O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Conte sua história] Como e quando vocês descobriram a emulação?

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
Já tinha rumores. Tinha um forte rumor do final de 97/início de 98 que ele seria lançado no final de 98, mas esse PS2 não vingou dentro da Sony. O PS2 mesmo só foi anunciado em março de 99 e lançado em março de 2000 no Japão.
Talvez minha memória esteja ruim ou seja o fato de eu morar em cidade pequena, mas não me lembro de ninguém comentando sobre o PS2 na época, somente de 2000 pra frente. Inclusive, se não me falha memória, o primeiro amigo que teve um PS2 foi só lá pra 2002, sendo que ele era o "riquinho" da turma e o pai dele sempre comprava os consoles quando ele pedia(normalmente no lançamento).
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.594
Reações
1.727
Pontos
353
Talvez minha memória esteja ruim ou seja o fato de eu morar em cidade pequena, mas não me lembro de ninguém comentando sobre o PS2 na época, somente de 2000 pra frente. Inclusive, se não me falha memória, o primeiro amigo que teve um PS2 foi só lá pra 2002, sendo que ele era o "riquinho" da turma e o pai dele sempre comprava os consoles quando ele pedia(normalmente no lançamento).
Lembro do ps3 que chegou a custar 8k~10k (em correção hoje seria tipo pagar 17~20k num console). Na minha pequena cidade do interior de sp, só o filho do prefeito corrupto (perdoe a redundância) que tinha. Em teodoro sampaio, o snes e ps1 reinou até 2006 entre a molecada. Um ou outro tinha o ps2 parcelado com o tio que ia de santana pro paraguay encher o carro de maço de cigarro, baralhos do yugioh, cds e dvds do ps2. cheiro de nostalgia.

Quando o poder aquisitivo do povo começou a aumentar um pouquinho ai todo mundo tinha ps3 em 2009~2011. e ainda sim, entre os amigos era uma lei com qualquer console desbloqueável: a primeira coisa a se fazer era botar um emulador de snes e tacar o super metroid pra estrear o aparelho.

-Comprei um ps3!!!!
-mas roda super metroid?
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.494
Reações
10.781
Pontos
503
A primeira vez que eu ouvi a palavra emulação foi numa revista de informática que anunciava "jogue Super Mario no PC" mas nem dava muita bola.
Até que, em meados de 1999, vi vendendo numa LOJA DE INFORMÁTICA um CD-Rom chamado "Game Blaster" que anunciava "os clássicos dos videogames num único CD". Como tinha muito jogo da Sega (Altered Beast, Shinobi) achei que fosse um emulador de Master System...era melhor ainda: era o Magic Engine de PC Engine com todos os jogos de Game Card!
Na época fiquei viciado no clone do Zelda, Neutopia. Zerei os dois jogos da série:


E nada de save state, copiava cada um dos passwords!:obrigue:obrigue:obrigue

Depois apareceram nas bancas de jornal emuladores de NES, Game Boy, Mega Drive (zerei os dois Shining Force dele no Genecyst), Atari 2600 ,todos em CD, editados por uma tal Digital Games e...Super Nintendo. Deixei o SNES por último porque meu primeiro PC na época tinha problemas pra rodar o ZNes, especialmente os efeitos 3D dos jogos. Ainda assim, consegui zerar meu primeiro JRPG, Lufia & The Fortress of Doom, nele.
Só nos anos 2000 é que eu tirei o atraso com os jogos de SNES, especialmente com os jogos japoneses que começaram a ganhar patch em inglês. Foi nessa época que eu conheci uma das minhas franquias de RPG tático favoritas: Super Robot Wars! Não zerei o 3 mas cheguei bem perto.
Como o início do século foi a minha década perdida (estava desempregado e estudando pra concurso) me aprofundei ainda mais na emulação, chegando a rodar PS1 naquele PSfin (o primeiro a reproduzir a experiência de ter um PlayStation no PC, com direito a Memory Cards e tela de apresentação)...e Jaguar:klol:klol:klol
 


Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.911
Reações
14.576
Pontos
1.013
Descobri a emulação em 1997 com o emulador ZSNES e jogando o Zelda do SNES e joguei Mega Drive com o Gens. O game foi Mega Man Wily Wars.
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.594
Reações
1.727
Pontos
353
Qual foi o primeiro jogo que vcs de fato zeraram em emulador, conseguiriam lembrar?
Eu acho que no meu caso, foi super mario world, o jogo que eu devo ter zerado com facilidade mais de 100x....
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Super Mario World também, fazendo todas as fases, ao contrário da primeira vez em que não passei da Tubular.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Qual foi o primeiro jogo que vcs de fato zeraram em emulador, conseguiriam lembrar?
Eu acho que no meu caso, foi super mario world, o jogo que eu devo ter zerado com facilidade mais de 100x....
Olha, não consigo me recordar muito bem mas pode ter sido Sonic Advance do GBA:



Outros que me vem a memória são Street Fighter II, Star Fox 64, Super Mario RPG, Crash Nitro Kart (GBA) e Guilty Gear X Advance.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.494
Reações
10.781
Pontos
503
Qual foi o primeiro jogo que vcs de fato zeraram em emulador, conseguiriam lembrar?
Eu acho que no meu caso, foi super mario world, o jogo que eu devo ter zerado com facilidade mais de 100x....
China Warrior do PC Engine, só que eu acho que a rom estava com algum hack de vida eterna...:ksafado:ksafado:ksafado
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Qual foi o primeiro jogo que vcs de fato zeraram em emulador, conseguiriam lembrar?
Eu acho que no meu caso, foi super mario world, o jogo que eu devo ter zerado com facilidade mais de 100x....

Pokémon Crystal

Foi uma sensação única, durante toda minha infância eu fui fã de pokémon, assitia todos os filmes em DVD e não perdia um episódio do desenho. Porém mesmo sabendo da existencia dos jogos, eu nunca vi um gameboy na minha vida então era algo totalmente fora da minha realidade

Foi tipo um sonho de infância sendo realizado
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.117
Reações
2.836
Pontos
954
Qual foi o primeiro jogo que vcs de fato zeraram em emulador, conseguiriam lembrar?
Eu acho que no meu caso, foi super mario world, o jogo que eu devo ter zerado com facilidade mais de 100x....
Quackshot do Mega Drive.
Na época lá em casa era só Nintendo, era a única forma de eu jogar. A coisa só mudou com o PS2, primeiro console q comprei somente com o meu dinheiro.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.762
Pontos
283
sim lembro de algumas revistas falando dos rumores... Nada oficial naquele momento.

Eu lembro desses rumores, fui procurar aqui nas revistas da época:

Ação Games 114 - Abril de 1997

1709334928339.png


A Gamers 24, não sei de quando é, já que eles não colocavam data, mas ano 3 é 1997 e acho que ela é de agosto.

Rumor extremamente exagerado.

1709335862700.png

 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.756
Reações
10.889
Pontos
453
Foi quando tinha um 486 dx 2 com 66Mhz 8mb e um modem de 28 kbps. Lembro que demorava quase uma meia hora para baixar um jogo de Mega Drive.
Mas basicamente jogava mais jogos de anime que não foram lançado por essas bandas então era Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Ramna.
Era legal e tal, mas na época era impossível competir com PS, N64, Saturn. 3d era novidade.

Depois foi a era de ouro dos emuladores emularam Neo Geo e CPS2. No caso da Neo Geo achava estranho o jogo não tinha nem saído no fliperama e já tinha ROM e não deu outra a empresa faliu. Era legal jogar com os amigos the King of Fighter, Garou, The Last Blade, X Men vs Street Fighter, zero 2. Sem a b*sta do Loading e Gráficos de fliperama.

Depois a pirataria ficou tão barata que não fazia sentido emular. PS, PS2, X box 360.

