O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Duke Nukem 3D

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

x3analisesyy6.png


"Doom foi o FPS mais importante já lançado, mas Duke 3D foi o mais divertido" Grandpa
x2at6.gif



animadodukerunffh2.gif
Duke Nukem 3D
animadodukerunstd8.gif


Desde que fiz o tópico sobre Doom eu esperava arrumar um tempinho para fazer minha homenagem a um dos jogos que mais tive prazer de jogar no PC: Duke Nukem 3D.
Não dava pra falar de Duke 3D sem falar antes sobre Doom. Sem Doom, Duke 3D não existiria.

Para quem não viu o especial sobre DOOM e tiver interesse segue o link: :arrow: http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=42740

Joguei muito Duke Nukem 3D. Terminei o jogo várias vezes, inclusive uma achando todos os segredos, e não satisfeito ainda parti para uma coleção de mais de 100 fases avulsas feitas por fãs do jogo. Não cheguei a jogar as 100, mas devo ter jogado perto da metade disso. Depois que troquei de computador o Duke 3D não rodou mais e só assim eu parei de jogá-lo.

Para minha agradável surpresa eu consegui reinstalá-lo através do meu CD da Atomic Edition que veio junto com a revista Senha número 1. Não achei a revista, mas o CD está intacto e reinstalando o jogo me ajudou a fazer esse tópico.

senha1cy5.jpg


Hoje tem emuladores de DOS e versões do Duke 3D para quase tudo que é sistema operacional. De forma que não é difícil continuar jogando este clássico.
Vou tentar não me empolgar demais durante o tópico, mas é que Duke Nukem 3D pra mim é o melhor FPS que existe e um dos melhores videogames de todos os tempos.

Pré-História

O personagem Duke Nukem foi criado pela Apogee Software - antigo nome da 3D Realms - e sua primeira aparição data de 1991 no jogo de plataforma Duke Nukem lançado para os PCs.
Em 1993 a Apogee colocava no mercado a sua continuação (Duke Nukem 2), que também é do gênero "plataforma".

duke1tv6.jpg
duke2wn2.jpg

Duke Nukem e Duke Nukem 2

História

Em 1996 a 3D Realms lançou Duke Nukem 3D para os PCs. Ao contrário dos jogos anteriores, este aqui é um jogo de tiro em primeira pessoa. Gênero que estava em alta desde o sucesso explosivo de DOOM.
O título do game faz uma dupla referência: é o terceiro da série e também é o primeiro em 3D.

dosduke3dcapaam3.jpg


A história de Duke Nukem 3D é simples: alienígenas invadem a Terra, transformam os policiais em porcos e capturam as mulheres. O jogo começa numa futurística Los Angeles do início do século 21 quando a nave de Duke Nukem, que retornava a Terra da aventura anterior, é abatida por um ataque alienígena. No papel de Duke Nukem o jogador tem que atravessar vários níveis detonando os alienígenas para livrar o planeta do domínio dos aliens.

Duke Nukem 3D foi o primeiro jogo a usar a engine Build criada por Ken Silverman. O sucesso de Duke 3D fez com que a Build se tornasse a engine mais popular da década de 90. Ao todo foram 12 jogos criados em cima da Build.

Episódios

Duke Nukem 3D possui 4 episódios, que são os seguintes:

- L.A. Meltdown
- Lunar Apocalypse
- Shrapnel City
- The Birth

A versão shareware do jogo vem apenas com L.A. Meltdown.
A versão normal vem com os 3 primeiros episódios.
The Birth só foi incluído na Atomic Edition ou aplicando o patch Plutonium PAK.

Ao selecionar a opção "new game" no menu principal é possível escolher qual episódio se quer jogar.

O primeiro episódio, como o próprio nome diz, se passa em Los Angeles e arredores. São ao todo 6 fases:

- Hollywood Holocaust
- Red Light District
- Death Row
- Toxic Dump
- The Abyss
- Launch Facility (fase secreta)

dukedosrpgholocaustfg4.jpg
dos08abysssg8.jpg

Hollywood Holocaust e The Abyss

O segundo episódio começa na nave dos alienígenas e termina na Lua ! São 11 fases de muita adrenalina. Vai de Space Port (a primeira) até Overlord (a última). Dessas 11 fases duas são opcionais.

dos16mapaco7.gif

Mapa da terceira fase (Warp Factor). Lembra a Enterprise.

No terceiro episódio - Shrapnel City - Duke está de volta a Terra para chutar uns traseiros e mascar chiclete ao mesmo tempo. São mais 11 fases de pura ação numa Los Angeles esculachada pelos alienígenas. Dessas 11 fases duas são secretas. A batalha final é sensacional.

duke0004rawmeatjw7.jpg
dos15stadiumly6.jpg

Primeira e última fase do 3º episódio: raw meat e stadium.

O quarto episódio trata de um novo incidente com mulheres dando luz a alienígenas. Duke é chamado para a luta e vai ter que se defrontar cara a cara com a terrível rainha alienígena. São 11 níveis sendo 1 secreto. Vai de "It's Impossible" até "The Queen".

shot5dukeburgerxx7.jpg
shot3babesofthecaribbeaoa4.jpg

Duke Burger e Babe Land

Níveis de Dificuldade

Após a escolha do episódio é possível escolher o grau de dificuldade. O nível de dificuldade varia de "Piece of Cake" - o mais fácil - até "Damn I'm Good", que é o mais difícil.

No nível "Damn I'm Good" não é permitido o uso de cheats. Assim que o jogador digitar no teclado DN pra entrar com uma cheat o jogo não vai deixar e ainda vai te dar a mensagem "You're too good to be cheating!". É por essas e outras que eu gosto de Duke Nukem !

Multiplayer

Duke Nukem 3D traz várias opções de jogo para mais de um jogador. Uma delas surge logo no menu principal que é a "Play on TEN". TEN significa Total Entertainment Network. Era um serviço online pago que te permitia jogar vários jogos multiplayer, entre eles o Duke 3D.

