carloshfc
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TraceMark cria uma marca d'água em jogos que seus estúdios podem usar para descobrir quem vazou conteúdo
Vazamentos são considerados uma constante no mundo dos games, mas a Denuvo quer mudar isso com sua tecnologia TraceMark. O novo recurso da companhia infame pelo seu software anti-pirataria cria uma marca d’água nos jogos em desenvolvimento que pode ser usada para rastrear de onde saiu um vazamento.
Segundo a Denuvo, a TraceMark aproveita tecnologia já usada por estúdios de Hollywood e canais de TV paga, mas é a primeira vez que será implementada dessa maneira em jogos. Usando a ferramenta, é possível colocar uma marca d’água visível ou invisível no game, com dados que os estúdios podem usar e descobrir exatamente de onde saiu aquela build vazada.
A solução não impede o vazamento em si, mas a expectativa da empresa é que a possibilidade de se rastrear e descobrir quem foi o responsável vai fazer a pessoa “pensar duas vezes” antes de divulgar o conteúdo. Playtesters, usuários de betas fechados, criadores de conteúdo e imprensa são pessoas com acesso privilegiado de onde originam muitos vazamentos.
“Ao marcar cópias para review e screeners para imprensa com marcas d’água visíveis ou não, desenvolvedores adicionam uma camada extra de segurança”, diz a Denuvo. “Isso garante que, se qualquer conteúdo for vazado antes dos períodos estipulados de embargo da review, ele possa ser corretamente rastreado até sua fonte, assim mantendo a integridade do lançamento oficial do jogo.”
Vazamentos são considerados uma constante no mundo dos games, mas a Denuvo quer mudar isso com sua tecnologia TraceMark. O novo recurso da companhia infame pelo seu software anti-pirataria cria uma marca d’água nos jogos em desenvolvimento que pode ser usada para rastrear de onde saiu um vazamento.
Segundo a Denuvo, a TraceMark aproveita tecnologia já usada por estúdios de Hollywood e canais de TV paga, mas é a primeira vez que será implementada dessa maneira em jogos. Usando a ferramenta, é possível colocar uma marca d’água visível ou invisível no game, com dados que os estúdios podem usar e descobrir exatamente de onde saiu aquela build vazada.
A solução não impede o vazamento em si, mas a expectativa da empresa é que a possibilidade de se rastrear e descobrir quem foi o responsável vai fazer a pessoa “pensar duas vezes” antes de divulgar o conteúdo. Playtesters, usuários de betas fechados, criadores de conteúdo e imprensa são pessoas com acesso privilegiado de onde originam muitos vazamentos.
“Ao marcar cópias para review e screeners para imprensa com marcas d’água visíveis ou não, desenvolvedores adicionam uma camada extra de segurança”, diz a Denuvo. “Isso garante que, se qualquer conteúdo for vazado antes dos períodos estipulados de embargo da review, ele possa ser corretamente rastreado até sua fonte, assim mantendo a integridade do lançamento oficial do jogo.”