O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como resolver mal contato nos controles?

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
E ai galera.

A questão é aseguinte. Um dos meus controles de Dreamcast esta com mal contato, mas não é mal contato do fio. É um mal contato minimiza a precisão dos comandos e faz com que os golpes nos jogos de luta não saiam direito para um dos lados, a não ser que eu aperte com mais força a direção, mas isso também faz com que o movimento saia errado na maioria das vezes.

Esse caso é especial, pois, não se trata de um controle convencional e sim de um Dreamcast ASCII Pad FT, logo, trocar de controle esta fora de cogitação. É quase impossível encontrar um a venda e quando se vê esta os olhos da cara, logo, terei que repará-lo.

800px-ASCIIPadFTWhite.jpg


Talvez esse mal contato seja na própria placa. Existe alguma forma de reparar isso se for o caso? Lembro que no passado vi uma caneta que serve para reparar trilhos de placas reescrevendo-os com a mesma.

Ou então outra forma para que o contato melhore. Lembro que em outro forum vi uma gambiarra que @william_magalhaes fez com papel alumínio em uns controles de Cyber Game. Qual o procedimento @william_magalhaes ?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.101
Pontos
1.048
E ai galera.

A questão é aseguinte. Um dos meus controles de Dreamcast esta com mal contato, mas não é mal contato do fio. É um mal contato minimiza a precisão dos comandos e faz com que os golpes nos jogos de luta não saiam direito para um dos lados, a não ser que eu aperte com mais força a direção, mas isso também faz com que o movimento saia errado na maioria das vezes.

Esse caso é especial, pois, não se trata de um controle convencional e sim de um Dreamcast ASCII Pad FT, logo, trocar de controle esta fora de cogitação. É quase impossível encontrar um a venda e quando se vê esta os olhos da cara, logo, terei que repará-lo.

800px-ASCIIPadFTWhite.jpg


Talvez esse mal contato seja na própria placa. Existe alguma forma de reparar isso se for o caso? Lembro que no passado vi uma caneta que serve para reparar trilhos de placas reescrevendo-os com a mesma.

Ou então outra forma para que o contato melhore. Lembro que em outro forum vi uma gambiarra que @william_magalhaes fez com papel alumínio em uns controles de Cyber Game. Qual o procedimento @william_magalhaes ?
Provavelmente deve ser sujeira. Desmonte o controle e lave as peças plásticas com detergente de pia neutro. Eu geralmente lavo a placa de circuito também, tanto que no tópico do PC em nossas vidas eu comento que lavei as mobos com água e sabão pra tirar a sujeira.

Caso você não se sinta a vontade pra lavar a placa de circuito, pode limpá-la com WD-40. E um truque pra melhorar a condutividade das borrachinhas dos botões é pegar um papel branco, tipo uma folha A4 e ir esfregando aquela parte preta que faz o contato com a placa até que os riscos fiquem homogêneos.

Isso deve por seu controle na ativa novamente.

Flw

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Provavelmente deve ser sujeira. Desmonte o controle e lave as peças plásticas com detergente de pia neutro. Eu geralmente lavo a placa de circuito também, tanto que no tópico do PC em nossas vidas eu comento que lavei as mobos com água e sabão pra tirar a sujeira.

Caso você não se sinta a vontade pra lavar a placa de circuito, pode limpá-la com WD-40. E um truque pra melhorar a condutividade das borrachinhas dos botões é pegar um papel branco, tipo uma folha A4 e ir esfregando aquela parte preta que faz o contato com a placa até que os riscos fiquem homogêneos.

Isso deve por seu controle na ativa novamente.

Flw

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Não é sujeira. Ele ja veio assim na época.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.101
Pontos
1.048
Não é sujeira. Ele ja veio assim na época.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Então com um multímetro vai ter que ir testando a condutividade das trilhas e consertar as que tiverem ruim. Se as trilhas forem muito finas, use fluxo de solda para refazer as trilhas. Mas eu acredito que seja algo relacionado aos contatos (sujeira). Como se trata de um controle usado, 90% dos casos una boa limpeza resolve. Como você disse que o problema não é no cabo.....

