O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como seria Resident Evil 2 rodando em um Sega Saturn

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
Depois de 24 anos, enfim, Resident Evil 2 pode ser visto rodando nas limitações do hardware do Sega Saturn.

Isso graças a um usuário que criou uma engine própria, survival prototype engine, com o objetivo de permitir que o jogo pudesse ser executado com os assets do jogo original no famigerado hardware do console da SEGA.

O usuário Castorgroup subiu um pequeno gameplay em seu canal no YouTube, onde podemos ver o Resident Evil 2 rodando sem som e com jogador no controle de Claire, que foge das ruas dos zumbis que estão na rua de Raccoon City e passa pela Kendo’s Gun Shop até alcançar a famosa quadra de basquete onde há dois zumbis, e nesse momento o jogo se encerra.

Trata-se de um vídeo curto do jogo sendo executado no emulador Mednafen, mas assim mesmo surpreende a todos aqueles que nunca esperaram ver Resident Evil 2 rodando em Saturn e com toda aquela crocância esperada – Quem jogou a versão de Resident Evil do console sabe do que estou dizendo.

Ainda na descrição do vídeo, o usuário Castorgroup esclarece que não se trata de uma versão editada do jogo original ou mesmo um port, mas sim uma engine criada por ele e que permite que o jogo possa ser executado dentro das limitações do hardware do Saturn.

https://adrenaline.com.br/noticias/v/76428/como-seria-resident-evil-2-rodando-em-um-sega-saturn
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.802
Reações
9.493
Pontos
1.094
Excelente! Uma vez que 99% do jogo era pré renderizado, imagino que não ter lançado uma versão pro Saturno tenha sido somente uma questão de poucas vendas do primeiro episódio (segundo o site VGSales, apenas 148.000 unidades).

Acho completamente jogável, com esses gráficos do vídeo.
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
Excelente! Uma vez que 99% do jogo era pré renderizado, imagino que não ter lançado uma versão pro Saturno tenha sido somente uma questão de poucas vendas do primeiro episódio (segundo o site VGSales, apenas 148.000 unidades).

Acho completamente jogável, com esses gráficos do vídeo.
Tem este vídeo que explica os motivos da Capcom ter desistido de lançar RE2 pro Saturn, lembrando que estava confirmado que ela lançaria pro Saturn junto com a versão PS, lembro até de ter visto no YT uns anos atrás um anúncio do jogo com imagens da versão do Saturn

Segundo o vídeo é mais ou menos pelo que eu entendi uma mistura das baixas vendagens do Saturn no ocidente ( uma fatia muito importante da franquia), extrema dificuldade de se programar pra ele conicidindo na época com a política de "o saturn não é mais o nosso futuro" de um certo presidente da Sega Of América ... fazendo a Capcom focar as suas atenções no Dreamcast e abandonar o saturn no ocidente
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Alguém pode dar um veredito ? ficou melhor, igual ps1 ou n64 ?

RE2 ou qualquer jogo de PS1 é possível no Saturn porém sempre teria um fps menor e as características típicas do saturn que podem variar desde cgi de meia tela, transparências em dither e até sombras pontilhadas. que curiosamente não aparece nesse port. Eu gostei dessa demo e se eu soubesse como fazer eu faria um monte de demos sobretudo de ps2 e gc.
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
Eu acho que ficou muito próximo do que ficaria uma versão real lançada pela Capcom em 98
Apresentaria logicamente perdas em relação ao PS ,as CGs ficariam mais granuladas ,os modelos dos personagens ficariam com este formato diferente mais granulado ou "quadradão" igual a conversão do primeiro game

Lembro até de uma notícia que as revistas BRs que eu não sei se as gringas tbm falaram ,que é era sobre a tal versão utilizaria o cartucho de expansão de ram de 4mg , só não saberia dizer como ele ajudaria ..