Outras opções de conexão são através de cabos seriais (porta COM), cabos de rede (LAN) ou modem. Eu cheguei a jogar Duke Nukem 3D com um amigo através de um modem de 33K e acreditem: dava para disputar uma deathmatch numa boa.

n6413multiplayerci2.jpg
Duke 3D multiplayer no Nintendo 64

Duke 3D tem basicamente dois modos de jogo multiplayer: cooperativo e deathmatch. O modo cooperativo se chama Co-op e o deathmatch Dukematch. Até 8 pessoas podem jogar simultaneamente.

Arsenal

O arsenal de Duke Nukem 3D inclui as mais diversas armas.
Mesmo se você estiver desarmado dá para se defender dando pontapés.
As armas são as seguintes:

- Pistol (pistola)
- Shotgun (rifle)
- Ripper (metralhadora)
- RPG (lança-granadas)
- Pipebomb (bombas acionadas por controle remoto)
- Shrinker Ray (raio encolhedor)
- Devastator (lança-mísseis)
- Laser tripbomb (bombas acionadas por sensores de raio laser)
- Freezer (congela o inimigo)
- Microwave Expander (expansor de microondas)

duke0003botinhahi3dm5.jpg
duke0006freezeku6.jpg

A botina de Duke entrando em ação e Duke congelando o inimigo

O microwave expander, ou simplesmente Expander, só está disponível na Atomic Edition e é o inverso do Shrinker Ray. Com o raio encolhedor você encolhe seu inimigo podendo depois esmagá-lo com o pé. Já com o Expander ele vai inflando até explodir.

duke0005expanderqj2.jpg
duke0007shrikerfi2.jpg

Os efeitos do expansor e do encolhedor no alienígena

Nenhuma dessas armas tem munição infinita. Portanto, use com moderação e pegue toda a munição que achar durante o jogo.
Algumas armas causam um estrago tão grande, como o RPG, que se você estiver muito perto do alvo morre.

pipebomb.jpg
dos03devastatorry6.jpg

Duke se prepara para lançar uma pipebomb e o estrago provocado pelo devastator

Utilitários

Existe uma boa quantidade de ítens especiais em Duke 3D que serve aos mais diversos fins. Alguns desses ítens desaparecem do seu inventário assim que utilizados e outros vão perdendo efeito conforme são usados. Alguns ainda podem ser ligados e desligados para economizar bateria ou combustível.

- Medkits: são ítens de primeiros socorros que recuperam parte de sua energia. Surgem em 2 tamanhos (pequenos e grandes). Ainda tem o portátil (a caixinha de primeiros socorros) que pode ser transportada para uso posterior e recupera totalmente a sua energia.

- Atomic Health: é um símbolo do átomo que aumenta em 100% a sua energia, mesmo se ela já estiver em 100% ! Ou seja, com o Atomic Health você pode chegar a incríveis 200% de energia.

- Body Armor: o tradicional colete a prova de balas. Sua proteção vai diminuindo a medida que você leva chumbo.

- Steroids: pílula de esteróides que faz Duke correr mais rápido e chutar com mais força por determinado tempo.

- Holoduke: Parece uma miniatura do Duke. Gera uma imagem holográfica do nosso herói que serve para distrair os inimigos.

- Jetpack: essa mochila prateada com propulsores é o ítem mais bacana do jogo. Ela permite que Duke alcance lugares impossíveis de se chegar de outro modo. Seu combustível é limitado e não tem como ser recarregado. Chegando a zero adeus jetpack :( Só encontrando outro.

- Night Vision Googles: óculos de visão noturna. Indispensável em áreas sem iluminação.

- Scuba Gear: cilindros de oxigênio necessários para o Duke mergulhar sem perder energia.

- Protective Boots: botas protetoras que permitem ao Duke caminhar sobre lava, gosmas alienígenas, lixo tóxico ou qualquer outra superfície em que sem elas Duke sofreria danos.

- Keycards: são cartões magnéticos coloridos necessários para abrir determinadas portas.

duke0000crzt4.jpg

Da esquerda para a direita: medkit, steroids, holoduke, jetpack, night vision googles, scuba gear e protective boots.

Cenários

Ao contrário de Doom, que privilegia cenários escuros e claustrofóbicos, Duke Nukem 3D tem uma variedade enorme de cenários. Becos de Los Angeles, montanhas no deserto, cinemas, estádios de futebol, laboratórios, naves alienígenas, clubes de strip-tease, prisões, edifícios, submarinos, lanchonetes, aquários, garagens, supermercados e outros que não me lembro agora. Todos eles criados com um nível de detalhe absurdo para a época.

Tiros e sangue deixam marcas na parede, pegadas ficam no chão, cacos de vidro se espalham para todos os lados e espelhos refletem a sua imagem com perfeição, entre tantos outros detalhes.

dos18autofreezenobanheivw8.jpg
"Damn, I'm looking good !"

Não posso deixar de mencionar os banheiros de Duke Nukem. Os banheiros são uma atração especial do jogo. É incrível a quantidade de coisas que dá pra fazer nos banheiros e os detalhes dessa experiência.
Em primeiro lugar sempre entre no banheiro armado. Há grandes chances de você encontrar um alienígena lá dentro. No banheiro você pode se admirar no espelho, apagar/acender a luz, beber água da pia ou até de um cano estourado ao se destruir um vaso sanitário. Também pode fazer um xixizinho, mas não pode cagar. Duke não senta no vaso. Ele só sobe em cima e os destrói. De preferência quando enxerga algum alienígena sentado no vaso lendo um almanaque e dando sua cagadinha. Nesse caso a morte é tão gráfica que sangue e víceras jorram na parede. É muito divertido fazer isso, acredite. É tão divertido quanto atirar em hidrantes e extintores de incêndio no jogo.

n6405banheirojs3.jpg
Duke se preparando para detonar um alienígena cagão no Nintendo 64

Duke interage com várias partes do cenário. De caixas e basculantes até monitores de câmeras (bastante úteis). Um caso especial são as mulheres do jogo. As que já estão dominadas pelos alienígenas pedem para ser mortas: "Kill me !". As outras servem para diversão de Duke.
Duke Nukem é descaradamente machista. Você pode interagir com as mulheres saudáveis soltando uma graninha pra elas. Umas falam alguma coisa e as strippers te mostram os peitos.

dosdukenukemgw7.jpg
"Shake it, baby!"

