579
Reações
29
Pontos
114
Gente, tou vendo moçada falando que o "cientista disse que não existe vida fora da Terra". Calma aí, ele apenas calculou que essa possbilidade é pequena, mas NÃO DESCARTOU A POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA. Ele não provou/demonstrou a unicidade do estudo. Apenas mostrou que é bem pequena a chance de encontrar vida fora da Terra.

Mas só pra tacar mais lenha na fogueira. Tem uma corrente de cientistas que acreditam que todas aquelas condições iniciais para o surgimento da vida na Terra é uma probabilidade IMENSAMENTE pequena (paradoxal não !? XD) e que por isso mesmo eles acreditam que a vida tenha VINDO pra Terra, através de um meteoro. E então !?


Valew. o/
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
atendimento e esclarecimento de duvidas, serviço de SAC Deslock S/A vai ajudar vcs

AYSJr;2995635 disse:
Na verdade vírus é um caso a parte na definição de ser vivo.Se não me engano é o único ser vivo que não possui um DNA próprio, apenas uma molécula de RNA.Mas no caso ele não é complexo, logo não apresenta inteligência, e o ponto do artigo que colocaram fala justamente sobre vida inteligente.

O material genético do vírus tem 4 tipos definidos:

a) DNA de fita dupla
b) DNA de fita simples
c) RNA de fita simples (na extremidade possui uma enzima chamada RNA transcriptase
d) RNA de fita dupla

Os vírus são especializados em um determinado tipo de célula por hospedeiro, considerando que o ser humano tem 250 tipos de célula, há de se imaginar que tenham vírus para cada um destes 250 tipos

Scheherazade;2995654 disse:
Perfeito.

Cientistas se acham os inquisitores modernos ao achar que possuem a verdade universal por culpa de algumas poucas pseudo-leis.
Ciencia Hoje = Religião na epoca da idade media

Na realidade Schera, a revista Ciência Hoje é um dos melhores meios de divulgação de ciência no Brasil (sei que vc não estava se referindo a revista, mas não poderia perder a oportunidade)

Inquisidores são pessoas ignorantes que são movidas pelo preconceito e a ciência quer ser antes de mais nada um destampa vendas de uma humanidade que acredita que morcegos são ratos que ganharam asas, que manga com leite faz mal e outras crendices populares tal como o livro do Gênesis.

Lord Seph;2995726 disse:
eu nem acredito que haja vida inteligente aqui nesse planeta quanto mais fora dele. e mesmo se existir-se e daí!!! droga com tanta gente passando fome e morrendo ou sendo jogado por janelas eles gastam pequenas fortunas p/ dizer essas bobagens.

Sim, mas o fato que exista pessoas que passem fome não são o resultado da pesquisa científica, onde conseguimos avanços na produção em larga escala da agricultura, sim alguns filhos das putas que quando tem excesso de alimentos, jogam no lixão.

Ero_Seenin;2995852 disse:
nada a ver isso hein, ciência sempre seguiu um caminho completamente diferente.

E eles não acham que possuem verdade universal não. Aliás, isso é contraditório ao metódo cientifico.

Sobre o tópico, não existem dados suficientes para validar essa hipótese. Há muitas variaveis no processo, não existe forma de se chegar à uma constante X que diga qual é a chance de existir vida inteligente em um planeta.

Já discuti isso outra vez aqui... do ponto de vista apenas estátistico, acho altamente improvavel que isso tenha acontecido apenas na Terra. Seria mais provavel que não tivesse acontecido em lugar NENHUM, ou então acontecido em vários lugares. E já que estamos aqui, a primeira hipotése não é correta, logo.....

Quando se trata de bioestatística, constantemente são criadas novas fórmulas de acordo com as novas descobertas ocasionadas em relação a um fenômeno biológico particular

Tesla;2998463 disse:
O estudo tá errado. Mutitíssimo errado.

