O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Dicas para um NOOB dar entrada no primeiro imóvel

Hellskah

Bam-bam-bam
Mensagens
4.866
Reações
10.081
Pontos
344
Eu e a patroa estamos pensando em sair do aluguel e comprar algo para nós. Algo em torno de no máximo 350 - 400 k, e já achamos as opções. Aí surgem as dúvidas, mas o que posso praticamente afirmar é que será pela CAIXA pela popularidade e bagagem da mesma.

  • Todo e qualquer imóvel a venda pode ser financiado pela Caixa ?
  • Qual o menor sinal que posso dar ?
  • É melhor financiar como pessoa física ou jurídica ? Vantagens e desvantagens ?
Entre outras dúvidas que seriam interessantes eu ter conhecimento.

Grato a todos, inclusive aos meus desafetos.
 


Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
GOLD
Mensagens
8.300
Reações
20.516
Pontos
348
Eu e a patroa estamos pensando em sair do aluguel e comprar algo para nós. Algo em torno de no máximo 350 - 400 k, e já achamos as opções. Aí surgem as dúvidas, mas o que posso praticamente afirmar é que será pela CAIXA pela popularidade e bagagem da mesma.

  • Todo e qualquer imóvel a venda pode ser financiado pela Caixa ?
  • Qual o menor sinal que posso dar ?
  • É melhor financiar como pessoa física ou jurídica ? Vantagens e desvantagens ?
Entre outras dúvidas que seriam interessantes eu ter conhecimento.

Grato a todos, inclusive aos meus desafetos.
Primeiro parabéns pela iniciativa.

  • Todo e qualquer imóvel a venda pode ser financiado pela Caixa ?
Não. Qualquer imóvel pra ser financiado tem que estar com a documentação em dia, principalmente em relação ao RGI e Habite-se. Se por um acaso alguém fez um "puxadinho", um telhadinho de garagem ou qualquer coisa que não estava no projeto original, a CEF (e qualquer outra instituição) vai brecar e pedir a regularização. Esse tipo de problema acontece muito com os imóveis "usados", mas pode acontecer com novos também.
  • Qual o menor sinal que posso dar ?
Vai depender da instituição financeira, se o imóvel é novo / usado, valor, etc.
  • É melhor financiar como pessoa física ou jurídica ? Vantagens e desvantagens ?
De novo, vai depender da instituição financeira, se o imóvel é novo / usado, valor, etc.
 

jnr_05

Bam-bam-bam
Mensagens
2.579
Reações
2.973
Pontos
304
To na mesma pegada, 29 anos e querendo sair do aluguel.

Sobre a entrada, pelo Oq eu me informei se for novo tem q ser pelo menos 23% do valor do imóvel.

Usado depende muito do seu salario, se seu banco vai te dar um financiamento maior com pouca entrada.

E não pode esquecer da documentação que é um cu... aproximadamente 4% do valor do imóvel.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.084
Reações
1.956
Pontos
254
Cara, quando eu comprei meu AP há uns 5/6 anos atrás a Caixa financiava 90% de qualquer coisa. Pouco tempo depois entrou a regra que vale até hoje se não me engano, eles financiam até 90% de imóveis novos e só 50% de imóveis usados.

Mas aí tem duas coisas: imóveis até um certo valor tem taxa de juros mais baixa (na minha época até 170k era 7,5%). Acima de 170k ia pra 8,5% e aí nesse nível de taxa de juros não é difícil achar bancos que consigam cobrir essa taxa. Se você tiver algum conhecido que seja gerente de banco normalmente conseguem te fazer um financiamento de 80, 90% com taxa de 8,5% ou menos. Tudo depende do teu relacionamento com o banco também.

A questão é que ainda por cima hoje em dia a Caixa tá cheia de frescura pra liberar financiamento, com umas putarias de pontuação que tem que abrir conta lá e ficar usando o cartão de crédito e comprando serviços pra "contar pontos" e aí liberar o financiamento. E aí no final das contas, vale mais a pena ir logo em outro banco e fazer o financiamento e não desperdiçar tempo e dinheiro com eles. Um amigo meu ficou quase 6 meses tentando fazer o financiamento (a 8,5%) e no final das contas desistiu e conseguiu a 8,3% ou 8,4% no itaú eu acho porque o gerente da caixa ficou enrolando ele com esse lance de pontos e etc.