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Estou com um problema no meu controle do Dream. Um dos botões parou de funcionar. Será sujeira? Já o via como um controle condenado...
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.101
Pontos
1.048
Estou com um problema no meu controle do Dream. Um dos botões parou de funcionar. Será sujeira? Já o via como um controle condenado...
Provavelmente... pra ferrar uma placa de circuito só se você for muito cavalo jogando....

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 


Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.487
Pontos
1.539
qd eu era criança, meu veio abria os controles e usava alcool isopropilico pra limprar os circuitos, funcionava, hj em dia existe um produto chamado limpa contatos que é utilizado mais em carros, mas da pra vc tentar.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Provavelmente... pra ferrar uma placa de circuito só se você for muito cavalo jogando....

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
Oxidação pode danificar a placa, não precisa ser um cavalo, ainda mais dependendo da região litorânea.
 

william_magalhaes

Supra-sumo
Mensagens
782
Reações
1.218
Pontos
183
Desculpa, @Edi (FZ2D) , fiquei um longo tempo offline.
Pelas informações que você passou, especialmente que o controle já veio assim (novo?), duvido que o truque do papel alunínio ajude de alguma forma, até pq a diferença (se é que realmente existe e não era coisa de minha cabeça) é mínima.
O melhor seria, como já foi dito, verificar as trilhas na placa e ver se alguma está com problema, coisa para técnico...
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Estou com um problema no meu controle do Dream. Um dos botões parou de funcionar. Será sujeira? Já o via como um controle condenado...

Pode ser só a troca da borrachinha
Kit-Borrachinhas-Dreamcast-20151027120318.jpg
daí é só comprar no ML que vende:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-919440892-2x-kit-borrachas-do-controle-do-sega-dreamcast-_JM ou se for na placa o mal contato pelo desgaste do carbono de contato da placa, é só comprar a tinta condutiva: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018665413-tinta-condutiva-carbono-_JM

Recuperei controles assim Edi (FZ2D)
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Pode ser sujeita, Borracha desgastada. Pode usar papel alumínio, um pequeno pedaço em cada lugar da borracha que de contato com a placa. Isso ajuda.

Enviado de meu SM-G530BT usando o Tapatalk
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Pode ser só a troca da borrachinha
Kit-Borrachinhas-Dreamcast-20151027120318.jpg
daí é só comprar no ML que vende:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-919440892-2x-kit-borrachas-do-controle-do-sega-dreamcast-_JM ou se for na placa o mal contato pelo desgaste do carbono de contato da placa, é só comprar a tinta condutiva: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018665413-tinta-condutiva-carbono-_JM

Recuperei controles assim Edi (FZ2D)
É um Dreamcast ASCII Pad FT.
As borrachas de reparo são diferentes e impossíveis de se conseguir.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
Provavelmente é a borrachinha, o meu controle de ps4 estava exatamente assim e trocando a borracha ficou perfeito.
Tenta adaptar a borrachinha do controle japonês do saturn, o direcional parece ser bem parecido.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Provavelmente é a borrachinha, o meu controle de ps4 estava exatamente assim e trocando a borracha ficou perfeito.
Tenta adaptar a borrachinha do controle japonês do saturn, o direcional parece ser bem parecido.
Pra vc ter idéia.
Olha o botão start ali na foto. Ele é a borracha do direcional.