Tem muito mais objetos com que o Duke pode interagir. É só clicar na tecla de ação quando estiver em frente a um objeto para ver se acontece alguma coisa.
A maioria dos objetos podem ser destruídos. De vasos de plantas a computadores.
Paredes rachadas costumam esconder alguma coisa atrás delas; as vezes ítens importantes ou passagens secretas. Exploda-as.

Outra parte importante do cenário são os teletransportes que existem como atalhos ou para te levar a partes do jogo que não podem ser acessadas de outra forma.

Versões do Jogo

A versão demo possui apenas o primeiro episódio e as armas Devastator, Shrinker, Freezer e Laser Tripbomb não foram incluídas. Alguns inimigos também não aparecem.

A versão registrada de Duke Nukem 3D possui 3 episódios: L.A. Meltdown, Lunar Apocalypse e Shrapnel City.

A atomic edition, que é igual a versão registrada mais o plutonium pak, possui um episódio extra: The Birth. Também conta com mais uma arma: microwave expander.

duke0001atomicxo0.jpg
Menu principal da Atomic Edition

Existem outros pacotes de expansão de Duke Nukem 3D além do Plutonium Pak, mas este é o único produzido pela 3D Realms.

Versões de Duke Nukem 3D para outras plataformas:

- Duke Nukem 3D (1996) - Macintosh
- Duke Nukem 64 (1997) - Nintendo 64
- Duke Nukem Total Meltdown (1997) - Playstation
- Duke Nukem 3D (1997) - Sega Saturn
- Duke Nukem 3D (1998) - Mega Drive

Em Duke Nukem 64 a Nintendo removeu quase todo o conteúdo sexual do jogo. A fase Red Light District do episódio 1 foi renomeada para Gun Crazy e bastante alterada, por exemplo.

n64duke3d01capayr6.jpg
n6408guncrazyfp9.jpg


Duke Nukem Total Meltdown do PS1 conta com 6 fases extras e a versão para Saturn também tem uma fase exclusiva do console.

saturnduke3d05capaii0.jpg
ps1duke3d01tx2.jpg


O Duke Nukem 3D do Mega Drive foi feito pela Tec Toy. A conversão do jogo de uma plataforma de 32 bits para uma de 16 bits matou a qualidade gráfica e sonora do jogo. As fases são bem diferentes do original.

gen01un6.gif
gensduke3d2kz3.png


Foram feitos vários outros jogos com o personagem, como Duke Nukem: Time to Kill (Playstation) e Duke Nukem: Zero Hour (Nintendo 64), que não são versões do Duke Nukem 3D.
Duke também fez pontas em alguns jogos da Apogee, como Death Rally (1996).

Mods

Mods são versões modificadas do jogo feitas geralmente por fãs. Essas modificações só são possíveis quando o código é hackeado, publicado pelo próprio fabricante ou o próprio jogo inclui ferramentas de edição que permitem a confecção de mods. Alguns mods são inclusive lançados pela própria 3D Realms, como EDuke e LameDuke, que é uma versão pra lá de beta do Duke Nukem 3D.

Existem inúmeros mods de Duke Nukem 3D. Alguns são episódios completos e outros apenas uma fase.

jediquest.jpg
Mod de Duke 3D chamado Jedi Quest

O código fonte de Duke Nukem 3D, que utiliza a engine Build, só foi tornado público em 2003, mas antes disso uma grande quantidade de mods já circulava pela internet. Em 2003 pouca gente ainda fazia mod para Duke Nukem 3D, mas a liberação do código fonte teve um efeito positivo permitindo que o jogo fosse portado para outras plataformas, como Mac OS X, FreeBSD, Linux, Xbox, PSP e Windows XP. Até uma versão para palmtops existe.

duke3ddx9highresolpackry1.jpg

Duke 3d para Windows usando o High Resolution Pack

O mais famoso desses ports é o JFDuke3D que roda no Linux e Windows. Com o uso do "high resolution pack" os gráficos de Duke3D sofrem um upgrade excelente. Não cheguei a baixá-lo, mas pelo que li e pelas imagens que vi parece ser muito bom.
Este port pode ser encontrado no seguinte site: :arrow: http://jonof.edgenetwork.org

Humor

Duke Nukem 3D é um dos jogos mais bem humorados que joguei. As frases que Duke fala e as referências a cultura pop, como filmes e jogos, ajudaram muito no sucesso do game.
As pérolas que nosso herói solta durante o jogo são impagáveis. São muitas e eu não vou ficar repetindo todas aqui. Quem jogou não esquece a maioria delas. Algumas abaixo:

- "Eat shit and die!"
- "Your face, your ass, what's the difference?"
- "I ain't afraid of no quake." - essa é a minha preferida e acontece numa cena em que há um terremoto. A referência é explícita ao jogo QUAKE que seria lançado alguns meses depois
- "I'll rip your head off and shit down your neck."
- "Hehe, what a mess."
- "Damn, you're ugly."
- "Die, you son of a b*tch!"
- "You wanna dance?" - essa ele fala quando oferece dinheiro para as strippers

Mais frases aqui: http://pt.wikiquote.org/wiki/Duke_Nukem_3D

Quanto as referências a filmes e jogos, eu já citei a do Quake, mas tem várias, como o encontro de Duke com Indiana Jones, o mariner de Doom, Luke Skywalker em um uniforme de Stormtrooper e Snake Plissken de Fuga de Nova York e Fuga de Los Angeles.

dos10doomtg3.jpg
dos11monolitouy2.jpg

O mariner de Doom e o monolito de 2001

O monolito de 2001 também aparece no jogo e algumas tiradas de Duke são frases dos filmes "Eles Vivem" de John Carpenter e "Uma Noite Alucinante 3" do Sam Raimi. Até a voz do Butthead pode ser ouvida na lanchonete drivethru "Duke Burger", sem contar as inúmeras referências a série Alien. Tem muito mais. É só prestar atenção nos posters, cartazes, pichações, máquinas de pinball e outras coisas que aparecem durante o jogo.

