O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cortes na ciência geram êxodo de cérebros, congelam pesquisas e vão ‘penalizar’ Brasil por décadas,

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.396
Reações
2.494
Pontos
703
Estudo em universidade publica e da pra contar nos dedos os professores que dão o minimo de importancia para o trabalho deles, a maioria esta cagando e não faz o menor esforço. No geral eles não tem competencia pra ensinar nada, jogam toda a responsabilidade no aluno e só estão lá pra coletar o salario deles. Por mim fechavam todas as universidades publicas do pais.
O que ferra é que eles mais queria poder fazer pesquisa que dar aulas. Como você mesmo disse, eles não tem didática e nem querem adquirir. Querem poder pesquisar, mas no Brasil não se tem a opção de ser apenas pesquisador.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

foxxxy

Habitué da casa
Mensagens
123
Reações
302
Pontos
78
Estudo em universidade publica e da pra contar nos dedos os professores que dão o minimo de importancia para o trabalho deles, a maioria esta cagando e não faz o menor esforço. No geral eles não tem competencia pra ensinar nada, jogam toda a responsabilidade no aluno e só estão lá pra coletar o salario deles. Por mim fechavam todas as universidades publicas do pais.

Universidade pública é uma bizarrice que não devia nunca existir, nem ensino básico devia ser público, mas com universidade isso tinha que ser radical, elas não fazem sentido nenhum, porque a maioria das pessoas que estão (não sei você) vieram de uma preparação particular, se o cara é pobre e tá lá com certeza foi um bom aluno e estaria via bolsa ser fosse particular.
 

wwwtfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.382
Pontos
589
Não estou entendendo bem o caso da sua esposa com o caso do Ricardo.

Isso que está dizendo é o normal mesmo, o orientador sempre busca o que lhe convém, mas o Ricardo já é cientista, ele "não" precisa da instituição diretamente pra publicar algo. Ele pode ter dificuldade de conseguir financiamento da instituição, isso eu concordo.

Se ele tem algo tão relevante, como seria se ele tivesse como comprovar o que diz, não existiria ninguém pra financiar isso ou algum outro método para chegar no fim? Não sei responder, não sou desse meio.

Não estou aqui dizendo que ele não tenha sofrido nada de represália, só que, existe os motivos pra ele ter os cortes e a não promoção.

Sobre a relação do que seja as "metas", é a questão da relevância, da publicações, no fim, ele ter tido "utilidade" pelo dinheiro gasto. Estou falando sobre verbas como cientista e não sobre o cargo de professor dele. Se ele não avança na carreira científica, porque dar uma promoção?


Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
O caso do ricardo e o da esposa do @Damyen parecem ser o mesmo caso sim, isso é muito revoltante.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.264
Pontos
1.929
Eu estou comentando uma coisa e você está comentando outra.

Sua esposa é cientista? Pergunto isso, pois para ter relevância a sacanagem que estão fazendo com ela de não deixar pesquisar o que quer com o caso do Ricardo. Ambos tem que estar no mesmo nível hierárquico na acadêmica.

Você melhor que eu sabe que o seu nível hierárquico determina as limitações das suas ações, numa instituição ou empresa privada.



Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Não, ela não é cientista, mas o que isso tem a ver? O tema em questão é a pesquisa, não a ciência. Pesquisa existe em todos os ramos, a ciência é apenas um deles.

Minha esposa está sendo impedida de pesquisar o que ela quer, apenas pelo fato de não agradar os vagabundos da UnB. O Felício está sendo impedido de fazer suas publicações pela USP pelo mesmo motivo.

Não é função da universidade escolher o que deve ser pesquisado, mas sim fornecer um ambiente propício ao desenvolvimento de idéias, e isso não está acontecendo por aqui.

Você primeiro invocou a "relevância", agora está invocando a "hierarquia". Hierarquia em universidade? Desde quando? O ambiente acadêmico não é um ambiente militar. O que deve existir é o respeito mútuo entre professores e alunos, e isso também não está acontecendo, pois hoje os professores estão apenas impondo suas opiniões, inclusive contra outros professores.
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.396
Reações
2.494
Pontos
703
Não, ela não é cientista, mas o que isso tem a ver? O tema em questão é a pesquisa, não a ciência. Pesquisa existe em todos os ramos, a ciência é apenas um deles.

Minha esposa está sendo impedida de pesquisar o que ela quer, apenas pelo fato de não agradar os vagabundos da UnB. O Felício está sendo impedido de fazer suas publicações pela USP pelo mesmo motivo.

