Cubo de gelo
Habitué da casa
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@operereca @Pseudim
Acumulei mais de 1000 cartas criadas de magic com o tempo, mas nunca teve arte. Tem discord só de cartas de magic e normalmente os caras vão atrás do ArtStation ou google mesmo. Agora que tem AI pra todo lado ficou fácil de conseguir arte. Algumas eu tinha alguma ideia de arte, mas nunca tive paciência de ir atrás de uma imagem parecida. Com AI dá pra ficar criando infinitas artes. Como é aleatório e a AI não consegue capturar tudo que você quer, além de não ter uma AI iterativa que você possa ir juntando elementos e mudando outros sem mudar o resto da imagem junto, estou ficando só com ideias gerais. É mais concept. É meio impossível gerar imagem com a arquitetura que você quer, no ângulo exato, com tudo de um jeito que um artista faria. No futuro essas IAs vão evoluir, mas com o que tem hoje é aleatório demais.
Pelo que entendi de como a Wizard faz, eles começam com um tema e criando um mundo. Depois é que vem as roupas, estilos, arquitetura, personagens, espécies de animais, etc. O que eu faço é invertido. Eu nunca criei um mundo e nunca segui um tema.
Inicialmente este tópico é para reunir conceitos de arte para jogos, sem intenção de discutir a profissão de artista em si. Eu nunca tive o sonho de ser um concept artist também. Quem tiver arte conceitual de jogo para mostrar, sinta-se livre para mostrar.
Sem querer eu acho que essas artes tem alguma relação com o meu objetivo de ir pra level design. Concept artist e environment art é bem diferente de level design. Mas tem algo em comum que notei. Tem uns caras com canais de level design e tem um ponto importante. Os testes que as empresas aplicam para candidatos em potencial é fazer algum level que mostre que você sabe fazer ou que entende do processo. É mostrar na prática que você entendeu as mecânicas do jogo e os conceitos do jogo. Acho que a wizards faz algo parecido. Eles querem algum artista que mostre arte que se adeque ao que eles fazem. Se você faz rostos fotorrealistas com lápis não é bem a arte que eles querem. Se você desenha ficção científica, a não ser que eles façam um set disso e precisem de alguém nesse estilo, não vai servir também.
A Wizards fez uma competição mais de uma vez "The great designer search" e o processo incluía provas, escrever histórias, criar cartas. Era tipo concorrência de mil pra um. Os caras que chegaram perto no final eram lojistas ou jogadores profissionais. Gente que simplesmente conhece o jogo, o ambiente, vive isso.
No começo eu estava só criando arte aleatória. Mas com um monte de carta feita de magic sem arte, juntei as duas coisas. O Mark Rosewater tem vários artigos falando de criatividade, solução de desafios e uma coisa que aparece toda hora é que as cartas não são feitas ao vento. Tem critérios. Até para escrever colunas ele diz que é mais fácil quando tem um tema do que quando não tem restrição de nada. Essas artes fica bem mais fácil de imaginar alguma coisa tendo um tema e mecânicas do que sem tema nenhum.
Diamante de fogo: é um artefato que gera mana. É um diamante. Se tem fogo então tem cor vermelha.
Primeiro eles decidem o nome ou a arte? Não parece ser uma regra. Porque tem carta que foi feita com base na arte primeiro. Tem caso que já vi de arte que foi trocada por outra e carta que foi feita só depois da arte.
Uma paisagem. Que paisagem? De dia? Pôr do sol? Tem nuvens? É um planeta alienígena? É assim que eu estava tentando antes de juntar com as cartas. Agora algo como "uma carta que causa dano em criaturas que não voam" geralmente é o que? Terremoto, chão rachado, deslizamentos.
Level os primeiros que eu tentava era tudo assim. Uma nave espacial. Um prédio. Vai ter corredores. Passagens. Mas que tipo de prédio? Corredores largos? Estreitos? Uma nave de que tipo? A referência no máximo era algum filme. Acho que quem quer fazer environment art não pode ficar só numa visão de que é bonito e acabou. Tem que ter algum processo a mais, de escolha da luz, de composição, que já inclua um tema e objetivos. Vi um vídeo explicando como o cara foi trabalhar no Bioshock e o level design não tinha nada de arte. Era puro conceito. Mostrar que você entendia o tipo de gameplay e level que eles queriam no Bioshock. Tem uns artistas que publicam rascunho no ArtStation e como que uma carta de magic começa? A arte no começo é só rabisco. Antes deles fazerem a arte final tem um rabisco de poses, ângulo, perspectiva, posição das coisas. Só lá no final é que vão colorir tudo.
Arte conceitual é conceitual. Não é a mesma coisa que fazer uma obra de arte que vale 3 milhões num leilão. É ter uma descrição de alguma coisa e representar isso da melhor forma. O objetivo não é ficar bonito. É representar um personagem, um cenário, uma armadura, uma caixa que seja. Mas tem critérios de tema, estilo, atmosfera, ambientação, filosofias. Uma pessoa cria um conceito de um personagem, a outra é que vai modelar em 3D a partir do conceito. Você pode fazer os dois? Com certeza é possível. Mas para um jogo AAA e uma empresa com 200 pessoas num jogo, é bom separar um do outro.
Conceitos testados:
- Um demônio sendo capturado por raízes e cipós
- Um demônio segurando uma espada que dissolve em cinzas brilhantes
- Um demônio desintegrando em cinzas brilhantes e a espada se transformando numa planta
- Tirar o demônio e deixar só uma caveira, com plantas crescendo e uma espada do lado
Referências:
scryfall.com
scryfall.com
scryfall.com
scryfall.com
scryfall.com
scryfall.com
scryfall.com
Erros da IA:
- Não sei de onde ela tirou que um demônio tem asas de anjo
- Se matar. Eu não disse nada sobre se matar com a espada
- Demônio se transforando em planta. Eu não disse isso
- Halo? Acho que eu confundi "espiral" com "helicoidal" e saiu isso. Era pra fazer energia branca espiralando em volta da espada
- Caveira com uma espada atravessada. Parece capa de disco ou algum livro de ocultismo.
- Eu não sei porque a IA insiste em fazer espadas viradas para baixo
- Demônios como guerreiros. No prompt eu estava testando alguns elementos, ignorando outros.
Acumulei mais de 1000 cartas criadas de magic com o tempo, mas nunca teve arte. Tem discord só de cartas de magic e normalmente os caras vão atrás do ArtStation ou google mesmo. Agora que tem AI pra todo lado ficou fácil de conseguir arte. Algumas eu tinha alguma ideia de arte, mas nunca tive paciência de ir atrás de uma imagem parecida. Com AI dá pra ficar criando infinitas artes. Como é aleatório e a AI não consegue capturar tudo que você quer, além de não ter uma AI iterativa que você possa ir juntando elementos e mudando outros sem mudar o resto da imagem junto, estou ficando só com ideias gerais. É mais concept. É meio impossível gerar imagem com a arquitetura que você quer, no ângulo exato, com tudo de um jeito que um artista faria. No futuro essas IAs vão evoluir, mas com o que tem hoje é aleatório demais.
Pelo que entendi de como a Wizard faz, eles começam com um tema e criando um mundo. Depois é que vem as roupas, estilos, arquitetura, personagens, espécies de animais, etc. O que eu faço é invertido. Eu nunca criei um mundo e nunca segui um tema.
Inicialmente este tópico é para reunir conceitos de arte para jogos, sem intenção de discutir a profissão de artista em si. Eu nunca tive o sonho de ser um concept artist também. Quem tiver arte conceitual de jogo para mostrar, sinta-se livre para mostrar.
Sem querer eu acho que essas artes tem alguma relação com o meu objetivo de ir pra level design. Concept artist e environment art é bem diferente de level design. Mas tem algo em comum que notei. Tem uns caras com canais de level design e tem um ponto importante. Os testes que as empresas aplicam para candidatos em potencial é fazer algum level que mostre que você sabe fazer ou que entende do processo. É mostrar na prática que você entendeu as mecânicas do jogo e os conceitos do jogo. Acho que a wizards faz algo parecido. Eles querem algum artista que mostre arte que se adeque ao que eles fazem. Se você faz rostos fotorrealistas com lápis não é bem a arte que eles querem. Se você desenha ficção científica, a não ser que eles façam um set disso e precisem de alguém nesse estilo, não vai servir também.
A Wizards fez uma competição mais de uma vez "The great designer search" e o processo incluía provas, escrever histórias, criar cartas. Era tipo concorrência de mil pra um. Os caras que chegaram perto no final eram lojistas ou jogadores profissionais. Gente que simplesmente conhece o jogo, o ambiente, vive isso.
No começo eu estava só criando arte aleatória. Mas com um monte de carta feita de magic sem arte, juntei as duas coisas. O Mark Rosewater tem vários artigos falando de criatividade, solução de desafios e uma coisa que aparece toda hora é que as cartas não são feitas ao vento. Tem critérios. Até para escrever colunas ele diz que é mais fácil quando tem um tema do que quando não tem restrição de nada. Essas artes fica bem mais fácil de imaginar alguma coisa tendo um tema e mecânicas do que sem tema nenhum.
Diamante de fogo: é um artefato que gera mana. É um diamante. Se tem fogo então tem cor vermelha.
Primeiro eles decidem o nome ou a arte? Não parece ser uma regra. Porque tem carta que foi feita com base na arte primeiro. Tem caso que já vi de arte que foi trocada por outra e carta que foi feita só depois da arte.
Uma paisagem. Que paisagem? De dia? Pôr do sol? Tem nuvens? É um planeta alienígena? É assim que eu estava tentando antes de juntar com as cartas. Agora algo como "uma carta que causa dano em criaturas que não voam" geralmente é o que? Terremoto, chão rachado, deslizamentos.
Level os primeiros que eu tentava era tudo assim. Uma nave espacial. Um prédio. Vai ter corredores. Passagens. Mas que tipo de prédio? Corredores largos? Estreitos? Uma nave de que tipo? A referência no máximo era algum filme. Acho que quem quer fazer environment art não pode ficar só numa visão de que é bonito e acabou. Tem que ter algum processo a mais, de escolha da luz, de composição, que já inclua um tema e objetivos. Vi um vídeo explicando como o cara foi trabalhar no Bioshock e o level design não tinha nada de arte. Era puro conceito. Mostrar que você entendia o tipo de gameplay e level que eles queriam no Bioshock. Tem uns artistas que publicam rascunho no ArtStation e como que uma carta de magic começa? A arte no começo é só rabisco. Antes deles fazerem a arte final tem um rabisco de poses, ângulo, perspectiva, posição das coisas. Só lá no final é que vão colorir tudo.
Arte conceitual é conceitual. Não é a mesma coisa que fazer uma obra de arte que vale 3 milhões num leilão. É ter uma descrição de alguma coisa e representar isso da melhor forma. O objetivo não é ficar bonito. É representar um personagem, um cenário, uma armadura, uma caixa que seja. Mas tem critérios de tema, estilo, atmosfera, ambientação, filosofias. Uma pessoa cria um conceito de um personagem, a outra é que vai modelar em 3D a partir do conceito. Você pode fazer os dois? Com certeza é possível. Mas para um jogo AAA e uma empresa com 200 pessoas num jogo, é bom separar um do outro.