Achei bem interessante esse tinta que o @rickrj mostrou.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
É um Dreamcast ASCII Pad FT.
As borrachas de reparo são diferentes e impossíveis de se conseguir.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Entao so tentando adaptar mesmo como falaram ali. Ou tentar pintar a ponta da borracha com a tinta condutiva, isso se perceber que ela está desgastada ali....
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Entao so tentando adaptar mesmo como falaram ali. Ou tentar pintar a ponta da borracha com a tinta condutiva, isso se perceber que ela está desgastada ali....
Acabei de comprar a tinta.
Vamos para os métodos menos destrutivos. Sempre tive medo de tentar mexer nessa borracha.
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
No meu trabalho, a gente trabalha com silicone condutivo pra usar exatamente em borrachinha de contato pra controle de portão automático, maquina de cartão de crédito, calculadora.
Mas só fica em estado sólido em 170 graus, fora que é tudo prensado junto, a borracha que encaixa, junto com as pontinhas pretas. Não serviria de muita coisa, mas fica a curiosidade ai.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.720
Reações
30.252
Pontos
1.129
aproveitando o topico, tenho um tc3 e um original do turbo game que aparentemente estão mortos, existe algum daqueles baratinhos compativel só pra me certificar se é os controles? pagar 40 conto ou mais em usados no ml mata
 

spawn-logan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
439
Reações
335
Pontos
999
Já que estão falando de controle aqui vou aproveitar o tópico.

Eu estou querendo comprar kits de borrachas para os botões do PSP (2000 e 3000), do PS2 e também do PS3.

Pergunto para quem já fez a troca dessas borrachas, o resultado valeu a pena?

Se alguém tiver indicações de marcas, locais e links de produtos de qualidade para compra será um grande favor.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
para controles em geral: normalmente é a borrachinha que desgastou a parte preta (onde tem material que faz resistência eletrônica.
Como dito anteriormente, a troca da borracha e limpeza da placa deverá resolver. mas existem casos onde não existe borracha para troca, e nestes casos (como dito anteriormente também, pode colar um pedaço de papel alumínio (eu já fiz isso com aquelas folhas de cobre vendidas para colocar em blindagem de guitarra... cortei uma bolinha com um tubo de antena, e colei na borrachinha)...
Mas ainda existem os casos onde é problema de grafite da placa gasto (daí complica)..
ou as placas que tem um banho tipo (enig ou outros semelhantes) quando isso acontece também complica... eu usava um tal de (pratax/pratex) que deixava o cobre esbranquiçado, acredito que deva deixar com uma leve camada de prata) e este problema também acontece nos pinos do conector... de tanto tirar e colocar eles perdem o banho original e começam a oxidar)...
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Cjegou ontem.
Vamos ver como se comporta.
03022a60895b009003b3742789709096.jpg


Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Ao abrir o controle notei que ja havia trocado o reparo dele no passado.

De qualquer forma, usei a tinta noa contaros do direcional e veremos como se comportará.
0bb4803e03a06cee502d8042d4dbaebb.jpg

ac53205403d9cf395482d3b0bb76af32.jpg


Update: Agradeço a todos pelas dicas e em especial ao @rickjr , pois, a tinta de carbono resolveu o problema :kjoinha

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 
Ultima Edição:

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Update galera.

Em determinado momento jogando aqui, a direção disparou para a direita.

Tudo bem. Desmontei o controle e removi um pouco de excesso da tinta que passei na borracha. Estava meio pastelão.

Resolveu momentaneamente. Despois aconteceu o mesmo para baixo, refiz o procedimento e de novo para a direita.

Limpei os contatos com alcool e montei novamemte.

Agora o controle se comporta como se a direção para direita estivesse sempre pressionada, mesmo sem a borracha.

Estou com medo do controle ter sido danificado permanentemente.

Será que tem conserto?

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.101
Pontos
1.048
Se tá com esse comportamento de algum botão estar sempre pressionado, provavelmente a tinta está fazendo fechar o contato. Vai ter que ver agora como está essa aderência dessa tinta na placa.

Bastava passar os contatos das borrachas num papel. Você iria retirar a camada superficial da borracha e ela iria voltar a funcionar normalmente o contato.

