O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Degradês pixelados em TV 4k

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Pessoal, estou meio desesperado atrás de ajuda. Comprei uma TV 4K. Ela funciona perfeitamente como TV mas se eu ligo no notebook ou no desktop, os degradês ficam totalmente destruídos.

Fica mais ou menos assim:
158766

Já tentei ativar e desativar HDR, rgb e um punhado de coisas e não consigo resolver. Qualquer cena que é um pouco escura fica destruída por conta disso.

A TV é uma Samsung Lh50bethvggxzd.

Alguém saberia como resolver?
 

lex.le

Bam-bam-bam
Mensagens
242
Reações
401
Pontos
248
Pessoal, estou meio desesperado atrás de ajuda. Comprei uma TV 4K. Ela funciona perfeitamente como TV mas se eu ligo no notebook ou no desktop, os degradês ficam totalmente destruídos.

Fica mais ou menos assim:
Visualizar anexo 158766

Já tentei ativar e desativar HDR, rgb e um punhado de coisas e não consigo resolver. Qualquer cena que é um pouco escura fica destruída por conta disso.

A TV é uma Samsung Lh50bethvggxzd.

Alguém saberia como resolver?
Você está na resolução nativa da TV? Parece ser algum tipo de filtro de upscaling.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Você está na resolução nativa da TV? Parece ser algum tipo de filtro de upscaling.
Sim. Estou na nativa e rodando um filme em 4k de mais de 30gb. Configurei o espaço de cores como rgb e isso melhorou um pouco mas esse efeito no degradê ainda está bem presente. Quando eu ligo o HDR fica ainda pior.

Complementando, isso seja com a TV no modo "PC" ou no modo videogame. Ocorre no modo jogo ou sem ele. Resumindo. Ocorre de todo modo hahaha. Como isso não acontece vendo com tudo direto por ela, estou assumindo que seja alguma configuração no PC.
 

MAFS1978

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
74
Reações
41
Pontos
689
Isso costuma ser compressão do arquivo de video, mas como voce ja testou isso... então tem que ver que no rgb tem o completo e o limitado, se a TV for HDMI 2.0 ela so funciona 4:4:4 4k 30p....
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Isso costuma ser compressão do arquivo de video, mas como voce ja testou isso... então tem que ver que no rgb tem o completo e o limitado, se a TV for HDMI 2.0 ela so funciona 4:4:4 4k 30p....
Esse 30p seria o que? O rgb está em completo.
 


Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Normal isso po, compressão do vídeo... pra não ter isso só pegando vídeo em altíssima qualidade, inclusive constuma ser assim em TV acabo até.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Então galera. Só que isso ocorre mesmo em fotos. Hahaha tipo, fotos de estúdio que estão com uma qualidade gigantesca. Além disso, em filmes, se eu coloco no USB e vejo direto nela isso também não ocorre :(
 

NOBURAGA

Bam-bam-bam
Mensagens
123
Reações
130
Pontos
469
Já atualizou os codecs do seu PC?
Tenta desativar o modo PC da sua tv, deve dar uma melhorada na imagem.
 

NOBURAGA

Bam-bam-bam
Mensagens
123
Reações
130
Pontos
469
Tenta outras portas hdmi da sua tv, a minha tv sony por exemplo vc tem que ativar um processamento avançando para 4k
e só funciona nas hdmis 2 e 3.
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
Vamos tentar triangular isso melhor, veja se vc consegue testar alguns cenários:

  • Ligar o PC nela como o único adaptador de video (desligando o monitor ou fechando a tampa do notebook)
  • Se normalmente é assim que vc faz, tente o contrário, deixando um modo de espelho de tela ou estendida
  • Consegue conectar outro device que ñ seja esse computador? talvez um notebook antigo algo assim pra testar?
  • Trocar o cabo HDMI
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Só mencionando:
Não que seja o caso, mas não é porque o painel é 4k que a qualidade dele é boa.

Tem que fuçar no painel da nvidia para colocar a imagem em YCbCr444.
Depois tem que olhar na TV se não tem nenhum filtro sendo aplicado, normalmente tem um modo "PC" que desabilita os filtros de tratamento de imagem.

PS: Um simples ajuste na cor/brilho/contraste/saturação talvez ajude.

[]'s
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Eu estou no trabalho agora, vou fazer tudo isso quando chegar em casa.

Mas adiantando. Eu já tentei configurar como YCbCr444 e RGB.
No YCbCr444 eu não consigo ativar o modo de largura de cor completa e o preto fica meio cinza. No RGB ele me deixa ativar o completo e o preto fica correto.

Um detalhe é que o RGB só me deixa escolher 8bit enquanto o YCbCr444 me deixa escolher 10bit

Na televisão eu ativei um "expandir sinal de saída" ou algo assim pra opção de HDR aparecer no Windows mas já tentei desativar isso e da no mesmo.
 

