O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Clássicos da Direta: A civilização do prazer - Gustavo Corção

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Clássicos da Direita:
A Civilização do prazer
-
Gustavo Corção

gcorcao_back_branco.gif

Qualquer pessoa medianamente dotada e ainda não dopada pelo imperativo de um otimismo que é julgado hoje virtude máxima, e máxima lucidez, qualquer pessoa, em suma, que ainda não esteja possessa pelo Sistema, já percebeu que vive dentro de uma decomposição civilizacional cuja característica principal é a de um furioso hedonismo. Todos querem sentir, o minuto que passa, a golfada de ar que respira, a curva que faz a sessenta ou oitenta quilômetros numa rua movimentada. A fisionomia da juventude em tal clima é curiosamente apática, em contradição com o frenesi das reações, e quase se pode garantir que nunca houve em toda a história do mundo uma humanidade tão destituída de gosto e de prazer. Este paradoxo é aliás a bem conhecida contradição moral do prazer: o primeiro de seus malogros é a perda do prazer. Seria, porém, um engano tirar daí uma conclusão tranqüilizadora firmada na suposição de que tal malogro corrigirá o extraviado. Ao contrário, exaspera-o.

De onde vem esse extravio moral. Em cada indivíduo a moléstia procede de pequenas e primárias opções subversivas em que, por uma antiga dolência, essa alma volta sua preferência para as coisas exteriores e inferiores; e, deixando-se dominar, torna-se depressa escravo delas. A conquista das coisas inferiores nos afaga ao mesmo tempo o orgulho e a concupiscência, ao contrário do alcance das coisas do alto que nos aprimoram a humanidade e o gosto da sabedoria. O praticante da moral do prazer se torna grosseiro, embotado, às vezes enganosamente aprimorado na conquista de tais bens, e inevitavelmente, como já vimos, se torna exigente de doses maiores, de prazeres mais violentos.

Dias atrás dizia-me alguém com bem fundado estupor:

“Quando a onda do sexo passar, e os impotentes de amor descobrirem a enjoada monotonia do sexo sem amor, sem grande amor, passarão a matar. A matar em grupos. Comunitariamente. Haverá cursilhos para ensinar a matar sem ódio, como hoje se ensina o sexo sem amor”.

Como terá começado o fenômeno coletivo, civilizacional, que hoje tornou o Juízo Final assunto de café-em-pé? Creio que já abordei este assunto aqui e ali dúzias de vezes. É uma de minhas obsessões em resposta ao obsessivo rumo do mundo. Pode-se dizer que a história sofreu esta trágica deflexão no século em que os homens afirmaram um novo humanismo afrontosamente autônomo, como se fossem deuses, e afrontosamente afirmou uma nova religião de seu invento, onde Deus entrará somente como objeto indireto e remoto.

Neste tempo que apenas trouxe a eclosão de uma longa e misteriosa carga de ressentimentos acumulados, o orgulho do homem foi espicaçado pelo dilatado domínio das coisas exteriores e inferiores trazido pelas ciências. Muita gente até hoje não aprendeu que a Astronomia é um conhecimento inferior à Sabedoria: seu objeto, pelo fato de serem sóis e galáxias a dançarem numa distância de trinta milhões de anos-luz, ou mais, nem por isso é ontologicamente superior, à entomologia, que estuda formigas, cigarras e demais insetos prodigiosamente dotados de vida. Certamente espantarei alguém, ou confirmarei em alguém a hipótese já alimentada de minha insensatez, se disser que o cientificismo pós-renascentista foi um dos primeiros afluentes desta subversão torrencial cuja pororoca já se ouvem os rugidos. A especulação sobre as coisas inferiores, mas facilmente saborosa que a especulação sobre as coisas do alto, que pedem virtudes e dons, trouxe consigo o domínio efetivo, sobre as mesmas coisas materiais. A austera Ciência brindou-nos com a Técnica. A Técnica presenteou-nos com o delírio das sensações fortes , matar 200.000 habitantes de Hiroxima num segundo, ou ir à Lua como programa de televisão.

