O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E essa Boeing hein??!!

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.297
Reações
69.532
Pontos
2.059
Boeing rescinde acordo de compra da área da aviação comercial da Embraer


Fechada em 2018, parceria previa criação de empresa conjunta de US$ 5 bilhões que teria controle da gigante americana. Desistência ocorre em meio a impacto do coronavírus sobre o setor aéreo.

A Boeing anunciou neste sábado (25) a rescisão do acordo que daria à gigante norte-americana o controle sobre a divisão de aviação comercial da Embraer.
Firmado em 2018, o negócio – então avaliado em US$ 5,26 bilhões – previa a criação de uma empresa conjunta que ficaria sob comando da Boeing, com 80% de participação. A Embraer ficaria com os 20% restantes, e poderia vender a sua parte para a americana.
“É uma decepção profunda. Entretanto, chegamos a um ponto em que continuar negociando dentro do escopo do acordo não irá solucionar as questões pendentes”, diz o comunicado aos investidores divulgado pela Boeing.
O texto diz ainda que a Boeing “exerceu seu direito de rescindir" acordo "após a Embraer não ter atendido as condições necessárias”.
Em nota na tarde deste sábado (25), a Embraer afirmou que a Boeing rescindiu "indevidamente" o acordo entre as empresas na área comercial e que a empresa norte-americana "fabricou falsas alegações como pretexto para tentar evitar seus compromissos de fechar a transação"
No comunicado da Embraer, a empresa rechaça as acusações e diz estar em conformidade com suas obrigações, cumprindo todas as condições necessárias para o acordo. A empresa ainda diz que buscará as medidas cabíveis contra a Boeing, pelos danos sofridos pela rescisão do acordo



..


Seria mais uma sacanagem fruto do desespero dos nossos amigos Americanos frente aos problemas que vão surgir na sua economia? já não bastasse a pirataria praticada visto a crise de materiais de saude?
Pessoalmente acho a Embraer uma empresa muito responsável e bem estruturada.
Outra coisa é que a Boeing que ja enfrenta problemas desde o 737 Max e a competição contra a Airbus deve ficar bem prejudicada, já que a fusão com a empresa brasileira era uma jogada pra se manter competitiva frente a rival europeia


Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Boeing rescinde acordo de compra da área da aviação comercial da Embraer


Fechada em 2018, parceria previa criação de empresa conjunta de US$ 5 bilhões que teria controle da gigante americana. Desistência ocorre em meio a impacto do coronavírus sobre o setor aéreo.

A Boeing anunciou neste sábado (25) a rescisão do acordo que daria à gigante norte-americana o controle sobre a divisão de aviação comercial da Embraer.
Firmado em 2018, o negócio – então avaliado em US$ 5,26 bilhões – previa a criação de uma empresa conjunta que ficaria sob comando da Boeing, com 80% de participação. A Embraer ficaria com os 20% restantes, e poderia vender a sua parte para a americana.
“É uma decepção profunda. Entretanto, chegamos a um ponto em que continuar negociando dentro do escopo do acordo não irá solucionar as questões pendentes”, diz o comunicado aos investidores divulgado pela Boeing.
O texto diz ainda que a Boeing “exerceu seu direito de rescindir" acordo "após a Embraer não ter atendido as condições necessárias”.
Em nota na tarde deste sábado (25), a Embraer afirmou que a Boeing rescindiu "indevidamente" o acordo entre as empresas na área comercial e que a empresa norte-americana "fabricou falsas alegações como pretexto para tentar evitar seus compromissos de fechar a transação"
No comunicado da Embraer, a empresa rechaça as acusações e diz estar em conformidade com suas obrigações, cumprindo todas as condições necessárias para o acordo. A empresa ainda diz que buscará as medidas cabíveis contra a Boeing, pelos danos sofridos pela rescisão do acordo



..


