O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Consoles são uma industria experimental ?

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Estamos as véspera de uma nova geração e a cada geração muda-se não somente a técnica, a arte mas também o conjunto, trazendo consigo a busca por inovação, no meio de tudo isso existe as ponta soltas, jogos indies experimentais, que por N motivos negam a geração da qual estão inciando uma modinha, a qual fazendo sucesso será o modelo que será copiado e replicado.

Qual o ponto ? a fraqueza do mercado.

Tipo não há um elo coeso que garanta nada nessa poha, basta que alguém com dinheiro transforme uma ideia em algo tangível e toda industria sem pensar duas vezes abandona o que há para adotar o modelo.

Queria saber o que você pensa disso, tipo tu gosta de games, se eles decidirem que na próxima geração, aquilo que você curtiu até agora, não é mais viável, e eles vão lá e fazem....o que tu pensa a respeito



Brace yourselves
 
Ultima Edição:

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.075
Reações
26.388
Pontos
703
Quanto aos JOGOS de um modo geral: não.
É uma indústria gastronômica:

Todos seguindo as mesmas receitinhas de bolo, as mesmas ideias, mecânicas e conceitos jurássicos nos mesmos contextos de sempre.

E é com isso que o lucro é obtido.
98906

Obs: só comentando a realidade. Eu gosto de FIFA, apesar de ser uma franquia lamentavelmente decadente.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
É uma indústria gastronômica:

Todos seguindo as mesmas receitinhas de bolo, as mesmas ideias, mecânicas e conceitos jurássicos nos mesmos contextos de sempre.

E é com isso que o lucro é obtido.

eu quero tentar me fazer entender, de modo mais claro, por exemplo o xbox one, imagino que você deve gostar, ele não er apara ser do jeito que foi, o console na verdade foi o desejo de uma equipe, mas podemos reduzi essa equipe a um nome, Don Mattrick entende, basta um jacu desses decidi o que na visão dele é o futuro e acabou, FIFA hoje é sinônimo de pouca evolução e repetição mas houve um tempo que as coisas eram diferente que jogos de futebol eram AAA, e é disso que eu to falando, os caras simplesmente decidiram que futebol precisa ser reciclado, nada impede da rockstar ou qualquer outra de modo deliberado fazer jogos reciclado, por isso digo que tudo não passa de algo experimental (pelo menos é o que aparenta) que a industria como conhecemos pode ruir de hoje para amanhã, figurativamente falando.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.622
Reações
38.927
Pontos
2.069
Não há um elo coeso no seu tópico, então ficou difícil entender.

Mas sim, no geral são os criadores que ditam os rumos da indústria. E isso em qualquer indústria. Eu não queria uma enxurrada de heróis da Marvel no cinema, mas decidiram que era isso que o público queria, e o público abraçou... Então tudo certo.

Em breve decidem que essa fórmula se esgotou e partem pra outra.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 


carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.303
Pontos
1.053
Neil já fez um tópico de desenvolvimento pessoal e financeiro dele ou pregando catolicismo? Eu não lembro.
Nao sigo outras pastas. Só vi as bobagens desse user na Consoles mesmo.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.100
Reações
35.094
Pontos
1.054
Nao sigo outras pastas. Só vi as bobagens desse user na Consoles mesmo.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Acho que não é o Neil não, já que esse OP usa o mesmo nick de 2014 do UOL, se fosse o Neil ele usaria o mesmo nick da OS lá no UOL. Mas não deixa de ser um clone desde o UOL, né @Sega&AMD ?
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
você vão estragar mais um de meus tópico ? se não gostam do assunto deixa cair, mas o mais interessante é que entenderam sim conforme podemos ver pelas respostas hehehe

a pergunta foi clara como cristal: qual a opinião de vocês sobre a industria, ela é experimental ?
por exemplo um jogo tipo Fortinit ou Pubg enfim modas em geral são capazes de arrastar consigo a industria a ponto dela esquecer gamers como nós por puro interesse financeiro desses novos nichos.

vou invocar os user cabeça como @Majima-San
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Mas sim, no geral são os criadores que ditam os rumos da indústria. E isso em qualquer indústria. Eu não queria uma enxurrada de heróis da Marvel no cinema, mas decidiram que era isso que o público queria, e o público abraçou... Então tudo certo.

