O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ciao want to belive}Resenha séria - A Cabana

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[FONT="Lucida Console"][SIZE="2"][COLOR="Green"]
Bem, depois de vários mêses voltei a biblioteca para pegar algum livro. Só fui olhando as prateleiras, passando por elas até que algum livro se interessase por mim e me chamasse. Na penúltima prateleira um livro puxou minha mão e eu levei ele para casa (é, é assim mesmo que escolho).

O livro se chama "A Cabana" de autoria de William P.Young.

[COLOR="Black"][FONT="Courier New"] A história é sobre um pai de família que decide aproveitar o final das férias de verão levando os três filhos mais jovens para acampar em um parque nacional. Durante a viagem a filha mais nova desaparece. Logo é descoberto que ela foi sequestrada por um maníaco.
Durante as investigações é encontrada uma cabana isolada onde a criança foi morta mas o corpo não é encontrado.
Anos depois Mack (o pai) recebe um bilhete assinado por Deus convidando-o para um final de semana nessa cabana.

O autor, resumidamente, tenta justificar Deus que como crê Mack e tantas outras pessoas é negligente.
Na cabana Mack é recebido pela trindade de Deus na forma da simpática negra de meia idade Elouisa, Jesus como um hebreu e o Espírito Santo na forma da asiática Sarayu. Em um momento ele fica sozinho com Sophia (sabedoria) para julgar Deus.

O autor atinge seu propósito de justificar Deus, muitos argumentos usados são convincêntes. Dois pontos devem ser mencionados:
1- Se Deus existe e criou a tudo e a todos ele merece e deve ser louvado;
2- Mack se surpreende muito fácil com os argumentos e os aceita sem muita argumentação. O autor defende bem a opinião de Deus mas não a dos humanos.

Bem, porque Deus permite tanta maldade no mundo?
1- Os humanos escolheram ter liberdade de ação portanto é responsabilidade deles;
2- Deus já interferiu e a última vez com Jesus;
3- Ele já sabe o fim e que tudo isso no final levará a plenitude.

Tem a questão da responsabilidade.
Os humanos que agem errado culpam Deus por não resolver seus problemas e os que agem certo culpam Deus por não impedirem os outros de agirem mal.

A Orientação de Deus é simples. Se baseiem no Bem em suas relações, não criem expectativas nas relações mas estejam de prontidão para eles.
Pode não responder a todas as perguntas e algumas respostas podem ser questionáveis mas tem o excêncial.
Dá para tirar muita coisa boa e viver bem com isso. Se você só atacar o livro e se recusar o que tem de bom então você é mais estúpido do que pensa que Deus é.

No final, o Deus "perfeito" pode não passar de uma fantasia humana, as dá para reclamar disso? Afinal filosofias e ideologias boas ou más tem aos montes e todas não passam de idéias/fantasias humanas e as pessoas as seguem.
Se existir um Deus, mesmo que ele não seja real o que tem de mal em se inspirar nele?[/FONT][/COLOR]



Perdoem esse "amontoado de idéas aleatórias".

Ciao
[/COLOR][/SIZE][/FONT]
 

kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.521
Reações
5.767
Pontos
964
Eu estou lendo Musashi, começei essa semana.. bem gostoso de ler, já passei da pág 150 em 2 dias.. mas pra terminar 1800 pág, só assim mesmo...
 

sozinho no recreio

Ser evoluído
Mensagens
159
Reações
9
Pontos
44
Foi você que escreveu isso mesmo?

òtima resenha, mas ainda não li esse livro.

Atualmente tô lendo Stepehn King, Angustia.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Realmente interessante, acho que as idéias do livro, tal como você descreve, se aproximam mais da natureza selvagem das coisas e não propriamente partem de um princípio racional de 'certo' ou 'errado'. Se a proposta do livro caminhar nesse sentido, é preciso que o autor seja bastante honesto naquilo que quer expressar.

Até.
 

hellraditz

Veterano
Mensagens
987
Reações
5
Pontos
119
Acho interessante ler este livro e depois "Deus, Um Delírio" do Richard Dawkins para equilibras as coisas... :-)
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
hellraditz;4154410 disse:
Acho interessante ler este livro e depois "Deus, Um Delírio" do Richard Dawkins para equilibras as coisas... :-)

Fica aí a dica.
 


AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
hellraditz;4154410 disse:
Acho interessante ler este livro e depois "Deus, Um Delírio" do Richard Dawkins para equilibras as coisas... :-)

[FONT="Lucida Console"][SIZE="2"][COLOR="Green"]
Olha, eu já lí Deus, um delírio.

