Quanto ao preço do jogo não esqueçam que é semana de Hallowen. Vai ficar em promoção!
Creio que sábado ou domingo seja melhor pra todos. Horário ae varia, mas alguns aqui com certeza trabalham ou tem horários+limitados dia de semana o que tornaria impossível o jogo.
Tb concordo que sem o gods and kings fica impossível. Quem joga o Brave new World que nem eu ja acha voltar pro gods and kings bem complicado, voltar pro original sem expansão é pior ainda!
Sobre o jogo! O que eu recomendo pra que todos se divirtam, ja que aparenta ser uma partida que vai ter 4+ players! Logo fadada a ter player x player em algum momento.
O Mapa claramente teria que ser de tamanho exato pro numero de players! Com 4+ ja da até pra não por AI que no multiplayer é quase passiva e ta la só pro player tomar cidades free!
Geralmente Hemispheres gera o mapa mais balanceado pra multiplayer e permite o uso de unidades navais! São 2 continentes que costumam ter todos os climas (Deserto, selva) e pouco gelo.
Tem mapas mais balanceados mas ae eles são bem artificiais!
A Dificuldade tem que ser prince (Sem bonus ou debuffs).
2 cidade estados por civ! (è o padrão). Talvez 3 se o numero de players for impar . (Pra elas ocuparem o espaço que 1 Civ a menos deixa).
Recursos Balanceados (pra não ter choro que apesar de ter ferro vc tem apeans 2 enquanto o outro tem 7+) -> (Balance apenas equaliza a quantidade, não a posição dos recursos, será possível vc não ter recursos X e ter que se virar :P).
obviamente oceano, etc tudo padrão!
Pra evitar eliminações completas e permitir que todos se divirtam o jogo (Se eles quiserem) inteiro proponho uma "regra da casa"
A regra dos vassalos. (Seria bem mais easy no civ4 :P).
O que seria um vassalo?
O vassalo é um player que perdeu sua capital e foi reduzido a 1 cidade, não tendo outra opção a não ser isso ou sair do jogo! (nesse caso seria proibido eliminar player a não ser que ele exija no /all).
Suas obrigações , vantagens e desvantagens como vassalo!
A) Você agora so ganha o jogo por ciência, diplomacia ou cultura! (já que vc não pode mais atacar o seu lord e não é interessante negar a vc a opção de vencer, da um twist pro conquistador que quer vc forte pra ajudar mas ao mesmo tempo fraco pra nao ganhar :P ) .
B) Você deve se aliar assim que a tech permitir ao vitorioso da guerra. (Em caso de 2 ao cara que ia tomar sua ultima cidade é seu "dono" )
C) Você deve ceder sua capital a ele. (Se ela era sua ultima cidade ele tem que lhe dar 1 ex-cidade sua em troca ou 1 das deles, ele escolhe. (Pra evitar abusos da parte do conquistador, logo se quer um vassalo tenha hapiness pra segurar 1 cidade para que ele possa ir pra mesma depois).
D) Você deve ceder recursos se requisitado. (Mas vc não é obrigado a dar sua unica fonte pra evitar que vc fique happiness starved).
E) Você é proibido de negar acordos científicos, open borders etc.
F) Na ONU você só pode votar contra ele no caso de você mesmo estiver tentando se tornar líder mundial! (Se ele tentar vc precisa votar a favor).
G) Espionagem ta liberado, não a como envenenar cidades etc, logo roubar tech é o de menos! (NSA aproves that)
Obrigações do conquistador!
A) Não pode atacar o vassalo.
B) Não pode impedi-lo de perseguir vitoria cientifica, cultural ou diplomática. (Mas ele vota a seu favor se vc tentar isso) e é improvável que ele ganhe de vc em ciência ou cultura.
C) Você obrigatoriamente deve defende-lo! Logo atacar o vassalo é como atacar você!
D) Se o vassalo tiver sua existência ameaçada. (iminente que vai perder a ultima cidade, again....), ele pode pedir paz.
Ao fim do conflito entre os 2 grandões ele muda de lado! (isso incentivará o conquistador a ficar de olho nos seus conquistados).
E) Você não pode exigir recursos que ele esteja usando. Só o excesso.
Eu me prolonguei muito mas vcs que jogam não devem ter demorado que a mecânica é basicamente a mesma do CIV4. Apenas que não temos o recurso no CIV5 pra oficializar!
Tb logo percebem que as regras são simples e permitem ao derrotado se divertir e ainda causar dor de cabeça nos oponentes.