acho que pra chegar a este resultado a Capcom teria que colocar uma equipe dedicada específicamente pra versão saturn ,que custaria tempo e dinheiro ,talvez fosse esse um dos motivos pra ela ter desistido de lançar pro console
 
Ultima Edição:


johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
O mais incrível é que a transição de uma tela pra outra é praticamente instantânea. No PS1 tinha um delay. O cartucho de 4MB fez diferença aí.
É verdade, não me liguei no início do vídeo tá dizendo que está utilizando o cartucho de 4 mb
 
Ultima Edição:

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.802
Reações
9.493
Pontos
1.094
Eu acho que ficou muito próximo do que ficaria uma versão real lançada pela Capcom em 98
Apresentaria logicamente perdas em relação ao PS ,as CGs ficariam mais granuladas ,os modelos dos personagens ficariam com este formato diferente mais granulado ou "quadradão" igual a conversão do primeiro game

Lembro até de uma notícia que as revistas BRs que eu não sei se as gringas tbm falaram ,que é era sobre a tal versão utilizaria o cartucho de expansão de ram de 4mg , só não saberia dizer como ele ajudaria ..

acho que pra chegar a este resultado a Capcom teria que colocar uma equipe dedicada específicamente pra versão saturn ,que custaria tempo e dinheiro ,talvez fosse esse um dos motivos pra ela ter desistido de lançar pro console
Qual seria a explicação pra CGs mais granuladas? Suporte pra resolução menor, algo assim?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Qual seria a explicação pra CGs mais granuladas? Suporte pra resolução menor, algo assim?
PS1 tem video decoder por hardware (MDEC), é praticamente baseado em jpgs em macroblocos.

Já Saturn que eu saiba é por software, então depende muito do decoder utilizado. Apesar que tem também uma expansão pra MPEG atrás do console, caso usasse poderia ficar até melhor que no PS1
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Ficou com a "qualidade Saturn" e isso mal se percebe. Legal.

Claro que essa desculpa de que faltava poder é balela pura. Mas o 1 sair 1 ano e meio depois não ajuda em nada nas vendas também. E o PS1 na expectativa do RE2, com o Director's Cut saindo com o demo do 2 por volta da mesma época para canibalizar ainda mais as vendas da versão Saturn.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Na minha opinião não tinha pq esse jogo ficar inferior ao do PSX, pré render na VDP 2 ficaria perfeito, inclusive por ser pré render a própria vdp2 poderia cuidar dos efeitos, como os de transparência e luz.

Sobre as CGs de fato ficariam inferiores devido ao Cinepak, Codec usado pelo Saturn (o mesmo do 3do e segacd), assim como os modelos dos personagens que seriam quadriláteros criados por sprits (que na prática sempre apresentava bonecos mais largos e com baixa resolução (muito provavelmente pq ao distorcer, manipular e expandir algum sprit não se aumentava a quantidade pixels, estourando-os))...

T+
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Saudades DENROCK !!

o coitadinho, jurava que o Saturn nunca poderia rodar RE2 era gente boa mas a fanboysse do PS1 o cegava, claro que podia rodar saturn pode rodar qualquer jogo do ps1 apenas terá um qualidade levemente menor mas ficar privado do jogo, esquece. Eu gosto mais do Saturn que qualquer console mesmo que ele tenha sido privado de alguns multis porque os jogos foram transferidos para o dreamcast Sega para mim atingiu o Nirvana no Saturn ainda sonho com mais produtos da sega relacionados ao satrun.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Se duvidar até da pra desenrolar sim

O único motivo pelo qual RE2 não foi portado pro DS foi pelas baixas vendas do RE1.

Se bobear é mais fácil recriar esse projeto no NDS do que no Saturn.
Principalmente se considerarmos que houve mais jogos pra ele do que pro seu sucessor e seu antecessor.