Cheats

Duke Nukem 3D permite o uso de cheats para quem precisar, mas é um jogo que dá para terminar na boa sem usá-las. Tem que se tomar cuidado com algumas delas que podem travar o jogo, principalmente a DNCLIP que permite ao Duke atravessar paredes. Para ativá-las basta digitá-las no teclado e para desativá-las é só digitar novamente o mesmo código.

Algumas cheats:

DNCORNHOLIO (mais uma referência a Beavis e Butthead): ativa o "God Mode" e te dá um jetpack com combustível infinito.

DNSCOTTYXYY (outra referência, só que agora a Jornada nas Estrelas): pula para o episódio e fase digitada. X é o número do episódio e YY é o número da fase.

DNUNLOCK: destrava tudo quanto é porta.

DNMONSTERS: ativa/desativa todos os alienígenas.

DNSTUFF: te dá todos os ítens e armas com munição ou carga no máximo. Te dá todas as chaves também.

Tem alguns lugares muito difíceis de serem acessados sem o uso de cheats, mas que não interferem no jogo. Por exemplo, no nível 5 do episódio 1 (The Abyss) tem uma inscrição bem no alto de um rochedo que diz: "You're not supposed to be here". Mais uma prova da criatividade dos desenvolvedores desse clássico.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
x3analisesyy6.png


Continuação ...

animadodancerok5.gif
Duke Nukem
3D
animadodancerok5.gif


Mais Duke Nukem 3D

A fama de Duke Nukem 3D extrapolou o mundo dos games. Diversos livros sobre o jogo foram lançados, assim como action figures e até um esboço de um filme baseado no personagem existe. Só que esse filme seria baseado nos jogos anteriores de Duke Nukem e não no famoso 3D.

dukebigpa2.jpg
Boneco do Duke Nukem

Em relação aos livros, a maioria são guias com estratégias para o jogo e ensinando onde estão todos os segredos. No entanto tem alguns livros que fogem desse padrão, como "The Duke Nukem 3D Level Design Book", cujo título é auto-explicativo e "Duke Nukem Does the Internet", que é uma espécie de guia para gamers sobre como navegar na internet.

duke3dlivromw3.gif


Pesquisando por Duke Nukem 3D no Youtube eu encontrei mais de 100 vídeos !!!
Alguns que achei interessante colocar aqui no tópico:

Duke 3d High Resolution Pack
[youtube]yIELlabpKrk[/youtube]

Speedrun do Episódio 3 em 4 min e 15 seg
[youtube]BwMjo2qCU3g[/youtube]

Trailer original do jogo
[youtube]gChrpgTv8kE[/youtube]

Referências

Além do próprio manual do jogo, que é um arquivo executável (DN3DHELP.EXE), os links abaixo serviram de referência para este tópico.

Site oficial do jogo: http://www.3drealms.com/duke3d
Gamefaqs: http://www.gamefaqs.com
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Duke_Nukem_3D
Mobygames: http://www.mobygames.com (por várias imagens utilizadas)

Outros sites com bastante coisa sobre o Duke Nukem 3D, principalmente mods, são os seguintes:

Planet Duke: http://www.planetduke.com
Bug Team's Homepage:http://membres.lycos.fr/duke3d

Para encerrar, o maior herói e a maior heroína do mundo dos games em um momento de descontração:

laradukead5.jpg

Hail to the king, baby ! [:king]
 

Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
7.308
Pontos
1.484
Cara, DN3D é simplesmente animal!!! tenho o CD Original e esse topico me animou a instalar denovo, vou instalar com o High Definition Pack, vai se outra experiencia rejogar no meu LCD 17", qdo joguei era um CRT Tela Curva de 14" em 640x480
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
[COLOR="darkCyan"]Meus parabéns, Grandpa. [:king]

Sou do time que resume os grandes FPS em 5 títulos divisores de água: Wolf 3D, Doom, Duke 3D, HL1 e HL2. Existem outros games legais, claro, mas sempre separo a 'evolução do gênero' por estes aqui. Pra dizer a verdade, hoje em dia eu nem consigo mais considerar Quake um título realmente de porte (apesar do nome e do pioneirismo com gráficos 3D).

Duke 3D foi a prova de que, apesar de usar uma engine gráfica e sistema on-line bem defasado com relação ao jogo da Id, conseguia compensar todas essas limitações técnicas com 2 coisas: originalidade (armas, fases, itens etc) e humor (proposta, frases e um personagem totalmente 'animal'). :smile

Lembro-me, como se fosse ontem, quando ganhei de presente este jogo do meu tio, bem no meio de 1996. Ele tinha vindo até minha cidade para uma rara visita. Logicamente, saímos para conhecer a cidade e, por tabela, fomos ao shopping center. Enquanto eu dava uma olhadinha nas lojas de informática, lá estava a caixona vermelha do Duke 3D, em versão completa com os 3 episódios (pois na época os sharewares ainda dominavam e eram muito populares pela internet). Meu tio olhou e disse: 'gostou desse aí?'. Hehehehe... O cara foi lá dentro, pagou e me trouxe o jogo, dizendo que era presente.

Quem não gostou nem um pouco disso foi minha mãe, que achou que eu tinha pedido o jogo para o meu tio. Vê se pode... :lol

Voltando ao game, o que mais eu achava legal nele era a jogabilidade: congelar o inimigo com a arma de gelo e despedaçá-lo com um chute, usar o jetpack para fugir do amigo em um deathmatch, ativar o holograma para pegar de surpresa um oponente desprevenido, dar um trocado para as protitutas, a cena do Mariner morto, etc etc etc... Sem dúvida alguma, era muito mais divertido que Doom e até mesmo o rival Quake. Simplesmente não dava pra comparar...

Um detalhe muito legal do Duke 3D, mas que pouca gente conhece, é o editor de fases Build 3D. No início, é tudo muito complicado mas, com uma dose cavalar de paciência, dava pra fazer muita coisa legal. Bastava criatividade. Infelizmente, minha época de sentar a bunda no PC e gastar tardes e tardes criando níveis se apagou em 2000, depois que lançaram a engine do Quake 3.