Essa tinta é mais utilizada pra reparar contatos de cabos flats que não suportam solda.

Boa sorte ai, mas se sua placa tiver um acabamento meio áspero, tem grandes chances de você ter ferrado seu controle.

Solução? Existe. Vai ser necessários achar os pontos que as trilhas estão se unindo e fazer uma raspagem pra anular a condutividade. Mas se fizer errado você inutiliza a placa.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.046
Reações
73.793
Pontos
1.684
Bom nao li tudo se ja deram essas soluções...mas vamos lá !

*Se o cabo nao tem defeito, tente fazer uma limpeza e principalmente uma ressolda dos componentes
*A melhor coisa q tem para refazer as borrachas de contato é algo comum e muito barato...simplesmente passe um pouco de grafite em pó nas borrachas.
*Faça o teste de continuidade.
*Aparentemente essa borracha são as mesmas usadas no ps1/2/3, se tiver alguma por ai faça a adaptação e teste.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Edi (FZ2D) vc respeitou o tempo de secagem da tinta condutiva? Lá diz, limpe bem o local, aplique, e espere 24h.

Aqui consegui reviver só com ela o controle de SNES
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Notei pela foto que: além do centro (parte preta da borracha) tem um pouco de sobra nas laterais da borrachinha... se o contato da placa chegar até lá, pode ser que o contato esteja acontecendo ali... mas teste ligar o controle sem as borrachinhas... se continuar com a direção travada então a placa deve estar suja com a tinta...
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.267
Reações
5.423
Pontos
703
eu recomendaria passar grafite (de lápis) nos contatos da placa e na borracha. fiz isso e estou jogando super nintendo tranquilo.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Edi (FZ2D) vc respeitou o tempo de secagem da tinta condutiva? Lá diz, limpe bem o local, aplique, e espere 24h.

Aqui consegui reviver só com ela o controle de SNES
Foi quase 30
Notei pela foto que: além do centro (parte preta da borracha) tem um pouco de sobra nas laterais da borrachinha... se o contato da placa chegar até lá, pode ser que o contato esteja acontecendo ali... mas teste ligar o controle sem as borrachinhas... se continuar com a direção travada então a placa deve estar suja com a tinta...
A direção travou sem borracha.
Fiz uma limpeza geral e não adiantou. Esse mes foi o mes da desgraça:

-Morte do Sega Saturn
-Fui tirar uma tampa da porta de expansão do 3DO e a mesma quebrou as garrinhas (parece que não tem um 3DO na internet toda com essa tampinha e a minha ainda estava inteira :facepalm )
-Caguei esse controle
-Save cagado do Tomb Raider de Dreamcast no final do jogo.

De toda forma, o levarei pada um técnico amigo meu pra ver o que ele consegue fazer.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Foi quase 30A direção travou sem borracha.
Fiz uma limpeza geral e não adiantou. Esse mes foi o mes da desgraça:

-Morte do Sega Saturn
-Fui tirar uma tampa da porta de expansão do 3DO e a mesma quebrou as garrinhas (parece que não tem um 3DO na internet toda com essa tampinha e a minha ainda estava inteira :facepalm )
-Caguei esse controle
-Save cagado do Tomb Raider de Dreamcast no final do jogo.

De toda forma, o levarei pada um técnico amigo meu pra ver o que ele consegue fazer.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Ptz é fogo, vc ainda tem um amigo que conserta pra vc, eu aqui no RJ não tenho nenhum amigo técnico de confiança, no camelódromo da Uruguaiana eu não deixo(só consertando na minha frente), tenho aparelho parado e ninguém pra consertar....
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Ptz é fogo, vc ainda tem um amigo que conserta pra vc, eu aqui no RJ não tenho nenhum amigo técnico de confiança, no camelódromo da Uruguaiana eu não deixo(só consertando na minha frente), tenho aparelho parado e ninguém pra consertar....
Tem um camarada aqui em Itaquaquecetuba. De repente ele poderia fazer o serviço pra você.
Você manda pelos correios, ele faz e depois manda de volta.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Tem um camarada aqui em Itaquaquecetuba. De repente ele poderia fazer o serviço pra você.
Você manda pelos correios, ele faz e depois manda de volta.
Pois é, isso que menos quero, nem cogito mandar pelos correios, pelo frete caro(ida e volta), risco de sumir, risco de quebrar na volta depois de consertado, demora e etc...
Mas estou em conversas com uns camaradas da república do líbano(aqui onde tem várias eletronicas) pra ver o que eles fazem
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.454
Pontos
503
Conseguiu resolver o problema @Edi (FZ2D) ?

