O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Chocolate brasileiro tem menos cacau que no mundo; Congresso quer aumentar...

Bolso 18

Bam-bam-bam
Mensagens
1.043
Reações
2.589
Pontos
283
cacau-1481138390841_v2_615x300.jpg

Thâmara Kaoru
Do UOL, em São Paulo
10/03/2018 04h00

Para um chocolate no Brasil ser considerado chocolate precisa ter em sua composição pelo menos 25% de cacau, segundo resolução da Anvisa. Mas isso pode mudar. O Congresso Nacional discute projetos que sugerem aumento nesse percentual. Em outros países, o percentual mínimo para ser considerado chocolate varia de 32% a 35%.

Um dos projetos, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe mudança de 25% para 27% na quantidade de cacau no chocolate. Outro, que está no Senado, sugere subir o percentual para 35%.

Pelas propostas, as empresas devem diferenciar os doces que tiverem quantidade menor de cacau. "O produto que não tiver o percentual mínimo de cacau não poderá ser chamado de chocolate. É um produto à base de chocolate. A empresa deverá informar na embalagem que é um doce com sabor de chocolate", afirma o relator da proposta aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara, deputado Helder Salomão (PT-ES).

Cacau no chocolate já foi maior
O Brasil já chegou a exigir um percentual maior de cacau no chocolate. Uma resolução de 1978 exigia que o chocolate tivesse ao menos 32% de cacau. No fim dos anos 80, uma doença, chamada vassoura-de-bruxa, dizimou plantações e fez a produção cair. Essa doença destrói o fruto e é causada por um fungo. Em 2005, o percentual mudou para os atuais 25%.

Quais são os percentuais mínimos propostos?
As propostas também definem percentuais mínimos para outros tipos de chocolate, que hoje não estão previstos na resolução da Anvisa. No chocolate ao leite, por exemplo, o projeto da Câmara propõe o mínimo de 27% de cacau e 14% de leite e derivados. No Senado, a proposta é de 25% de cacau e 14% de leite. Para o chocolate amargo ou meio amargo, a proposta é de ter ao menos 35% de cacau, segundo projeto na Câmara. Para o chocolate em pó, o mínimo de cacau seria de 32%.

Para o chocolate branco, continuam sendo necessário pelo menos 20% de manteiga de cacau, como previsto na regulamentação da Anvisa, mas estabelece que o mínimo de leite e derivados deve ficar em 14%.

Mudança no sabor deve ser pequena, diz especialista
Para a engenheira de alimentos e professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp Priscilla Efraim, se o teor do cacau mudar de 25% para 27%, a alteração de sabor seria mais discreta. "De forma geral, espera-se que, quanto maior o teor de cacau, mais intenso o sabor do chocolate fique. Se subisse para 35%, a mudança seria mais notável."

Ela afirma que, para aumentar o teor de cacau nos chocolates, a quantidade dos outros ingredientes deverá diminuir. "O açúcar e as gorduras vegetais, por exemplo, possivelmente serão os ingredientes que terão seus teores reduzidos para aumentar a quantidade de cacau."

Nos benefícios para a saúde, a professora diz que há estudos que comprovam que o consumo de cacau pode ser bom para o coração e até para a pele.

Chocolate brasileiro vai ficar melhor?
Para o deputado Helder Salomão, a proposta não muda apenas a composição do chocolate.

"O objetivo é melhorar a qualidade do chocolate brasileiro e adaptar sua composição aos padrões de outras partes do mundo. Toda cadeia produtiva vai ganhar com esse aumento. O consumidor passará a ingerir um produto mais saudável, mais saboroso e com menos açúcar. Os produtores poderão ampliar a produção. Já a indústria pode oferecer um produto com mais qualidade e competir com outros países."

Priscilla Efraim afirma que a qualidade de um chocolate está relacionada à quantidade de cacau no produto, mas não só isso.

"Não adianta apenas aumentar a quantidade de cacau. A qualidade relacionada às etapas de colheita do fruto, fermentação e secagem também são de extrema importância. O processamento do chocolate, desde a torração das amêndoas de cacau fermentadas e secas até as etapas de refino e conchagem [em que são desenvolvidos o sabor, o aroma e a textura do chocolate] são igualmente importantes."

Clique aqui e veja como é feito um chocolate, desde a colheita do cacau.

Indústria diz que haverá mais importação e preço vai subir
Para Eduardo Bastos, diretor-executivo da AIPC (Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau), a indústria ainda precisa comprar cacau de fora.

"O Brasil não é autossuficiente. Ainda precisamos importar de Gana (África). Aumentar o percentual é aumentar também a importação. O produtor quer vender mais cacau e eu tenho interesse em vender mais para a indústria de chocolate, mas o chocolate é muito sensível ao preço. Se tiver um preço que inibe o consumo, o tiro pode sair pela culatra."