Depois que casei e ligar o vídeo game se tornou difícil, redescobri o PSvita e emuladores. É legal jogar jogos antigos pois são bem curtos. Já zerei todos os Mega Man, Ninja Gaiden, Shinobi, até monster 1,2,3...
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
Qual foi o primeiro jogo que vcs de fato zeraram em emulador, conseguiriam lembrar?
Eu acho que no meu caso, foi super mario world, o jogo que eu devo ter zerado com facilidade mais de 100x....

Minha paixão sempre foi o MAME, e o primeiro a terminar foi nessa época mesmo de início sem som e lento pra caramba, o saudoso Altered Beast.

Quando o Mame ficou bom mesmo, um dia disse: vou terminar Tokio (Taito/1986).

E o jogo não tem fim, vira o mapa da cidade, volta novamente ao Capitol Building e continua.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
Foi quando tinha um 486 dx 2 com 66Mhz 8mb e um modem de 28 kbps. Lembro que demorava quase uma meia hora para baixar um jogo de Mega Drive.
Mas basicamente jogava mais jogos de anime que não foram lançado por essas bandas então era Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Ramna.
Era legal e tal, mas na época era impossível competir com PS, N64, Saturn. 3d era novidade.

Depois foi a era de ouro dos emuladores emularam Neo Geo e CPS2. No caso da Neo Geo achava estranho não o jogo não tinha nem saído no fliperama e já tinha ROM e não deu outra a empresa faliu. Era legal jogar com os amigos the King of Fighter, Garou, The Last Blade, X Men vs Street Fighter, zero 2. Sem a b*sta do Loading e Gráficos de fliperama.

Depois a pirataria ficou tão barata que não fazia sentido emular. PS, PS2, X box 360.

Depois que casei e ligar o vídeo game se tornou difícil, redescobri o PSvita e emuladores. É legal jogar jogos antigos pois são bem curtos. Já zerei todos os Mega Man, Ninja Gaiden, Shinobi, até monster 1,2,3...
Jogos curtos para mim são essenciais hoje em dia, pois só consigo ligar o vídeo game 1x por semana (na folga do serviço), estou jogando até no máximo a geração GameCube/wii, mais que isso se torna difícil
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.756
Reações
10.889
Pontos
453
A primeira vez que eu ouvi a palavra emulação foi numa revista de informática que anunciava "jogue Super Mario no PC" mas nem dava muita bola.
Até que, em meados de 1999, vi vendendo numa LOJA DE INFORMÁTICA um CD-Rom chamado "Game Blaster" que anunciava "os clássicos dos videogames num único CD". Como tinha muito jogo da Sega (Altered Beast, Shinobi) achei que fosse um emulador de Master System...era melhor ainda: era o Magic Engine de PC Engine com todos os jogos de Game Card!
Na época fiquei viciado no clone do Zelda, Neutopia. Zerei os dois jogos da série:


E nada de save state, copiava cada um dos passwords!:obrigue:obrigue:obrigue

Depois apareceram nas bancas de jornal emuladores de NES, Game Boy, Mega Drive (zerei os dois Shining Force dele no Genecyst), Atari 2600 ,todos em CD, editados por uma tal Digital Games e...Super Nintendo. Deixei o SNES por último porque meu primeiro PC na época tinha problemas pra rodar o ZNes, especialmente os efeitos 3D dos jogos. Ainda assim, consegui zerar meu primeiro JRPG, Lufia & The Fortress of Doom, nele.
Só nos anos 2000 é que eu tirei o atraso com os jogos de SNES, especialmente com os jogos japoneses que começaram a ganhar patch em inglês. Foi nessa época que eu conheci uma das minhas franquias de RPG tático favoritas: Super Robot Wars! Não zerei o 3 mas cheguei bem perto.
Como o início do século foi a minha década perdida (estava desempregado e estudando pra concurso) me aprofundei ainda mais na emulação, chegando a rodar PS1 naquele PSfin (o primeiro a reproduzir a experiência de ter um PlayStation no PC, com direito a Memory Cards e tela de apresentação)...e Jaguar:klol:klol:klol

Pior que só fui conhecer Super Robot Taízen semana passada. E olha que tinha instalado faz uns 2 anos e nunca dei muita bola por conta dos gráficos serem SD. Mas é legal ficar escutando músicas clássicas dos animes e ver os ataques exagerados. Tem robô e inimigo que não acaba mais.

