O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Com Dilma, economia do país cresce no menor ritmo desde Collor

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
presidentes-ricardo-stuckert-instituto-lula.jpeg

A economia brasileira medida pelo PIB (produto interno bruto) cresceu 2,3% em 2013, depois de uma expansão de 1% em 2012 e de 2,7% em 2011, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Nos três primeiros anos da presidente Dilma Rousseff, portanto, o crescimento médio foi de 2%. O número é metade do verificado na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (4%), e ligeiramente inferior ao registrado no período de Fernando Henrique Cardoso (2,3%).

Também está bem abaixo do desempenho do período Itamar Franco (5%), mas muito acima da variação de -1,3% ao ano verificada nos três anos do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
O gráfico abaixo mostra qual foi o ritmo de crescimento médio anual do PIB durante o mandato de cada presidente.
crescimento-do-pib-por-pesidente-1.jpg

Apenas por curiosidade, calculei a média desde Getulio Vargas, que chegou ao pode em 1930. Mas naquela época as condições eram tão diferentes que não dá nem para comparar. Além de uma conjuntura nacional e internacional completamente diversa, o ritmo de crescimento da população era muito maior. Portanto, os dados que vão dos anos 1930 a mais ou menos 1980 estão aí só a título de curiosidade, mesmo.


Só para não perder a viagem, acrescento que, de 1930 até hoje, a economia brasileira registrou um crescimento acumulado de 5.134%.
Mundo
Em comparação com outros países, o período em que o PIB do Brasil teve o melhor desempenho desde 1990 foi o de Itamar, com um crescimento de 5%, acima da média do mundo, da América Latina e dos países emergentes e pobres.
pib-por-presidente-brasil-mundo-america-latina-emergentes-01.png

No gráfico acima, os dados de 2013 são estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), pois muitos países ainda não divulgaram o PIB do ano passado.
A economia brasileira cresceu menos do que a do mundo nos governos Collor e FHC, assim como nos três primeiros anos de Dilma. O país só superou ritmo do restante do planeta durante as gestões de Itamar e Lula.


No grupo dos emergentes e pobres há 154 nações que o FMI classifica dessa forma. Na América Latina, foram considerados 32 países, incluindo a região do Caribe. No mundo, incluí os 189 países sobre os quais o FMI tem dados.

Comparações
Com este texto, o blog Achados Econômicos encerra uma série de comparações do desempenho da economia brasileira no período de cada um dos últimos presidentes da República.
Considerando as séries históricas disponíveis, o período Dilma foi o melhor em termos de emprego e renda.


Quanto à balança comercial (diferença entre exportações e importações), à inflaçãoe ao equilíbrio das contas públicas, a média anual desses indicadores nos anos Dilma foi menos favorável do que na era Lula e mais do que no período FHC.

Em relação à indústria, o ritmo de crescimento no governo Dilma é o menor desde Collor, como ocorreu com o PIB.

Como venho afirmando desde a primeira postagem desta série, a comparação do desempenho de indicadores econômicos não deve ser a única nem a principal maneira de avaliar um presidente, pois a economia é influenciada por diversos fatores que não estão ao alcance do chefe do Poder Executivo

Mesmo assim, esse tipo de comparação é importante porque mostra quais foram os principais desafios macroeconômicos do país durante o mandato de cada um e ajuda a entender por que alguns presidentes se tornaram mais populares do que outros.

Se olharmos, por exemplo, para o período Lula, que encerrou seu segundo mandato sendo aprovado por mais de 80% da população adulta, os indicadores de emprego, renda, PIB, balança comercial, contas públicas e inflação estavam melhores do que o do seu antecessor, FHC.

Este, por sua vez, foi nitidamente superior aos que o antecederam em termos de combate à inflação, como todos sabemos, o que explica sua eleição em 1994 e, provavelmente, sua reeleição, em 1998.

Fonte:http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/02/27/com-dilma-economia-do-pais-cresce-no-menor-ritmo-desde-collor/
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.462
Pontos
1.539
resumindo é uma b*sta de governo e se duvidar vai continuar com essa m****, quero ver os MAVs comentando, sempre é governo FHC, agora sera que vao comparar com o do collor?

É inacreditavel que ainda assim alguem vote no PT, talvez qd nao tiver papel higienico pra limpar a bunda esses otarios acordem e vejam a situação em que estamos.
 

MASTER FAST

Bam-bam-bam
Mensagens
4.084
Reações
13.619
Pontos
303
CULPA DO CAPITALISMO, DA CRISE INTERNACIONAL, DA REVISTA VEJA, DO PESSIMISMO DOS INVESTIDORES, E DAS ARAPUCAS REACIONÁRIAS.
 