Seria mais uma sacanagem fruto do desespero dos nossos amigos Americanos frente aos problemas que vão surgir na sua economia? já não bastasse a pirataria praticada visto a crise de materiais de saude?
Pessoalmente acho a Embraer uma empresa muito responsável e bem estruturada.
Outra coisa é que a Boeing que ja enfrenta problemas desde o 737 Max e a competição contra a Airbus deve ficar bem prejudicada, já que a fusão com a empresa brasileira era uma jogada pra se manter competitiva frente a rival europeia


Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk
Na realidade a Boeing, ficou sem dinheiro para finalizar a fusão. Para não ficar ruim, começou a falar besteira.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.297
Reações
69.532
Pontos
2.059
Na realidade a Boeing, ficou sem dinheiro para finalizar a fusão. Para não ficar ruim, começou a falar besteira.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk

To achando que a Airbus vai deixar a Boeing lá pra trás. Já deu um nó com o Airbus 320 Neo colocando a Boeing pra lançar o Max de qualquer jeito. Conseguiu a fusão com a Bombardier, pegando um segmento que Boeing não tem (mas vai ficar triste pra Embraer também)


Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.297
Reações
69.532
Pontos
2.059
A Boeing FDP é aquela que sempre teve apoio do gov. americano, até pra foder a MC Douglas?
Empresa lixo!!!!

Empresa pode ser mas pra mim tem o melhor avião no contexto geral que é o 777, na minha singela opinião


Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.455
Pontos
503
Caramba, lembro quando saiu essa notícia da fusão, acredito que teria sido muito importante, principalmente para a Embraer que estava temendo enfraquecimento contra uma concorrente francesa que se fundiu com a Airbus...

Mas se a Boeing fez sacanagem, talvez tenha sido melhor para a Embraer não ter sido fundida, pois eu temia muito por isso, menos mal que a área militar não iria para ela, que está com projetos muito importantes, mas não sei como vai ficar agora a área de aviação comercial... Espero que ela consiga se manter.
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
To achando que a Airbus vai deixar a Boeing lá pra trás. Já deu um nó com o Airbus 320 Neo colocando a Boeing pra lançar o Max de qualquer jeito. Conseguiu a fusão com a Bombardier, pegando um segmento que Boeing não tem (mas vai ficar triste pra Embraer também)


Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk

Airbus é a maior fdp de todas bicho. São muito sujos, se o mercado tivesse 1% da má vontade que teve com Embraer com eles, fechariam. São absurdamente desleais, jogam sujo, sorrateiros, sabotadores
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.407
Pontos
503
Deve restar a Embraer (que vai processar a Boeing em algum órgão internacional), tocar os projetos, ou a longo prazo, ou se aliando a outro player da aviação comercial - mas aí o que restam são empresas chinesas e russas.

Talvez se tentasse uma aproximação com a IAI de Israel, talvez, mas é improvável.

Complicado.
 

KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.058
Reações
18.781
Pontos
503
A Boeing está na m****.

Desde as baterias explosivas do 787, essa m**** do MAX e pra finalizar o caixão o Coronavirus.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
A Boeing vinha muito mal das pernas com o mico que foi o 737 Max. Espero que nesse tempo de negociação não tenham vazado nossos projetos, tecnologia/know-how e capital humano para a Boeing.

Com o KC-390 a Embraer tem um grande mercado a ser explorado, mercado este que orbita na casa dos 60 bilhões de dólares, especialmente com a iminente aposentadoria do C-130 Hércules.

Isso pra não falar que a empresa continua sendo líder no segmento da aviação comercial de jatos com capacidade de até 130 assentos (Bombardier é saco de pancada da Embraer no mercado internacional).

Não creio que a Embraer desesperadamente necessite ser imediatamente absorvida pela Boeing. Ela consegue se manter com as próprias pernas por um tempo razoável ainda.

Se tem uma empresa brasileira da qual tenho orgulho é a Embraer (mais até do que da Petrobras, pelo grau de sofisticação daquilo que produz). Precisamos de mais empresas nesse patamar. Não chegaremos a lugar algum plantando soja, milho e criando vaquinha pra exportar carne.
 
Ultima Edição:

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.187
Reações
16.651
Pontos
1.379
Simples...governo dos EUA disse pra ela se virar, chutou a embraer pra baixo do ônibus.
Foi uma manobra de auto proteção/sobrevivência.

Abraço a todos
 

Dragobr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.154
Reações
1.456
Pontos
1.103
Por pior que a Boeing esteja, a Embraer consegue estar pior. É uma empresa muito menor, com muito menos caixa, boa parte do qual gastou com a separação de seus negócios, que se mostra completamente inútil agora a não ser que alguma outra companhia apareça e compre a empresa - que agora tem valor de mercado muito menor do que quando a Boeing quis comprar.

A Boeing é uma empresa imensa e conta com ajuda bilionária do governo americano. A Embraer, bom, o governo já atrasa pagamentos do KC-390 desde o início da crise.

