O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DEU MEDO NEWS] Chrono Trigger completa 30 anos e SquareEnix resolve lembrar que ele existe em "vários projetos"

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.126
Reações
5.524
Pontos
704
A versão de Steam conta com o final extra do DS, só que não tem um modo adicional, que ficou restrito a versão portátil.

Pensando no meu lado, se for sair algo novo eu vou ficar torcendo para que seja um Pixel Remaster ou um remake de menor orçamento como os do Dragon Quest III e do Romancing Saga 2 que saíram recentemente. Algo que vá rodar no meu PC e eventualmente vai entrar em promoção custando um preço que eu encare pagar.

Independente da questão pessoal, não vejo tanta necessidade de continuação nem de um remake enorme pois acho que a trilogia já é bem fechadinha, e o Chrono Trigger já é um jogo que funciona direito e que envelheceu bem.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.259
Reações
36.776
Pontos
803
Resolvi aproveitar a promoção da Steam e comprar o jogo.

Já havia jogado e zerado antes, mas a última vez foi em 2013.

Estou com duas horas (acabei de chegar ao futuro pela primeira vez), e acho que o que mais chamou minha atenção é o rápido ritmo com o qual a história progride. Aconteceu muita coisa nessas duas horas (a feira, viagem ao passado, encontrar o Frog e resgatar a rainha, voltar ao presente, julgamento, escapar da prisão e chegar ao futuro). Também ajuda o fato de as batalhas serem rápidas, e os personagens serem sucintos.

Em JRPGs modernos, em duas horas você geralmente progride muito pouco. Ainda está na área inicial, com longos tutoriais e sidequests.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
33.202
Reações
79.347
Pontos
1.453
Resolvi aproveitar a promoção da Steam e comprar o jogo.

Já havia jogado e zerado antes, mas a última vez foi em 2013.

Estou com duas horas (acabei de chegar ao futuro pela primeira vez), e acho que o que mais chamou minha atenção é o rápido ritmo com o qual a história progride. Aconteceu muita coisa nessas duas horas (a feira, viagem ao passado, encontrar o Frog e resgatar a rainha, voltar ao presente, julgamento, escapar da prisão e chegar ao futuro). Também ajuda o fato de as batalhas serem rápidas, e os personagens serem sucintos.

Em JRPGs modernos, em duas horas você geralmente progride muito pouco. Ainda está na área inicial, com longos tutoriais e sidequests.
Finalmente alguém que falou isso aqui no fórum.

Cansei de ver nego falando "continue jogando x jogo, após 30 horas ele melhora" sendo que em Chrono Trigger com 2 horas tu já fez um monte de coisa e se deliciou com a beleza gráfica e sonora.

Ritmo é algo que muito JRPG moderno está precisando acertar.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.852
Reações
38.634
Pontos
1.399
Finalmente alguém que falou isso aqui no fórum.

Cansei de ver nego falando "continue jogando x jogo, após 30 horas ele melhora" sendo que em Chrono Trigger com 2 horas tu já fez um monte de coisa e se deliciou com a beleza gráfica e sonora.

Ritmo é algo que muito JRPG moderno está precisando acertar.

Na verdade isso se dá pelo fato de que com 20 horas o jogo acaba.

Não tem como colocar esse pacing acelerado em um Metaphor da vida que passa de 100 horas, e qualquer J-RPG que não tenha pelo menos umas 50 horas de jogo já é visto com mals olhos atualmente.
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
33.202
Reações
79.347
Pontos
1.453
Na verdade isso se dá pelo fato de que com 20 horas o jogo acaba.

Não tem como colocar esse pacing acelerado em um Metaphor da vida que passa de 100 horas, e qualquer J-RPG que não tenha pelo menos umas 50 horas de jogo já é visto com mals olhos atualmente.
Chrono Trigger tem vários finais então se quiser fazer tudo vai demorar um bocado mais, além de quests opcionais também.