Eu já escrevi em Fronteiras da Técnica que a técnica é uma das glórias do homem, e que o domínio dos elementos é um direito de seus títulos. Racionalidade. Imagem e Semelhança de Deus. Mas também já escrevei e torno a escrever que certa catástrofe da história, como a querer repetir coletivamente o Pecado Original, nos trouxe a subversão cujos efeitos hoje nos afligem.

Não a todos; evidentemente, se a aflição consciente fosse geral esse temor assim difundido já seria o começo de uma sabedoria convalescente. Infelizmente, estamos muito longe de tal difusão. Entre os homens simples, ainda não deformados pela radioatividade da explosão nuclear do eu humano na Renascença e na Reforma, encontram-se muitos que já são sensíveis ao temor e tremor que andam nas almas sensíveis. Mas a maior aberração de nosso tempo não está nas exposições de pornografia , não está na busca desenfreada do prazer sob todas as formas, não está no alastramento do ateísmo que ganhou título de mentalidade oficial em mais da metade do mundo. Não, a maior aberração de nosso tempo está no entusiasmo com que os homens de Igreja aplaudem o dito mundo moderno e ainda censuram à Igreja a falta de tato de não ser atraente para os moços que correm atrás do prazer. Não invento, nem li tal disparate em discurso de algum vigário de Mato Grosso. Li essa queixa em Le Monde, que, com isto, exaltava o queixoso: o Cardeal Alfrink. Eis as palavras aladas do Cardeal holandês:

“Como explicar que a Igreja se mostre tão pouco atraente para os homens de nossa época? Os moços que andam à procura de Deus raramente se dirigem à Igreja? Por quê? Que fazer? Não deveríamos nós indagar se não somos nós que obscurecemos a mensagem evangélica?”

Respondo ao Cardeal holandês e a todos os outros que dizem coisa parecida, com o atrevimento de atribuir à Igreja verdadeira, à Tradição, aos Santos, à Nossa Senhora, ao Sangue de Cristo a fisionomia que os homens de nossa época acham pouco atraente.

E respondo dizendo: a Igreja verdadeira parece ter-se apagado como a estrela dos Magos, e em lugar de sua santa visibilidade vê-se um Sínodo, e dentro dele vêem-se e ouvem-se os senhores cardeais e arcebispos que se inculcam como Igreja, e que publicam, difundem, com grande aparato, tamanho e tão repulsivo amontoado de asneiras. Acrescento ainda uma resposta especial à pergunta: “Que fazer?” O programa mínimo que o pobre homem de nosso tempo ainda espera é a lealdade de dizer que a Igreja não é isto que fala pela boca dos Alfrinks, dos Arns, e outros duzentos. Como ninguém diz, e estou velho demais para fazer tais cerimônias, digo-o eu: eles mesmos dizem aos berros que já não são católicos e se envergonham de um dia terem pertencido a uma Igreja que não acompanha as orgia dos moços e dos velhos; eles querem agradar aos homens, ainda que isto os leve ao desprezo de Deus.

 

Diógenes Laércio

Bam-bam-bam
Mensagens
5.433
Reações
8.901
Pontos
353
Tenho vontade de ler "O Século do Nada" por conta do que Olavo de Carvalho fala a respeito dele.
Eu jamais imaginaria que, em primeiro lugar, estratagemas políticos poderiam ser tão profundos e, em segundo lugar, Jacques Maritain poderia estar poderia estar à frente de um.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
Qualquer pessoa medianamente dotada e ainda não dopada pelo imperativo de um otimismo que é julgado hoje virtude máxima, e máxima lucidez, qualquer pessoa, em suma, que ainda não esteja possessa pelo Sistema, já percebeu que vive dentro de uma decomposição civilizacional cuja característica principal é a de um furioso hedonismo.
Pingu é voce que escreveu isto?
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Ecce Animus, sei lá, cara, pelos textos que você traz, dá a impressão de ser um pós-adolescente que acabou de descobrir a política, a doutrinação das massas, a opressão burguesa, todos esses "fatos" que professor de faculdade bicho-grilo (que fala contra o capitalismo mas ganhas 10 mil, tem iPhone e vai pra Disney nas férias) adora enfiar na cabeça de alunos.