A primeira coisa que vai acontecer agora na Embraer vai ser uma demissão em massa, porque a empresa já estava segurando mais gente do que pode pagar só por conta do negócio com a Boeing. Não tenho certeza se a empresa vai sobreviver à crise do Coronavirus, e se sobreviver, não dura muito contra a concorrência, que devo lembrar, não é mais a Bombardier, mas a Airbus.

Outra coisa que muita gente não põe na análise, essa concorrência não é só pelos clientes, mas também por fornecedores de peças. Pra esses, a Embraer continua concorrendo não só com a Airbus, mas também com a própria Boeing. Como as duas grandes fabricantes encomendam um volume de peças MUITO maior que a Embraer, essa não consegue os melhores fornecedores, ou é forçada a pagar um preço maior para ter relevância.

No final, quem ganhou com esse negócio sendo desfeito foi a Airbus. E pode ter certeza que foi exatamente essa a intenção dos órgãos regulatórios europeus, cuja enrolação permitiu que isso acontecesse.

Mas se você está preocupado com a empresa por ser brasileira, pode ficar despreocupado: ela não é faz muito tempo. A maior parte dos acionistas é estrangeira, e os últimos grandes investimentos da empresa foram fábricas nos EUA e em Portugal. Gerar novos empregos no Brasil é algo que ela não faz tem tempo.
 
Ultima Edição:

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Por pior que a Boeing esteja, a Embraer consegue estar pior. É uma empresa muito menor, com muito menos caixa, boa parte do qual gastou com a separação de seus negócios, que se mostra completamente inútil agora a não ser que alguma outra companhia apareça e compre a empresa - que agora tem valor de mercado muito menor do que quando a Boeing quis comprar.

A Boeing é uma empresa imensa e conta com ajuda bilionária do governo americano. A Embraer, bom, o governo já atrasa pagamentos do KC-390 desde o início da crise.

A primeira coisa que vai acontecer agora na Embraer vai ser uma demissão em massa, porque a empresa já estava segurando mais gente do que pode pagar só por conta do negócio com a Boeing. Não tenho certeza se a empresa vai sobreviver à crise do Coronavirus, e se sobreviver, não dura muito contra a concorrência, que devo lembrar, não é mais a Bombardier, mas a Airbus.

Outra coisa que muita gente não põe na análise, essa concorrência não é só pelos clientes, mas também por fornecedores de peças. Pra esses, a Embraer continua concorrendo não só com a Airbus, mas também com a própria Boeing. Como as duas grandes fabricantes encomendam um volume de peças MUITO maior que a Embraer, essa não consegue os melhores fornecedores, ou é forçada a pagar um preço maior para ter relevância.

No final, quem ganhou com esse negócio sendo desfeito foi a Airbus. E pode ter certeza que foi exatamente essa a intenção dos órgãos regulatórios europeus, cuja enrolação permitiu que isso acontecesse.

Mas se você está preocupado com a empresa por ser brasileira, pode ficar despreocupado: ela não é faz muito tempo. A maior parte dos acionistas é estrangeira, e os últimos grandes investimentos da empresa foram fábricas nos EUA e em Portugal. Gerar novos empregos no Brasil é algo que ela não faz tem tempo.

Bom post. Só pra complementar: Ela gera empregos aqui no Brasil sim. Na área em que atuo já vi vagas da mesma. Só não apliquei pois não tenho faculdade :ksnif
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
adevogado é mais barato que produção industrial. Deu m3rd4? Chama os sanguessugas e embola o meio de campo
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
A crise da Boeing vem desde o MAX, um verdadeiro desastre em todos os sentidos.
O coronavírus foi o estopim, a área de aviação foi a mais atingida por causa do vírus.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
A Boeing vinha muito mal das pernas com o mico que foi o 737 Max. Espero que nesse tempo de negociação não tenham vazado nossos projetos, tecnologia/know-how e capital humano para a Boeing.

Com o KC-390 a Embraer tem um grande mercado a ser explorado, mercado este que orbita na casa dos 60 bilhões de dólares, especialmente com a iminente aposentadoria do C-130 Hércules.

Isso pra não falar que a empresa continua sendo líder no segmento da aviação comercial de jatos com capacidade de até 130 assentos (Bombardier é saco de pancada da Embraer no mercado internacional).

Não creio que a Embraer desesperadamente necessite ser imediatamente absorvida pela Boeing. Ela consegue se manter com as próprias pernas por um tempo razoável ainda.

