Paulo, discordo completamente na parte que afirma que não tem ameaça e a gente não tem idéia, não existe ameaça e não tem um inimigo, pois é justamente Trails in the Sky FC e Ao no Kiseki que melhor trabalham isto.
Antes de mais nada, já aviso que considero Richard o principal vilão de Trails in the Sky.
Todos os principais eventos do jogo tem um dedo dele, o sequestro do Airship, o fogo que colocaram no orfanato entre outros, nele sempre tem alguns agentes da divisão da inteligência. Curioso é que se em um momento ele ajudava os eventos, depois 'resolvia'. No evento do sequestro do Airship ele atrapalhava a investigação do exército lá, mas no final pegou os vilões, no caso do orfanato foi ofuscado por interferência da Kloe que avisou a guarda real sem ele saber.
Vale ressaltar que são eventos de muita repercussão, logo resolver eles geraria muita popularidade, o que ele precisava para o seu principal plano, que era um golpe de estado.
Aí que está, quando uma pessoa planeja um golpe de estado, ainda mais da forma 'sútil' que ele planeja, obviamente não vai deixar pistas claras e óbvias, faz ainda mais sentido ele sendo da divisão da inteligência. Geralmente nos RPGs quando alguém planeja um golpe, geralmente toma atitudes e deixa pistas tão óbvias que dá até raiva que ninguém percebe, mas aqui não, ele é realmente sistemático e competente, como você realmente disse, há a sensação de segurança, mas ela é falsa, você percebe uma ou outra pista pouco clara, e vê seu plano funcionando, só ver como os NPCs vivem elogiando a divisão da inteligência, estavam se tornando heróis até, e não dá para culpá-los.
Os motivos dele são interessantes também. Liberl fica entre Erebonia e Calvard, duas grandes potências que brigam entre si por território, e Liberl já sofreu isto na guerra dos 100 dias contra Erebonia. Foi resolvido como um 'mal entendido', mas até quando isto iria perdurar? Ainda mais com Obsborne ganhando cada vez mais poder em Erebonia?
Enquanto isto em Liberl temos uma rainha competente, mas já idosa, ela pode morrer a qualquer momento por alguma doença ou acidente. O filho e a esposa, herdeiros direto dela morreu na guerra, os candidotos era o Duke lá (que mostra ser extremamente incompetente) e a Kloe, que ainda é uma adolescente, que embora tenha uma excelente índole, não se mostrava ter fibra e liderança para se tornar a rainha.
Na guerra dos 100 dias liberl reverteu a situação graças a Airship, mas agora Airship era comum a todas as nações, e a liderança de Cassius Bright (que tinha se aposentado).
Em resumo, tinha um inimigo cada vez mais perigoso Liberl, suas principais vantagens eram cada vez menores e tudo indicava um futuro líder inapto para liderar Liberl, era questão de tempo até uma nova tentativa de algumas das grandes nações para tentar novamente anexar Liberl com grande chance de sucesso.
Por causa disto, ele se viu forçado a tomar medidas drásticas para proteger Liberl. Até o casamento da Kloe com a família real de Erebonia tinha como isto o principal motivo, além de facilitar governar Liber.
Aí que considero a genialidade do plot Trails in the Sky FC ao meu ver, como tudo é, digamos 'sensato'. Richard tem boas motivações que me faz ter empatia com ele, no final ele é um patriota defendendo a nação, custe o que custa.
Seu plano faz sentido e tem um módus operandi genial, eu não dúvido que realmente lideres se ergueram realizando passos semelhantes na vida real. Acho incrível como tudo se encaixa não escala alto demais, e sem apelar para uma ameaça mística que pode destruir o mundo (tá certo que meio acontece aos 47 do segundo tempo aqui, mas é mais ponte com SC, poderia muito bem ser retirado de FC sem prejudicar muito o plot).
Geralmente RPGs no geral (não só JRPG) os vilões tem planos e agenda com o protagonista que sinceramente não faz sentido nenhum .
Mas aqui é tudo bem encaixado, algo bem difícil nos jogos, e mesmo filme ultimamente. Mesmo dentro desta série. Zero no Kiseki amei a história, mas como falou, vilão aparece do nada no final, não entendo direito o plano e as motivaçõe deles, assim como faz algumas ações sem sentido que ajuda você e prejudica eles, mas sem uma real razão por trás.
Cold Steel nem vou comentar, aqui realmente não estou entendendo o que os vilões planejam, assim como suas motivações e modus operandi. Só não vou condenar pois ainda não terminou a saga, mas não acho que terei respostas tão satisfatórias.
Só Ao é quase tão bem encaixado, quase pois reta final dá uma deslizada ao meu ver, mas não compromete a experiência no geral, mas me decepcionou um pouco.