35% levaria ao mesmo nível de outros países, diz associação
Cristiano Sant'ana, diretor-executivo da Associação Cacau Sul Bahia, que representa 3.000 produtores de cacau, defende aprovação da proposta de 35% de cacau no chocolate.

"Haverá um aumento considerável da demanda na indústria e um estímulo maior de produção também. Só vemos vantagens. O ideal seria o aumento de 35%, pois estaríamos nos igualando ao resto do mundo. Na minha opinião, 27% pode ser um degrau para chegar aos 35%, mas apoiamos os 35%", disse.

Sobre o aumento na produção de cacau para o mercado interno, Sant'ana diz que é possível crescer. "A região da Bahia vem de um processo de recuperação. Mas, a perspectiva é dobrar a produção da região em cinco ou seis anos. O que falta é a oferta de crédito. Ajustando isso, haverá tranquilidade para expandir."

A Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) não respondeu até a publicação desta reportagem.

Tramitação no Congresso
Na Câmara dos Deputados, quatro projetos que discutiam a quantidade de cacau no chocolate foram agrupados. Em princípio, a mudança seria de 25% para 35%. Mas, segundo o deputado Helder Salomão, após conversa com produtores e indústria, chegou-se ao percentual de 27%, aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço. O texto prevê que a indústria terá dez anos após a aprovação da lei para se adequar ao novo percentual.

A proposta ainda precisa passar por mais uma comissão para seguir para o Senado. Se não houver alteração, o texto vai para aprovação do presidente da República. Caso contrário, volta para a Câmara.

No Senado, o projeto é da senadora Lídice da Mata (PSB/BA) que sugere a mudança na quantidade de cacau no chocolate de 25% para 35%. O relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Flexa Ribeiro, ainda precisa apresentar um parecer final sobre o tema.

A proposta terá que passa por outra comissão para seguir para a Câmara. Se não houver alterações, o texto segue para o presidente. Se não, terá que voltar para o Senado.

Por discutirem o mesmo tema, os projetos podem ser agrupados durante a tramitação.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/03/10/chocolate-cacau-projeto-congresso.htm
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.662
Reações
30.530
Pontos
1.253
c***lho, o hate com o Brasil está passando dos limites. Pouco importa quanto cacau é o mínimo pra ser considerado chocolate. Caso o povo preferisse um chocolate com mais cacau, a indústria mudaria por si só, se isso não aconteceu, é por conta do paladar do brasileiro preferir chocantes com menos cacau.

Se você quer mais, pega aqueles com graduações lá, 50%, 70%, e os caralhos.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Diógenes Laércio

Bam-bam-bam
Mensagens
5.433
Reações
8.901
Pontos
353
Deixem o mercado cuidar disso.
Há formas para isso ocorrer rapidinho sem a interferência de nenhuma lei.
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
(Taí uma coisa que nunca vi na minha frente pessoalmente, um cacau.) Sobre a noticia, não vejo com bons olhos o Estado intervir no mercado. Este se auto regula.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Até aonde eu sei, o padrão do cacau no chocolate ao leite no mundo inteiro é na média dos 25% mesmo.

No mais, lobby dos produtores de cacau.
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
40% e os caras chamam de supermegaultradarkamargo.

O foda é que temos uma cultura de chocolate "ao leite", chocolate "cremoso" e coisas do tipo que no fim é mais adição de leite, açúcar e manteiga de cacau e o cacau que é bom tem muito pouco.

O maior problema para mim nisso é que o brasileiro nunca vai saber diferenciar chocolate com mais cacau com menos cacau porque quando vai comprar terá uma explosão de Garoto, Nestlè e Lacta cheios de açúcar, manteiga de cacau e leite e achará que aquilo ali é o chocolate. Algo parecido acontece com o café que o sujeito compra no mercado com centenas de defeitos, robusta a rodo misturado, fora galhos, folhas, milhos, etc. torrados juntos e formando aquele pó muito preto que no final fica com o sabor que chamam de "café forte". A maioria nunca tomou um café um pouco melhor porque nem sabe que existe algo diferente daquilo.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
enquanto tiver gente que paga la seus 75 reais num ovo desse de 300g, vai continuar isso

igual gasolina, entupida de agua e alcool e super cara pra um pais auto suficiente rsrs
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Não é só chocolate, a nossa cerveja é também batizada e, nem deveria ser chamada de cerveja. Nem segue a lei da pureza alemã e muito menos uma pilsen daqui se parece com as tchecas.