Tem como sim colocar um pacing acelerado em jogo grande.
Não vejo porque início tem de ser arrastado em jogo grande.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.259
Reações
36.776
Pontos
803
Na verdade isso se dá pelo fato de que com 20 horas o jogo acaba.

Não tem como colocar esse pacing acelerado em um Metaphor da vida que passa de 100 horas, e qualquer J-RPG que não tenha pelo menos umas 50 horas de jogo já é visto com mals olhos atualmente.

Octopath Traveler tem um bom ritmo na grande maioria do tempo, e os dois jogos levam cerca de 60 horas para terminar as 8 histórias.

O que poderiam fazer em uma sequência de Chrono Trigger é colocar mais períodos de tempo, um world map pelo menos 3x maior, muitos personagens opcionais controláveis. Aí poderia ter 100 horas de conteúdo em ritmo acelerado, mas ainda com a opção de enfrentar o Lavos (ou boss final equivalente) no começo do jogo, para quem preferir dessa forma. Acho que daria certo com o estilo HD-2D de Octopath.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.852
Reações
38.634
Pontos
1.399
Chrono Trigger tem vários finais então se quiser fazer tudo vai demorar um bocado mais, além de quests opcionais também.

Tem como sim colocar um pacing acelerado em jogo grande.
Não vejo porque início tem de ser arrastado em jogo grande.

Sim, também acho que tem como manter um pacing em games enormes, intercalando jogabilidades e trechos diferentes, começando a desenvolver o plot real desde o início, sem ficar enrolando o tempo da pessoa.

Como exemplo, infelizmente to tentando amar aqueles Legend of Heroes, mas fiquei impressionado em como o primeiro Trails in the Sky simplesmente não acontece NADA o jogo inteiro ! Quando acontece algo é o prólogo que prepara para o segundo game... fico imaginando se vão arrumar esse game naquele remake que estão fazendo, porque acho que daria pra enfiar o segundo jogo junto do primeiro.
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
33.202
Reações
79.347
Pontos
1.453
Sim, também acho que tem como manter um pacing em games enormes, intercalando jogabilidades e trechos diferentes, começando a desenvolver o plot real desde o início, sem ficar enrolando o tempo da pessoa.

Como exemplo, infelizmente to tentando amar aqueles Legend of Heroes, mas fiquei impressionado em como o primeiro Trails in the Sky simplesmente não acontece NADA o jogo inteiro ! Quando acontece alto é o prólogo que prepara para o segundo game... fico imaginando se vão arrumar esse game naquele remake que estão fazendo, porque acho que daria pra enfiar o segundo jogo junto do primeiro.
Pois é, isso do jogo ficar arrastado é chato demais.
E tem muito RPG onde acaba que o "jogar 30 horas pra ficar empolgante" não acontece ou simplesmente não compensa, porque na maior parte do tempo você vai fazer um monte de tarefas que não levam a história pra frente...ou a história é ruim no fim das contas.

Por isso estou evitando RPGs também agora.
Vou demorar um longo tempo pra voltar a jogar.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.259
Reações
36.776
Pontos
803
Foi anunciado que o Chrono Trigger superou a marca de 5 milhões de unidades vendidas, considerando todas as plataformas.

Fonte: https://techcrawlr.com/chrono-trigger-surpasses-5-million-sales-as-it-celebrates-30th-anniversary/

-

Estou perto do final... terminei as sidequests dos personagens e estou no Black Omen.

Falando em sidequest, aproveito para postar um dos momentos mais famosos do jogo:

deumob8eo6ljsjsyftac.jpg
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
33.202
Reações
79.347
Pontos
1.453
Foi anunciado que o Chrono Trigger superou a marca de 5 milhões de unidades vendidas, considerando todas as plataformas.

Fonte: https://techcrawlr.com/chrono-trigger-surpasses-5-million-sales-as-it-celebrates-30th-anniversary/

-

Estou perto do final... terminei as sidequests dos personagens e estou no Black Omen.

