O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Direto do NES Archive: Jogando NES em S-Video!

SNES FAN

Veterano
Mensagens
1.376
Reações
14
Pontos
124
Pessoal o conteúdo a seguir foi retirado do tópico do ZERO lá do NES Archive, e dá uma boa luz pra galera que tava engajada no tópico sobre TVs LCD!

Link para o tópico original: http://www.nesarchive.net/forum/index.php?topic=14794.0

Boa tarde pessoal, eis que eu adquiri minha tão sonhada TV a algum tempo, e só agora eu coloquei a foto para verem

bestab8.th.jpg
[/URL]

Como a tv possui varias entradas de vídeo eu fiquei louco para encaixar um cabo video componente de gamecube, mas é caro e dificil de se encontrar

Eu costumo a ligar todos os games num controlador RCA onde apenas uma saída de vídeo RCA vai para a tv, e eu seleciono qual dispositivo (videogame) será ligado através da chave seletora. Eu estava fuçando minhas caixa de ferramentas quando encontrei um cabo muito interessante

rcasvideowu1.jpg


Esse cabo nada mais é que um cabo de uma antiga placa de vídeo que eu possuia em meu computador. Trata-se de uma conversão de cabo RCA para cabo S-VIDEO. Então logo nem pensei duas vezes e ja fui enfiando logo o cabo na TV nova hehehe

TESTE:
CONSOLE: NINTENDO NES
JOGO: CASTLEVANIA 3 DRACULA'S CURSE

RESULTADO:

Linhas entrelaçadas e esbranquiçadas, se ficar muito perto da tv, nota-se muito fácil, e em alguns detalhes mínimos ficam um tanto cortados, pricipalmente pelo tom esbranquiçado que recebe.

Bem...não fiquei muito contente por essa mudança, mas resolvi estudar melhor essa conversão, e nenhuma ferramenta melhor que a internet para a judar, foi então que mergulhei em informações sobre isso e vejam o que encontrei:

svideo2rca1.jpg


Essa imagem é de uma conversão de cabo com um detalhe: a adição de um capacitor.
A adição de um capacitor, pelo que entendi, é importante para termos uma melhor sincronia de vídeo, sem perdas.

VEJAM DETALHES COMPLETOS SOBRE A MONTEGEM NESSE SITE EM INGLÊS
http://www.epanorama.net/circuits/svideo2cvideo.html

Bem...continuando eu não perdi tempo e fui atráz de um capacitor e montei o bendito do cabo da forma que me orientei no site acima. Não deu muito trabalho.

TESTE:
CONSOLE: NINTENDO NES
JOGO: CASTLEVANIA 3 DRACULA'S CURSE (comparação)

RESULTADO:
Em comparação com o cabo sem o capacitor, a diferença é que o video perdeu bastante as linhas enbranquiçadas e com isso as cores ficavam mais vivas

VEJAM A IMAGEM EM TAMANHO GRANDE AQUI ==>>

castlevaniasupervideolo9.jpg


A imagem fica bem nítida, por isso eu recomendo deixar a opção de nitidez de sua TV bem fraquinha, como se estivesse adicionando um pouco de BLUR. Se olharmos bem de perto podemos reparar que a imagem é feita em riscos laterais, e não horizontais e verticais formando aquela quadriculação

DEFICIENCIAS EM MEUS TESTES:
Quero lembrar a imagem postada de meus testes foram tiradas de uma TV que esticou a imagem original para o formato WIDE (16:9) . Isso quer dizer, que num formato comum (4:3) a imagem fica bem melhor.

DIFERENÇAS ENTRE O SUPER-VÍDEO E O CONVENCIONAL RCA:

Agora vem a pergunta, qual é o melhor??
Bem...eu percebi que em alguns jogos, a imagem não se encaixa bem, e em outros fica muito bom...por essa questão que eu coloquei duas opções de video: o RCA e o S-VIDEO, de forma que eu posso selecionar qual a entrada vou usar quando estiver jogando um determinado jogo.

