O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DIY] Projeto de GameGear com Raspberry Pi 3b (PESADO)

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Então senhores!

Eu ganhei meu GameGear nos idos de 1991, mais precisamente em novembro de 91, joguei pra kct nele todos os 5 jogos que tive na vida, SONIC, SUPER MONACO GP, OLYMPIC GOLD BARCELONA 92, JOE MONTANA FOOTBALL (Esse mal joguei, tem uma história engraçada sobre ele) e SHINOBI. Todos esses 5 jogos ganhei no mesmo dia em que ganhei o GG. Ainda tenho todos, inclusive, um módulo de TV.

Como ele estava encostado na casa da minha mãe e por não querer vendê-lo, tem um valor sentimental absurdo, resolvi pesquisar projetos de mod pra ele. Me deparei com uns projetos interessantes com o Raspberry Pi, que eu também já tenho há algum tempo. Para resumir, sou formado em técnico em eletrônica e análise de sistemas, resolvi começar a brincar no bicho.

Tá muito no início, ainda haverá inúmeras modificações, até por que a placa de som do meu GG estava muito fudida, toda oxidada, sem componentes que deveriam estar ali, como um capacitor. Cheguei a colocar capacitores eletrolíticos novos, fiz alguns testes, a placa recebe os 5 volts mas não sai som algum, verifiquei e tem dois curtos que, com o meu equipamento caseiro, ficam impossíveis de corrigir. Eu necessitaria de uma estação de calor, algo do gênero.

A ideia é reaproveitar o máximo possível dos componentes do próprio gamegear, como a placa de som e a placa de força, inclusive as respectivas entradas. Manter a carcaça do videogame a mais original possível, por isso descartei uma bateria recarregável. Teria que canibalizar praticamente a carcaça inteira na parte de trás. 6 pilhas é o suficiente pra dar uma vida útil de jogatina enorme no Pi.
A ideia é meus filhos não tocarem nele também! hahaha Já "perdi" meu Ps4 e meu WiiU pra eles. Além do tempo escasso pra jogar, um portátil com os jogos que eu curto muito jogar, os retros mesmo, seria sensacional no meu tempo vago (metrô, por exemplo).

A carcaça do videogame está num estado impecável por que, diferente dos meus filhos que são destruidores hahaha, eu sempre cuidei bem das minhas coisas. Não era fácil ganhá-las naquela época.

Seguem as fotos preliminares do projeto, conforme eu for atualizando coloco o progresso aqui.

Estou muito aberto a sugestões, ajudas, críticas, qualquer coisa que vocês possam acrescentar a esse projeto.

- 4 Botões na carcaça: Fiz esses furos com a minha micro retífica, inclusive recomendo isso pra tudo!
058_E16_E8_AD38_4_EBC_BE6_E_2585121869_FE.jpg



- Adaptação dos botões: peguei uns botões de um controle velho de PS2 USB e com uma micro retífica cortei os encaixes e coloquei com cola quente, porém comprei outro GG com defeito que e vou acabar tendo que refazer esses nichos dos botões, usarei os 4 botões originais na parte frontal.
240098_FB_668_F_4064_A56_A_6_C8_DCACD6_FD0.jpg


- Aqui eu peguei desse mesmo controle de PS2 usb, com um alicate de corte, os encaixes de parafusos para eu poder fixar a placa que eu to fazendo para os direcionais.
0_AD0485_A_FB51_4_B85_AC0_E_ABD5841_AAD31.jpg


- Microswitchies para servirem de botões, talvez eu tenha que refazer essa placa já que vou colocar os nichos originais.
A6_BF5_C0_E_2_AF5_4_A27_AF95_935_D0246136_B.jpg


- Direcional com os micro switchies.
3_E1425_E8_C5_AA_4212_8_CAE_38_D34_D7_A1415.jpg


- Visão preliminar de como ficaria, eu pintei de amarelo, iria lixar e passar um verniz, porém como comprei essa sucata, vou usar os botões originais do GG, talvez eu use esses dois botões como L e R, não sei se ficaria bom, teria que testar.
Detalhe para a carcaça com quase 30 anos e estado perfeito, ainda tenho a caixa e o isopor.
DA7_B2_E7_E_BAC9_4_D0_F_982_D_D768_D06_A67_DB.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Legal! Vai postando os progressos do projeto.

Não captei quais games vai jogar nele. Vai emular de tudo ou ficar em jogos do Gamegear? Deve ficar show jogar GBA, Mega e Snes num bichinho desse.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Legal! Vai postando os progressos do projeto.