Aí tem a questão do uso do FGTS, que não é atrelado à pessoa mas sim ao imóvel. Então se não for um imóvel novo, vale ver se dá pra usar o FGTS. Tem uns lances de modalidade de uso que eu não lembro direito, mas é bom se informar.

E lembrando que na compra do primeiro imóvel tu tem alguns descontos de imposto, se não me engano 50% do ITBI.

E em imóveis novos tem que cuidar pras contas baterem, porque além das prestações mensais pode ter trimestral, semestral, entrega de chaves, habite-se e etc.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.387
Reações
2.761
Pontos
303
Elabore melhor.
Vou te passar o que aconteceu comigo.
Tenho 32 anos e quando tinha 25 comprei um financiado. Na época eu comprei um que na época era top pras minhas condições financeiras, dei toda grana guardada que tinha é fiz um financiamento em 25 anos.
Hoje em dia ganho muito melhor que na época, e não quero mais o Apt, me mudei pra outro estado devido a uma proposta de emprego e não consigo vender o ap por nada.
Resumo cara, hj vc vai comprar um apt que está nas suas condições financeiras que em ordem natural tende a melhorar. E quando isso acontecer vc vai querer morar num lugar melhor e não vai poder simplesmente se mudar como se faria num ap alugado.
Nossa vida é muito volátil, imagine que vc receba uma proposta de emprego pra ganhar muito bem em outro estado, i que fará com o Apt? E cara aqui nem estou falando dos juros que vc vai pagar, eu pago, pago, pago e parece que a dívida nunca baixa.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Grand Rapids

Bam-bam-bam
Mensagens
5.707
Reações
6.098
Pontos
353
Vou te passar o que aconteceu comigo.
Tenho 32 anos e quando tinha 25 comprei um financiado. Na época eu comprei um que na época era top pras minhas condições financeiras, dei toda grana guardada que tinha é fiz um financiamento em 25 anos.
Hoje em dia ganho muito melhor que na época, e não quero mais o Apt, me mudei pra outro estado devido a uma proposta de emprego e não consigo vender o ap por nada.
Resumo cara, hj vc vai comprar um apt que está nas suas condições financeiras que em ordem natural tende a melhorar. E quando isso acontecer vc vai querer morar num lugar melhor e não vai poder simplesmente se mudar como se faria num ap alugado.
Nossa vida é muito volátil, imagine que vc receba uma proposta de emprego pra ganhar muito bem em outro estado, i que fará com o Apt? E cara aqui nem estou falando dos juros que vc vai pagar, eu pago, pago, pago e parece que a dívida nunca baixa.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
Não consegue vender mesmo de jeito nenhum? Tô querendo vender um, tá foda também.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
2.007
Reações
2.140
Pontos
268
Nossa vida é muito volátil, imagine que vc receba uma proposta de emprego pra ganhar muito bem em outro estado, i que fará com o Apt? E cara aqui nem estou falando dos juros que vc vai pagar, eu pago, pago, pago e parece que a dívida nunca baixa.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
o risco é esse. Com aluguel ele é neutralizado
 

Aran

Veterano
Mensagens
274
Reações
933
Pontos
128
Furada total. Não se financia imóvel em hipótese nenhuma.

Pagar juros é atestado de burrice huehue br nível máximo. Receba juros e, se um dia puder e quiser comprar, compre à vista. Enquanto isso, fique no aluguel e junte dinheiro.

O dinheiro trabalha pra você e não o contrário. Financiamento é passaporte para a miséria absoluta, coisa de jumento. Não caia nessa.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
3.001
Pontos
258
Vou te passar meu ponto de vista pois apesar de entender essa galera que fica dizendo pra vc morar de aluguel e não pagar juros de financiamento e bla bla bla eis que vos digo:

Se quer comprar seu AP próprio compre, morei praticamente minha vida inteira de aluguel e achava uma porra, em aluguel vc esta morando ali mas não é nada seu, não pode fazer qualquer alteração, locatários chatos, tem que ficar prestando conta de tudo, vizinhos chatos que não respeitam simplesmente pq vc alugou o ap, contratos vencem e na maioria das vezes não renovam e vc tem que ficar fazendo mudança que é um verdadeiro SACO kra, alguns locatários ja me pediram o AP antes de vencer o contrato e davam 30 dias pra eu sair, logico que pagando multa, e nesse tempo eu tinha que correr pra alugar outro lugar e mexer com papelada e etc, saia dessa de aluguel.