O comentário acima não é pra ser ofensivo.

Olha o naipe do autor (que parece não estar longe de outros textos que vc traz):

"Qualquer pessoa medianamente dotada e ainda não dopada pelo imperativo de um otimismo que é julgado hoje virtude máxima, e máxima lucidez, qualquer pessoa, em suma, que ainda não esteja possessa pelo Sistema, já percebeu que vive dentro de uma decomposição civilizacional cuja característica principal é a de um furioso hedonismo."

Primeiro ele já chega com duas manipulações. Quem é inteligente já viu isso que ele fala, logo quem se acha inteligente já se pensa "nossa, eu penso igual, então sou um dos inteligentes", poxa, isso é manipulação que a gente aprende com 10 anos com nossa tia tentando fazer a gente se achar espero demais pra não ser igual seu irmão que não come espinafre "Nossa, eu como espinafre, sou mais esperto que meu irmão".

Depois ele vem na rasteira com "pessoas inteligentes não partilham desse otimismo burro" e, se você já concordou com ele ao ser chamado de inteligente, concorda mais ainda quando não é otimista e odeia o otimismo nos outros.

Pronto, o cara pode falar que comer Tide Pods é bom que você já está predisposto a concordar com ele sem pensar duas vezes.

Todo o linguajar do texto já sai no modo "falo meio difícil, logo sou inteligente" que esquerdistas em especial a d o r a m usar.

Então, não entenda como um ataque a você, mas um alerta de que você pode ter pontos fracos e que tem gente bem espertinha que pode estar usando seus pontos fracos pra te manipular e você vai entrando de boas na manipulação.
 


Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Tenho vontade de ler "O Século do Nada" por conta do que Olavo de Carvalho fala a respeito dele.
Eu jamais imaginaria que, em primeiro lugar, estratagemas políticos poderiam ser tão profundos e, em segundo lugar, Jacques Maritain poderia estar poderia estar à frente de um.

Já li Século do Nada e Lições do Abismo. São dois livros excelentíssimos. Far-lhe-ão bem.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Que surpresa ver citarem esse grande intelectual brasileiro. Surpresa mesmo.
Já li quase todo o Século do Nada, e no momento estou lendo As Fronteiras da Técnica.
Gustavo Corção é quase um Tomista. Muito maior que Olavo na minha opinião.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Que surpresa ver citarem esse grande intelectual brasileiro. Surpresa mesmo.
Já li quase todo o Século do Nada, e no momento estou lendo As Fronteiras da Técnica.
Gustavo Corção é quase um Tomista. Muito maior que Olavo na minha opinião.

Acho-o um dos maiores. Entre os direitistas que mais gosto, está ele. Entre os esquerdistas que mais gosto, está o rival dele (Alceu Amoroso Lima).
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Acho-o um dos maiores. Entre os direitistas que mais gosto, está ele. Entre os esquerdistas que mais gosto, está o rival dele (Alceu Amoroso Lima).
Cara, só uma correção, acredito que nenhum dos dois se submeteria a esse binômio moderno. Os dois eram Católicos e sabiam o que representa o liberalismo e o socialismo. Rejeitariam com veemência tal associação.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Aliás, acho que o grande problema no Brasil agora é esse falso dualismo de direita x esquerda.
Mesmo que não exista uma direita de fato no Brasil, eu acho que esse maniqueísmo só prende e não esclarece nada.
Direita e Esquerda são filhas da revolução.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Pingu é voce que escreveu isto?

Ecce Animus, sei lá, cara, pelos textos que você traz, dá a impressão de ser um pós-adolescente que acabou de descobrir a política, a doutrinação das massas, a opressão burguesa, todos esses "fatos" que professor de faculdade bicho-grilo (que fala contra o capitalismo mas ganhas 10 mil, tem iPhone e vai pra Disney nas férias) adora enfiar na cabeça de alunos.

O comentário acima não é pra ser ofensivo.