Xpand

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.051
Reações
14.423
Pontos
1.024
Pera ae, dexo defender a Dilma e o PT. Só to esperando cair os 5 conto do meu post aqui na minha conta da Caixa ..
1042012143708.jpg
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Segundo a Dilma o presente e o futuro serão tipo isto

Who+Said+Turtles+Were+Slow+.+Could+Make+a+Good+Abandon_9d7933_3842088.gif
 


Mongo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.721
Reações
6.382
Pontos
954
Pera ae, dexo defender a Dilma e o PT. Só to esperando cair os 5 conto do meu post aqui na minha conta da Caixa ..
1042012143708.jpg


Ta cobrando muito pouco.
O cara do Dilma Bolada ganha 200K pra manter o Dilma Bolada no ar.
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
27.000
Pontos
1.404
Mas no próximo mandato dela ela consegue bater a proeza que só o collor conseguiu.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Pior que o povo votante nem pode mais colocar a culpa na falta de informação.. com internet,tv,jornal e diversas fontes dava tranquilo pra dar uma pesquisada antes de votar, mas o povão quer saber mesmo é de ostracismo,novela e BBB, ta pouco se f**end0 pra politica, dai depois reclama....
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
kkkkk #volta ... mas o lula disse que antes dele nao tinha nada ... zero de crescimento ...

Verdade, de acordo com Lula, ele praticamente redescobriu o Brasil, igual a Apple reinventa as coisas. Notaram a similaridade na estratégia de controle de massas (acéfalas)? Alguém andou tendo aulas de como ser manipulador com a mesma pessoa.
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
Eu e mais meio mundo de brasileiros vão se foder, mas se for para garantir um futuro realmente melhor pro Brasil, que a Dilma se reeleja e afunde o país de um jeito que o PT nunca mais consiga se eleger pra presidência.
E eu achava que ninguém seria pior que o FHC... :facepalm
 

4nd4r1lh0

Bam-bam-bam
Mensagens
1.053
Reações
2.475
Pontos
299
Eu e mais meio mundo de brasileiros vão se foder, mas se for para garantir um futuro realmente melhor pro Brasil, que a Dilma se reeleja e afunde o país de um jeito que o PT nunca mais consiga se eleger pra presidência.
E eu achava que ninguém seria pior que o FHC... :facepalm

mas nao haverá volta chapa

engraçado que eu na minha segunda faculdade, vejo a galerinha de 17 anos aqui, sem cerebro, fazendo movimento pró psol e votando na dilma
serão as mesmas pessoas que em menos de uma décadas estarão jogando molotov na policia depois que faltar alimento nos supermercados e estiverem lutando contra o governo opressor
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Vejam pelo lado bom, ao menos (ainda) não confiscaram as poupanças. hue
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Aquele aumento do PIB na época do Médici foi por causa do Delfim Netto, mas a "década do milagre" não era exatamente sustentável e a crise do petróleo de 1973 e posterior queda no preço das matérias-primas já fez o PIB do Geisel subir menos.

Em 1979 como consequência da segunda onda de aumento dos preços do petróleo, o PIB cresceu menos com João Figueiredo, com o Brasil estando a beira da falência por essa época.

Bem, números brutos do PIB não possuem muito significado se não visualizar o cenário geral. E também algumas coisas feitas em um governo podem se refletir somente no próximo, pois decisões macro-econômicas não necessariamente tem efeito imediato.

Sobre o aumento do PIB na época Lula, ele tanto se beneficiou do governo anterior quanto do aumento progressivo dos preços das commodities agrícolas no mercado internacional. Sendo que de 2001 para 2003 duplicou as exportações para a China. Subindo de forma consistente nos anos seguintes. Aliás, as exportações brasileiras para a China concentram-se em commodities agrícolas e minerais.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.462
Pontos
1.539
mas nao haverá volta chapa

engraçado que eu na minha segunda faculdade, vejo a galerinha de 17 anos aqui, sem cerebro, fazendo movimento pró psol e votando na dilma
serão as mesmas pessoas que em menos de uma décadas estarão jogando molotov na policia depois que faltar alimento nos supermercados e estiverem lutando contra o governo opressor


pois é, é aquele papinho PNC da Luciana Genro que vai governar pros trabalhadores, porra sem empresas nao existem trabalhadores, é dificil esses caras perceberem isso, eles vão ser todos felizes trabalhadores trabalhando pro governo que nao produz nada, só taxa a população.

quando nao tiver mais volta e vida de td mundo tiver uma m**** ai eu quero ver as lagrimas e o ranger de dentes, mas vai ser tarde demais, ai os pobres que hj tem carro e casa nao vao ter papel higienico pra limpar e bunda e nem comida na mesa, ai vao ver o que realmente importa.
 