Comprei meu AP tem +- uns 5 anos e te digo, foi a melhor coisa que fiz na vida, não ha sensação melhor do que você viajar e voltar para o que é SEU, poder decorar sua casa da forma que você quiser, você poder se acostumar com o local onde vc mora sem ficar pensando que dali a 2 anos vai ter que sair pra outro lugar, criar vínculos com os vizinhos, vc ser proprietário é outra coisa...

A unica dica que te dou é que se for comprar AP na planta, FICA ESPERTO COM A TAXA DE EVOLUÇÃO DE OBRA.

No mais compre e seja feliz meu camarada. Sucesso!!
 

Aran

Veterano
Mensagens
274
Reações
933
Pontos
128
É ilusão achar que imóvel financiado é de sua propriedade. Não é, é do banco. Ele só é seu depois de quitado. E se financiou, ao final deu pra comprar dois ou mais do mesmo imóvel.

É burrice extrema financiar, isso é beabá de educação financeira. Viva de aluguel e junte dinheiro para comprar à vista ou seja escravo (como a maioria) de más decisões financeiras.

Elaborando um pouco mais, seguindo essa cartilha dos bons hábitos financeiros, eu comprei à vista um apartamento de alto padrão em SP capital, bairro nobre, com 30 anos (juntei desde que comecei a trabalhar, aos 20), e sobrou dinheiro para eu comprar mais dois à vista se eu quisesse. Isso foi fruto de guardar e investir dinheiro. Se, ao contrário disso, eu tivesse optado por financiar, eu teria pago dois ou mais apartamentos ao final do financiamento e ainda estaria apertado, sem dinheiro nenhum rendendo para mim.
 

toad02

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.519
Reações
62.580
Pontos
959
Furada total. Não se financia imóvel em hipótese nenhuma.

Pagar juros é atestado de burrice huehue br nível máximo. Receba juros e, se um dia puder e quiser comprar, compre à vista. Enquanto isso, fique no aluguel e junte dinheiro.

O dinheiro trabalha pra você e não o contrário. Financiamento é passaporte para a miséria absoluta, coisa de jumento. Não caia nessa.
E qual a diferença entre pagar juros e aluguel? Nenhuma.
Se os juros forem bem menores do que o preço do aluguel, por exemplo, melhor financiar. Pelo menos o apartamento acaba como seu.
E ainda por cima tem o risco considerável dos preços dos imóveis subirem acima da inflação nos 10 ou 20 anos que voce leva pra juntar o dinheiro. Se acontecer, se voce financiou voce ganhou. Se juntou à vista, perdeu.
 

Aran

Veterano
Mensagens
274
Reações
933
Pontos
128
E qual a diferença entre pagar juros e aluguel? Nenhuma.
Se os juros forem bem menores do que o preço do aluguel, por exemplo, melhor financiar. Pelo menos o apartamento acaba como seu.
Po cara isso é meio óbvio.

Você não vai pagar no aluguel a mesma prestação mensal que pagaria no financiamento. Você vai pagar muito menos. Se pagar num aluguel mesmo valor de um financiamento, certamente está tentando viver num padrão de vida muito maior do que você pode bancar.

Você segura a onda, paga um valor razoável de aluguel, e o excedente você investe, gera juros sobre juros e enriquece.

De que adianta entrar num financiamento e pagar um absurdo num imóvel "seu"? No período de tempo em que está pagando o financiamento, os juros correm contra você, a uma taxa exorbitante. No período em que paga aluguel, os juros correm a seu favor, enriquecendo você.

Isso é o básico do básico, lição um de finanças domésticas. É consenso há um bom tempo que financiamento é burrice, suicídio financeiro.

Ter casa própria hoje já é uma tremenda burrice financeira se você comprar à vista. Se comprar financiado então é pedir para sofrer na vida.
 