Olha o naipe do autor (que parece não estar longe de outros textos que vc traz):

"Qualquer pessoa medianamente dotada e ainda não dopada pelo imperativo de um otimismo que é julgado hoje virtude máxima, e máxima lucidez, qualquer pessoa, em suma, que ainda não esteja possessa pelo Sistema, já percebeu que vive dentro de uma decomposição civilizacional cuja característica principal é a de um furioso hedonismo."

Primeiro ele já chega com duas manipulações. Quem é inteligente já viu isso que ele fala, logo quem se acha inteligente já se pensa "nossa, eu penso igual, então sou um dos inteligentes", poxa, isso é manipulação que a gente aprende com 10 anos com nossa tia tentando fazer a gente se achar espero demais pra não ser igual seu irmão que não come espinafre "Nossa, eu como espinafre, sou mais esperto que meu irmão".

Depois ele vem na rasteira com "pessoas inteligentes não partilham desse otimismo burro" e, se você já concordou com ele ao ser chamado de inteligente, concorda mais ainda quando não é otimista e odeia o otimismo nos outros.

Pronto, o cara pode falar que comer Tide Pods é bom que você já está predisposto a concordar com ele sem pensar duas vezes.

Todo o linguajar do texto já sai no modo "falo meio difícil, logo sou inteligente" que esquerdistas em especial a d o r a m usar.

Então, não entenda como um ataque a você, mas um alerta de que você pode ter pontos fracos e que tem gente bem espertinha que pode estar usando seus pontos fracos pra te manipular e você vai entrando de boas na manipulação.

Dá um tempo aí.

Tá dando vergonha das asneiras que vocês estão peidando.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Olha logo no início do blog:

"Luiz Francisco F. de Souza
Um Blog Popular Católico Trabalhista Socialista, a favor dos oprimidos"

Não estou praticando um Ad Hominem, mas tenho conhecimento do que falo. Alceu Amoroso Lima era Católico de fato e numa época que o Socialismo não enganava como hoje em dia.
Ele defendia a Economia nos moldes da DSI que é a Doutrina Social da Igreja e nela não há nada de Socialismo.
O que há é pessoas maliciosas que fazem de tudo para associar a DSI ao Socialismo/Comunismo. Há quem cometa esse erro por desconhecer, mas não há como associá-los.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Olha logo no início do blog:

"Luiz Francisco F. de Souza
Um Blog Popular Católico Trabalhista Socialista, a favor dos oprimidos"

Não estou praticando um Ad Hominem, mas tenho conhecimento do que falo. Alceu Amoroso Lima era Católico de fato e numa época que o Socialismo não enganava como hoje em dia.
Ele defendia a Economia nos moldes da DSI que é a Doutrina Social da Igreja e nela não há nada de Socialismo.
O que há é pessoas maliciosas que fazem de tudo para associar a DSI ao Socialismo/Comunismo. Há quem cometa esse erro por desconhecer, mas não há como associá-los.

Não, já vi vários artigos e inclusive um artigo acadêmico universitário falando de sua transição ao socialismo e à esquerda católica. Inicialmente, o mesmo era chestertoniano e seguidor da linha ultramonista do conservadorismo. Posteriormente, alterou seu caminho.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Quanto a Gustavo Corção, se pode referir a ele como sendo Conservador dos princípios Cristãos e da Filosofia Perene. Muito diferente do "Conservadorismo" atual que acha que ser conservador é ser devoto do Liberalismo Anglo-Saxão.
Se pode dizer que Corção bebeu muito da fonte do que escreveu Chesterton que era um Inglês, mas Chesterton era um Católico e apesar de Inglês, era um gênio.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Não, já vi vários artigos e inclusive um artigo acadêmico universitário falando de sua transição ao socialismo e à esquerda católica. Inicialmente, o mesmo era chestertoniano e seguidor da linha ultramonista do conservadorismo. Posteriormente, alterou seu caminho.
Poste o artigo.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Já li muito sobre esses, e te falo, pra mim isso é uma inverdade.
Mas quero ler esses artigos.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Quanto a Gustavo Corção, se pode referir a ele como sendo Conservador dos princípios Cristãos e da Filosofia Perene. Muito diferente do "Conservadorismo" atual que acha que ser conservador é ser devoto do Liberalismo Anglo-Saxão.
Se pode dizer que Corção bebeu muito da fonte do que escreveu Chesterton que era um Inglês, mas Chesterton era um Católico e apesar de Inglês, era um gênio.