Não é função da universidade escolher o que deve ser pesquisado, mas sim fornecer um ambiente propício ao desenvolvimento de idéias, e isso não está acontecendo por aqui.

Você primeiro invocou a "relevância", agora está invocando a "hierarquia". Hierarquia em universidade? Desde quando? O ambiente acadêmico não é um ambiente militar. O que deve existir é o respeito mútuo entre professores e alunos, e isso também não está acontecendo, pois hoje os professores estão apenas impondo suas opiniões, inclusive contra outros professores.
Hierarquia:
Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.

Que mundo utópico é esse que está falando?
No mundo acadêmico, sua esposa está subordinada ao orientador. O orientador tem uma linha de pensamento/pesquisa, logo se pre-supõe que ele dará mais aporte para os mestrandos/doutorando, da linha dele.
No caso do Ricardo, é o contrario. Não vejo como a USP esteja "bloqueando" as publicações dele, imagino ate que possam estar tirando dinheiro do departamento dele e assim minar, mas não impedir dele pesquisar se assim queira.

Não estou dizendo que ele é desqualificado ou algo assim, profissionalmente. Ele apenas não está se fazendo apto ao que ele diz está querendo/desejando ou perdendo.
O currículo dele, na parte de produções vemos que ele ainda tem que desenvolver mais para avançar na carreira.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769802H5

Vou repetir, não estou desqualificando ele como profissional ou dizendo que ele é um péssimo pesquisador. A questão é que não é o jogador que faz o jogo são os elementos que já estavam antes do jogador. Se isso é justo ou correto não estou fazendo juízo.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
É que não existe um pesado lobby para comprar o apoio de congressista em prol do investimento em tecnologia como foi no caso da reforma trabalhista.
 


Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Porque os governos anteriores investiam pra c***lh0 em ciências, né?
Dilma e Lula eram entusiastas da genialidade brasileira! c***lh0! Porra! Conserteza!

isentão do temer. kkkkkk

Deixa de pensar só em PT, o governo Temer também faz m**** e reconhecer isso não significa que vc vai votar no Lula em 2018 para presidencia.

No propria entrevista ele cita que os cortes começaram no governo dilma e que nunca existiu uma séria politica de investimentos maciços em ciencia e tecnologia só que agora os cortes do investimento foram bastante drasticos.

Estamos enfrentando um problema sério e vc fica falando de PT, esquece estamos no governo Temer.

BBC Brasil - O Brasil passou por um momento de euforia na última década que foi acompanhada por um aumento expressivo nos investimentos na área de pesquisa e ciência. Quando a situação começou a se deteriorar?

Davidovich - Os cortes começaram já no governo da Dilma (Rousseff). Nós protestamos contra, a ABC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Quando o governo mudou (e o presidente Michel Temer assumiu), os cortes continuaram. Com o agravante de que houve a agregação do antigo Ministério de Comunicações ao Ministério de Ciência & Tecnologia. Na época, foi dito que isso traria mais recursos, pela importância política da pasta das Comunicações, mas o efeito foi o contrário.

Depois dos últimos cortes, o orçamento do novo MCTIC passou a ser de R$ 3,2 bilhões de reais. Muito bem. Destes, R$ 700 milhões são para a parte de Comunicações, e que deixa R$ 2,5 bilhões para ciência e tecnologia

Em 2010, o orçamento do ministério, corrigido pela inflação, equivalia a cerca de R$ 10 bilhões. Ou seja, o orçamento de hoje é da ordem de ¼ do que tínhamos em 2010.
 

dinoOo

Veterano
Mensagens
510
Reações
357
Pontos
129
Ciência e tecnologia no Brasil é uma piada, infelizmente!

Se um moleque de 10 anos consegue uma medalha de ouro numa feira de ciências ou numa olimpíada de matemática, ninguém dá uma foda. Mas se ele faz um Funk ou vídeo no YouTube com 100 mil visualizações ele é um pródigo.

Então tá certo quem vaza dessa porra! Tem que ir pra onde existe reconhecimento.

Sent from my ASUS_Z00AD using Tapatalk

Matemática não foi um bom exemplo, se alguém ganha medalha numa dessas olimpíadas, ele vai ter bastante incentivo do IMPA. Tirando essa ilha da matemática de alto nível, vc está certo.
 

dinoOo

Veterano
Mensagens
510
Reações
357
Pontos
129
BBC Brasil - Mas vemos no Brasil uma crise generalizada, com falta de recursos para todas as áreas, seja ciência ou cultura. O senhor defende que a ciência e tecnologia mereçam tratamento diferente?