_Cab_

Bam-bam-bam
Mensagens
4.808
Reações
4.900
Pontos
369
Qual é a logica em dizer que é burrice pagar a taxa de juros, mas não é burrice pagar aluguel?

Pelo menos o valor da mensalidade do AP, uma parte vc ainda obtem retorno, se vender o AP futuramente. ou até mesmo alugar... agora o aluguel é totalmente rasgar dinheiro.

Comprei vai fazer 1 ano.... Antigamente eu pagava R$800,00(+ taxas, se a gente incluir o risco/custo de mudança.... fora que quando deixa o AP, vc tem que pintar tudo etc, vai uma nota também) de aluguel, hoje eu pago R$1050 da parcela do financiamento.
 

toad02

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.519
Reações
62.580
Pontos
959
Po cara isso é meio óbvio.

Você não vai pagar no aluguel a mesma prestação mensal que pagaria no financiamento. Você vai pagar muito menos. Se pagar num aluguel mesmo valor de um financiamento, certamente está tentando viver num padrão de vida muito maior do que você pode bancar.

Você segura a onda, paga um valor razoável de aluguel, e o excedente você investe, gera juros sobre juros e enriquece.

De que adianta entrar num financiamento e pagar um absurdo num imóvel "seu"? No período de tempo em que está pagando o financiamento, os juros correm contra você, a uma taxa exorbitante. No período em que paga aluguel, os juros correm a seu favor, enriquecendo você.
A questão é que não da pra comparar o valor mensal dos juros com o aluguel. Um aluguel barato seria 500 reais no mes. 500 reais de juros por prestação mensal seria um juros do cacete. A maioria vai pagar um valor bem abaixo disso. E nem estamos falando de outras questões envolvidas como o conforto do seu próprio imóvel x o conforto de morar num apartamento de aluguel barato.
E tem o outro fator que eu editei ali no meu post depois:

E ainda por cima tem o risco considerável dos preços dos imóveis subirem acima da inflação nos 10 ou 20 anos que voce leva pra juntar o dinheiro. Se acontecer, se voce financiou voce ganhou. Se juntou à vista, perdeu.
Por isso...
Isso é o básico do básico, lição um de finanças domésticas. É consenso há um bom tempo que financiamento é burrice, suicídio financeiro.

Ter casa própria hoje já é uma tremenda burrice financeira se você comprar à vista. Se comprar financiado então é pedir para sofrer na vida.
...não existe esse "consenso" que voce diz. Cada caso é um caso. Não da pra falar de forma geral como voce tá fazendo.
O financiamento num imóvel pode ser um investimento até mais rentável que outros que voce poderia fazer com essa diferença do aluguel.
 
Ultima Edição:

Aran

Veterano
Mensagens
274
Reações
933
Pontos
128
Cacete mano não é possível.

No aluguel você paga por volta de 0,3% a 0,4% do valor do imóvel por mês. Se você pega um imóvel de valor baixo, esse valor é ridículo. O resto você investe. No financiamento, você paga o valor mensal e mais o juros, que são super altos.

se você pega o que sobrou da diferença entre o que você pagaria de aluguel e de financiamento, e aplica todo mês, no final do mesmo período, você compra um melhor imóvel à vista e ainda sobra muito dinheiro rendendo.
 

Aran

Veterano
Mensagens
274
Reações
933
Pontos
128
A questão é que não da pra comparar o valor mensal dos juros com o aluguel. Um aluguel barato seria 500 reais no mes. 500 reais de juros por prestação mensal seria um juros do cacete. A maioria vai pagar um valor bem abaixo disso. E nem estamos falando de outras questões envolvidas como o conforto do seu próprio imóvel x o conforto de morar num apartamento de aluguel barato.
E tem o outro fator que eu editei ali no meu post depois:



Por isso...


...não existe esse "consenso" que voce diz. Cada caso é um caso. Não da pra falar de forma geral como voce tá fazendo.
O financiamento num imóvel pode ser um investimento até mais rentável que outros que voce poderia fazer com essa diferença do aluguel.
Falou besteira. Se você financiar pela caixa um imóvel de 400.000, vai pagar 2.250 todo mês só de juros. Se isso não é ser burro, eu não sei o que é.

Nem vou argumentar mais porque eu já vi que você está 100% no sentimento.