-------------------------------------------------------------------------------------

OUTROS CONSOLES

é claro, como coleciono outros consoles, eu efetuei testes em vários outros

GAME CUBE
Imagem superior, muito melhor, bem nítido. Joguei MGS Twin Snakes até o fim e não mudo

SUPER FAMICOM
Imagem muito boa, nitidez sem igual, deixo assim

MEGA DRIVE
imagem com entrelaçamento muito nítido, esbranquiçado, foi o que deixou um resultado pior, mas eu jogo de longe e até me acostumo, mas RCA é melhor

GAMEBOY ADVANCE (gbplayer)
imagem com entrelaçamento muito nítido, esbranquiçado também, prefico RCA

SATURN
Ficou muito bom, o entrelaçamento fica aparecendo, mas não fica ruim não, deixo assim

-------------------------------------------------------------------------------------

FINALIZANDO

Eu acabei que deixando a maior parte do tempo, o s-video ligado, porém fica bom apenas com a adição do capacitor, sem ele esquece

se alguém estiver interessado, acompanhe o site que recomendei, pois foi bem dificil encontrar essa informação e aquela é a mais comleta que achei

Post original por ZERO do Fórum NES Archive

Link para o tópico original: http://www.nesarchive.net/forum/index.php?topic=14794.0

Conteúdo autorizado pelo autor [kcool]

Espero que curtam!
 

Arthur-Otaku

Ser evoluído
Mensagens
649
Reações
2
Pontos
31
Usando os cabos mesmo e não esse adaptador o s-video sempre fica muito superior em qqer console e video componente mais ainda

Consoles q não tem cabo s-video

Para utilizar s-video no mega drive:
Console Wonder Mega
Acessório xmd-2 (genesis 1) ou xmd-3 (genesis 2)

Para utilizar s-video no nes (brabo):
Console Famicom Titler da sharp
Um daqueles clones novos mas a imagem em s-video fica horrível

Para utilizar s-video no master system
Console jap Mark 3 + acessório xmd-2
* Acho q o modelo 2 japones tb pode usar o xmd-2
* As versões US, BR e EUR não tem como utilizar s-video

Para utilizar s-video no neo geo AES
Acessório xmd próprio para neo geo
* Acho q o xmd-2 tb serve

OBS: Todos os consoles podem ter saída s-video via modificação de hardware, estes exemplos são sem moficação interna
 

Salvio Sintos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
901
Reações
716
Pontos
1.054
hm, bom, o grande problema do video composto (aquele cabo amarelo) é que as informações de brilho e cor estão misturadas, o que causa aquela interferência de dot-crawl na imagem
Crawl.jpg

Esse é um exemplo, repare nos contornos dos botões amarelos.
rgb_comp_anim.gif

Mais um exemplo, a diferença é que na TV isso acontece bem mais rápido.

S-Video serve pra eliminar isso separando os sinais em dois fios diferentes dentro daquele cabo e por isso a imagem chega perfeita.
Nesse post aí explica como pegar o sinal RCA composto que o videogame manda e usar o adaptador pra colocar na TV pela entrada S-Video, certo?
Bom, realmente isso não deve ajudar muito, porque o que ferra tudo é que eles uma hora ou outra já estiveram misturados ao passar pela saída do videogame, então as imperfeições na imagem não vão sumir.
Mas aquele capacitor ajuda um pouco, mas ele foi pensado para se colocar no cabo pra fazer o contrário (S-Video para RCA).
Sem ele, o videogame mandaria as informações de cor e brilho pros dois terminais da entrada S-Video da TV ao mesmo tempo, por isso aquela imagem totalmente esbranquiçada do começo antes de usar o capacitor.
Algumas TVs tem circuitos desenvolvidos para eliminar o dot-crawl em todas as entradas chamado Comb Filter, que tornou-se necessário em telas de 29 polegadas pra cima, porque o defeito passou a ser bem mais perceptível.O problema é que a imensa maioria deles é bem vagabundo e não elimina isso totalmente...

Bom, como o cara disse naquela página do capacitor:

Can the circuit used in other way ?

If you try to connect the circuit in opposite way so that you have a composite video signal which you want to feed to S-video input then you might wonder would this circuit work also in that way. The answer is that the circuit sort of work also in this way. If you connect a composite video source to a S-video input of your TV using this circuit, you will get a full color picture on your TV screen. The downside of this is that the picture quality will be worse than if you were using the real composite video input of your TV. The reason for this is that after the circuit the color information is still in the brightness signal, you you see some interference on the screen caused by color subcarrier which gets to the screen. This all means that you can use this circuit as last change in situations where you don't have a composite video input. The picture quality is degraded, but propably still usable for some not so demanding applications. A real well working solution would be much more complicated than this circuit (there are some commercial adapters based on two filters, band-pass and subcarrier frequency for C and color subcarrier band-stop on Y line). Please note that this kind of circuits are always video standard specific, meanign you need a different circuit for PAL and NTSC video standards. You can find one picture of the filter responsenses for NTSC system at http://www.epanorama.net/counter.php?url=http://www.smarthome.com/images/8290dgm.gif (filters out colro signal around 3.58 MHz frequency from Y component). The idea is the same for PAL, but the frequency here must be 4.43 MHz. There are both passive and active devices available to do this conversion.
 
Topo Fundo