Se tem uma empresa brasileira da qual tenho orgulho é a Embraer (mais até do que da Petrobras, pelo grau de sofisticação daquilo que produz). Precisamos de mais empresas nesse patamar. Não chegaremos a lugar algum plantando soja, milho e criando vaquinha pra exportar carne.

O interesse sempre foi mais de lá pra cá, se me entende. O time da engenharia da Boeing é velho e com vícios que os levaram ao caso do MaX. Na Embraer não, desenvolver aviões novos por aqui tem sido praxe e é algo invejável pra muita gente lá de fora. O capital humano da empresa é o maior interesse, por incrível que pareça.
Mesmo com custo Brasil, mesmo com imposto, mesmo com logistica penosa das nossas estradas e portos, a Embraer consegue ser mais barata, e sabe pq? Zero erro, não se joga fora matéria prima, muito zelo por cada etapa da produção.
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Por pior que a Boeing esteja, a Embraer consegue estar pior. É uma empresa muito menor, com muito menos caixa, boa parte do qual gastou com a separação de seus negócios, que se mostra completamente inútil agora a não ser que alguma outra companhia apareça e compre a empresa - que agora tem valor de mercado muito menor do que quando a Boeing quis comprar.

A Boeing é uma empresa imensa e conta com ajuda bilionária do governo americano. A Embraer, bom, o governo já atrasa pagamentos do KC-390 desde o início da crise.

A primeira coisa que vai acontecer agora na Embraer vai ser uma demissão em massa, porque a empresa já estava segurando mais gente do que pode pagar só por conta do negócio com a Boeing. Não tenho certeza se a empresa vai sobreviver à crise do Coronavirus, e se sobreviver, não dura muito contra a concorrência, que devo lembrar, não é mais a Bombardier, mas a Airbus.

Outra coisa que muita gente não põe na análise, essa concorrência não é só pelos clientes, mas também por fornecedores de peças. Pra esses, a Embraer continua concorrendo não só com a Airbus, mas também com a própria Boeing. Como as duas grandes fabricantes encomendam um volume de peças MUITO maior que a Embraer, essa não consegue os melhores fornecedores, ou é forçada a pagar um preço maior para ter relevância.

No final, quem ganhou com esse negócio sendo desfeito foi a Airbus. E pode ter certeza que foi exatamente essa a intenção dos órgãos regulatórios europeus, cuja enrolação permitiu que isso acontecesse.

Mas se você está preocupado com a empresa por ser brasileira, pode ficar despreocupado: ela não é faz muito tempo. A maior parte dos acionistas é estrangeira, e os últimos grandes investimentos da empresa foram fábricas nos EUA e em Portugal. Gerar novos empregos no Brasil é algo que ela não faz tem tempo.

Que viagem mano, ela gera emprego pra caramba, brother.

Mas tá enxuta, trabalhando no número que precisa.

Pra unidade de Botucatu mesmo foram 100 vagas anunciadas só no começo do ano, com corona não da pra saber.

Sobre demissão, é possível, não sei como será pra te dizer.

O que já sei é que o corona colocou gente em lay-off e em Home Office, com 25% de redução salarial.

A Embraer passou por várias outras crises, crises graves mesmo, e sobreviveu. Vamos ver se consegue sair dessa
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Infelizmente, vai ser pior pra Embraer que estará numa put* desvantagem ante a Bombardier, que conseguiu se aliar
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Sim.
Se pensar bem, no lado da Boeing não faz sentido continuar o negócio. Avião não sobe mais tem vários dias em vários países. Muitas empresas de aviação em layoff ou mesmo quebradas.
Não faz sentido investir no setor nos próximos anos.

Tem que ver como será. Crise petróleo e esse coronavírus podem gerar várias situações, inclusive modificar o mercado que pode precisar de aviões menores pra diminuir os custos, aí a desgraça vira oportunidade pra empresa
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
não dou 1 ano pra Embraer declarar falência agora, ela teve um prejuízo e uma margem negativa absurda ano passado antes do Covid, concordo com o @Mustafa90 a melhor alternativa e mais provável é alguma empresa de funding chinesa comprar ela, ainda mais se pensarmos que o Jackie Chan ama os aviões dela, rs
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
O interesse sempre foi mais de lá pra cá, se me entende. O time da engenharia da Boeing é velho e com vícios que os levaram ao caso do MaX. Na Embraer não, desenvolver aviões novos por aqui tem sido praxe e é algo invejável pra muita gente lá de fora. O capital humano da empresa é o maior interesse, por incrível que pareça.
Mesmo com custo Brasil, mesmo com imposto, mesmo com logistica penosa das nossas estradas e portos, a Embraer consegue ser mais barata, e sabe pq? Zero erro, não se joga fora matéria prima, muito zelo por cada etapa da produção.