Conceitos testados:
- Um demônio sendo capturado por raízes e cipós
- Um demônio segurando uma espada que dissolve em cinzas brilhantes
- Um demônio desintegrando em cinzas brilhantes e a espada se transformando numa planta
- Tirar o demônio e deixar só uma caveira, com plantas crescendo e uma espada do lado
Referências:

Naturalize
{1}{G} • Instant • Destroy target artifact or enchantment. • Core Set 2019 (M19) #190 • Illustrated by Daniel Ljunggren • Magic: The Gathering, MTG

Expose to Daylight
{2}{W} • Instant • Destroy target artifact or enchantment. Scry 1. • The List (PLIST) #506 • Illustrated by Daniel Ljunggren • Magic: The Gathering, MTG

Plummet
{1}{G} • Instant • Destroy target creature with flying. • Core Set 2019 (M19) #193 • Illustrated by Pete Venters • Magic: The Gathering, MTG

Putrefy
{1}{B}{G} • Instant • Destroy target artifact or creature. It can't be regenerated. • Commander 2019 (C19) #197 • Illustrated by Igor Kieryluk • Magic: The Gathering, MTG

Krosan Grip
{2}{G} • Instant • Split second (As long as this spell is on the stack, players can't cast spells or activate abilities that aren't mana abilities.) Destroy target artifact or enchantment. • Commander 2021 (C21) #198 • Illustrated by Zoltan Boros & Gabor Szikszai • Magic: The Gathering, MTG

Return to Dust
{2}{W}{W} • Instant • Exile target artifact or enchantment. If you cast this spell during your main phase, you may exile up to one other target artifact or enchantment. • Commander Masters (CMM) #52 • Illustrated by Wayne Reynolds • Magic: The Gathering, MTG

Fade into Antiquity
{2}{G} • Sorcery • Exile target artifact or enchantment. • Mystery Booster (MB1) #1205 • Illustrated by Noah Bradley • Magic: The Gathering, MTG
Erros da IA:
- Não sei de onde ela tirou que um demônio tem asas de anjo
- Se matar. Eu não disse nada sobre se matar com a espada
- Demônio se transforando em planta. Eu não disse isso
- Halo? Acho que eu confundi "espiral" com "helicoidal" e saiu isso. Era pra fazer energia branca espiralando em volta da espada
- Caveira com uma espada atravessada. Parece capa de disco ou algum livro de ocultismo.
- Eu não sei porque a IA insiste em fazer espadas viradas para baixo
- Demônios como guerreiros. No prompt eu estava testando alguns elementos, ignorando outros.
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