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Dificuldade em criar meu primeiro jogo

Eric Gobbo

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Já faz mais de 1 ano que estou planejando desenvolver um jogo chamado "Balloon Odyssey", onde você controla um balão e tem que entregar caixas nos lugares certos e enfrentar inimigos soltando pedras sobre eles. Por falta de experiência e motivação, estou desenvolvendo só agora o jogo, depois de fazer alguns rascunhos ano passado. Eu estou desenvolvendo ele com c# no Unity e como eu só programei dois jogos ridículos de simples, até agora estou tendo problemas em colocar três coisas no jogo: fazer com que o balão só voe para esquerda ou para direita quando ele estiver no ar, fazer com que o balão não dê "pulinhos" toda vez que eu apertar o botão de voar, colocar limites de câmera e fazer o balão colidir com os objetos, ao invés de entrar dentro deles e aparecer do nada em cima deles. Eu tentei várias vezes fazer o terceiro mas não deu certo. Em baixo tá o código do personagem do jogo:

C#:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Jogador : MonoBehaviour
{

    public float velocidade = 5.0f;

    public float impulso = 5.0f;

    public float gravidade = 0.5f;

    public float limiteX = 4.0f;

    private bool impulsionar;

    private Rigidbody2D rb;

    private SpriteRenderer sr;

    void Start()
    {
        rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
        sr = GetComponent<SpriteRenderer>();
        rb.gravityScale = gravidade;
    }

    void Update()
    {

        if (Input.GetButton("Jump"))
        {
            impulsionar = true;
        }

    }
    private void FixedUpdate()
    {
        float px = Input.GetAxis("Horizontal") * velocidade * Time.deltaTime;

        transform.Translate(px, 0.0f, 0.0f);

        if (impulsionar)
        {
            rb.velocity = new Vector2(0.0f, impulso);
            impulsionar = false;
        }
    }

}
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
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A primeira dica é já que esta utilizando um rigid body, utilizar addForce para dar o impulso do pulo e deixar a engine de gravidade fazer o resto:

Usar a mesma coisa para o movimento horizontal.

Quanto a colisão, novamente o rigid body toma conta disso. Tu precisa garantir que isKnectic não está marcado no rigidbody do jogador e que os outros elementos que tu quer colidir têm um componente de collider atrelados a eles (box collider/mesh collider, etc.). Uma vez que isso esteja feito, a engine de fisica toma conta de calcular a colisão.

Talvez tu queira adicionar constraints de torque no rigid body do jogador pra ele nao ficar girando adoidado quando tocar em alguma coisa.
 

j0kk3r

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Forbidden Memories

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Que brincadeira escrota

Se eu fosse você já removeria detalhes do post pra não aparecer alguém tipo o cara acima e realmente copiar sua ideia

Nem o OP se doeu, vai pastar cara.

E sobre alguém se importar em roubar uma ideia detalhada em 1 parágrafo de fórum... :klolwtf
Meu amiguinho, todo mundo tem 9999999 ideias de jogo, e quem pode implementá-las não vai perder tempo caçando o sonho dos outros. Mais fácil alguém copiar essa grande ideia descrita em sua totalidade pela frase "onde você controla um balão e tem que entregar caixas nos lugares certos e enfrentar inimigos soltando pedras sobre eles" por acidente de tão genérico, e te aposto que esse jogo sairia 200% diferente do que o OP imaginou.

IDÉIA DE JOGO NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA. Principalmente algo que se resume numa frase e onde o gameplay pode ser abstraído pra qualquer shooter side-scroller com botão de bomba terrestre.



Ao invés de você fazer seu próprio jogo, e se nós dois trabalhássemos juntos?

Difícil trabalhar em algo assim do nada com uma descrição pequena e sem saber de mais detalhes. Mas você consegue fazer, cara, o que você está tentando não é difícil não. Minha recomendação é trabalhar nisso até sair um protótipo com o gameplay básico SÓLIDO que dá gosto de jogar, depois você vai construir mais inimigos, layouts de fase, etc., ou seja, faça o mínimo para seu jogo ser o jogo que você quer e depois que esse mínimo estiver ótimo, aí sim você constrói o resto em volta desse código.

Sem falar que com um protótipo legal você vai conseguir sem sombra de dúvidas usá-lo achar alguém que manje de arte pra te ajudar. Na internet ainda tem bastante gente que quer participar de gamedev mas só sabe arte e não programação.
 


j0kk3r

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Nem o OP se doeu, vai pastar cara.