Outra coisa que curti, apesar das limitações, foi o Duke Nukem 64, do N64. Sei muito bem que a qualidade geral deste game fica abaixo do Turok, Goldeneye e demais FPSs do console. No entanto, uma coisa me atraia nessa versão: o multiplayer e as novas armas. Quem nunca jogou, sugiro que façam isso com mais 3 amigos. É muito zoado e, caso todos conheçam bem o jogo, dá pra fazer partidas bem divertidas, com direito a mortes fabulosas. Já o single player eu dispenso, pois é cheio de erros, sem músicas e bastante limitado.

250pxcartouchedn64hx0.png

[SIZE="1"]Duke Nukem 64[/SIZE]

Já a versão HD eu peguei no semestre passado. É bem legal jogar em alta resolução, mas é uma pena que não tenham alterado a jogabilidade do game, mas sim apenas os gráficos. Mesmo assim, recomendo.

Por outro lado, Duke Nukem também me trouxe - ao lado de Daikatana - uma das maiores frustações gamísticas da minha vida: o lançamento mais enrolado da história dos games - o Duke Nukem Forever. Eu acompanho e espero esse game desde o início de 1997, quando foi anunciado pela primeiríssima vez. Ironicamente, esse mês faz exatos 10 anos que isso aconteceu... Uma lástima, pois o jogo já mudou de engine gráficas várias vezes, teve seu projeto suspenso centenas de vezes e, infelizmente, isso tudo gera uma enorme mídia negativa para a 3D Realms, que não parece ter se 'perdido' completamente no sucesso do primeiro jogo. Uma lástima tudo isso pois, na minha humilde opinião, o único game que pode desbancar Gordon Freeman e HL2 do trono SERIA o Duke Nukem, e não Dooms, Quake e franquias meia-boca que surgem aos montes atualmente...

Pra quem não conhece (ou não se lembra, pois faz MUITO tempo), eis os trailers do Duke Nukem Forever:

[YOUTUBE]lEx5SwJLUR0[/YOUTUBE]
[SIZE="1"]Trailer de 1998, quanto iria disputar com HL1 (momento especial para a perseguição na freeway)[/SIZE]

[YOUTUBE]iPX_y7wP_ko[/YOUTUBE]
[SIZE="1"]Trailer de 2001-2002, quanto iria disputar com HL2 (rolaria até perseguição de moto!)[/SIZE]

[COLOR="Red"]Uma pena tudo isso, pois esse game realmente tinha potencial para peitar os hits da Valve[/COLOR]. Infelizmente, enquanto o jogo não sai ([kfumando]), o jeito é lembrar do personagem pelo Duke 3D mesmo...

Valeu Grandpa! Já vai pro índice.
unabomberunakong1eu7.gif
[/COLOR]
 

.::DuFF::.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.414
Reações
1.529
Pontos
999
Grandpa;1316283 disse:
O Duke Nukem 3D do Mega Drive foi feito pela Tec Toy. A conversão do jogo de uma plataforma de 32 bits para uma de 16 bits matou a qualidade gráfica e sonora do jogo. As fases são bem diferentes do original.

gen01un6.gif
gensduke3d2kz3.png

Eu ainda tenho esse cartucho!!! ORIGINAL!!! comprei ele em 97/98 acho... ta novinho la em casa, nem o Mega eu tenho mais :-D

Mas eh verdade o grafico ta bem podre mesmo, mas eu me divertia a lot com esse jogo, e ainda zuava meus amigos q tinham Super Nintendo e soh jogavam Mario, Donkey Kong e etc... falava assim: QUERO VER SEU SUPER NES FAZER ISSO!!![kdiabo]

hehe bons tempos... "Topico otimo este é, Grandpa"

Ai alguem tem uma ideia de por quanto da pra eu vender esse cartucho RARO!?!?!?!?!
 


Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Po, é até sacanagem, os tópicos aqui do pessoal do Retro são de outro mundo.

Cara, Duke Nukem 3D foi um jogo marcante na minha vida. Na época de lançamento nem PC eu tinha, jogava na casa do meu amigo e ficava vidrado naquilo, adorava armar arapucas pros aliens com aquelas bombas de laser, curtia pacas enfiar mísseis nos feiosos com a Devastator, achava o máximo pagar as strippers para ver uns peitinhos... enfim, muito foda.


É um jogo que eu queria muito, muito mesmo, que tivesse um "remake", mais ou menos o que aconteceu com Doom 3 sabe? Mantiveram os monstros, a estética, as armas, mas tudo com gráficos novos e tal. Queria muito que fizessem isso com Duke Nukem.


Enfim, pura saudade esse tópico cara... to até pensando em baixar esse pack de hi-res ae e jogar de novo.

Parabéns Grandpa, e abraços. :D
 

Pablo Rozados

Habitué da casa
Mensagens
605
Reações
5
Pontos
69
Duke Nukem tem um carinho especial para mim.
Lembro que na época comprei original porque babava nas egms norte americanas babando o ovo pro jogo.
E mais especial pra mim ainda já que foi o primeiro jogo que tive contato com a jogatina online. Bons tempos em que final de semana era internado em casa fazendo partidas com os amigos via dial up. Não tinha jogatina via servidor da internet ainda então era marcar para uma hora mais barata e todo mundo jogar, lag era comum só que ninguém dava bola. Até porque ninguém nem sabia o que era lag.
 

hoo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.451
Reações
18
Pontos
1.044
E eu que nem sabia desse DN3D em Hi res? eu quero!

Baixarei em casa.

"your face, your ass, what´s the difference.." é mesmo a melhor frase.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Sobre o Duke 3D Hi-Res, aonde exatamente posso baixa-lo? Dei uma procurada no link que o Grandpa postou mas não achei...


E preciso ter o Duke3D instalado no PC, ou basta baixar o Hi-Res e pronto?
 

