O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


CPUs Intel e AMD banidas pela China: nenhum PC governamental usará chips de empresas americanas

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.010
Reações
6.738
Pontos
283
US-China-Chip-War-1456x818.png


O governo chinês bloqueou o uso de CPUs Intel e AMD em computadores governamentais, criando novas hostilidades na indústria tecnológica.

A inimizade entre os EUA e a China tomou de assalto os mercados tecnológicos, especialmente para os fabricantes de chips dos EUA, como a NVIDIA e a AMD, que criaram uma base de consumidores dominante na região. Parece que a China deu o próximo passo aqui.

O Financial Times relata que o governo proibiu o uso de chips Intel e AMD em seus sistemas, citando preocupações com a privacidade e garantindo que seus sistemas tenham equipamentos “seguros e confiáveis” a bordo. Além disso, o governo também aconselhou as autoridades municipais a deixarem de lado o Windows da Microsoft como seu sistema operacional principal.

Esta mudança ocorreu depois que o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou uma lista de CPUs que estavam em conformidade com as políticas governamentais, que incluía todos os fabricantes chineses “não identificados”, mas acreditamos que empresas como Huawei e Phytium estão no topo da lista. Banir a Intel e a AMD quase imediatamente foi de fato um movimento inesperado, mas vimos isso vindo de longe, já que a indústria de tecnologia chinesa atingiu um estado de “isolamento” dos mercados internacionais e, para combatê-lo, eles começaram a adotar “ massivamente soluções "internas", especialmente após o recente fiasco do acelerador de IA.

Huawei-Kirin-1.jpg


Para a Intel e a AMD, é de fato uma situação alarmante, uma vez que uma proibição a nível governamental significa que os seus mercados consumidores poderão ser perturbados em breve, a menos que uma solução temporária não seja alcançada. Isso também significa enormes perdas financeiras, já que a Intel supostamente obteve 27% de suas vendas anuais na China. No entanto, para empresas como a Huawei ou a Loongson, que estão desenvolvendo rapidamente os seus CPUs internos, isso poderá finalmente significar que testemunharão uma adoção massiva, alimentando o fogo da inovação e do R&D nas suas linhas de produtos.

Será interessante ver como a situação evoluirá e, pelo que estamos testemunhando, ou as empresas irão para os EUA ou para o campo da China. Ambas as nações estão investindo fortemente no seu arsenal tecnológico, com a administração Biden alimentando o desenvolvimento através da sua Lei CHIPS, incentivando o crescimento doméstico de semicondutores para empresas como a Intel. Apesar disso, a imposição da nova proibição criou outra incerteza que afetará negativamente os mercados.

Fonte de notícias: Financial Times

 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
EUA - vou fazer tudo na China, barato vou ganhar mais dinheiro ..... anos depois ih karalho fudeu os caras aprenderam a fazer .... mas como.....

China - vem fazer tudo aqui imposto baixo, mao de obra barata, aqui barato, mas não pode vender aqui dentro, só traz dinheiro e tecnologia, ...... anos depois aprendemos tudo se fode aí, pode sair se quiser agora

Brasil - Sei poha nenhuma mas quero proteger o mercado nacional que não existe, por isso altos impostos para importados, e altos impostos para fazer aqui tbm .... anos depois, ih kralho não aprendi nada, mas fodase político continua roubando é o que importa, nada acontece feijoada
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.772
Reações
40.753
Pontos
1.053
A verdade é que os EUA foi o otário e a China foi esperta nessa história. Aliás, esse tem sido o padrão nessa disputa entre ocidente x China.
Se tornaram tão dependentes e importaram tantas peças dos chineses, que dizem por ae que a China tem acesso à qualquer parte da infraestrutura crítica dos EUA por meio de hacking, até mesmo de equipamentos militares. Se tudo isso é verdade eu não sei, mas imagina os dois países entrando em guerra e a China simplesmente desliga o armamento americano, seria um negócio até cômico.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.937
Reações
41.016
Pontos
1.444
Esse tipo de guerra é até benéfico pro consumidor, a China vai ter que evoluir forçadamente e quem sabe em poucos anos teremos uma chinesa competindo com AMD e intel nos PCs.

Pena que provavelmente a guerra não será apenas comercial e tecnológica.... o pau vai quebrar em breve.
 


Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
Tudo isso, pq querem banir o tiktok do EUA.

:coolface
Isso do TikTok é maior choradeira da China para criar barulho, se fosse elas por elas, não devia nem ter começado nos EUA, já que facebook, instagram, google, é tudo bloqueado na China

Esse bloqueio de CPU é mais relacionado a Huawei, principalmente devido ao 5G
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.951
Reações
70.814
Pontos
1.279
Pô, mas pq não a Californiana Nvidia?

Ela ta ai sem a mínima competição descente.

Ou vai ver pq como estão treinando modelos de IA pra começar uma guerra fria de informação, e isso não dá pra fazer tão efetivamente com outro hardware.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.145
Reações
16.755
Pontos
803
Essa guerra comercial ainda vai escalar muito conforme os modelos de IA avançam.

E nesse ponto não tem santo. Os EUA estão restringindo o acesso da China aos microchips para se manter a frente, e a China obviamente fará as suas contra-medidas.

A tendência é ambos investiverem internamente nas cadeias produtivas, embora seja difícil manter a competitividade.
 

Zappatista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.894
Reações
1.258
Pontos
914
Imagina que delícia vai ser poder comprar um chip China sem os backdoors que têm nos chips da Intel e AMD e fazer um roteador blindadaço.