E sobre alguém se importar em roubar uma ideia detalhada em 1 parágrafo de fórum... :klolwtf
Meu amiguinho, todo mundo tem 9999999 ideias de jogo, e quem pode implementá-las não vai perder tempo caçando o sonho dos outros. Mais fácil alguém copiar essa grande ideia descrita em sua totalidade pela frase "onde você controla um balão e tem que entregar caixas nos lugares certos e enfrentar inimigos soltando pedras sobre eles" por acidente de tão genérico, e te aposto que esse jogo sairia 200% diferente do que o OP imaginou.

IDÉIA DE JOGO NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA. Principalmente algo que se resume numa frase e onde o gameplay pode ser abstraído pra qualquer shooter side-scroller com botão de bomba terrestre.





Difícil trabalhar em algo assim do nada com uma descrição pequena e sem saber de mais detalhes. Mas você consegue fazer, cara, o que você está tentando não é difícil não. Minha recomendação é trabalhar nisso até sair um protótipo com o gameplay básico SÓLIDO que dá gosto de jogar, depois você vai construir mais inimigos, layouts de fase, etc., ou seja, faça o mínimo para seu jogo ser o jogo que você quer e depois que esse mínimo estiver ótimo, aí sim você constrói o resto em volta desse código.

Sem falar que com um protótipo legal você vai conseguir sem sombra de dúvidas usá-lo achar alguém que manje de arte pra te ajudar. Na internet ainda tem bastante gente que quer participar de gamedev mas só sabe arte e não programação.

Sempre tem alguém interessado em copiar. Se o OP não se doeu, bom pra ele, ainda assim achei a brincadeira escrota
 

Eric Gobbo

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Nem o OP se doeu, vai pastar cara.

E sobre alguém se importar em roubar uma ideia detalhada em 1 parágrafo de fórum... :klolwtf
Meu amiguinho, todo mundo tem 9999999 ideias de jogo, e quem pode implementá-las não vai perder tempo caçando o sonho dos outros. Mais fácil alguém copiar essa grande ideia descrita em sua totalidade pela frase "onde você controla um balão e tem que entregar caixas nos lugares certos e enfrentar inimigos soltando pedras sobre eles" por acidente de tão genérico, e te aposto que esse jogo sairia 200% diferente do que o OP imaginou.

IDÉIA DE JOGO NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA. Principalmente algo que se resume numa frase e onde o gameplay pode ser abstraído pra qualquer shooter side-scroller com botão de bomba terrestre.





Difícil trabalhar em algo assim do nada com uma descrição pequena e sem saber de mais detalhes. Mas você consegue fazer, cara, o que você está tentando não é difícil não. Minha recomendação é trabalhar nisso até sair um protótipo com o gameplay básico SÓLIDO que dá gosto de jogar, depois você vai construir mais inimigos, layouts de fase, etc., ou seja, faça o mínimo para seu jogo ser o jogo que você quer e depois que esse mínimo estiver ótimo, aí sim você constrói o resto em volta desse código.

Sem falar que com um protótipo legal você vai conseguir sem sombra de dúvidas usá-lo achar alguém que manje de arte pra te ajudar. Na internet ainda tem bastante gente que quer participar de gamedev mas só sabe arte e não programação.
Caramba, pensei que tava falando sério mas mesmo assim, se tiver interessado, posso dar mais detalhes sobre o projeto. Na verdade eu sou péssimo em programação, eu não sei quase nada sobre isso, o meu negócio é game design mas mesmo assim, obrigado pela dica.
 

Forbidden Memories

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Caramba, pensei que tava falando sério mas mesmo assim, se tiver interessado, posso dar mais detalhes sobre o projeto. Na verdade eu sou péssimo em programação, eu não sei quase nada sobre isso, o meu negócio é game design mas mesmo assim, obrigado pela dica.
Cara, vai em frente que você consegue, nem que seja um código cheio de gambiarras pro seu primeiro jogo. Também lembre que engines mais "prontas" não são demérito nenhum caso você sinta que unity está muito complicado. Muita gente vai querer dar uma de fodao e desmerecer sem nunca ter finalizado um jogo na vida, e é isso que importa no final: construir um jogo do começo ao fim.
 

Eric Gobbo

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Cara, vai em frente que você consegue, nem que seja um código cheio de gambiarras pro seu primeiro jogo. Também lembre que engines mais "prontas" não são demérito nenhum caso você sinta que unity está muito complicado. Muita gente vai querer dar uma de fodao e desmerecer sem nunca ter finalizado um jogo na vida, e é isso que importa no final: construir um jogo do começo ao fim.
Muito obrigado pela dica.
 
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