Chocolate nem se fala, eu que nasci nos anos 80 sentia a diferença de qualidade dos daquela época para os de hoje que só tem gosto de açúcar.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
O problema é que brasileiro gosta desse chocolate(que tá mais pra açúcar), eu prefiro os de 70, 80%, mas são muitos caros, ai compro de vez em quando
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.090
Reações
106.361
Pontos
1.824
O Governo dessa pocilga sempre se mete e sempre meterá em tudo.
Parece até que as empresas privadas são mini estatais, onde o Governo é a matriz e dita as regras.

Agora a unica coisa que concordo é que esses doces não devem ser mais chamados de "chocolates".
 

Desktop

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.295
Reações
1.684
Pontos
603
A única coisa que temos de sobra aqui é corrupção e preços abusivos por conta de uma carga tributária sem limites juntamente com a ganância desenfreada. Aqui paga se muito por nada ou quase nada. Já já vão colocar apenas o cheiro de cacau e vender como 100% cacau puro.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.584
Reações
16.532
Pontos
553
O senado, vai uma sugestão:
Ao invés de impor a quantidade de cacau que vem nos chocolates, obrigue apenas ao fabricante informar a quantidade de cacau na embalagem, por exemplo:
Quantidade de cacau: 30% / 25g

E deixe que o consumidor escolha baseado no custo e gosto de cada um...
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Vcs tem que entender que menos é mais. Finalmente pude entendee que as vzs o povo precisa aprender que menos=>mais.

Menos Cacau=Mais dinheiro.
Por isso que os ovos do br é um dos mais caros no mundo.

Por isso que dilma falou que menos é mais... Agora é só aplicar para os outros setores do brasil essa msm lógica.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.450
Pontos
2.419
O senado, vai uma sugestão:
Ao invés de impor a quantidade de cacau que vem nos chocolates, obrigue apenas ao fabricante informar a quantidade de cacau na embalagem, por exemplo:
Quantidade de cacau: 30% / 25g

E deixe que o consumidor escolha baseado no custo e gosto de cada um...

Perfeito, obrigar quantidade mínima é ridículo, o que deve ser claro é a informação ao consumidor.

Tem chocolate de todos os tipos no mercado e vai continuar tendo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.450
Pontos
2.419
O problema é que brasileiro gosta desse chocolate(que tá mais pra açúcar), eu prefiro os de 70, 80%, mas são muitos caros, ai compro de vez em quando

Acho que não é só brasileiro e sim o mundo. O chocolate com menos cacau e mais leite e açúcar tem um sabor universalmente mais agradável. É mais fácil gostar de algo doce do que do amargo do cacau. Esses chocolates 70% ou mais são direcionados a um público selecionado.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.880
Reações
50.996
Pontos
1.003
O senado, vai uma sugestão:
Ao invés de impor a quantidade de cacau que vem nos chocolates, obrigue apenas ao fabricante informar a quantidade de cacau na embalagem, por exemplo:
Quantidade de cacau: 30% / 25g

E deixe que o consumidor escolha baseado no custo e gosto de cada um...
Mas eu acho que isso já tem
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.813
Reações
93.105
Pontos
1.353
Acho que não é só brasileiro e sim o mundo. O chocolate com menos cacau e mais leite e açúcar tem um sabor universalmente mais agradável. É mais fácil gostar de algo doce do que do amargo do cacau. Esses chocolates 70% ou mais são direcionados a um público selecionado.
Não acho que tão obrigando a ter quantidade mínima.

Mas sim necessitar ter uma quantidade mínima para ainda levar o nome de chocolate.
Abaixo disso é um punhado de açúcar salpicado com aroma de cacau.

Pra não virar bagunça, se não daqui a pouco tão vendendo massa de macarrão no puro sal e dizendo que é macarrão


tetando pelo bugtalk enquanto suicido pessoas
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.481
Reações
1.643
Pontos
1.114
Acho que não é só brasileiro e sim o mundo. O chocolate com menos cacau e mais leite e açúcar tem um sabor universalmente mais agradável. É mais fácil gostar de algo doce do que do amargo do cacau. Esses chocolates 70% ou mais são direcionados a um público selecionado.

A gente sabe que é mais saudável, mas eu mesmo tmb não gosto do amargo. E ainda prefiro chocolate branco ao chocolate negro, que, em tese, é mais saudável, hehe.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Se o minimo permitido fosse 1%, a garoto, Nestlé e cia colocariam 1% e diriam que atende o gosto do brasileiro.