Se a chance de surgir vida em outro planeta é de "apenas" 0,01% como o cara disse, o Universo possui UM MONTE de vida, isso sim.

Basta encontrar 1000 planetas por exemplo, e 10 possuirão vida.

Tem gente que perde noção do tamanho do Universo.

na realidade se considerarmos pela estatística afirmada, em 10.000 planetas, um possuirá vida

complementando o quote anterior, não existe bases de dados para afirmar nada em uma escala estatística, apenas contamos com as peculiaridades do código genético em se adaptar as condições impostas pelo ambiente.

Mais uma vez falando, não somente os organismos vivos sofreram processo de seleção, as macromoléculas tb... existe centenas de aminoácidos encontrados nos seres vivos mas somente 20 atuam como consituíntes de proteínas e estes aminoácidos estão controlados por um mecanismo de interação do código genético (trinca de nucleotídeos é equivalente a um aminoácido)

Tesla;2998572 disse:
Bem, posso ter lido errado mesmo. De qualquer modo, encontrei algo mais detalhado:

Watson estimates the overall probability that intelligent life will evolve as the product of the probabilities of each of the necessary steps. In his model, the probability of each evolutionary step occurring in any given epoch is 10 percent or less, so the total probability that intelligent life will emerge is quite low (less than 0.01 percent over 4 billion years). Even if intelligent life eventually emerges, the model suggests its persistence will be relatively short by comparison to the lifespan of the planet on which it developed.

http://www.space.com/scienceastronomy/080410-am-intelligence-model.html

http://www.astrobiology.com/news/viewpr.html?pid=25241

Pelo que entendi, num período de 4 bilhões de anos, a chance de surgir vida num determinado planeta é de 0,01%. Tá melhor agora.

Mas mesmo assim vejo alguns problemas:

- ele assume que a vida seja como a nossa;
- ele assume que a evolução da vida aconteceu como aqui;
- ele assume um planeta igual à Terra.

Entre outras coisas. De qualquer maneira, qualquer informação é melhor que nada.

Mas mantenho a posição de que a vida não é coisa rara não. Muito pelo contrário. "Vida" deve ser uma coisa bem comum no Universo - relativamente falando.

Freando um pouquinho caro tesla, muita calma nesta hora

As possibilidades fornecidas pelo DNA são vastas e com isso, funções protéicas tb são.

Prometo que depois que fizer o tópico da Exposição de Darwin no RJ eu farei este tópico, mostrando que existem alguns seres que são verdadeiros guerreiros em sobrevivência.

~L~;2999190 disse:
[...]
ele nao surgiu duma bactéria
ou talvez sim . não sei . mas é ridiculo pensa que a vida nos otros planetas tem que começar como começou aki
[...]

o que é uma bactéria pra inicio de conversa...

Uma bactéria é um organismo simplíssimo, que tem uma membrana citoplasmática protegida por parede celular (a composição desta indica se é gran negativa ou positiva), citoplasma com proteínas, enzimas , gordura, açúcares, material genético simples (um principal e um componente a parte chamado plasmídeo) Ou seja, um organismo simples e adaptado para as mais diversas condições ambientais (metano, nitrogênio, enxofre, oxigênio, elevadas temperaturas, interior de outros organismos).

A vida, seja aqui ou não sei aonde, DEVE começar do mais simples ao mais complexo, ter condições de reprodução, crescimento, metabolismo baseado em diferentes substratos, etc, o que baseado em outras condições, surgira um eucarionte unicelular e depois um eucarionte pluricelular...

(qualquer coisa se falei estiver complicada eu colocarei no outro tópico bastante ilustração para que vc compreenda melhor o que estou falando)

JoelS;3000992 disse:
Gente, tou vendo moçada falando que o "cientista disse que não existe vida fora da Terra". Calma aí, ele apenas calculou que essa possbilidade é pequena, mas NÃO DESCARTOU A POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA. Ele não provou/demonstrou a unicidade do estudo. Apenas mostrou que é bem pequena a chance de encontrar vida fora da Terra.

