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Como saber se está na hora de trocar o kit embreagem?

CoyoteBoicote

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Fala, pessoal.
Sei que se trata de uma questão que talvez só o mecânico, após avaliação, será possível dizer com certeza (ou não) o que realmente precisa ser feito. Eu costumo levar meu meio de transporte (um Celta) num centro automotivo e por incrível que pareça este local não é careiro. Pessoal lá já me conhece, um dos mecânicos me disse que a embreagem está baixa e que será necessário a troca do kit embreagem, mas por se tratar de um centro automotivo eu não confio cegamente. Eu gosto de levar lá porque os preços são bons, eu acompanho de perto oq está sendo feito e de certa forma confio no serviço prestado mas nao ponho minha mão no fogo.
A marcha ré está arranhando com muita frequência, mas o carro desenvolve velocidade normalmente. Além do fato da embreagem estar um pouco alta baixa (mal solta o pedal da embreagem e o carro começa andar) e a primeira marcha as vezes um pouco dura. Como vcs devem saber o câmbio do celta não é lá essas coisas o meu carro é 2011/2012.
Existe alguma forma de ter certeza que é realmente a embreagem que precisa ser trocada, sem ter que abrir o motor, ou se trata apenas de uma regulagem ou sei lá, troca de um cabo de embreagem ou alguma peça do trambulador?
A grana tá curta e eu não to podendo rasgar dinheiro, claro que se for mesmo isso vou dar um jeito para deixar o carro em ordem, mas seria bom ter a certeza, né?
Obrigado a quem puder dar alguma dica...
 
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YamaDragon

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No meu caso, a quarta e quinta marcha engatavam, mas a troca não acontecia, e ai eu tinha que mudar a marcha e voltar nessas para que a mesma entrasse de fato. Troquei o Kit inteiro, pq a mão de obra já é cara para mexer na embreagem, para trocar só uma peça ou outra pra mim não compensava

Quando abriram a embreagem me mostraram as peças e realmente estavam todas muito gastas, o kit era original do carro de fábrica e o carro estava com 140k de km rodados quando começou a apresentar o problema.


Em um outro carro que eu tive por pouco tempo, também tive que trocar o kit, o problema nesse era só no trambulador, mas aconteceu o mesmo que aconteceu com meu carro atual, o restante das peças já estavam gastas, o preço de mão de obra seria o mesmo para trocar o kit inteiro ou só o trambulador, optei por trocar o kit inteiro, nesse carro o sintomas eram: arranhar a marcha para engatar e dificuldade de engatar a marcha. Depois que trocou ficou liso


Mesmo com sintomas diferentes, os dois apresentaram um mesmo padrão, a quantidade de kms rodados do kit de embreagem que estava no carro.
 
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konata

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Embreagem cansada tem um barulho característico... o meu, que está quase em fim de vida, da umas derrapadas na hora de trocar a marcha, também.
 

javagod

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O que indica embreagem desgastada:

- barulhos de rolamentos com o carro parado;
- pedal da embreagem duro;
- pedal da embreagem com curso muito curto;
- carro trepidando ou patinando ao arrancar ou retomar velocidade;
- dificuldade ao engatar marchas (e não somente embreagem gasta causa isso).

Foi o que lembrei agora.
 

javagod

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Desconsiderar se for um fiat. Fiat sempre foi uma desgraça pra engatar marcha até com câmbio novo.

Depende do Fiat. Os atuais não têm qualquer problema com isso. O último câmbio Fiat que dava isso, que me lembre, era aquele sem trava externa para engatar a ré, que equipou Mille Fire e os Palio de entrada.
 


konata

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Depende do Fiat. Os atuais não têm qualquer problema com isso. O último câmbio Fiat que dava isso, que me lembre, era aquele sem trava externa para engatar a ré, que equipou Mille Fire e os Palio de entrada.
Esse foi até o Uno 2004, não? Se sim, eu já usei num 2001 e era tenebroso. O meu 2008 tem a trava, mas é uma porcaria para engatar as marchas, mesmo quando estava com kit novo.
 

CoyoteBoicote

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O que indica embreagem desgastada:

- barulhos de rolamentos com o carro parado;
- pedal da embreagem duro;
- pedal da embreagem com curso muito curto;
- carro trepidando ou patinando ao arrancar ou retomar velocidade;
- dificuldade ao engatar marchas (e não somente embreagem gasta causa isso).

Foi o que lembrei agora.
Destaquei em vermelho oq acontece com o meu, só uma pequena obs sobre a embreagem na arrancada que na hora de usar só a embreagem pro carro dar aquele pequeno deslocamento, tipo quando a garagem ou a vaga é apertada, e vc precisa ir bem devagar, é nessa hora que acontece uma trepidação horrorosa. Não vai ter jeito vou ter mesmo que trocar essa melda....
 

javagod

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Destaquei em vermelho oq acontece com o meu, só uma pequena obs sobre a embreagem na arrancada que na hora de usar só a embreagem pro carro dar aquele pequeno deslocamento, tipo quando a garagem ou a vaga é apertada, e vc precisa ir bem devagar, é nessa hora que acontece uma trepidação horrorosa. Não vai ter jeito vou ter mesmo que trocar essa melda....

Melhor não enrolar mesmo. Se demorar demais pode afetar volante do motor, garfos e sincronizados do câmbio...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Comigo?