Chesterton foi revelado para nós, jovens-adultos e militantes políticos incipientes, por alunos do Olavo de Carvalho. Há também o fato de que muitos tradicionalistas se revoltaram contra a liderança intelectual do Olavo de Carvalho -- prefiro me manter neutro, Olavo não é um santo. O fato é que o velhinho reviveu intelectualmente a direita brasileira.

Poste o artigo.

Tudo bem.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
texto hermético do cacete, voce poderia ter feito uma síntese desta parada aí, ta pior que defesa de tese pra politico da lava jato
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Eu não sou um cara espiritual mas a corrosão do indivíduo é inegável com a putaria generalizada, afinal, nós somos apenas ratos em um experimento de skinner punhetando a desgraça da alavanca até chegar ao ponto da autoimolação.

Por mais que tenhamos horror a qualquer tipo de comprometimento, abstenção ou sacrifício, o ser humano simplesmente não consegue operar nessa vibe de "viva intensamente" sem morrer no meio do processo, seja por exaurimento ou tédio.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
Eu não sou um cara espiritual mas a corrosão do indivíduo é inegável com a putaria generalizada, afinal, nós somos apenas ratos em um experimento de skinner punhetando a desgraça da alavanca até chegar ao ponto da autoimolação.

Por mais que tenhamos horror a qualquer tipo de comprometimento, abstenção ou sacrifício, o ser humano simplesmente não consegue operar nessa vibe de "viva intensamente" sem morrer no meio do processo, seja por exaurimento ou tédio.
coisa rarissima ver alguém falaar sobre dissoluçao do ego hoje em dia.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Dá um tempo aí.

Tá dando vergonha das asneiras que vocês estão peidando.
Não ofendi o cara.
Dei uma opinião é expliquei as razões dela.
Seja um bom user e não ofenda quem vc discorda, apenas mostre onde os argumentos deles estão errados, se a pessoa aprender todos ganham. Ofender as pessoas só gera raiva e incompreensão.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Quanto a Gustavo Corção, se pode referir a ele como sendo Conservador dos princípios Cristãos e da Filosofia Perene. Muito diferente do "Conservadorismo" atual que acha que ser conservador é ser devoto do Liberalismo Anglo-Saxão.
Se pode dizer que Corção bebeu muito da fonte do que escreveu Chesterton que era um Inglês, mas Chesterton era um Católico e apesar de Inglês, era um gênio.

Nesse ano, pretendo seguir estudando intelectuais brasileiros e a intelectualidade oriental. Já tô no projeto de estudar autores portugueses por raízes culturais. Mas o principal é conseguir um job. Pretendo estudar Chesterton sistematicamente.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
Não ofendi o cara.
Dei uma opinião é expliquei as razões dela.
Seja um bom user e não ofenda quem vc discorda, apenas mostre onde os argumentos deles estão errados, se a pessoa aprender todos ganham. Ofender as pessoas só gera raiva e incompreensão.
acho que ele conseguiu ter a paciencia de ler o texto completo e tirar uma coisa daí. espero que ele compartilhe conosco.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Chesterton foi revelado para nós, jovens-adultos e militantes políticos incipientes, por alunos do Olavo de Carvalho. Há também o fato de que muitos tradicionalistas se revoltaram contra a liderança intelectual do Olavo de Carvalho -- prefiro me manter neutro, Olavo não é um santo. O fato é que o velhinho reviveu intelectualmente a direita brasileira.



Tudo bem.
Eu conheci Chesterton por pessoas que não necessariamente na época eram ligados ao Olavo. Tomistas.
Já ouviu falar do Professor Fedeli? Pois é, Aprendi muito com ele e a Montfort e muitos Tradicionalistas que de forma alguma se associam com lavo.

E só têm esse artigo? Pode mandar mais se tiver.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Eu conheci Chesterton por pessoas que não necessariamente na época eram ligados ao Olavo. Tomistas.
Já ouviu falar do Professor Fedeli? Pois é, Aprendi muito com ele e a Montfort e muitos Tradicionalistas que de forma alguma se associam com lavo.