Eu só vi seu tópico agora, mas se tivesse visto antes eu iria recomendar apenas colocar pó de grafite de lápis nas borrachas desse controle de Dreamcast, já recuperei muito controle fazendo só isso. Só não pode colocar muito, só algumas bolinhas de pó de grafite, menos de 10 em cada contato da borracha.

Essa sua tinta de carbono é exatamente a que comprei a alguns meses, comprei para passar no direcional para frente do meu Game Boy Classic, que tem que refazer, mas não consegui resolver o problema, tem que ter uma precisão da porra para pintar esse contato, que foi totalmente removido do direcional na placa, queria saber alguma técnica para aplicar corretamente nele, esse Game Boy Classic funciona perfeitamente, só não vai para frente no direcional... Já deixei 2 dias secando a tinta e mesmo assim não deu certo.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Conseguiu resolver o problema @Edi (FZ2D) ?

Eu só vi seu tópico agora, mas se tivesse visto antes eu iria recomendar apenas colocar pó de grafite de lápis nas borrachas desse controle de Dreamcast, já recuperei muito controle fazendo só isso. Só não pode colocar muito, só algumas bolinhas de pó de grafite, menos de 10 em cada contato da borracha.

Essa sua tinta de carbono é exatamente a que comprei a alguns meses, comprei para passar no direcional para frente do meu Game Boy Classic, que tem que refazer, mas não consegui resolver o problema, tem que ter uma precisão da porra para pintar esse contato, que foi totalmente removido do direcional na placa, queria saber alguma técnica para aplicar corretamente nele, esse Game Boy Classic funciona perfeitamente, só não vai para frente no direcional... Já deixei 2 dias secando a tinta e mesmo assim não deu certo.
teria que ver se o problema é realmente a falta da tinha... ou o "mal contato"... as vezes componentes estragam... teria que tentar ligar com a carcaça aberta e interligar os contatos através de um fiozinho, para ver se funciona... se não funcionar nem interligando no que sobrou dos contatos, o problema pode ser mais sério...
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.454
Pontos
503
teria que ver se o problema é realmente a falta da tinha... ou o "mal contato"... as vezes componentes estragam... teria que tentar ligar com a carcaça aberta e interligar os contatos através de um fiozinho, para ver se funciona... se não funcionar nem interligando no que sobrou dos contatos, o problema pode ser mais sério...
Esse tenho certeza que é problema no contato mesmo, eu já peguei ele assim, e no início tinha que apertar com força para funcionar, mas tempos depois nem assim funcionava mais, foi então que abri ele e notei que não tinha mais a tinta condutiva, estava assim:



Na borracha do direcional estava colado um pedaço de papel laminado, ai tirei e comprei essa tinta, eu até consegui fazer funcionar uma vez, mas ele não parava mais de ir para frente, então tive que remover de novo, o problema é que tem que ter uma precisão muito grande para pintar, e o pincel dessa tinta é muito ruim, não tem como não borrar tudo... Eu já testei a condutividade deles, e dois dos contatos estão 100%, mas outros 2 estão mais fracos, tem 4 contatos no direcional para frente.

Eu acho que tem conserto, só tenho que pintar com uma precisão bem grande.
 
Topo Fundo