Embraer é empresa top-tier.

Agora ouvi comentários de que possivelmente a Boeing ainda teria levado o projeto do KC-390 (pouco malandros).

Espero muito que isso não se confirme.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Foi ruim pra Embraer já que se aliar a um grande player era a chance dela bater de frente com seu maior concorrente que é a Bombardier, essa que por sua vez se aliou a Airbus. E o modelo de jato regional A220 (nada mais que um Bombardier renomeado com a bandeira da Airbus) infelizmente tá dando um pau em número de encomendas no Embraer E-2, seu concorrente direto.
Ser comprada por chineses ou russos também não me parece algo legal, mas nessa altura do campeonato e com essa crise fudida do comuna vírus pode ser a salvação. Ou talvez eles tenham alguma carta na manga pra se salvar. Veremos (cachorro apreensivo jpg)
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
Poe na conta dos sindicatos e STF isso ai.
Era para a parceria estar fechada a muito tempo, mas devida a nossa grande eficiencia jurídica, ficou na p*nh*ta mais tempo que o previsto. Um monte de órgãos reguladores do mundo tinham aprovado e aqui nego fazendo algazarra.
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Embraer é empresa top-tier.

Agora ouvi comentários de que possivelmente a Boeing ainda teria levado o projeto do KC-390 (pouco malandros).

Espero muito que isso não se confirme.

Não, eles continuarão ajudando nas vendas só, coisa assinada antes do deal, acho que em 2015 ou 2016. Lembrando que isso não é caridade, é pra enfraquecer a rival Lockheed Martin
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Foi ruim pra Embraer já que se aliar a um grande player era a chance dela bater de frente com seu maior concorrente que é a Bombardier, essa que por sua vez se aliou a Airbus. E o modelo de jato regional A220 (nada mais que um Bombardier renomeado com a bandeira da Airbus) infelizmente tá dando um pau em número de encomendas no Embraer E-2, seu concorrente direto.
Ser comprada por chineses ou russos também não me parece algo legal, mas nessa altura do campeonato e com essa crise fudida do comuna vírus pode ser a salvação. Ou talvez eles tenham alguma carta na manga pra se salvar. Veremos (cachorro apreensivo jpg)

Os caras vendem o avião com 14 milhões de desconto. Pra quebrar os outros mesmo, eles topam o preju
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Tem que ver como será. Crise petróleo e esse coronavírus podem gerar várias situações, inclusive modificar o mercado que pode precisar de aviões menores pra diminuir os custos, aí a desgraça vira oportunidade pra empresa

Tava pensando nisso agora. Não entendo pourra nenhuma desse mercado mas me parece uma possibilidade. Com essa crise a maioria das Cias aéreas vão ter de se enxugar e encolher de tamanho, e isso talvez envolva substituir aeronaves grandes por aviões menores e mais eficientes (como o Bombad...digo o A220 e o E-2). E se isso realmente acontecer em massa no mundo inteiro a Airbusdier sozinha não vai dar conta de suprir a demanda, nem com os A220 e nem com os A320 (que apesar de serem maiores, também podem ser usados nessas rotas regionais menores, vide Latam e Azul aqui no Br) e com a Boeing capengando com os 737max - que ainda estão no chão e pelo que eu saiba ainda não tem previsão de voltar a voar - a Embraer pode morder um pedaço desse bolo. (Bolo esse que a Embraer sempre teve um enorme pedaço, aliás).
Veremos. (cachorro apreensivo jpg2)
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Poe na conta dos sindicatos e STF isso ai.
Era para a parceria estar fechada a muito tempo, mas devida a nossa grande eficiencia jurídica, ficou na pnhta mais tempo que o previsto. Um monte de órgãos reguladores do mundo tinham aprovado e aqui nego fazendo algazarra.

Mano, nem esses lixos citados foram tão picaretas. A Boeing passou a não colaborar mesmo, de um tempo pra cá, dificultando o deal.

E faltava a aprovação da Europa pra esse negócio, que lógico, sofreu uma enorme influência da Airbus pra não funcionar. Até China aprovou o deal, mas Europa pedia cada vez mais absurdos, na clara intenção de prejudicar. O Covid foi a cereja do bolo
 
Topo Fundo