(Antes que alguém fale que haverão backdoors chineses no lugar, é bom lembrar que a China não tem capacidade técnica nem dinheiro pra processar massivamente os dados na escala que os americanos fazem)
 

GustavoVP

Supra-sumo
Mensagens
628
Reações
1.575
Pontos
163
A china sabe muito bem o estrago que esse tipo de coisa causa na soberania de um país
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.863
Pontos
803
Pô, mas pq não a Californiana Nvidia?

Ela ta ai sem a mínima competição descente.

Ou vai ver pq como estão treinando modelos de IA pra começar uma guerra fria de informação, e isso não dá pra fazer tão efetivamente com outro hardware.
Porque a Nvidia tá ocupada demais ajeitando o Nintendo Switch 2, e anotem e não me cobrem mas esse será o ponta-pé inicial para a terceira guerra mundial.
:obrigue
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
954
Reações
2.464
Pontos
273
Os chineses estão ainda muito distantes da tecnologia de chip ocidental, só vão eliminar a lacuna quando invadirem Taiwan e roubarem a tecnologia mesmo.
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.395
Reações
2.490
Pontos
703
Imagina que delícia vai ser poder comprar um chip China sem os backdoors que têm nos chips da Intel e AMD e fazer um roteador blindadaço.

(Antes que alguém fale que haverão backdoors chineses no lugar, é bom lembrar que a China não tem capacidade técnica nem dinheiro pra processar massivamente os dados na escala que os americanos fazem)
Você tem noção que eles tem um firewall para controlar a população, né?
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.524
Reações
16.963
Pontos
1.089
EUA - vou fazer tudo na China, barato vou ganhar mais dinheiro ..... anos depois ih karalho fudeu os caras aprenderam a fazer .... mas como.....

China - vem fazer tudo aqui imposto baixo, mao de obra barata, aqui barato, mas não pode vender aqui dentro, só traz dinheiro e tecnologia, ...... anos depois aprendemos tudo se fode aí, pode sair se quiser agora

Brasil - Sei poha nenhuma mas quero proteger o mercado nacional que não existe, por isso altos impostos para importados, e altos impostos para fazer aqui tbm .... anos depois, ih kralho não aprendi nada, mas fodase político continua roubando é o que importa, nada acontece feijoada
A ideia era deles ficarem ricos e um ajudar o outro, basicamente como estava acontecendo até alguns anos atrás. Brasil também, porém aqui teve tanto plano ruim que não havia ajuda que desse bom... Voltando pra China, deu uma derrocada uns anos atrás, espionagem, briga e os carai, aí Trump começou a banir empresa chinesa - ainda obrigou Bolsonaro banir também (ele fez, mas só pro governo) - e hoje estamos no lugar que estamos

Próximo capítulo vai ser da guerra
 

rom0333

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.984
Reações
4.164
Pontos
994

Zappatista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.894
Reações
1.258
Pontos
914
Você tem noção que eles tem um firewall para controlar a população, né?

Eu quis dizer que não têm capacidade técnica para processar OS NOSSOS dados.

Quando houve um cabo submarino ligando o Brasil à China isso muda, mas até lá quase toda a infraestrutura internacional é controlada pelos EUA.
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.395
Reações
2.490
Pontos
703
Eu quis dizer que não têm capacidade técnica para processar OS NOSSOS dados.

Quando houve um cabo submarino ligando o Brasil à China isso muda, mas até lá quase toda a infraestrutura internacional é controlada pelos EUA.
Eles tem capacidade técnica sim. Nós mesmo damos os dados para eles processarem. Eles não precisam ter acesso físico a equipamentos (switch, roteadores) que fazem as transmissões de dados.
Eua, Alemanha, China, Rússia, todos fazem esse processamento de dados massivos, já que somos tontos de dar los gratuitamente.

O sonho de todo tirano é conseguir entrar na mente dos tiranizados. Antes, eles não conseguiam, hoje, com a maior facilidade tu tem um perfil completo de um indivíduo em minutos. Você consegue até mesmo saber, quase em tempo real, aonde o indivíduo está com anuência dele próprio.

Essa briga de tecnologia é sobre soberania em tempo de resposta, não de quem pega dados de população X ou y.
 

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
373
Reações
561
Pontos
268
Incrível que décadas atrás a China era mais pobre que o Brasil kkkkkkkk
Se não me engano a dois anos atrás eu tinha visto uma notícia que os Chips X86 da china já estavam no nível da arquitetura Sandy(Ivy)-Brigde de 2011 da Intel.
Acho que a aproximação vai acontecer rápido. A china possuí material humano para tal.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.010
Reações
6.738
Pontos
283
Incrível que décadas atrás a China era mais pobre que o Brasil kkkkkkkk
Se não me engano a dois anos atrás eu tinha visto uma notícia que os Chips X86 da china já estavam no nível da arquitetura Sandy(Ivy)-Brigde de 2011 da Intel.
Acho que a aproximação vai acontecer rápido. A china possuí material humano para tal.

Atualmente eles estão no nível dos Haswell (Intel 4ª geração) e dos Ryzen 2000.

wM9fOO3omQbk2a4V.jpg


1711642553417.png

 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
954
Reações
2.464
Pontos
273
Bem, a China é o país campeão mundial em patentes registradas hoje, e possui farto material humano, mas a litografia para fazer estes chips é o calcanhar de Aquiles deles, vai demorar ainda pra chegarem, mas podem chegar assim por uma simples questão de farto material humano e apoio privado e estatal massivo para isto, os caras direcionam recursos bilionários para alta tecnologia.
 
Topo Fundo