 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Entre 96 e 97. Já estava numa universidade e frequentava um laboratório com Internet na época. Um dia um colega meu do mesmo curso e que gostava de jogos me falou que existiam uns programinhas que permitiam jogar os jogos de videogames em um PC. Nesse dia entramos na Zophar.net onde tinha os primeiros emuladores: Zsnes, Callus, Genecyst e Nesticle. Claro que fiquei maravilhado, como se tivesse encontrado uma mina de ouro ou tirado na megasena. Huhauhauha. Coisa mais incrível do mundo. Desse dia em diante eu comecei a juntar grana para comprar um PC.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.942
Reações
41.039
Pontos
1.444
Não lembro exatamente o ano, mas foi entre 96 e 97 quando eu morava no Japan e ganhei meu primeiro PC, que na época era um bom PC (MMX 233 + 16mb Ram + 2GB de HD).

Foi o Zsnes e rodei Fzero. Foi bem bacana pois até então eu só tinha tido Atari/NES/Megadrive na infância e o SNES era sonho. Lembro que um tempo depois eu comprei um super famicom e uma tonelada de cartuchos que eram super baratos no JP.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Não me lembro se cheguei a ver nas revistas da época que colecionava se tinha algo falando sobre emulador

Mas contato mesmo foi em 99 no meu primeiro ano do curso de processamento de dados, acredito que esse curso nem exista mais hj em dia pelo menos não com esse nome
Tinhamos um banco de horas mensais que precisavamos cumprir ai ficava no laboratório a maior parte do tempo entrando em sites de games como aqui no terra e extinto uol, o emulador foi o ZSnes mas na mesma época conheci tb o UltraHLE e tinha um de PS1 que não me lembro o nome

Tb conheci o bleemcast nessa época
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
Acabei de lembrar do site que eu tinha o costume de baixar as roms no início dos anos 2000 pros emuladores, chamava "emulabr" tinha roms traduzidas pt-br e exe de tradução para jogos como gta vc, driv3r e etc...
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
Conheci através de alguma ação games, o site para baixar se chamava emux.com, lembro que baixei pokémon red (provavelmente), pois o desenho era febre.

Depois fui conhecendo outros sites e emuladores, os que mais joguei foram o de SNES (tive mega na infância) e GBA (tive o aparelho, mas a tela era uma m****).

No SNES joguei muito harvest moon, no GBA, pokémon (todos) e Castlevania Circle of the moon.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.762
Pontos
283
Nunca tinha visto essa imagem.

Parece o WonderMega, feito pela JVC:

800px-Wondermega_rgm1.jpg


Tem esse outro também, que lembra o Dreamcast.

d2VicA
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Na sexta série um japonês me deu rom de pokémon em um disquete

Eu não sabia nem o que era emulador, rom ou pokémon e ele me ensinou como abria

Outro mais burro me deu um jogo no disquete mas ele só colocou o atalho loll
 

ReBirFh

Bam-bam-bam
Mensagens
194
Reações
278
Pontos
489
Não lembro exatamente quando foi a primeira vez que comecei a jogar em emulador, mas faz muitos e muitos anos. Emulador Playstation nem em sonho, jogávamos basicamente mega e super Nintendo no Genecyst e Zsnes.

Lembro que uma única ROM as vezes era um parto pra baixar, tanto pela lentidão quando pela eventuais falhas que faziam com que fosse necessário recomeçar o download. A maioria dos jogos cabia apenas um por disquete e alguns jogos tínhamos que dividir o arquivo em vários disquetes.

Eu era apaixonado no computador da família do meu primo, era um Itautec com caixas de som embutidas na tela.

EDIT: Porrraa na internet tem de tudo mesmo. Achei o computador do meu primo.

Não me recordo do controle remoto mas o player de áudio era esse mesmo, chega arrepiei

 
Topo Fundo