E só têm esse artigo? Pode mandar mais se tiver.

De memória, só me lembro desse. Ah, lembrei-me de mais alguns. Tipo esse: repare na forma em que ele fala dos desentendimentos com Gustavo Corção e Nelson Rodrigues.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Nesse ano, pretendo seguir estudando intelectuais brasileiros e a intelectualidade oriental. Já tô no projeto de estudar autores portugueses por raízes culturais. Mas o principal é conseguir um job. Pretendo estudar Chesterton sistematicamente.
Vai ser um trabalho grande estudar Chesterton de maneira sistemática, já que ele escolheu estar de fora da academia. O cara era tipo um filósofo do senso comum, mas um gênio imenso.
Se não fosse exagero, eu diria que ele é como um Tomás de Aquino inglês do século XX. rs
Até Étienne Gilson que era um Tomista de peso elogiou e Biografia que ele escreveu Sobre Tomas de Aquino.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
acho que ele conseguiu ter a paciencia de ler o texto completo e tirar uma coisa daí. espero que ele compartilhe conosco.
O tema do texto, modernidade, prazer que de tão fácil de encontrar perde o encanto, até mesmo religião é um tema legal, eu consigo concordar com quase tudo do texto.

Mas o autor escreve de uma forma pedante, não pelos termos que usa, português é uma língua que admiro quem sabe usar, mas sinto que ele sempre quer se colocar e a quem pensa como ele como melhores e eu acho isso manipulação. Manipulação infantil até.

Não curti. E, no fundo, a mensagem dele é legal mas a forma dele dar a mensagem a torna pior do que poderia ser.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Vai ser um trabalho grande estudar Chesterton de maneira sistemática, já que ele escolheu estar de fora da academia. O cara era tipo um filósofo do senso comum, mas um gênio imenso.
Se não fosse exagero, eu diria que ele é como um Tomás de Aquino inglês do século XX. rs
Até Étienne Gilson que era um Tomista de peso elogiou e Biografia que ele escreveu Sobre Tomas de Aquino.

Filósofos do senso comum são ótimos. Comecei a estudar a obra de Henri Bergson. O homem é um crânio, mas não é do senso comum. Sua obra mescla espiritualidade, filosofia e psicologia. Apercebo-me de minha fraqueza intelectual pela dificuldade de compreendê-lo, mas vou seguindo a leitura (mesmo que devagar).

Ok. Conforme for achando, pode me mandar, que depois que ler todos posto um comentário geral.

Existe também esse.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
O tema do texto, modernidade, prazer que de tão fácil de encontrar perde o encanto, até mesmo religião é um tema legal, eu consigo concordar com quase tudo do texto.

Mas o autor escreve de uma forma pedante, não pelos termos que usa, português é uma língua que admiro quem sabe usar, mas sinto que ele sempre quer se colocar e a quem pensa como ele como melhores e eu acho isso manipulação. Manipulação infantil até.

Não curti. E, no fundo, a mensagem dele é legal mas a forma dele dar a mensagem a torna pior do que poderia ser.
o texto tem muita maquiagem... fica dificil ler um negocio destes.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Povo confunde boa retórica com "falar difícil"(infelizmente o termo específico me fugiu por mais que eu tentasse me lembrar rsrs).
Os intelectuais de antigamente eram de grande peso e se valiam de todos os mecanismos retóricos para se expressarem e retocarem suas idéias. Diferente dos de hoje como Leandro Carnal ou Cortela que vivem do senso comum burro.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Povo confunde boa retórica com "falar difícil"(infelizmente o termo específico me fugiu por mais que eu tentasse me lembrar rsrs).
Os intelectuais de antigamente eram de grande peso e se valiam de todos os mecanismos retóricos para se expressarem e retocarem suas idéias. Diferente dos de hoje como Leandro Carnal ou Cortela que vivem do senso comum burro.

É que anteriormente as pessoas tinham um "senso aristocrático" de contínuo aperfeiçoamento. Hoje vivemos o relativismo dos valores e a decadência cultural.
 
Topo Fundo