Mas só pra tacar mais lenha na fogueira. Tem uma corrente de cientistas que acreditam que todas aquelas condições iniciais para o surgimento da vida na Terra é uma probabilidade IMENSAMENTE pequena (paradoxal não !? XD) e que por isso mesmo eles acreditam que a vida tenha VINDO pra Terra, através de um meteoro. E então !?


Valew. o/

Sabe, eu não acredito em correntes de pensamento, eu sou a favor que testem cada uma delas, pois, tal como o autor da pesquisa que se disse ter sido influenciado pela Hipótese de Gaia, outros gostam de ir a fundo.

Estamos em uma era onde os avanços são descomunais, um cientista disse que pode recriar um ser vivo baseando em premissas do código genético (sim, antes só podíamos ler, em breve poderemos escrever) e com isso, várias "correntes" terão que calar a boca baseado no que é feito.

E sendo mais chato ainda, com a computação quântica (eu tenho até tesão quando falo deste tema) permitirá calcularmos todas as possibilidades, todos os eventos e todas as interferências que um organismo criado terá. É nisso que acredito em face do que foi exposto.

Desculpe a quotagem, mas eu a um tempo estava acompanhando este tópico com carinho especial para ver que rumos iria tomar.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.942
Reações
33.273
Pontos
1.554
Para cada clima um tipo de vida, tanto que em "tempos dificeis" a vida era um tanto diferente, na era Dinossauro a vida não tinha mto haver com a nossa agora, pois o clima nakele tempo era bem diferente do nosso tempo, então em teoria, para uma vida evoluir é necessário que haja água e oxigenio, se tem planetas semelhante ao nosso, então basta ter algum tipo de bactéria que consiga reproduzir, tirando as tempestades que teria que ter tb para que gere varios raios em conflito com a água para empulsionar a evolução da bactéria, como foi a teoria da terra!!!





.
 

Leo26

Ser evoluído
Mensagens
313
Reações
1
Pontos
31
O nosso amigo pesquisador não está procurando vida inteligente fora da Terra, mas sim vida terrena fora da Terra. Como ele pode considerar que no universo só existe vida inteligente sob as condições do nosso planeta? Será que nenhum outro organismo pode ter se desenvolvido em outras condições e chegado a um patamar diferente do nosso, num ambiente totalmente diferente também?
Como o conhecimento ínfimo que o homem tem do espaço, uma afirmação dessas é uma coisa meio burra nos dias de hoje. Se nós não temos condições nem de conhecer as condições do que há fora do sistema solar, como se pode afirmar um troço desses?
Eu discordo. Só acreditarei nisso quando o homem tiver conidções de fazer uma investigação profunda e vasculhar os quatro cantos do universo para provar. Quando vai ser isso? Pra ser sincero, acho que não vai ser.
 


Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Versao;3001453 disse:
Para cada clima um tipo de vida, tanto que em "tempos dificeis" a vida era um tanto diferente, na era Dinossauro a vida não tinha mto haver com a nossa agora, pois o clima nakele tempo era bem diferente do nosso tempo, então em teoria, para uma vida evoluir é necessário que haja água e oxigenio, se tem planetas semelhante ao nosso, então basta ter algum tipo de bactéria que consiga reproduzir, tirando as tempestades que teria que ter tb para que gere varios raios em conflito com a água para empulsionar a evolução da bactéria, como foi a teoria da terra!!!



.


Não tem a ver exatamente com clima... o que se procura são condições em que moléculas orgânicas como as proteínas sejam possíveis.

Procuram planetas em que possa haver matéria orgânica, com a temperatura, a pressão, a gravidade e um monte de outros parâmetros dentro de uma certa faixa.