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
Achei bem instrutivo, mas não explica porque o mesmo vídeo rodando pelo USB não apresenta o color banding. :(

Então o HDR10 que a TV faz seria esses 10 bits para cores? Yup

Pode ser por causa do driver de video mesmo que esteja aplicando um tratamento diferente do que quando a informação passar direto pra tv pelo usb; pode tentar brincar um pouco com o contraste pra ver se muda algo, diminuir ele pra criar mais dithering ou aumentar ele pra ter mais banding.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Vou testar tudo aqui agora. Já tentei ativar o HDR sim. Em conteúdo SDR o banding fica infinitamente pior. Vou confessar que isso está desanimando pra caramba. Minha antiga TV 1080p parecia ter uma imagem bem mais bonita.
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.835
Reações
1.742
Pontos
964
Cara, pela imagem que você postou não é somente o degradê que está com problemas, o rosto da mulher está totalmente estourado.
A menos que sua camera tenha destruído as cores / contraste quando você tirou a foto, tem algo de muito errado ai.
Mas eu não consigo imaginar em nada que possa ocasionar isso, a não ser sair futucando tudo que for configuração de video do windows e da sua placa grafica, conforme você já disse que fez.
Mas pra você ficar mais tranquilo, basta copiar esse mesmo filme 4k e rodar por usb nela, se a imagem ficar normal, você vai ter certeza que é alguma configuração no seu setup desktop.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Procure por painéis 10 bits se não quer ver isso.
Vou testar tudo aqui agora. Já tentei ativar o HDR sim. Em conteúdo SDR o banding fica infinitamente pior. Vou confessar que isso está desanimando pra caramba. Minha antiga TV 1080p parecia ter uma imagem bem mais bonita.

Não vai adiantar, isso é do painel.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Procure por painéis 10 bits se não quer ver isso.


Não vai adiantar, isso é do painel.
A TV é HDR10, seria isso que você quer dizer?
Além disso, não entendo como no USB a imagem fica ótima e no PC fica uma b*sta e ainda assim não tem nada pra fazer. Bem frustrante isso, mas tem que ter alguma configuração. Quer dizer, eu tô vendo a imagem bem melhor aqui pelo USB.
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Tem uma coisa q eu aprendi nos jogos. Quando gradientes ficam pixelatizados ou com transição de cores não suave, o problema é a perda de precisão de cores. Tem menos bits de cores do q o necessário.
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.835
Reações
1.742
Pontos
964
A TV é HDR10, seria isso que você quer dizer?
Além disso, não entendo como no USB a imagem fica ótima e no PC fica uma b*sta e ainda assim não tem nada pra fazer. Bem frustrante isso, mas tem que ter alguma configuração. Quer dizer, eu tô vendo a imagem bem melhor aqui pelo USB.
Cara, o problema foi que voce questionou especificamente sobre "um problema no degrade", e o pessoal está te respondendo sobre isso sem nem olhar a img. O seu problema não é esse, como te falei há uns comentários atrás. É configuração no seu pc mesmo. Você nao consegue um notebook para testar se acontece a mesma coisa?
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Cara, o problema foi que voce questionou especificamente sobre "um problema no degrade", e o pessoal está te respondendo sobre isso sem nem olhar a img. O seu problema não é esse, como te falei há uns comentários atrás. É configuração no seu pc mesmo. Você nao consegue um notebook para testar se acontece a mesma coisa?
Acho que eu ui burro e não falei em momento algum que peguei essa imagem na internet só pra mostrar o que acontece no preto.

Mil perdões

As cores claras aqui ficam perfeitas. A tv está embalada no momento porque eu estou de mudança. Por isso não consegui dar atenção pra esse tópico direito e seguir as dicas. Esse fim de semana vou pegar e ir testando tudo que foi falado aqui e vou passando o feedback.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.032
Reações
2.168
Pontos
709
Acho q seria melhor porém mais trabalhoso fazer o seguinte: pegue o celular e grave: grave vc abrindo a cena de algum filme 4k mas rodando no USB e depois muda pra mesma cena só que rodando no PC. Faça isso num editor de vídeo se necessário.

Pq só assim pra entender melhor oq ta acontecendo.

Eu tbm acho nenhum sentido no HDMI compartilhando a tela do PC na TV a imagem ficar numa qualidade diferente da q quando vc assiste algo na TV ou pelo USB conectado na TV. Só consigo pensar q é realmente uma configuração na placa de vídeo do seu PC. Qual é a placa de vídeo q vc usa?
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Configurou o source da TV como PC? Se nao faço isso, fica bem zoado
 
Topo Fundo