Em breve decidem que essa fórmula se esgotou e partem pra outra.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

interessante esse ponto de vista, me faz lembrar dos jrpgs de turno, quando falo do tema fico pensando qual foi o jegue que decidiu que não valia mais a pena investir nesse tipo de jogo, não de modo indie. o mesmo podemos falar dos filmes.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Mercado AAA (super pilhas) = pouca experimentação
Mercado Indies = mais experimentação

Obs.: Jrpgs em turno? Existem aos montes ainda, mesmo de empresas grandes como a Square Enix. Um dos maiores anúncios do Games Awards? Novo Bravely Default, em turnos. Outras séries tem Legend of Heroes, Persona, Shin Megami Tensei, Neptunias, e muitos jogos ainda.

Enfim, não há muita experimentação, a indústria gira em torno do dinheiro e onde acham que vai o dinheiro. Experimentação seria se testassem novas fórmulas, sendo que temos uma enxurrada de remasters e remakes, jogos em que o 1, 2 e 3 seguem a exata mesma fórmula. Muito mais do mesmo.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.303
Pontos
1.053
Acho que não é o Neil não, já que esse OP usa o mesmo nick de 2014 do UOL, se fosse o Neil ele usaria o mesmo nick da OS lá no UOL. Mas não deixa de ser um clone desde o UOL, né @Sega&AMD ?
Então isso já explica muita coisa.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Enfim, não há muita experimentação, a indústria gira em torno do dinheiro e onde acham que vai o dinheiro. Experimentação seria se testassem novas fórmulas, sendo que temos uma enxurrada de remasters e remakes, jogos em que o 1, 2 e 3 seguem a exata mesma fórmula. Muito mais do mesmo.

consoles e jogos são negócios eles capturam as tendências e transformam em produtos, o dinheiro é a chave por exemplo o nintendo wii veio com uma proposta diferente e fez algo até então inédito, basicamente reciclou o hardware da geração passada (GameCube no caso) acrescentou os controles e passou a vender, isso deu certo porém tirou a Nintendo da rota do mercado hardcore, eles perceberam isso e tentaram fazer o wii u um console tradicional mas infelizmente já estavam viciados em conceitos experimentais, fizeram novamente um hardware defasado dificil de programar etc, o ponto chave é que não podemos mais esperar por um console tradicional da nintendo com poder similar ao dos rivais e saber disso ou imaginar isso, é bem palha para quem viveu a época de ouro da marca.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.097
Pontos
803
vou invocar os user cabeça como @Majima-San

(dando seguimento aos quotes que deixei sem resposta - dos que eu consegui ver)

Na minha opinião, sim, a indústria é experimental, mas não nos termos a que você se referiu. Fazendo uma análise pra deixar bem mascado, e tentarei ser sucinto e didático, deixando o tema sob a forma de princípios gerais, e, entendendo que existem exceções e alterações sazonais nessas “regras”, eu enxergo que, nos dias de hoje, com as 3 hardhouses já consolidadas, temos a seguinte situação quanto ao tema proposto:



A) A NINTENDO TENDE A SER MAIS EXPERIMENTAL EM HARDWARE, E MENOS EXPERIMENTAL EM SOFTWARE:

- Experimentação com o lado físico da máquina, “à mão” do jogador, mas com produtos (software - games), mesmo quando adaptados a esses novos equipamentos, em sua maioria formulaicos, com postura tradicionalista, conservadora, segura, com tendência a pairar em terreno conhecido. Exemplos de experimentalismo em hardware:

a) Famicon Internet Device
b) Famicon Disc System
c) Game & Watch
d) SatellaView
e) DS
f) Virtua Boy
g) 3DS
h) Wii/Motion Controls
i) Switch

- Perceba que o software para esses equipamentos, mesmo que tragam algum frescor, por fazerem óbvio uso dalguma nova tecnologia experimental correspondente, são pouco experimentais per se. Exemplo, Zelda Skyward Sword usa controles de movimento, mas como conceito e execução traz o mesmo mecanismo e design que A Link to the Past. Ou os efeitos 3D de Mario 3D Land para 3DS, ou o uso da Stylus para Zelda the Spirit Tracks de DS. O game do Wario para Virtua Boy, embora faça uso dum hardware experimental, é por si pouco experimental, como jogo.