Oxigênio na atmosfera não é necessário para a vida. Quando as primeiras plantas apareceram aqui não tinha oxigênio na atmosfera... na verdade, o oxigênio está aqui por causa delas.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
Figulo;2998769 disse:
Mas e se a raridade não for apenas a vida surgir... mas o planeta ter condições de abrigar a vida?

Tem um monte de variáveis que fizeram a vida ser possível aqui... vai ver que é exatamente isso que levam em conta ao dizer que a vida é rara. Como você falou, até agora só acharam um lugar habitável conhecido...

[COLOR="Navy"]Concordo com seu pensamento.

Mas, isso não seria apenas jogar o problema pra trás?? Tipo, antes era ter condições pra vida aparecer. Agora, seria aparecer um planeta inteiro de determinado modo.

Tem muita gente que pensa assim, e se continuar desse jeito, vão propor que só surge vida no Universo se acontecer um Big Bang de um único determinado modo. :p[/COLOR]

hellraditz;3000855 disse:
Opa, eu acredito em vida extraterrestre inteligente, mas só uma pequena correção nos rumos da discussão do tópico: o universo pode ser infinito (espaço), mas a matéria contida nele não.

Se tudo se originou de fato de um Big Bang, a quantidade de matéria despejada no cosmos pode ser absurdamente grande, em valores alheios ao conhecimento humano, mas não infinita.

[COLOR="Navy"]Muita gente não percebe isso mesmo.

Mas só uma correção: o Universo também é finito. Ele tem um tamanho bem definido (mas não me pergunte qual). :p[/COLOR]

Deslock;3001138 disse:
Freando um pouquinho caro tesla, muita calma nesta hora

As possibilidades fornecidas pelo DNA são vastas e com isso, funções protéicas tb são.

Prometo que depois que fizer o tópico da Exposição de Darwin no RJ eu farei este tópico, [COLOR="Red"]mostrando que existem alguns seres que são verdadeiros guerreiros em sobrevivência[/COLOR].

[COLOR="Navy"]Seria os extremophiles por acaso??

Eles seria um exemplo muito bom nessa discussão. Mostram que a vida não é frágil que muitos pensam.[/COLOR]

Figulo;3003029 disse:
Não tem a ver exatamente com clima... o que se procura são condições em que moléculas orgânicas como as proteínas sejam possíveis.

Procuram planetas em que possa haver matéria orgânica, com a temperatura, a pressão, a gravidade e um monte de outros parâmetros dentro de uma certa faixa.

Oxigênio na atmosfera não é necessário para a vida. Quando as primeiras plantas apareceram aqui não tinha oxigênio na atmosfera... na verdade, o oxigênio está aqui por causa delas.

[COLOR="Navy"]Você falou uma coisa bem importante agora.

Nossa capacidade de detecção de planetas é MUITO limitada. Pra você ter uma idéia, a maioria esmagadora dos exoplanetas conhecidos foi encontrada através do método de "trânsito":

Basicamente os astrônomos detectam uma queda repentina no brilho de uma estrela. E ficam vigiando ela pra ver se acontece denovo. Se acontecer denovo mesmo, analisam a freqüencia disso, a perda do brilho, etc.

Com isso o pessoal DEDUZ que há um corpo com determinado tamanho, à um certa distância da estrela passando na frente dela.

Obviamente, por esse método acharemos muito mais planetas gigantes gasosos (provavelmente inóspitos), do que pequenos rochosos como o nosso.

Mas nas próximas décadas serão construídos telescópios melhores, alguns inclusive cuja principal função será achar pequenos rochosos. Eu diria agora que é apenas questão de tempo achar um planeta mais "amigável" pra vida como a conhecemos.

Ah sim, provavelmente você já sabe, mas pra quem não viu ainda, descobriram um planeta longe daqui com compostos orgânicos:

http://www.physorg.com/news125154601.html[/COLOR]
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Leo26;3001471 disse:
O nosso amigo pesquisador não está procurando vida inteligente fora da Terra, mas sim vida terrena fora da Terra.