Mas claro, pra isso, depende de acharem um SDK ou criarem um mais bem formulado.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.802
Reações
9.493
Pontos
1.094
No DS se fosse uma mera reskin do RE : DS com as necessárias adaptações já bastaria. Esse jogo já tem uma fluidez de movimento, jogabilidade e modelos 3D (o do Chris pelo menos) bem acima dos RE do PS1.
Resident Evil do DS era gostoso demais de jogar, só de poder pular o load entre salas...

Saudades
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Essa versão do RE2 que iria sair para o Saturno seria a mesma 1.5 que tem a veta incompleta por ae, inclusive tem até o trailer que mostra o jogo rodando

 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Essa versão do RE2 que iria sair para o Saturno seria a mesma 1.5 que tem a veta incompleta por ae, inclusive tem até o trailer que mostra o jogo rodando


Neste trailer o jogo está rodando no PlayStation.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Alguém pode dar um veredito ? ficou melhor, igual ps1 ou n64 ?

RE2 ou qualquer jogo de PS1 é possível no Saturn porém sempre teria um fps menor e as características típicas do saturn que podem variar desde cgi de meia tela, transparências em dither e até sombras pontilhadas. que curiosamente não aparece nesse port. Eu gostei dessa demo e se eu soubesse como fazer eu faria um monte de demos sobretudo de ps2 e gc.

Um pouco pior que PS1, dá pra notar que não tem um certo efeito de sombreamento como tem no PS1.
Mas ainda assim, é interessante que está tentando portar uma parte inicial rodando no Saturn. O desenvolvimento hoje em dia pode facilitar para quem dedica mais ao hardware do Saturn, além da tecnologia de hoje que facilita certas coisas, mas na época era complexo bem, pois as ferramentas de desenvolvimento de N64 e PS1 usam a geometria mais básica (triângulos), ao contrário do Saturn que usa quadriláteros.



Essa versão do RE2 que iria sair para o Saturno seria a mesma 1.5 que tem a veta incompleta por ae, inclusive tem até o trailer que mostra o jogo rodando



Pelo que vi, o jogo é de PS1 (tem efeitos que o Saturn não faz, obviamente). Nunca foi divulgado um material mostrando o RE2 de Saturn rodando, infelizmente. No vídeo apenas menciona o Saturn com uma data de lançamento sem previsão enquanto a de PS1 estava mencionada para ser lançada num inverno americano.
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
Um pouco pior que PS1, dá pra notar que não tem um certo efeito de sombreamento como tem no PS1.
Mas ainda assim, é interessante que está tentando portar uma parte inicial rodando no Saturn. O desenvolvimento hoje em dia pode facilitar para quem dedica mais ao hardware do Saturn, além da tecnologia de hoje que facilita certas coisas, mas na época era complexo bem, pois as ferramentas de desenvolvimento de N64 e PS1 usam a geometria mais básica (triângulos), ao contrário do Saturn que usa quadriláteros.
como se trata de um protótipo, se forem reparar no inicio faltou os efeitos do fogo e fumaça da explosão do caminhão,porem os zumbis perto do mesmo ficaram mais claros ou iluminados , obviamente numa hipotética versão final estes efeitos ficariam bem a cara "saturn" semelhante ao que a capcom fez em RE1 pro console
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
por curiosidade , seria possível o criador deixar disponível a demo pra baixar pra assim podermos gravar em Cd e jogar num saturn real?
 
Ultima Edição:

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
por curiosidade , seria possível o criador deixar disponível a demo pra baixar pra assim podermos gravar em Cd e jogar num saturn real?

Se nao me engano só foi criado esse comecinho do jogo e segundo o proprio criador postou em um comentarios completar o resto do jogo não é prioridade
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
Se nao me engano só foi criado esse comecinho do jogo e segundo o proprio criador postou em um comentarios completar o resto do jogo não é prioridade
essa é a minha duvida ,precisaria o jogo estar completo ?não daria pra ele disponibilizar aquela parte em formato iso só pra gente brincar um pouco ...

,se rodou no emulador mesmo que seja só aquelas partes poderia muito bem rodar de boa no console
 
Topo Fundo