O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Descobri que meu monitor é 75hz. Isso muda muita coisa?

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Olha só uma coisa:

gpu1.png


A GPU não tá passando dos 50% de uso.
Além disso dá umas quedas absurdas de Frame.

O processador tá pedindo arrego.

E deve ser o gargalo nesse jogo parece que ele não tá dando conta da placa.
Isso, é o processador segurando em muito tua performance. Daria pra ser quase o dobro de frames com um CPU moderno.

Organiza a troca ai pra pelo menos um Ryzen 5600 ou Core i5 12400F quando puder.
 

JotaceKM

Mil pontos, LOL!
Mensagens
870
Reações
1.702
Pontos
1.094
eu tinha um monitor que era 60hz mas dava de fazer "overclock" pra 75hz. Dá diferença sim.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.895
Pontos
1.484
Olha só uma coisa:

gpu1.png


A GPU não tá passando dos 50% de uso.
Além disso dá umas quedas absurdas de Frame.

O processador tá pedindo arrego.

E deve ser o gargalo nesse jogo parece que ele não tá dando conta da placa.

qual é o PC?

desempenho " baixo " (para os padroes de PC, 50 frames) ; associado a GPU em baixo uso = gargalo de CPU 100% certeza.

deve ser uma cpu 6/6 cores ou 4/8, considerando o uso alto de CPU que está pegando aí tambem.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Porra sério isso? Tem tanta diferença de 75Hz pra 60Hz?

Então devo deixar em 75 mesmo. Outra coisa o monitor é Freesync o que ajuda nas placas da AMD certo? Pois estou esperando a minha RX 6750 XT.
sim é absolutamente brutal a diferença de 60 pra 72hz ou mais.
pra mim frame rate tem os seguintes thresholds:

18 fps - O minimo dos minimos. Mesmo em horas de desespero, se ficar abaixo disso simplesmente é impossivel extrair qualquer diversão de um jogo em tempo real.

24 fps - o bom e velho "cinematico", pra quando vc quer jogar forza horizon 5 num laptop de 2008. até da pra extrair uma boa diversão, contanto que nao seja jogo de ação.

30 fps - "jogavel"

40~45 fps - o padrão que deveria ser ao invés de 30fps. é MIL vezes melhor que 30fps. chega a dar pra chamar de fluido se voce tiver no range do VRR ou setar a tela pra esse refresh rate. uma otima opcao pra quem nao consegue rodar a 60fps mas nao quer a porcaria que é 30fps

60 fps - padrãozão. nao da pra reclamar, mas tem chão ainda pra ficar perfeito.

72 fps - a sensação de melhora comparado com 60 é a mesma de subir de 40fps pra 60fps.

85 fps - a partir daqui começa a fluidez de verdade. se não cair desse frame, to feliz em chamar de high-refresh. abaixo começa a ser mto perceptiveis as quedas.

120 fps - não é perfeito, obviamente, mas nao vejo necessidade de mais em hipotese alguma. faço menor questao de mais que isso.

360 fps - beirando life-like. começa a desaparecer "artefatos" tipicos de imagem digital, tais como eye tracking motion blur e meio que torna bfi meio redundante, não há mais necessidade

1000 fps - perfeito. basicamente não tem melhora alguma acima disso para o olho humano, seja subconsciente ou não.


se fizer um paralelo com resolução, seria tipo...

18 fps é 144p
24 fps é 256p
30fps é 480p
40 fps é 720p
60 fps 1080p
72 fps é 1440p
85 fps é 1800p
120 fps é 4k
360 fps é 8k
1000 fps é 16k
 
Ultima Edição:

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.090
Reações
27.922
Pontos
403
qual é o PC?

desempenho " baixo " (para os padroes de PC, 50 frames) ; associado a GPU em baixo uso = gargalo de CPU 100% certeza.

deve ser uma cpu 6/6 cores ou 4/8, considerando o uso alto de CPU que está pegando aí tambem.

Não é constante foi uma queda mas oscila muito vai de 51fps a 75fps.

É um i7 4790 e 32GB de RAM DDR3. Os outros games todos roda liso. Mas esses mais novos ele peida.
 


Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.090
Reações
27.922
Pontos
403
30 fps - "jogavel"

E tem uma diferença aí que nos consoles os frames são entrelaçados não é "cru" igual setar 30fps no PC. Por isso nos consoles eles usam esse truque para dar uma fluidez maior nos 30fps.

Mas nem sei se tem isso pois os consolistas foram descobrir só em em 2020 que 60fps era muito melhor que 30fps.
 
Topo Fundo