Davidovich - Essa questão de não ter dinheiro é discutível, porque se você olha para os acordos que estão sendo costurados no Congresso, para que os deputados votem a favor da reforma da Previdência, eles vão custar muito caro. O BNDES já está revendo a política de parar de conceder créditos subsidiados para empresas. Mesmo no auge dessa crise, os lucros dos bancos continuam aumentando.

Há recursos no sistema. A questão é como eles estão sendo usados. A questão é de escolha de prioridades.

Agora, por quê empregar recursos em ciência e tecnologia e não em outras áreas? Por que essa área merece uma atenção especial? Porque investir em ciência e tecnologia permite mudar o padrão de produtos de um país. Permite que países que sobrevivem da exportação de commodities, como o Brasil, passem a contar com uma pauta de exportação com produtos de alto valor agregado. É uma opção que permite gerar mais recursos para o país, para dar a volta por cima da crise.

Esse cara aí ta conversando demais com os economistas da UFRJ, só pode. Nível economistas da equipe econômica da Dilma.

Sobre uma solução para o investimento em ciência seria as universidades públicas começarem a aceitar dinheiro privado para as pesquisas (ao menos os laboratórios). Tenho certeza que existem empresas que gostariam de pesquisar determinado assunto, tem dinheiro para bancar laboratório, experimentos, pesquisadores, professore, alunos, etc., porém não podem fazer isso por conta da regulamentação. Fora isso tem que melhorar a gestão, premiar o pesquisador pelas descobertas e ideias novas. Fazer o pesquisador da engenharia que inova ganhar o mesmo salário do pesquisador de filosofia não pode.

Reclamar pedindo mais dinheiro público na sua área é o que mais temos no Brasil, ainda mais quando não existe nenhum tipo de fiscalização de resultados (como na pesquisa). Aceitar outras formas de financiamento e gestão, brigando por isso ninguém quer.
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Temos dois problemas.

Primeiro que os governos anteriores não investiam porra nenhuma em pesquisas, ou pelo menos fingiam, todo mês era notícia de alguma universidade se queixando de atrasos em repasses ou cortes de bolsas. Se alguém dizer que só agora ficou ruim, é um aproveitador.

Segundo que o pouco dinheiro que existia era controlado pela esquerda, essa pouca grana ia para o ralo em bolsas de pesquisas para teses de mestrado falando de banheirão, como o branco é FDP e oprime o negro, para peças onde ficam enfiando o dedo no cu do outro em uma roda e outras aberrações.

No máximo os cortes recentes sepultam de vez a "pesquisa" no Brasil e acaba com peças estilo macaquinhos e "teses" de mestrado puramente ideológicas.
 

Motherfucker Jones

Bam-bam-bam
Mensagens
960
Reações
1.234
Pontos
333
Bom, ele disse o que aconteceu, não as outras pessoas.

Essa história de que ele não conseguiu "bater metas" sim é uma falácia inventada pelo pessoal que não gosta dele. A USP não tem deixado ele publicar os seus artigos, logo ele não conseguirá "bater meta" alguma, se é que isso existe.
O que o outro user falou é total verdade. O curriculo dele não tem publicações de peso e TODAS são em português.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769802H5

A impressão que eu tenho é que ele foi pra TV pra fazer alarde. É muito facil ir na TV falar uma bobeira como a que ele falou! O jornalista e nem 99% das pessoas que vão assistir entendem de verdade sobre o assunto para concordar ou discordar.

Tem um video muito bom sobre o Ricardo. Se ele realmente acredita nisso, não é num programa de TV que ele vai quebrar a "falacia do aquecimento global", mas sim publicando um artigo cientifico mostrando evidencias para o que ele acredita.


Liberem investimento privado para a produção científica.

O marxismo de direita diz: o circuito cibernético tecno-científico precisa dele.
Onde eu estudo tem projetos que são financiados pela industria.

O investimento público em ciência precisa existir porque existe a tal "Ciência de base".

A Ciência de base são campos da ciência que exigem 10, 20, 30, 40 anos pra dar resultados. Elas parecem ser dinheiro jogado no lixo para aquele que só olha os números imediatos. Mas são a ciencia mais essencial e básica para se realmente ter avanços.
Concordo 100%.

Não viram lá o caso do Ricardo Felício? Só porque o cara não pesquisa a agenda imposta pela universidade, a própria universidade cortou a "verba" dele, digo, o salário. O cara é pós-doutor, mas está impedido de pesquisar e publicar.

A ciência nunca foi levada a sério nesse país, ainda mais agora.
Nunca ouvi falar de a universidade ter agenda sobre o que pesquisar. Com todos os professores com que tive contato, eles eram LIVRES para pesquisar o que quisessem.