Pablo Rozados

Habitué da casa
Mensagens
605
Reações
5
Pontos
69
A primeira vez que me falaram que minha placa de videdeo vinha com anti aliasing eu pensei "fudeu! Trava para não rodar pirata!" =|

Cara, nada se compara a "Eat shit and die!"
Frase memoravel do Sex Pistol orgulhosamente plagiada.
 

Maximum Spider

Bam-bam-bam
Mensagens
11.260
Reações
8.709
Pontos
424
[COLOR="SeaGreen"]Duke Nukem rox a lot! Esse HRP inclui o game juntou ou é necessário ter o jogo instalado antes?

Até hoje tenho a mp3 do tema do Duke pelo Megadeth. É o trecho que rola no final do video do HRP.[/COLOR]
 

Hazuki.

Supra-sumo
Mensagens
3.356
Reações
7
Pontos
159
Kresnik-02;1317063 disse:
Que tal fazer uma festinha no deathmatch pelo hamachi? alguém sabe se funciona?

Acho que tem um mod especial pra isso, quando baixei o jogo com o patch pra xp tinha algo sobre isso. (Eu tenho o jogo original tá, mas foi mais rápido baixar, lol)
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Aí Grandpa.

Parabéns pela sua Retro - Análise do Duke Nukem 3D.

Já joguei os Duke Nukem de plataforma para PC, mas nunca joguei as versões FPS dele.

Vi que você fez um comentário bem interessante do Duke Nukem 3D do Mega Drive dizendo que ele é bem diferente do PC.

Queria pedir sua autorização para incluir o seu comentário a respeito deste jogo para Mega Drive no meu Especial Tec Toy Parte 3 que fala sobre os jogos que foram produzidos pela própria empresa.
 

Maximum Spider

Bam-bam-bam
Mensagens
11.260
Reações
8.709
Pontos
424
UNABOMBER;1317027 disse:
[COLOR="darkCyan"]Procurem no Google por eduke32 e.. tchan: 'piece of cake!'
unabomberunakong1eu7.gif
[/COLOR]

[COLOR="SeaGreen"]Unabomber mais uma vez salvando o dia. Thank´s![/COLOR]
 

Kosher-X

Ser evoluído
Mensagens
405
Reações
1
Pontos
41
Grandpa;1316283 disse:
duke3ddx9highresolpackry1.jpg

Duke 3d para Windows usando o High Resolution Pack

O mais famoso desses ports é o JFDuke3D que roda no Linux e Windows. Com o uso do "high resolution pack" os gráficos de Duke3D sofrem um upgrade excelente. Não cheguei a baixá-lo, mas pelo que li e pelas imagens que vi parece ser muito bom.
Este port pode ser encontrado no seguinte site: :arrow: [URL="http://jonof.edgenetwork.org/"]http://jonof.edgenetwork.org[/URL]

É chato ser estraga-prazeres, mas essa foto não é bem a do HRP pro DN3D. O autor do pack pegou uma foto do mod, sim, mas deu um trato na edição pra adicionar esses efeitos de luz pra fazer uma pegadinha em um 1º de abril (2005, acho). Mesmo assim, o mod é razoável e tem melhorias gráficas, mas não a esse ponto.

E eu topo umas partidas online, faz tempo que quero jogar isso. De preferência pelo Dukester, mas pode ser pelo hamachi também se alguém explicar como funciona.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Caramba, Grandpa. Arrebentou!

Duke Nuken também foi o primeiro jogo experimentei o multiplayer. Discagem por modem 56K e rodava muito bem. Diversão à toda prova. Tem coisa que parece que caminha para trás, era bem melhor que hoje em dia, com a conexão meia-boca do Speedy.

Jogava com meus primos, era muito divertido, mas passava um pouco de raiva também. Os danados pareciam ratos, ficavam escondidos para pegar à traição ou armar uma arapuca. Se eu não procurasse, ficava cada um num lugar, sem fazer nada. Procurava seu esconderijo, chingando de tudo quanto é nome.:-D Nunca tinha jogado multiplayer e não estava acostumado com essas táticas de guerrilha.

Duke Nukem 3D deve ter marcado toda a nossa geração de gamers. Mesmo hoje, lendo o tópico e relembrando todas as possibilidades do jogo, nos damos conta de como era um produto muito bem acabado, com personalidade e muito divertido.
 

Agente Rolf

Veterano
Mensagens
1.877
Reações
16
Pontos
139
Tópico excelentemente excelente! [:king] [:king] [:king]

Duke é um cara fodonico que tem um bom carisma entre os gamers. O pessoal anseia por um novo jogo do tirador de sarro assassino e puteiro mor.

Um jogo que realmente marcou época. Confesso que joguei pouco, mas desse pouco me diverti muito.

Não fazem mais jogos como antigamente... :(
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.912
Reações
6.552
Pontos
1.079
O único DN que terminei foi um do Game Boy Color,apesar de já ter jogado o do 64.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
UNABOMBER;1316525 disse:
[COLOR="darkCyan"]Meus parabéns, Grandpa. [:king]

Sou do time que resume os grandes FPS em 5 títulos divisores de água: Wolf 3D, Doom, Duke 3D, HL1 e HL2. Existem outros games legais, claro, mas sempre separo a 'evolução do gênero' por estes aqui. Pra dizer a verdade, hoje em dia eu nem consigo mais considerar Quake um título realmente de porte (apesar do nome e do pioneirismo com gráficos 3D).[/COLOR]

Eu não consideraria assim. Quake 1 e Quake 2 podem não ter sido muito, mas Quake 3 mudou de uma maneira tão significante a maneira de jogar um fps que não pode ser ignorado dessa maneira.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.061
Reações
3.130
Pontos
979
Excelente tópico! Joguei Duke Nukem 3D quando foi lançado em 1996 e depois no meu Saturn em 1998. Jogaço. Muito legal porque foi o primeiro a trazer um ambiente urbano.
Só lembrando Duke Nukem teve outro jogo para Playstation: Duke Nukem Land Of The Babes . Seguia os estilo de Time To Kill mas sem o mesmo esmero.

g05801b5tltbt5.jpg
vr01106cti3.jpg
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
:eek: :eek:

Super-mega-power-hyper-ultra tópico!!!

kongaplauso.gif
kongaplauso.gif
kongaplauso.gif
kongaplauso.gif


Caraca!