Embreagem ruim no 306, eu notei pelo seguinte:

  • O pedal de embreagem fica estranho, dando uma impressão de que está pisando em uma almofada e não sentindo seu correto funcionamento.
  • O encaixe das marchas também fica estranho, arranhando em muitas vezes
  • Consumo do carro fica pior e o desempenho dele fica péssimo....
 

Animes ZZ

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O que indica embreagem desgastada:

- barulhos de rolamentos com o carro parado;
- pedal da embreagem duro;
- pedal da embreagem com curso muito curto;
- carro trepidando ou patinando ao arrancar ou retomar velocidade;
- dificuldade ao engatar marchas (e não somente embreagem gasta causa isso).

Foi o que lembrei agora.
O barulho de rolamento com o carro parado tem haver com o rolamento da caixa de marcha. Quando o colar da embreagem está ruim, ele faz barulho justamente quando vc pisa na embreagem.

Pisou na embreagem e fez barulho ? é colar de embreagem.
Pisou na embreagem e o barulho parou ? é rolamento da caixa de marcha.
 

Mangostão

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Dirigi um Argo alugado esses dias e continua uma porcaria esse câmbio em termos de precisão
 

f0rg0tten

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O que indica embreagem desgastada:

- barulhos de rolamentos com o carro parado;
- pedal da embreagem duro;
- pedal da embreagem com curso muito curto;
- carro trepidando ou patinando ao arrancar ou retomar velocidade;
- dificuldade ao engatar marchas (e não somente embreagem gasta causa isso).

Foi o que lembrei agora.

Eu acrescentaria a parte da sensação que não está descolando corretamente (ou arranhando, é algo bem nítido nos carros que já dirigi), mas em carros mais novos nem dá para sentir, embreagem hidráulica "some" com essa sensação.

Não sei se vale colocar como geral, mas ao menos nos nissan e vw que andei (e eram embreagem hidráulica), o pedal da embreagem vai ficando mais alto quando o desgaste está grande (não o ponto de acionamento, falo da altura do pedal mesmo), fica mais cansativo de dirigir, pé esquerdo fazendo caminho maior do que estava acostumado.
 

javagod

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O barulho de rolamento com o carro parado tem haver com o rolamento da caixa de marcha. Quando o colar da embreagem está ruim, ele faz barulho justamente quando vc pisa na embreagem.

Pisou na embreagem e fez barulho ? é colar de embreagem.
Pisou na embreagem e o barulho parou ? é rolamento da caixa de marcha.

Não. Sustento o que eu disse. O rolamento do colar da embreagem só trabalha quando há acoplamento. Em ponto morto, pedal em posição de repouso, a embreagem está acoplada, porém não há engrenagem na caixa de câmbio acoplada.

Dirigi um Argo alugado esses dias e continua uma porcaria esse câmbio em termos de precisão

Fiquei quinze dias com um Argo Drive 1.0 há menos de um mês, viajando com meu filho. O carro tinha 3.000 km quando tirei da locadora.

Não gostei do carro por alguns motivos. Achei a direção excessivamente leve, mesmo em velocidade. Suspensão muito suave, filtra demais o chão. Relações de marchas muito curtas e o carro sofre demais para ganhar velocidade após 100 km/h. Carro feito para a geração Z, que não gosta de sentir o mundo real. Parece um cockpit de simulador. Mas não achei a caixa de câmbio imprecisa.

Para falar a verdade, o câmbio funcionou tão bem que foi algo imperceptível. Como sempre digo, sobre design de interfaces para humanos: o bom trabalho dificilmente será elogiado, pois a interação das pessoas com a máquina será natural e imperceptível à maioria. A ruim será imediatamente percebida.
 

B.E.A.S.T

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O que indica embreagem desgastada:

- barulhos de rolamentos com o carro parado;
- pedal da embreagem duro;
- pedal da embreagem com curso muito curto;
- carro trepidando ou patinando ao arrancar ou retomar velocidade;
- dificuldade ao engatar marchas (e não somente embreagem gasta causa isso).

Foi o que lembrei agora.

Pela minha pouca experiencia:

- Este barulho de rolamento é do tal chamado Colar, ele quem tá entre o volante do motor e a embreagem para acionar,. Se ele ronca é pq já penetrou interperie, pois é um rolamento selado.E como o colar tá to meio da briga motor x cambio, é exigido o tempo todo e costuma sucumbir.
- Aí é mola diafragma ruim, embreagem bem castigada.Inclusive comigo já estourou ela 2x, minhas embreagens quebram, não chega no fim do disco.
- Ai é fim de disco.Mesmo que voce regule tudo na altura maxima e ele tá no assoalho, passou da hora de trocar.
- Trepidação pode ser tambem coxins de cambio estourados.Mas neste caso o sintoma vem acompanhado de alavanca do cambio mexendo quando acelera.
- Por ultimo, regulagem da vareta/liame.Ou mesmo embreagem zuada, já com a lingua de fora.
 

B.E.A.S.T

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Double post pra dizer:

Pegue uma embreagem na mão e verá que ela tem 2 tipos de mola: a diafragma (aquele arco cheio de pontas onde toda o Colar. E as internas, responsaveis por absover trepidação.Se qualquer uma deste conjunto esta zuada, ela pode estourar antes do fim da lona do proprio disco.Aí lhes garanto que vc fica na rua subitamente, eu sei disso...
 
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