Vou te dar meu exemplo concreto. Eu paguei 910.000 em um imóvel à vista em 2018, na planta. Comprei sabendo ser bastante burro do ponto de vista financeiro, só que o detalhe é que eu esperei ter guardado 3 vezes esse valor guardado para preservar os rendimentos. Enquanto isso eu morava em um imóvel alugado de 1.500 por mês. O que seria melhor, entrar em financiamento e não ter um puto sequer agora? Vocês subestimam o valor do juros sobre juros.

Não conheço sequer uma pessoa que enriqueceu falar sobre financiamentos. Dá asco. Só faz isso quem não conhece mesmo. Não digo para menosprezar mas sim para demonstrar que é totalmente errado. Se você pegar qualquer livro que fale sobre como enriquecer, um dos quesitos principais é pagar tudo à vista.

Hoje meus rendimentos me trazem por volta de 20.000 todo mês, mas isso foi porque há 12 anos eu procurei estudar a fundo finanças domésticas.

Ah, vale ressaltar que esse imóvel que eu comprei, como foi à vista, me rendeu um desconto de 110.000 no ato. Ele era 1.020.000. Se eu fosse financiar seria sobre o valor maior. Tem mais essa ainda.
 

toad02

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.519
Reações
62.580
Pontos
959
Falou besteira. Se você financiar pela caixa um imóvel de 400.000, vai pagar 2.250 todo mês só de juros. Se isso não é ser burro, eu não sei o que é.

Nem vou argumentar mais porque eu já vi que você está 100% no sentimento.

Vou te dar meu exemplo concreto. Eu paguei 910.000 em um imóvel à vista em 2018, na planta. Comprei sabendo ser bastante burro do ponto de vista financeiro, só que o detalhe é que eu esperei ter guardado 3 vezes esse valor guardado para preservar os rendimentos. Enquanto isso eu morava em um imóvel alugado de 1.500 por mês. O que seria melhor, entrar em financiamento e não ter um puto sequer agora? Vocês subestimam o valor do juros sobre juros.

Não conheço sequer uma pessoa que enriqueceu falar sobre financiamentos. Dá asco. Só faz isso quem não conhece mesmo. Não digo para menosprezar mas sim para demonstrar que é totalmente errado. Se você pegar qualquer livro que fale sobre como enriquecer, um dos quesitos principais é pagar tudo à vista.

Hoje meus rendimentos me trazem por volta de 20.000 todo mês, mas isso foi porque há 12 anos eu procurei estudar a fundo finanças domésticas.

Ah, vale ressaltar que esse imóvel que eu comprei, como foi à vista, me rendeu um desconto de 110.000 no ato. Ele era 1.020.000. Se eu fosse financiar seria sobre o valor maior. Tem mais essa ainda.
Aí realmente faz sentido mas não é pra menos, sua realidade é completamente distinta da realidade do brasileiro comum. 400k num imóvel é pra pouquíssimos. Juntar 4kk antes dos 30 então, até inimaginável pra maioria.
 

Insônia

Bam-bam-bam
Mensagens
3.859
Reações
10.273
Pontos
294
900k é muita grana, tem gente que não conseguiria levantar isso de dinheiro nem em 30 anos investindo mensalmente.

Acho que o principal ponto de financiar é pagar um valor abaixo/semelhante ao aluguel com juros decrescentes

Eu particularmente não financiaria um imóvel mas é compreensível

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

werner_hetifield

Bam-bam-bam
Mensagens
1.839
Reações
1.947
Pontos
224
Aguardando os coachs financeiros aqui do fórum dizer que ele deve juntar toda a grana possível, aplicar e viver de aluguel. Ah, também dirão que ele deve cortar todo e qualquer cafezinho que ele tomar na rua pra investir o dinheiro.

:khuebr
 
Ultima Edição:

Billy_louco

Bam-bam-bam
Mensagens
8.183
Reações
19.408
Pontos
409
O que eu aprendi.