Eu amo Duck Nukem.;D

Lembro que quando ganhei esse jogo eu tinha pego uma catabora dos infernos. Como não conseguia dormir, ficava jogando a madrugada inteira até o sono se tornar maior que o incômodo que a catapora provocava. Hehehe. DN ajudou, muito na minha recuperação. UEhauheuae

Este tópico ficou demais. Esse fica salvo no meu HD!
kongrox.gif


Outro Duke Nukem que eu joguei demais, e que era muito bom era o

DUKE NUKEM TIME TO KILL

Esse game foi lançado para Playstation e tinha gráficos excelentes. Pra mim, é o melhor Duke Nukem já lançado. Jogava-se em terceira pessoa, com ambientes 3d muito bem feitos e o Duke Nukem era muito bem modelado. A grande inovação foi que os inimigos deixaram de ser sprites ambulantes e passaram a ser verdadeiramente modelados em três dimensões. Eu me divertia a valer também no modo multiplayer, que era deveras satisfatório. Dava pra rir um monte.

Se eu não me engano, o TIME TO KILL é exclusivo do PlayStation. Foi lançado um outro Duke bem similar para o Nintendo 64, com o mesmo sistema gráfico, mas era outro jogo, com fases e enredo diferenciado. Esse eu não cheguei a jogar, mas acho que o nome era DUKE NUKEM ZERO HOUR. Alguém confirma?
 

WAR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.744
Reações
242
Pontos
1.059
Nossa, Duke é de lascar. Gosto muito desse jogo, já perdi a conta de quantas vezes terminei.

Burro, perdi de pegar a versão original que lançaram na CD Expert e saí que nem um condenado procurando um site para baixar - na época, não tinha emule, kazaa.... Achei, uns 30 MB ou menos, baixei em 56k, usando Get Right...

Olha quanta nostalgia esse jogo me trás... PENA que no WinXP não rodou....
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
dos18autofreezenobanheivw8.jpg

Havia um cheat que se usava para atravessar paredes que, quando se tentava atravessar o espelho, acaba-se entrando DENTRO do espelho!:eek: Era muito incrível. Você percorria o mundo no plano virtual. Os inimigos não lhe viam, pois você não estava verdadeiramente lá, mas sim, no mundo virtual, dentro do espelho. Nunca vi nenhuma resvista na época falando disso e, ao que parece, era mesmo um BUG, pois não era raro travar tudo. Mas era altamente rox. Alguém mais sabe disso?

UNABOMBER;1316525 disse:
Sou do time que resume os grandes FPS em 5 títulos divisores de água: Wolf 3D, Doom, Duke 3D, HL1 e HL2. Existem outros games legais, claro, mas sempre separo a 'evolução do gênero' por estes aqui. Pra dizer a verdade, hoje em dia eu nem consigo mais considerar Quake um título realmente de porte (apesar do nome e do pioneirismo com gráficos 3D).

Eu acho que Quake (o primeiro) deveria entrar nessa lista. O jogo tinha gráficos soberbos e era até bem original. Se eu não me engano (eu não era muito ligado em jogos para PC na época, era criança demais pra isso LOL), o Quake foi um dos primeiros a apresentar um game absolutamente 3D, no sentido de os inimigos serem, de fato, poligonais, e não um monte de sprites sincronizados.

UNABOMBER;1316525 disse:
Lembro-me, como se fosse ontem, quando ganhei de presente este jogo do meu tio, bem no meio de 1996. Ele tinha vindo até minha cidade para uma rara visita. Logicamente, saímos para conhecer a cidade e, por tabela, fomos ao shopping center. Enquanto eu dava uma olhadinha nas lojas de informática, lá estava a caixona vermelha do Duke 3D, em versão completa com os 3 episódios (pois na época os sharewares ainda dominavam e eram muito populares pela internet). Meu tio olhou e disse: 'gostou desse aí?'. Hehehehe... O cara foi lá dentro, pagou e me trouxe o jogo, dizendo que era presente.

Hehehehe. Que legal. Eu também conheci o Duke Nukem 3D através do meu tio. Só que ele não me DEU o CD, simplesmente instalou no PC.

Uma coisa que nunca mais vi na vida, a 3D realms liberou no Duke Nukem 3D. Era só instalar o jogo e pronto, o CD era perfeitamente dispensável, numa boa, sem gambiarras de craks ou coisas do tipo.

UNABOMBER;1316525 disse:
Outra coisa que curti, apesar das limitações, foi o Duke Nukem 64, do N64.
UNABOMBER;1316525 disse:
250pxcartouchedn64hx0.png

Duke Nukem 64


Esse eu nunca cheguei a jogar nem ver rodando na minha frente, mas pelo que fiquei sabendo, as texturas eram bem superiores à versão para PC.

UNABOMBER;1316525 disse:
Já a versão HD eu peguei no semestre passado. É bem legal jogar em alta resolução, mas é uma pena que não tenham alterado a jogabilidade do game, mas sim apenas os gráficos. Mesmo assim, recomendo.

Eu vou baixar para mostrar pro meu tio, esse que eu citei aí em cima, que me apresentou ao maravilhoso Duke 3D. Ainda hoje ele é fissurado em DN, e ainda tem esperanças de ver Foverer.:lol Vou mostrar pra ele.

UNABOMBER;1316525 disse:
na minha humilde opinião, o único game que pode desbancar Gordon Freeman e HL2 do trono SERIA o Duke Nukem, e não Dooms, Quake e franquias meia-boca que surgem aos montes atualmente...