Brasil toma no cu de qqr jeito.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
17.811
Pontos
1.174
poucas pessoas nesse forum sao mais contrarias à intervençao estatal do que eu, mas vou dizer que essa lei nao é ruim nao

veja bem, nao é uma obrigaçao de quantidade mínima, mas sim uma determinaçao de nomenclatura

por exemplo... eu nao posso misturar agua com farinha e vender como sendo leite, mesmo q tenha um pouco de leite misturado
nao posso vender uma bicicleta como sendo uma moto
nao posso vender grao de arroz como sendo aveia, mesmo q tenha um pouco de aveia misturada

mas nada me impede de vender agua com farinha com o nome de "água com farinha"

essa lei só está dizendo que se voce tem uma mistura que é primariamente gordura vegetal e açucar, tu nao pode chamar de chocolate! mas pode vender, com outro nome

mas confesso q é um tanto ruim ter o governo dizendo o q é e o q nao é chocolate. o ideal seria como um user acima disse: colocar a porcentagem de cacau em todas as embalagens
 

R u s H

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.060
Reações
2.590
Pontos
703
Cacau no chocolate já foi maior
O Brasil já chegou a exigir um percentual maior de cacau no chocolate. Uma resolução de 1978 exigia que o chocolate tivesse ao menos 32% de cacau. No fim dos anos 80, uma doença, chamada vassoura-de-bruxa, dizimou plantações e fez a produção cair. Essa doença destrói o fruto e é causada por um fungo. Em 2005, o percentual mudou para os atuais 25%.

"Conspiradores" dizem que foi sabotagem. No final da década de 80 o Brasil era o segundo maior produtor de cacau. Então esse fungo foi introduzido e disseminado, acabando por dizimar a produção de cacau do Brasil. Tem até gente envolvida com isso na época que hoje é/foi Deputado Federal. Muitos produtores faliram e muita gente se suicidou, hoje o Brasil não produz nem o que consome. Interessante que apesar do Brasil já ter sido o maior produtor de cacau no mundo e teoricamente teria de ser o mais interessado em resolver o problema do fungo, quem mais pesquisa sobre esse isso é Portugal. Esse é um dos fungos mais difíceis de se controlar (pra não dizer impossível), pensa numa mer... astronômica que fizeram.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Quando até um chocolate amargo importado da França (da marca Dia e de um país que até onde sei não planta cacau) é mais barato que um Lacta batizado feito no Brasil é porque tem alguma coisa errada.
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Esses “chocolates“ tem tanto açúcar que dói até minha garganta e tenho que tomar água depois.
 

Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.442
Pontos
484
Seria interessante

O dr. lari ribeiro falou que o cacau é tão poderoso que cura todos os tipos de câncer e aids

Tomara que implementem mesmo
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.385
Reações
21.998
Pontos
1.109
40% e os caras chamam de supermegaultradarkamargo.

O foda é que temos uma cultura de chocolate "ao leite", chocolate "cremoso" e coisas do tipo que no fim é mais adição de leite, açúcar e manteiga de cacau e o cacau que é bom tem muito pouco.

O maior problema para mim nisso é que o brasileiro nunca vai saber diferenciar chocolate com mais cacau com menos cacau porque quando vai comprar terá uma explosão de Garoto, Nestlè e Lacta cheios de açúcar, manteiga de cacau e leite e achará que aquilo ali é o chocolate. Algo parecido acontece com o café que o sujeito compra no mercado com centenas de defeitos, robusta a rodo misturado, fora galhos, folhas, milhos, etc. torrados juntos e formando aquele pó muito preto que no final fica com o sabor que chamam de "café forte". A maioria nunca tomou um café um pouco melhor porque nem sabe que existe algo diferente daquilo.
Exatamente.
Chega ser engraçado ver nego comprando os Nestle falando que é chocólatra.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.672
Reações
10.131
Pontos
1.029
Acho que não é só brasileiro e sim o mundo. O chocolate com menos cacau e mais leite e açúcar tem um sabor universalmente mais agradável. É mais fácil gostar de algo doce do que do amargo do cacau. Esses chocolates 70% ou mais são direcionados a um público selecionado.
Chocolate de nicho, que nem os exclusivos da Sony.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Vc percebe o quanto é enganado qdo come qualquer chocolate belga ou suíço... Aqui o que chamam de chocolate, nada mais é do que um doce lotado de açucar( matéria prima que custa mixaria) e gordura, com alguma base de cacau.
Lamentavel mesmo. Se quiser comer chocolate bom, o verdadeiro chocolate, vc vai pagar bem caro... Aqui chocolate belga é luxo, no exterior é coisa comum... Brasil, o país que rouba e engana vc!
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
Esses dias eu fui comer aquele SHOT e c***lho, como mudaram a qualidade do chocolate. Além de diminuir de tamanho, estão mudando a base do chocolate. Pense em um chocolate vagabundo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
vai mudar nada, o cara vai comprar os mais podres, os mais nojentos e profit.
Comi um diamante negro ontem e só de sentir o cheiro vc notava o forte teor de açúcar encontrado na barra.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.662
Reações
30.530
Pontos
1.253
Aqueles chocolates que vendem em Porto Seguro são bons também, pros Swiss-fags.
 
Topo Fundo