FGTS só pode ser usado na sua cidade e na cidade vizinha caso queira mudar de cidade
Pegue a certidão negativa do condomínio
As taxas de transferências são caras pra caceta se prepare e se informe
Deixe tudo documentado, o que vai e o que não vai no AP, se tem móveis, tudo o que tem dentro
 

Zen-Aku

Supra-sumo
Mensagens
836
Reações
1.589
Pontos
183
Eu e a patroa estamos pensando em sair do aluguel e comprar algo para nós. Algo em torno de no máximo 350 - 400 k, e já achamos as opções. Aí surgem as dúvidas, mas o que posso praticamente afirmar é que será pela CAIXA pela popularidade e bagagem da mesma.

  • Todo e qualquer imóvel a venda pode ser financiado pela Caixa ?
  • Qual o menor sinal que posso dar ?
  • É melhor financiar como pessoa física ou jurídica ? Vantagens e desvantagens ?
Entre outras dúvidas que seriam interessantes eu ter conhecimento.

Grato a todos, inclusive aos meus desafetos.
Eu financiei o meu em 2017, então acho que posso te ajudar um pouco.

  1. Sim, todo imóvel pode ser financiado pela caixa, porém, outros bancos também financiam. Normalmente a caixa tem melhor taxa de juros, mas outros bancos podem te dar condições melhores.
  2. 20%. Digamos que o imóvel que vc queira é de 400 mil, vc vai dar 80 mil e financiar 320 mil. Suas parcelas vão ser de mais ou menos R$3200,00. Elas vão diminuindo de pouquinho em pouquinho, as últimas vão ficar em torno de 900 reais.
  3. evite dor de cabeça, faz como pessoa física.
 

Aran

Veterano
Mensagens
274
Reações
933
Pontos
128
900k é muita grana, tem gente que não conseguiria levantar isso de dinheiro nem em 30 anos investindo mensalmente.

Acho que o principal ponto de financiar é pagar um valor abaixo/semelhante ao aluguel com juros decrescentes

Eu particularmente não financiaria um imóvel mas é compreensível

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Mas não precisa ser esse valor. Eu só citei meu exemplo particular. Dependendo da cidade e do tamanho do imóvel, tem excelentes opções a preços super acessíveis.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
3.001
Pontos
258
É ilusão achar que imóvel financiado é de sua propriedade. Não é, é do banco. Ele só é seu depois de quitado. E se financiou, ao final deu pra comprar dois ou mais do mesmo imóvel.

É burrice extrema financiar, isso é beabá de educação financeira. Viva de aluguel e junte dinheiro para comprar à vista ou seja escravo (como a maioria) de más decisões financeiras.

Elaborando um pouco mais, seguindo essa cartilha dos bons hábitos financeiros, eu comprei à vista um apartamento de alto padrão em SP capital, bairro nobre, com 30 anos (juntei desde que comecei a trabalhar, aos 20), e sobrou dinheiro para eu comprar mais dois à vista se eu quisesse. Isso foi fruto de guardar e investir dinheiro. Se, ao contrário disso, eu tivesse optado por financiar, eu teria pago dois ou mais apartamentos ao final do financiamento e ainda estaria apertado, sem dinheiro nenhum rendendo para mim.
Sou bastante iludido então, iludido e feliz pois pra mim o apartamento É MEU, nos alugados não podia nem meter um prego na parede sendo que no meu depois que peguei ja fiz algumas reformas pra deixar do meu jeito, do jeito que eu sempre quis... Não tenho sensação nenhuma de que o AP é do Banco, não sei que viagem é essa que vcs tem com isso de que financiou não é seu... Seja carro ou apartamento, financiou e saiu com a chave é seu...
 

eiji_kisaragi

Veterano
Mensagens
524
Reações
544
Pontos
143
O mago dos investimentos tinha 3 milhoes e comprou um ap de 1 milhao? nao era melhor alugar por 10k por mes um ap luxuoso e deixar 2.990.000 rendendo?

kkkkkkkkkk

E outra, nem todo mundo consegue morar com os pais e ter suas contas bancadas até os 30 pra guardar grana, tem gente que sai mais cedo de casa, ai tem que se virar.
 