Taí uma grande verdade!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
UNABOMBER;1319363 disse:
[COLOR="darkCyan"]Ow loko, 38... :smile

Acabei de responder isso lá no seu tópico: http://forum.outerspace.com.br/showpost.php?p=1319299&postcount=3
unabomberunakong1eu7.gif


Sobre Quake, eu diria que a versão que mais foi divulgada na mídia foi o Quake 2, mas o motivo não era pela 'qualidade do jogo', mas sim pela mudança que ele fez no mercado em 1997 (ao ser o primeiro que suportava nativamente o OpenGL (ao lado do Hexen 2), além de ter sido o pioneiro ao licenciar sua engine para outras empresas, que acabou vendendo como água). Mesmo assim, não me importo mais com esses lances 'mercadológicos' pois, em termos de diversão 'pura, barata e criativa', nem considero a franquia Quake um bom exemplo artístico e de originalidade (itens esses que pesam muito pra mim, mais até do que o lado 'técnico').

Já o Quake 4 eu joguei ano passado e (ironicamente) achei legal até, pois ficou bem feito, além de ter incorporado quase todas as armas da série. Mesmo assim, os tempos e a concorrência atual são BEM mais pesados: pra fazer sucesso hoje, tem que ser 'tecnicamente impecável e criativamente soberdo', o que é MUITO difícil.

Mas nem ligue pra isso, cara. Um exemplo bobo é esse aqui: Turok 1, em março de 1997, foi o FPS que mais me impressionou até hoje (devido a qualidade gráfica e ter sido o primeiro a usar motion capture). Mesmo assim, todos sabem que ele é um game super limitado em controles e totalmente sem multiplayer. Jamais entraria num suposto 'ranking desses'.

unakongvaleuzy0.gif
[/COLOR]

Eu entendo a sua opinião mas como expliquei no meu tópico eu discordo. Vai ver é algo emocional que eu tenho com esse jogo, para mim ele foi bastante significante.

Turok é maravilhoso, mas ele é do capeta. Labirintos enormes, tem horas que você se perde. Eu simplesmente me perdi no Turok 2 na segunda fase e parei de jogar, não aguentei, a fase é muito louca, fácil de se perder.

-----------------

Bom, quanto ao Duke, instalei esse patch que melhora os gráficos. Mas nesse jogo sou pato, tou sofrendo até para passar das fases, morro direto. Não importa, assim que é bom mesmo, vou melhorando já que estou um pouco defasado.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Mais uma coisa, esse jogo me lembra Samurai Shadow ou alguma coisa assim, outro fps dos bons.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
WAR;1320035 disse:
Nossa, Duke é de lascar. Gosto muito desse jogo, já perdi a conta de quantas vezes terminei.

Burro, perdi de pegar a versão original que lançaram na CD Expert e saí que nem um condenado procurando um site para baixar - na época, não tinha emule, kazaa.... Achei, uns 30 MB ou menos, baixei em 56k, usando Get Right...

Olha quanta nostalgia esse jogo me trás... PENA que no WinXP não rodou....

Cara, é que o XP não roda software em DOS.

Ou melhor, não rodava.:smile

Seus probremas se acabaram-se!:smile :smile

Cara, há um emulador de DOS, chamado de DOSBox. Eu tenho ele aqui e rodo tudo quando é jogo em DOS.

dosbox.jpg


Recomendo que você clique AQUI para baixá-lo. :kongpositivo:

Let's Rock!
 

More One User

Habitué da casa
Mensagens
2.164
Reações
2
Pontos
61
The_Merovigian;1319990 disse:
:eek: :eek:

Super-mega-power-hyper-ultra tópico!!!

kongaplauso.gif
kongaplauso.gif
kongaplauso.gif
kongaplauso.gif


Caraca!

Eu amo Duck Nukem.;D

Lembro que quando ganhei esse jogo eu tinha pego uma catabora dos infernos. Como não conseguia dormir, ficava jogando a madrugada inteira até o sono se tornar maior que o incômodo que a catapora provocava. Hehehe. DN ajudou, muito na minha recuperação. UEhauheuae

Este tópico ficou demais. Esse fica salvo no meu HD!
kongrox.gif


Outro Duke Nukem que eu joguei demais, e que era muito bom era o

DUKE NUKEM TIME TO KILL

Esse game foi lançado para Playstation e tinha gráficos excelentes. Pra mim, é o melhor Duke Nukem já lançado. Jogava-se em terceira pessoa, com ambientes 3d muito bem feitos e o Duke Nukem era muito bem modelado. A grande inovação foi que os inimigos deixaram de ser sprites ambulantes e passaram a ser verdadeiramente modelados em três dimensões. Eu me divertia a valer também no modo multiplayer, que era deveras satisfatório. Dava pra rir um monte.

Se eu não me engano, o TIME TO KILL é exclusivo do PlayStation. Foi lançado um outro Duke bem similar para o Nintendo 64, com o mesmo sistema gráfico, mas era outro jogo, com fases e enredo diferenciado. Esse eu não cheguei a jogar, mas acho que o nome era DUKE NUKEM ZERO HOUR. Alguém confirma?

O TIME TO KILL eu já joguei muito com meu primo no Multiplayer, era massa mesmo.

Era aquele que era ambientado em diversas eras não é? Medieval, futurística, etc...
 

Pistolero sem-dedo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.067
Reações
901
Pontos
294
realmente, acho que não tem uma alma viva que não goste de duke nukem...
pode não curtir fps, mas gosta de duke nukem...

realmente forever ta demorando demais, mas pelo que vi na ign a 1 ano atrás, na E3 eles fizeram uma demonstração escondida da engine que será usada no jogo...

parece que será a do Doom 3 altamente otimizada e melhorada, com uma engine de fisica nova, na qual consegue até simular a movimentação de tecidos com a circulação de ar...
na demo, eles deram como exemplo uma cortina, na qual eles deram alguns tiros, e foi se rasgando até soltar um pedaço, que voou com a força do vento para o chão...

bom, como eles disseram "quando estiver pronto será lançado"...
mas sinceramente, grandes chances de ser neste ano...

finalizando: HL2 foi o jogo que me fez trocar de PC por causa da revolução que ele propoz (tanto graficamente quanto fisicamente nos games)...
o unico jogo que me faça fazer isso será o HL3 ou Duke Forever...
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Duke Nukem Forever não vai sair quando ficar pronto, tem que passar pelas fases, beta, alpha e gold.
 
Topo Fundo