Acho que o Dawkins tem um problema, ele fala, fala e fala sobre as provas da evolução genética mas enrola e não mostra as provas. Acho que por mais que possa ser esclarecedor acaba também reforçando o lado oposto.
Já viram o museu da criação (Canal Boas Novas)? Eles defendem o criacionismo e o desing inteligente mas tem horas que eles dizem coisas que só reforçam o cotrário. Não da para dizer qual o vencedor.

Um ponto muito polêmico para os dois lados é o flagélo. Olha, tanto pode ter sido criado por Deus como pode ser um milagre da natureza. A maior prova para os dois reforça o contrário!

Para um ciêntista, deve ser preciso muita fé para acreditar que aquilo surgiu naturalmente, a mesma fé necessária para crêr em Deus.
Só tem um detalhe sobre a fé em Deus: não é simplesmente querer acreditar que ele existe, mas sim ter confiança e entrega nele, isso é ter fé em Deus.

No final acho que os dois vivem bem com o que acreditam. Reafirmo minha opinião anterior.

Ciao

[/COLOR][/SIZE][/FONT]
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.511
Reações
11.550
Pontos
1.439
Interessante a sua resenha..

Dei este livro para a minha ex mulher de natal, e ela anda fazendo muita questão que eu leia tambem, parece que lhe agradou bastante.

Espero ler em breve.
 

Ralff

Supra-sumo
Mensagens
3.536
Reações
381
Pontos
184
Cara eu ganhei esse livro... o inicio me prendeu muito.. mas depois que ele chega na cabana eu n gostei muito não... Na verdade eu me considero Agnóstico, mas cada dia que passa acho que tô me tornando mais ateu...


Tipo... depois que eles chegam na cabana eles ficam discutindo questões sobre religião mas Deus só faz dá uma de bonzinho e joga a culpa pra nossas escolhas... Mas ele sempre ama todo mundo igualmente blablabla


Eu parei de le depois daquela parte que eles deitam pra ver as estrelas... Logo quando eu descobrir onde aquilo ia parar...

Provavelmente ele perdoa o cara e vive uma vida feliz n eh?

Mesmo que não... Para uma pessoa que n acredita em nada daquilo é dificil terminar aquele livro...

Não é um leitura ruim... mas n recomendo para quem for ateu...
 

sozinho no recreio

Ser evoluído
Mensagens
159
Reações
9
Pontos
44
Cara, essa história de "Ele já interferiu a ultima vez com Jesus".

Tô lendo O homem que virou Deus , e tem muita controvérsia nakela m**** de livro.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.511
Reações
11.550
Pontos
1.439
Ralff;4187248 disse:
Cara eu ganhei esse livro... o inicio me prendeu muito.. mas depois que ele chega na cabana eu n gostei muito não... Na verdade eu me considero Agnóstico, mas cada dia que passa acho que tô me tornando mais ateu...


Tipo... depois que eles chegam na cabana eles ficam discutindo questões sobre religião mas Deus só faz dá uma de bonzinho e joga a culpa pra nossas escolhas... Mas ele sempre ama todo mundo igualmente blablabla


Eu parei de le depois daquela parte que eles deitam pra ver as estrelas... Logo quando eu descobrir onde aquilo ia parar...

Provavelmente ele perdoa o cara e vive uma vida feliz n eh?

Mesmo que não... Para uma pessoa que n acredita em nada daquilo é dificil terminar aquele livro...

Não é um leitura ruim... mas n recomendo para quem for ateu...

Hi kra, eu me julgo um ateu...
Mas não tenho medo de ser convertido ( rsrs)

Ao contrario de um crente( falo em geral) que morre de medo de virar ateu.

Até então ainda não me convenceu essa historia ( de Deus)
E acredito que esse livro não tenha a intenção de converter ninguem.

Mas ainda assim tenho curiosidade nele.
 

Ralff

Supra-sumo
Mensagens
3.536
Reações
381
Pontos
184
Guastinha;4187837 disse:
Hi kra, eu me julgo um ateu...
Mas não tenho medo de ser convertido ( rsrs)

Ao contrario de um crente( falo em geral) que morre de medo de virar ateu.

Até então ainda não me convenceu essa historia ( de Deus)
E acredito que esse livro não tenha a intenção de converter ninguem.

Mas ainda assim tenho curiosidade nele.

Não chega a ser o caso de se converter ou não.. só disse que apesar para alguem que não cre em nada daquilo é um assunto trivial...
 
Topo Fundo