Falando em sidequest, aproveito para postar um dos momentos mais famosos do jogo:

deumob8eo6ljsjsyftac.jpg
Por causa dessa parte eu passei a ter medo de florestas, quando era pirralho.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.259
Reações
36.776
Pontos
803
Por causa dessa parte eu passei a ter medo de florestas, quando era pirralho.
por causa da cena com a mãe da Lucca logo depois?

A experiência pode ter sido traumática para alguns.

na primeira vez que joguei (versão SNES via emulador), entendi qual era o código, mas não tinha entendido exatamente como "digitar" com os botões do SNES... tive o final ruim e recarreguei o save.

Na versão Steam, isso é mais intuitivo, pois aparece na tela uma forma simplificada de um teclado virtual.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
33.202
Reações
79.347
Pontos
1.453
por causa da cena com a mãe da Lucca logo depois?

A experiência pode ter sido traumática para alguns.

na primeira vez que joguei (versão SNES via emulador), entendi qual era o código, mas não tinha entendido exatamente como "digitar" com os botões do SNES... tive o final ruim e recarreguei o save.

Na versão Steam, isso é mais intuitivo, pois aparece na tela uma forma simplificada de um teclado virtual.
Sim isso mesmo.
Eu tentei salvar ela e não consegui, ouvi ela gritando e além de ter tomado um susto fiquei triste por uns dias.
Lembro até que tive um pesadelo uma vez com isso e acordei gritando igual um louco.

Não sabia que tinha isso na versão Steam não, no SNES eu tentei na época e não entendi nada.
 

Justin klr

Bam-bam-bam
Mensagens
690
Reações
673
Pontos
293
Sim isso mesmo.
Eu tentei salvar ela e não consegui, ouvi ela gritando e além de ter tomado um susto fiquei triste por uns dias.
Lembro até que tive um pesadelo uma vez com isso e acordei gritando igual um louco.

Não sabia que tinha isso na versão Steam não, no SNES eu tentei na época e não entendi nada.
Nossa!

Sobre o "pacing" nos JRPGs também acho que poderiam melhorar isso. Ultimamente eu com 20~30 horas de jogo já estou começando a enjoar dele. Acho que o ideal são 40 horas de conteúdo principal e o resto podem entupir de extras!
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.259
Reações
36.776
Pontos
803
iMMKCjr.png


Zerado.

Meu time para luta final foi Crono + Ayla + Frog. A double tech para ataque em linha horizontal ajuda muito.

A próxima vez será apenas no aniversário de 40 anos ou em um eventual remake, seja o que vier primeiro.

Está cada vez mais difícil um jogo moderno me prender. Estou me arrastando em Metaphor Refantazio, que interrompi para rejogar Chrono Trigger.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
33.202
Reações
79.347
Pontos
1.453
Se for pra sonhar eu queria um remake no estilo Octopath Traveler

octopath-traveler-2-feed-1920x1080-757540939d71.jpg
Eu acho que esse estilo não ficaria legal no Chrono não.

Até curto isso aí quando é jogo original, mas sei lá, os personagens ficam parecendo de papelão.

Quando eu vejo um Chrono Trigger, eu sei que os personagens são 2D, mas a câmera não faz parecer que o personagem é de papelão.
images - 2025-03-25T020329.642.jpeg
images - 2025-03-25T020120.163.jpeg

Talvez colocar a câmera no mesmo ângulo que o original, de cima, poderia resolver isso.

Outra coisa que não curto é que tem muito bloom e efeitos de pós processamento que ao meu ver tiram o brilho da pixel art.

Teve um fã que fez isso e claro, ficou caprichado, mas eu não gosto muito do aspecto.

images - 2025-03-25T020540.902.jpeg

Prefiro mais "seco" assim:
images - 2025-03-25T020624.244.jpeg

Ou assim, se for pegar um jogo que é 2.5D:
7410screenshot2.png
 
Ultima Edição:
Topo Fundo