É exatamente por isso que considero falhos os cálculos desse pesquisador aí.

Acho que ele apenas moldou os tais cálculos para que eles corroborassem sua opinião individual.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
The_Merovigian;3010257 disse:
É exatamente por isso que considero falhos os cálculos desse pesquisador aí.

Acho que ele apenas moldou os tais cálculos para que eles corroborassem sua opinião individual.


Sem querer ofender, mas você não entendeu bem o que o cara disse no vídeo. Apesar de o cara do vídeo deixar a entender que ele não concorda exatamente com o que muitos dos cientistas (pelo menos da época) dizem, o pensamento deles não é tão diferente.



Ninguém está procurando macacos, peixes e aves nos outros planetas. Nem estão procurando seres que respiram oxigênio, como muita gente veio dizer aqui. Isso, realmente, não faria muito sentido.
 

Mihawk

Veterano
Mensagens
2.593
Reações
5
Pontos
132
Eu continuo com minha teoria....
Como é que existe um maldito ser humano capaz de não acreditar em E.T.s???
Existem Fatos pow!
 

JoelS

Veterano
Mensagens
1.579
Reações
29
Pontos
114
Figulo;3010334 disse:
Ninguém está procurando macacos, peixes e aves nos outros planetas. Nem estão procurando seres que respiram oxigênio, como muita gente veio dizer aqui. Isso, realmente, não faria muito sentido.

É isso que tenho em mente quando da discussão deste tópico. O que os cientistas querem é encontrar uma bactéria que seja, um organismo simples, pura e simplesmente. Pelo que já li a respeito, ninguém quer encontrar um ser evoluído, hominídeo et al. Uma bactéria extraterrestre já ajudaria a compreender melhor como a vida surgiu aqui na Terra. Cusioso não !?


Valew... o/
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
Leo26;3001471 disse:
O nosso amigo pesquisador não está procurando vida inteligente fora da Terra, mas sim vida terrena fora da Terra. Como ele pode considerar que no universo só existe vida inteligente sob as condições do nosso planeta? Será que nenhum outro organismo pode ter se desenvolvido em outras condições e chegado a um patamar diferente do nosso, num ambiente totalmente diferente também?
Como o conhecimento ínfimo que o homem tem do espaço, uma afirmação dessas é uma coisa meio burra nos dias de hoje. Se nós não temos condições nem de conhecer as condições do que há fora do sistema solar, como se pode afirmar um troço desses?
Eu discordo. Só acreditarei nisso quando o homem tiver conidções de fazer uma investigação profunda e vasculhar os quatro cantos do universo para provar. Quando vai ser isso? Pra ser sincero, acho que não vai ser.

Sim mas supor isso seria um tiro no escuro. O sujeito teria que teorizar formas de geração de vida alternativas ás nossas. Se já é dificil teorizar nas condições que conhecemos quanto mais nas que não conhecemos. Os cientistas só se preocupam com os fatos e deixam as especulações de lado.
Por exemplo, se alguém dissesse que existe vida em uma estrela imediatamente todos diriam que o sujeito está louco pois é muito quente, gravidade excessiva e etc. Mas daí o cara teria que formular uma teoria muito complexa para embasar este 'chute'.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Mihawk;3010585 disse:
Eu continuo com minha teoria....
Como é que existe um maldito ser humano capaz de não acreditar em E.T.s???
Existem Fatos pow!


Que fatos?
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Figulo;3010334 disse:
Ninguém está procurando macacos, peixes e aves nos outros planetas. Nem estão procurando seres que respiram oxigênio, como muita gente veio dizer aqui. Isso, realmente, não faria muito sentido.

Ok, então. :D

Mihawk;3010585 disse:
Eu continuo com minha teoria....
Como é que existe um maldito ser humano capaz de não acreditar em E.T.s???
Existem Fatos pow!

Figulo;3011740 disse:

Que fatos? [2]

[kfumando]
 
Topo Fundo