Isso que dá só ter faculdade pública.
Tem faculdade particular no BR! A diferença é que quase nenhuma faz pesquisa de verdade.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.524
Pontos
744
isentão do temer. kkkkkk

Deixa de pensar só em PT, o governo Temer também faz m**** e reconhecer isso não significa que vc vai votar no Lula em 2018 para presidencia.

No propria entrevista ele cita que os cortes começaram no governo dilma e que nunca existiu uma séria politica de investimentos maciços em ciencia e tecnologia só que agora os cortes do investimento foram bastante drasticos.

Estamos enfrentando um problema sério e vc fica falando de PT, esquece estamos no governo Temer.

BBC Brasil - O Brasil passou por um momento de euforia na última década que foi acompanhada por um aumento expressivo nos investimentos na área de pesquisa e ciência. Quando a situação começou a se deteriorar?

Davidovich - Os cortes começaram já no governo da Dilma (Rousseff). Nós protestamos contra, a ABC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Quando o governo mudou (e o presidente Michel Temer assumiu), os cortes continuaram. Com o agravante de que houve a agregação do antigo Ministério de Comunicações ao Ministério de Ciência & Tecnologia. Na época, foi dito que isso traria mais recursos, pela importância política da pasta das Comunicações, mas o efeito foi o contrário.

Depois dos últimos cortes, o orçamento do novo MCTIC passou a ser de R$ 3,2 bilhões de reais. Muito bem. Destes, R$ 700 milhões são para a parte de Comunicações, e que deixa R$ 2,5 bilhões para ciência e tecnologia

Em 2010, o orçamento do ministério, corrigido pela inflação, equivalia a cerca de R$ 10 bilhões. Ou seja, o orçamento de hoje é da ordem de ¼ do que tínhamos em 2010.

Não é "isentão do Temer" até porque eu próprio nunca votei nele e nem me oponho ao impeachment do safado. O problema é falar que algo que sempre foi muito problemático só ficou ruim de pouco tempo pra cá. Não deixa de ser muito conveniente.

Tem faculdade particular no BR! A diferença é que quase nenhuma faz pesquisa de verdade.

As faculdades particulares no Brasil são quase todas influenciadas pela regulamentação estatal e niveladas por baixo.


Não é mentira que o Lula facilitou sim a entrada de muita gente no ensino superior. Mas nunca tivemos tanto "dotô" incapacitado e diplomados desempregados como na atualidade. O negócio foi nivelado por baixo e sucateado. Então nesse cenário jamais teremos alguma pesquisa que preste mesmo.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
nacionalismo, patriotismo é coisa de gente burra. quem é inteligente mora onde lhe for melhor!
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.900
Reações
31.887
Pontos
1.344
Não é "isentão do Temer" até porque eu próprio nunca votei nele e nem me oponho ao impeachment do safado. O problema é falar que algo que sempre foi muito problemático só ficou ruim de pouco tempo pra cá. Não deixa de ser muito conveniente
.

È so olhar a renda da area de ciencia antes e depois.

Uma coisa é reclamar de 1 corte de 10, 20%. Ae eu até concordaria com vc.
Mas -75% em 5 anos fora a inflação é pra matar o setor .
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.524
Pontos
744
È so olhar a renda da area de ciencia antes e depois.

Uma coisa é reclamar de 1 corte de 10, 20%. Ae eu até concordaria com vc.
Mas -75% em 5 anos fora a inflação é pra matar o setor .

Nunca existiu, de forma prática e eficiente, um setor nessa área. Era gasto pra inglês ver. Não é como se o Brasil tivesse um programa espacial eficiente ou qualquer coisa parecida, com ou sem os tais gastos públicos.

Ciências sem Fronteiras? Sério?
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.157
Reações
71.876
Pontos
1.279
Desde 1500 que a ciência não tem investimentos nessa pocilga.
 

Motherfucker Jones

Bam-bam-bam
Mensagens
960
Reações
1.234
Pontos
333
As faculdades particulares no Brasil são quase todas influenciadas pela regulamentação estatal e niveladas por baixo.


Não é mentira que o Lula facilitou sim a entrada de muita gente no ensino superior. Mas nunca tivemos tanto "dotô" incapacitado e diplomados desempregados como na atualidade. O negócio foi nivelado por baixo e sucateado. Então nesse cenário jamais teremos alguma pesquisa que preste mesmo.

Será mesmo? Pesquisa na maioria das vezes não tem retorno financeiro para a universidade. Será mesmo que as particulares estão dispostas a torrar grana pra financiar projeto de pesquisa?
 
Topo Fundo