4nd4r1lh0

Bam-bam-bam
Mensagens
1.053
Reações
2.475
Pontos
299
mas galera pensa nisso?
povo aqui É A FAVOR DO SALÁRIO MÍNIMO DE 3 MIL REAIS! FORA MAIS-VALIA

mas nao pensa que o salário mínimo de 3 pau iria ter reflexos bizarros na inflação, desestimulação das industrais e desemprego geral
ou acham que o paozinho ia continuar o mesmo preço se a folha de pagamento da padaria multiplicar por 5?

nao pensam que a melhor forma de melhorar o poder aquisitivo de todos é diminuindo os impostos, que esse governo bizarramente corrupto usa pra pagar a corrupção e as borsas da vida?

mas nao adianta explicar
o pior cego é aquele que nao vê

quando as industrias fugirem o povo estará chorando e tacando molotov nos outros
e eu estarei vendo tudo da minha sacada no canadá, ou casa na austrália
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
Quando foi que o apocalipse chegou que eu não vi.

Olhem como o gráfico oscilou no tempo e parem de escândalo.
 

Abell2029

Veterano
Mensagens
2.693
Reações
907
Pontos
143
Bobagem esses gráficos. Esses 2% são baixos, mas não pensem que países como os EUAs e outros Europeus crescem muito mais que isso. O que esses caras que fizeram 11% tiveram, fora o pioneirismo e a base que sempre crescerá mais rápido que o topo, até chegar perto da estagnação com isso. Não afirmo que que não temos como crescer mais, apenas afirmo que esse tipo de gráfico é desinformativo e apelativo.

Comentário na página: Para os que acham lindos os valores altos do PIB na época da ditadura militar: ele foi conseguido a partir dos empréstimos internacionais, que acabaram deixando a dívida externa como herança maldita para os próximos governos.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Verdade, de acordo com Lula, ele praticamente redescobriu o Brasil, igual a Apple reinventa as coisas. Notaram a similaridade na estratégia de controle de massas (acéfalas)? Alguém andou tendo aulas de como ser manipulador com a mesma pessoa.
Lula elogia governo Médici
Quando foi que o apocalipse chegou que eu não vi.
Olhem como o gráfico oscilou no tempo e parem de escândalo.
Garanto que em nenhum dos casos teve alguma ligação com o presidente.
:viraolho
Bobagem esses gráficos. Esses 2% são baixos, mas não pensem que países como os EUAs e outros Europeus crescem muito mais que isso. O que esses caras que fizeram 11% tiveram, fora o pioneirismo e a base que sempre crescerá mais rápido que o topo, até chegar perto da estagnação com isso. Não afirmo que que não temos como crescer mais, apenas afirmo que esse tipo de gráfico é desinformativo e apelativo.
Crescimento do PIB dos EUA é revisado para ritmo de 4,6%
Comentário na página:
Para os que acham lindos os valores altos do PIB na época da ditadura militar: ele foi conseguido a partir dos empréstimos internacionais, que acabaram deixando a dívida externa como herança maldita para os próximos governos.
O que prejudicou eles foi justamente a crise do petróleo.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Comentário na página: Para os que acham lindos os valores altos do PIB na época da ditadura militar: ele foi conseguido a partir dos empréstimos internacionais, que acabaram deixando a dívida externa como herança maldita para os próximos governos.

Dizem que em valores de hoje, a dívida externa deixada pela ditadura militar atingiria 1,2 trilhões de dólares.

Bem, vejam o quanto anda a dívida pública federal com o governo petista :ksafado
http://www1.folha.uol.com.br/mercad...ce-343-e-fica-em-r-212-trilhoes-em-maio.shtml

Embora o Brasil não esteja mal como na época do Figueiredo, a tendência futura parece desagradável.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Quando foi que o apocalipse chegou que eu não vi.

Olhem como o gráfico oscilou no tempo e parem de escândalo.


haha, ano que vem a dilma passa o collor em economia negativa. pqp ela e o manteiga sao mestres da destruição
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.462
Pontos
1.539
AInda to esperando os MAVs comentando o assunto, engraçado que desapareceram, nao tem como responder a esses fatos, nao vemos mais aqueles MAVs sadios e alegres aqui dizendo como o governo do PT é bom, quando vc coloca uma pessoa que conseguiu levar a falencia uma loja de 1,99 pra comandar o país vc ve que tem algo de errado, tem uma prima minha que tem uma lojinha dessas a anos ja, isso que ela tem ensino medio só e ta la de boa.

Se esse governo tem uma grande marca ela seria a da incompetência, mas tbm poderia ser o da corrupção, colocam amigos nos ministerios e tudo mais ao inves de pessoas que saibam o que estão fazendo e o resultado é esse que estamos vendo, parabens Dilma, parabens governo federal.
 
Topo Fundo