O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[CLUBES S.A] Projeto para estimular clube a virar empresa avança após reunião em Brasília

Don Toreno

Bam-bam-bam
Mensagens
2.600
Reações
2.959
Pontos
303
Projeto para estimular clube a virar empresa avança após reunião em Brasília
Mudança não será obrigatória e futuras empresas deverão pagar menos imposto do que hoje; maioria dos dirigentes é contra novo programa para refinanciar dívidas
Por Martín Fernandez e Rodrigo Capelo — São Paulo
17/09/2019 19h36 Atualizado há 22 horas


Começa a tomar forma o projeto de lei que vai estimular clubes de futebol no Brasil a virarem empresas. Nesta terça-feira ocorreu uma reunião entre o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), escalado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tocar o projeto, e representantes de clubes e da CBF. O encontro serviu para que alguns pontos fossem reafirmados e outros fossem revistos.

O que está praticamente certo:

Os clubes não serão obrigados a virar empresa. E os clubes sociais continuarão isentos do pagamento de vários tributos, mas desde que cumpram uma série de exigências relacionadas a compiance e governança corporativa. Os detalhes desses requisitos serão discutidos em grupos de trabalho formado pelos clubes e pela CBF, e apresentados numa nova reunião com deputados, a ser realizada daqui a duas semanas.
A lógica por trás dessa decisão é a seguinte: não faz sentido obrigar um clube a se transformar em empresa se, como clube, ele cumpre todas as suas obrigações fiscais, trabalhistas etc. Da mesma forma, não faz sentido manter a isenção de quem não cumpre suas obrigações.
Também está decidido que, para quem migrar para o modelo de empresas, a carga tributária será menor do que a atual (que segundo quem estuda o assunto, em linhas muito gerais, é de cerca de 30%), que é um dos principais motivos pelos quais há tão poucos times de futebol administrados por empresas. Falta definir quais impostos serão cobrados e com qual alíquota.
Isso vai depender de negociações com o Ministério da Economia, que tem planos divergentes para o futebol brasileiro.

88426
Pedro Paulo, deputado federal — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Pedro Paulo, deputado federal — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Há muito por definir

Ainda está sobre a mesa a possibilidade de um novo programa de refinanciamento de dívidas. As dívidas dos 24 principais clubes do país hoje está em cerca de R$ 7,3 bilhões. Mas segundo o GloboEsporte.com, a maioria dos representantes dos clubes que participam da discussão são contra essa medida. Quase todos os clubes brasileiros aderiram ao Profut, que deu 20 anos de prazo para o pagamento de dívidas fiscais.
-- Se não conseguimos pagar nem o Profut, como vamos pagar o próximo? Daqui a cinco anos isso vai estourar de novo -- questiona um dirigente.
Mesmo que um novo programa de refinanciamento de dívidas seja aprovado, as associações sem fins lucrativos não poderão fazer parte dele. Só poderá entrar quem se transformar em empresa, e estiver disposto a lidar com os prós e contras dessa escolha: por um lado, poderá esticar o prazo de pagamento de suas dívidas e ir ao mercado para tentar captar recursos, por outro, terá que pagar mais impostos.
Os detalhes desse possível programa de financiamento (prazos, taxas de juros etc) serão discutidos ao longo das próximas semanas.

88427
Registro da reunião entre dirigentes de clubes e deputados no dia 11 de setembro — Foto: Reprodução/TV Globo

Registro da reunião entre dirigentes de clubes e deputados no dia 11 de setembro — Foto: Reprodução/TV Globo

Em reuniões anteriores já havia caído a ideia de um fundo garantidor, que tiraria um percentual das receitas dos clubes-empresas e o destinaria para um fundo, cuja finalidade seria socorrer clubes em estado irreversível de falência. Também está consolidado um dispositivo que protege a tradição dos clubes e torna mais difícil a mudança de escudo, cores, siglas e mascotes.


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Temos casos e casos sobre o projeto de transformar clubes em empresas. Na Inglaterra isso tornou a Premiere League um dos campeonatos mais disputados do mundo, enquanto na França se criou um abismo ainda maior entre PSG e Mônaco e os demais clubes:



No Brasil temos o recente caso do Figueirense que se tornou um clube-empresa:

Mas 1 ano depois...




Questão a ser estudada. Dissertem sobre.
A minha opinião é que os maiores clubes, com as maiores torcidas a nível nacional, que são Flamengo e Corinthians, se tornariam ainda maiores e com mais poder de investimento do que atualmente, resultando num efeito contrário ao pretendido pelos cartolas que apoiam o projeto.
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
A minha opinião é que os maiores clubes, com as maiores torcidas a nível nacional, que são Flamengo e Corinthians, se tornariam ainda maiores e com mais poder de investimento do que atualmente, resultando num efeito contrário ao pretendido pelos cartolas que apoiam o projeto.

Aí acho que depende muito da expectativa dos demais clubes.

Flamengo e Corinthians precisam fazer esforço para não abrirem distância dos demais, em termos de investimento (o que está acontecendo com o Corinthians hoje). Se ninguém atrapalha, a tendência é justamente abrirem distância.


Botafogo já tem projeto pronto e o Athletico inclusive já opera em parte como empresa. Para os clubes grandes, especialmente os com torcida espalhada pelo Brasil, o formato de empresa significa uma chance de não virarem um Bangu, América ou Portuguesa.

Mesmo que Flamengo e Corinthians subam de 100 para 100.000, os clubes grandes com dificuldades poderiam passar de 10 para 20.000, por exemplo.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
O caso do Figueirense é muito estranho, para mim: Parece que do dia para a noite deram a chave do clube para essa Elephant.

Vexame. Depois do WO, Figueirense pede para abandonar o Brasileiro

A empresa que deveria administra o futebol por 20 anos pede à CBF o desligamento do clube. Figueirense alega que pedido não tem validade


https://esportes.r7.com/prisma/cosm...nse-pede-para-abandonar-o-brasileiro-24092019

Agora está passando essa vergonha sem tamanho. O Figueirense pode não ser gigante, mas é um time de capital. O impacto está sendo muito negativo.

É que a Red Bull já é calejada, mas começar em equipes pequenas, de cidades pequenas é o melhor negócio. Ainda mais quando se tratar de algo novo no país.
 
Topo Fundo