Azeon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.474
Reações
25.736
Pontos
554
E qual a diferença entre pagar juros e aluguel? Nenhuma.
Se os juros forem bem menores do que o preço do aluguel, por exemplo, melhor financiar. Pelo menos o apartamento acaba como seu.
E ainda por cima tem o risco considerável dos preços dos imóveis subirem acima da inflação nos 10 ou 20 anos que voce leva pra juntar o dinheiro. Se acontecer, se voce financiou voce ganhou. Se juntou à vista, perdeu.
Então, vou dar o meu exemplo:
Eu moro em um AP que hoje deve valer em torno de uns 250K o aluguel que eu pago é de 1200 (condomínio e aluguel) eu vi que para financiar um AP desses aqui eu tenho que dar uns 60k de entrada por aí e financiar... O valor do financiamento ficaria mais caro do que meu aluguel hoje...
E bem, quando você é dono você tem os problemas do dono... Tem que aguentar se um vizinho chato se mudar, se der problema estrutural o azar é seu etc.

Concordo que pagar aluguel é juros, porém você tem uma flexibilidade que o dono não tem (não precisa reformar o AP, por exemplo) e tem o que já citaram : Se você ficar na pindaíba poderá alugar um mais barato, se ganhar um bom aumento poderá alugar um mais caro...

E sério, algo que se é financiado em 10,15,20 anos não é seu.
 

werner_hetifield

Bam-bam-bam
Mensagens
1.839
Reações
1.947
Pontos
224
Furada total. Não se financia imóvel em hipótese nenhuma.

Pagar juros é atestado de burrice huehue br nível máximo. Receba juros e, se um dia puder e quiser comprar, compre à vista. Enquanto isso, fique no aluguel e junte dinheiro.

O dinheiro trabalha pra você e não o contrário. Financiamento é passaporte para a miséria absoluta, coisa de jumento. Não caia nessa.
Coach detected

HAHAHAHHA

Cara, esse tipo de resposta é completamente quadrada.
 

Azeon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.474
Reações
25.736
Pontos
554
Sou bastante iludido então, iludido e feliz pois pra mim o apartamento É MEU, nos alugados não podia nem meter um prego na parede sendo que no meu depois que peguei ja fiz algumas reformas pra deixar do meu jeito, do jeito que eu sempre quis... Não tenho sensação nenhuma de que o AP é do Banco, não sei que viagem é essa que vcs tem com isso de que financiou não é seu... Seja carro ou apartamento, financiou e saiu com a chave é seu...
Para de pagar as prestações e condomínio para ver se é seu mesmo.
 

werner_hetifield

Bam-bam-bam
Mensagens
1.839
Reações
1.947
Pontos
224
Vou te passar meu ponto de vista pois apesar de entender essa galera que fica dizendo pra vc morar de aluguel e não pagar juros de financiamento e bla bla bla eis que vos digo:

Se quer comprar seu AP próprio compre, morei praticamente minha vida inteira de aluguel e achava uma porra, em aluguel vc esta morando ali mas não é nada seu, não pode fazer qualquer alteração, locatários chatos, tem que ficar prestando conta de tudo, vizinhos chatos que não respeitam simplesmente pq vc alugou o ap, contratos vencem e na maioria das vezes não renovam e vc tem que ficar fazendo mudança que é um verdadeiro SACO kra, alguns locatários ja me pediram o AP antes de vencer o contrato e davam 30 dias pra eu sair, logico que pagando multa, e nesse tempo eu tinha que correr pra alugar outro lugar e mexer com papelada e etc, saia dessa de aluguel.

Comprei meu AP tem +- uns 5 anos e te digo, foi a melhor coisa que fiz na vida, não ha sensação melhor do que você viajar e voltar para o que é SEU, poder decorar sua casa da forma que você quiser, você poder se acostumar com o local onde vc mora sem ficar pensando que dali a 2 anos vai ter que sair pra outro lugar, criar vínculos com os vizinhos, vc ser proprietário é outra coisa...

A unica dica que te dou é que se for comprar AP na planta, FICA ESPERTO COM A TAXA DE EVOLUÇÃO DE OBRA.

No mais compre e seja feliz meu camarada. Sucesso!!
Melhor resposta possível.

Tem gente que nao entende o contexto das pessoas e nem quer entender e fica enjaulado nessa de "more de aluguel e invista pra compra a vista depois".

Alguém tem noção do que é uma família ganhando 3mil reais por mês conseguir juntar 200 mil pra comprar um imóvel a vista? Fala sério...
 
Topo