Agora pela primeira vez ela trouxe algo que eu nunca vi em nenhum controle, esse lance dos triggers aí... Vamos ver como será, se quando ela tenta algo novo ao invés de copiar ela faz bem feito ou se com 6 meses os controles vão começar a quebrar.
A configuração que se tornou padrão com direcional, 4 botões de ação, 2 analógicos (clicáveis) e 4 botões de ombro veio pela primeira vez no Dual Analog (se não me engano em 96).
Antes dele, cada videogame vinha com um controle em um formato diferente e com uma configuração de botões diferente. Depois dele, são todos o mesmo. Até a Nintendo que continua "inovando" nos controles de seus videogames, sempre vende uma versão "Pro" que é o formato que a Sony padronizou.
Funções específicas como o rumble, o analógico, o direcional em cruz etc ela não inventou, mas harmonizar o que há 25 anos entende-se ser a melhor forma de jogar/aproveitar os botões em um controle, me parece novidade (na época claro) e big deal suficiente pra indústria.
Eu, por exemplo, não consigo imaginar um controle com uma configuração diferente por muito anos ainda. No máximo, talvez em próximas gerações, se popularize as "borboletas" atrás que alguns controles Pros já possuem, mas continuando com essa configuração padrão. Você consegue imaginar algo diferente do atual?
Me lembra aqueles gráficos que mostram os celulares pré-iPhone e pós-iPhone, lembrando que o iPhone nem foi o primeiro celular com tela de toque, mas ele definiu e padronizou como os celulares são feitos e utilizados hj.
Sobre o Share, que você disse não utilizar, foi outra sacada da Sony e vai ficar. O Xbox já colocou no seu futuro controle, o do Stadia possui um botão equivalente e a Sony viu que a coisa ficou tão grande que mudou o nome para Create e já está prometendo evolução.
Nós vivemos na era das redes sociais, inclusive estamos interagindo em uma agora, então ficará surpreso se abrir o Twitter/Facebook e procurar pelas # com pessoas compartilhando fotos e vídeos de momentos em jogos utilizando o botão.
Sem falar no Twitch/Youtube com os streams. Praticamente todo jogo tem sempre alguém jogando ele. Tem curiosidade em algum jogo e não tem vídeo de análise no Youtube? Procura no Twitch que tem alguém jogando e pode inclusive interagir com você esclarecendo dúvidas que por ventura você possa ter sobre o jogo.
Eu uso muito a função de foto pra compartilhar em grupos com amigos. Troféus, bugs, easter eggs, coisas engraçadas, nada é perdido. É bizarro como um botão que não interfere em nada na jogabilidade agrega tanto.
Resumindo o wall, você tem todo direito de não gostar no DS pelo motivo que for, seja pelo analógico, pela bateria, pela qualidade do material etc, mas dizer que a Sony nunca trouxe nada de novo em controle, quando o controle que você mais gosta (seja ele qual for) só é assim por causa dela, aí já me parece má vontade mesmo.