B) A SONY TENDE A SER A QUE MAIS EXPERIMENTA EM SOFTWARE, AO PASSO QUE EXPERIMENTA POUCO EM HARDWARE:


- Consoles tradicionais, a exemplo dos dois primeiros da Nintendo (aliás, as eras NES e SNES foram, curiosamente, quando a Gigante de Kyoto mais experimentou em software, e eu penso em algumas causas para isso adiante no post), mas com maior tendência a explorar gêneros e execuções atípicas, experimentais ou comercialmente arriscadas. Exemplos de experimentalismo em software:

a) Tendência a transitar entre novas IPs, “abandonando” propriedades de sucesso relativo ou absoluto, em nome de criar novas.

b) Financiamento de Games e/ou criação de propriedades próprias Triple A ou Double A esdrúxulos, arriscados, pouco palatáveis ou de nicho, levando até a situações engraçadas, onde a própria diretoria teme que o produto falhe, tão bizarro (veja o caso de Shuhei Yoshida e a Alma do Demônio): Amplitude, Parappa, Demon’s Souls, Death Stranding, ICO, Shadow of the Colossus, Dreams, The Last Guardian etc

c) Trabalho com indies é de crianção de IPs próprias da hardhouse, co-desenvolvimento e fornecimento de engines, pessoal e times internos (Santa Monica, PhyreEngine, XDev, ICE etc) pra ajudar na produção, e não somente fornecer berço para que terceiros tragam-nos (modelo atual da Nintendo para indies, modelo do XBox 360), queimando de seu próprio capital humano e material para tal. Exemplo: Resogun, Alienation, Dead Nation, Helldivers, Everybody’s Gone to the Rapture etc.


d) Produção Interna/ First Party Terceirizada de títulos próprios muito atípicos, cujo gênero chega a ser impossível de se determinar. Estilos inclassificáveis, que eu mesmo costumo, inclusive, coincidentemente, batizar de Gênero Experimental, o que curiosamente teve a ver com o tema do tópico: Journey, Flower, Bound, Hohokum, floW, The Unfinished Swan, Wattam (sério, qual o gênero desses games? Eles são tão experimentais que a própria classificação é impossível)


3) A MICROSOFT TENDE A SER POUCO EXPERIMENTAL EM SOFTWARE E HARDWARE, MAS EXPERIMENTA MUITO COM NOVAS FORMAS DE FAZER NEGÓCIO:

- Consoles e games tradicionais, mas alto experimentalismo pra tentar capturar novos mercados/novos públicos, roubar clientes de plataformas concorrentes, ou descobrir novas formas de se ganhar dinheiro com o público que já tem:

a) Live
b) Store na UI do Console
c) Mensalidade
d) Apoio a Microtransações
e) Gamepass
f) Front End em outras plataformas
g) Lançamento de conteúdo first party em outros consoles (Minecraft, Ori)
h) Acesso a Steam
i) Play Anywhere
j) Estímulo ao fim de gerações.


Claro, a Nintendo também experimenta em software (Mother), a Sony experimenta em hardware (o hardware mais influente dos últimos 25 anos é dela, aliás, que é o Dual Shock, mas cito outros, como o Eye Toy) e experimenta em novas maneiras de se fazer negócio (o Foco Moderno nos games de Escopo Monumental, o famoso Quad A ou AAAA, que trazem intensos riscos financeiros, empregatícios e de reputação, ou o sistema dos royalities para thirds na quinta geração são exemplos), e a Micro experimenta com hardware vez ou outra (Kinect), mas a grosso modo as três ditam experimentalismos nas três áreas citadas, sendo que as outras tendem a seguir-lhes, caso esse experimentalismo logre sucesso.


Por fim, garantindo a explicação dos motivos pra ser assim, conforme prometido, eu já pensei profundamente no assunto, e cheguei a conclusão que as causas dessa distribuição são:

- a empresa que tem dominância mercadológica e maior penetrância em mercados diversos, portanto sujeita à influência de gostos mais atípicos locorregionais e mais preparada financeiramente para perder gordura, tende a experimentar mais em software. Experimenta mais em software quem lidera por grande margem (caso da Sony, desde que se tornou bem sucedida da metade de sua primeira geração pra frente, e caso da Nintendo nas gerações NES e SNES).

- A empresa que perdeu seu posto de liderança, e, após repetidas vezes tentar recapturá-lo, não consegue êxito, tende a experimentar mais em hardware, tentando abrir seu leque a outros lençóis mercadológicos previamente inacessíveis. No caso, a Nintendo.

- A empresa que ainda não achou totalmente seu público e sua tradição, experimenta com novas maneiras de sobreviver ou olha pro norte de sua casca como corporação, tendendo a experimentar com novas maneiras de fazer negócio, leia-se, a Microsoft.


É isso. Feliz ano novo geral. O gigante de aço está pousando na pista, bóra voltar pra casa...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
O tempo é o senhor do destino já dizia o poeta:


Após a M$ dizer que vai apoiar os crossgens, num sistema onde talvez pode ser ''o fim das gerações'' dependendo da aceitação do publico.


eu to vendo comoção e negação aqui :ksorriso a mesma que eu senti quando os jogos em sprites foram trocados por aqueles 3D arcaicos...


Se a estratégia da M$ certo, adeus mercado como vocês conhecem não duvidem... antes não se pagava para jogar online , agora se paga...sabe o que ''pode '' ocorrer ? e as chances disso ocorrer são reais, é o consumidor desacostumar com gráficos de ponta, e passar a aceitar apenas mudança de fps e eyecandy... :khelp
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.097
Pontos
803
Discordo quanto a Microsoft ser menos experimental em software e hardware.

  • A Microsoft popularizou o desenvolvimento de jogos usando a API Direct3D. Facilitou demais o serviço que antes era mais "braçal".
  • Também criou todo uma ambiente em cima do Visual Studio, que basicamente todo mundo usa hoje em dia.
  • Foi a primeira a experimentar um hardware like PC, que facilitava o desenvolvimento de jogos.
  • Primeira a usar shaders programáveis, dentre outros efeitos mais experimentais como tesselation. Muitas empresas ocidentais cresceram nesse mercado via Microsoft.
  • Foi a primeira a usar um conjunto unificado de memória para consoles.
  • Foi a primeira a oferecer jogatina online de forma robusta, com centralização da rede.
  • Foi a primeira a de fato oferecer um sistema operacional a um console.
Enfim, eu acho que a questão de software e de hardware, a Microsoft aposta bem mais, principalmente em software. Poxa, estamos falando da maior empresa de software do mundo. Você está olhando apenas questão de jogos, e isso de fato, Sony e Nintendo experimentam mais, mas acho que parte da criatividade japonesa.

Novas maneiras de fazer negócio é justamente experimentação em software e hardware, pois é o ramo da empresa.

Só pra não deixar sem reposta, porque não tinha visto o quote, mas o termo "experimentalismo em software" ao qual me referi foi o resultado final do produto, leia-se, um game (que é um tipo de software) atípico, diferente do usual, que experimenta com outros temas e estilos. Não era software interno para desenvolvimento de jogos.

Os seus outros pontos cairiam na parte de "Experimentalismo para fazer negócio" de meu post.

Aliás, a Microsoft acabou de vir com um novo tipo de "experimentalismo para fazer negócio" essa semana: apoiar por mais tempo a base antiga, e não fazer software proprietário para sua nova geração, tentando assim fazer negócio por mais tempo com o gamer Old Gen. Nova forma de fazer negócio.

Como qualquer experimentalismo, pode dar certo ou não.

Edit: aliás, eu citei seus elementos em "Novas Formas de Fazer Negócio", como Live por exemplo, letra "a". Grifo a nova da semana, que seria a letra "j", mais um estímulo ao fim de gerações, querendo capturar por mais tempo assinaturas do público que ela já tem (i.e., uma nova forma de tentar não perder clientes antigos)


"a) Live
b) Store na UI do Console
c) Mensalidade
d) Apoio a Microtransações
e) Gamepass
f) Front End em outras plataformas
g) Lançamento de conteúdo first party em outros consoles (Minecraft, Ori)
h) Acesso a Steam
i) Play Anywhere
j) Estímulo ao fim de gerações"
 
Ultima Edição:
Topo Fundo