Não captei quais games vai jogar nele. Vai emular de tudo ou ficar em jogos do Gamegear? Deve ficar show jogar GBA, Mega e Snes num bichinho desse.
Então... a ideia é emular tudo, inclusive PSX ... O único porém de emular o PSX vai ser onde colocar os L2 e R2 na carcaça do GG ... ainda não deslumbrei onde vou conseguir colocar isso, SE vou conseguir colocar também.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.712
Reações
27.051
Pontos
1.053
Vai usar o Rasp zero?

Enviado de meu thor usando o Tapatalk
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.878
Reações
11.393
Pontos
774
Um pi zero não seria mais interessante? falo em relação ao tamanho da placa.
 


Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.618
Reações
33.097
Pontos
1.048
Vai atualizando pra gente! Você vai utilizar uma tela moderna ou vai tentar reaproveitar a original do GG?
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Vai usar o Rasp zero?

Enviado de meu thor usando o Tapatalk

Um pi zero não seria mais interessante? falo em relação ao tamanho da placa.

Não.. vou usar o 3 mesmo... cabe direitinho na carcaça e eu já tenho ele, menos $$$ pra gastar.
Eu vou retirar algumas coisas da placa do pi como as USB, rede, a pinagem da GPIO e o microusb vou comprar um extensor no mercado livre... Vou construir uns cabos de extensão para colocar em outras áreas do videogame, ... tipo o USB na porta de extensão... as outras eu vou pensar ainda onde colocar pra agredir o menos possível a carcaça... aceito sugestões...

Vai atualizando pra gente! Você vai utilizar uma tela moderna ou vai tentar reaproveitar a original do GG?
Vou ter que colocar uma moderna, os LCDs mudaram muito de lá pra cá... além de que teria que manter a placa mãe do videogame o que me tiraria praticamente todo o espaço dentro dele. O único problema é que tá difícil achar uma tela de 3.5 sem touch screen, seria o ideal.
 
Ultima Edição:

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Atualizando!!!
- Tive que dar um tempo e retomei agora o projeto.
- Precisei comprar alguns switches tbm e resolvi comprar um gamegear sucata pra ele ficar o mais original possível!!
- A placa de som do meu gamegear tava mto fudida e a desse sucata tava 100%, funcionou bem a vera...
- Comprei um controle de snes usb chinêszão pra servir de interface de controle mesmo... até poderia fazer direto na gpio mas achei que via usb seria melhor... puro achismo mesmo.
- A saída de brilho da tela, eu vou colocar um botão para o Select.
- Estou colando com cola quente os nichos onde as placas do controle vão ficar e já separei os parafusos pra fixação, fiz um teste e ficou show de bola.
- Em breve vou fazer um vídeo mostrando o bicho rodando, ainda tem a tela, via hdmi, mas já com os controles soltados na USB do pi.
Bem... seguem as fotos...

- Controle pronto, tudo soldado e funcionando.
wBEeJQdnFnnmXCNdA7WhiFms9uUfMRFnsAa31z82QxdUiDQZ6c426Qlbip--jymKaK4AAnwInpaX_ZN8wKtpZevv2tOSk_hrbhewBep5lPdc0aMGnfkIWJyIkEb0T0CXTKBsQA_qZUUK_rx0DRFwzF4YhGAD8IW-Lgyozf44n_qatRsYEH2O0zLz81bBAvk0Mxv4sSixbiGaVDwVyC2IyOqbBwpHXqoDl_hq3d7hr7ep2FN4czBHCjGAFYPcnnQCs_TbajRs-VpzdWdO-lo-mSvDzSuS40qM9kTIT32hFHzGf3LUcm63AWft5YDzh6G5oxayNzKrhPgtfWDq8g1p2xCavjqq69lSUoKGqKSd0FUDilW6AfFNgqU8AWJSbSbmgngJ1qUJmdQe8hxot66fKIZLbPTCPNWCGNht4_tJQDvP-mfvqUZUGpFo_HFfRu6mvDgA6CXQrc5n_XRFEulBZQWE1ZnL4hS_Q66JM_VB0dnNMQdjmQaXhja61YouYfsQAye8aC0JPUmHwB432NPWMHSAni2gFoEyAgGN6CN5dBxZ9OTDtdco1jxYfNpVqm5104OISwI_ceNmemj8rpuEHjddb_4Gtwj72DoznZli=w711-h947-no


hk5G27HLFtF-JhaiXUTofHqRmLh4ekE1Rz6hkGjygv8X7Jk_rlKRpM1Eg_v70FfLyzNSyprkPt78LOHG27kyeRaJIx-ZSJIrtwQrshNa9ycB29nRRQUnQ7LoZBHcSAvW4GV_6WWEGLrXpYQESnJ7HU6GyJfq4DmOENU53GQNaTBqmI7V_Rosx9mArql7FFHeTki7c9sTBZebeo8HL_ZkOj4_-E7ezbel53nUWm3N10WPzXY2YRnuaoEl8fmNhh-h8yuYcvtVyaH6Tm5SnztjJx8JdC4xEhEeRXnFyKAPt-sa1Cxcp9AmxPYQzoQDTiLV2TgSopNkMrp7KxN34FFa5M6BS9TLIHD9KXjBbTlD2YYVsosNpawmGCmZq1633fDpf-WufOX0LUdXPvne3L2XtO-Ah7WHv1-HDnFzNViHoMDVpKlcwWuWjiaOFzv5JuUDqqNSZjiUsxNZY6QuXro3LmByzTmy_wC7hz-YKBXzFn8jog7oYo_y-iVbrPpuivZ7q9iVBs6MqVDykaMr_95MPHV6LAA4a4tjg-v3uz9xu9PotA8pE0d0Ng1IsXr2jD-iEdjZmCtvD7LehrG1VrDZoFk0Gz2a62B_0nBmgxa8=w711-h947-no


DQi7IRK0y45ef6HCxVLFVEDhOBP2W8Fp5ap7l89uOir3bdTXlWPelNP0VCzpY1MdOP_ct6Sj_CmgNLXTBWU-LXiUWwjeGQIQLFNLo0-LLc4tdxEeaB2G8vk87OInQyuNLwgWEmup8-tb3AzjpEwfFF00moxXhrOf_MHIngvs8xSaj7HgBPt8t9wHU4HQzM2o3LHdyUCdboxdJ69WDdVe5wqhzj_zSyuJDROouAby2i0O3dCBw0pq3mGh_NRbnMXHl54mj8FUqXNf-YSnpKnAEYYOr36ZASJm1MtwYSdx363-Z9oO_V-NLxG-0jgntZPJTl-uD8092CLqHjMl7NpmfpR2LuYMubFVoYv7ugvYndBR3cficj6A2oWewpgi2BhJqXcddJvgZVAOzRqhlfEQ1HYxGy7iJmzXmcprRp2TRdaDdJ-VVaM4fTu0QZOf2oQO5gJOvJTUxUeNtyB-WzvsUm8yMpWbezKV9iYcnk7KT1QXViUH14oG4ZPNyrr1zzg9O1M4c9lQRe4NNGFkfb4iDNiiINX0vX6CqVkfC7DjfZDxAz9I4Y3T88-7nBiYKtSJ2LK9s5i55tfwznHMl-Kl53STgXtXX85S262c5EZe=w711-h947-no


- Com os 4 botões originais, achei que ficou mais bonito
upload_2018-7-5_23-11-10.png

- O sucatão já meio depenado. Depois pretendo montar outro portátil, com tela maior inclusive, nesse não pretendo manter a originalidade! A tela dele tá mto fudida...
upload_2018-7-5_23-12-19.png

- Placa de som do sucatão com todos os capacitores trocados, funcionando 100%
upload_2018-7-5_23-13-42.png
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Muito daora. Queria ter conhecimento pra fazer esse projetos também. Vc manja de eletrônica, fez curso e tal?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
Boa escolha
A diferença de tamanho não vale a pena pra trocar o 3 pelo Zero
Além do mais, o 3 cabe. Se cabe num Game Boy, cabe num Game Gear
6CJte3Q.jpg


E ta ficando legal o negocio. Se não fosse pela raridade eu até diria pra tentar fazer com o Nomad, principalmente pela quantidade de botões, mas no Game Gear também fica bom
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Os projetos são legais, mas eu acho um absurdo destruir a carcaça original para fazer essas coisas.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Muito daora. Queria ter conhecimento pra fazer esse projetos também. Vc manja de eletrônica, fez curso e tal?
Fiz segundo grau técnico em eletrônica ... na época nao tinha segundo grau voltado para computação ... daí fui pro mais próximo disso.

Os projetos são legais, mas eu acho um absurdo destruir a carcaça original para fazer essas coisas.
Cara, eu respeito sua opinião, mas eu levo mais como se fosse um update. Meu gamegear estava guardadinho, bonitinho, sem um arranhão, sempre tive muito carinho por ele e queria voltar a jogá-lo. A melhor forma pra mim seria colocar um raspberry. Além de jogá-lo, vou jogar meu saudoso Mega Drive, Super Nintendo, dentre outros..
Mas eu te entendo... eu procurei modificar o mínimo possível meu videogame.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo