O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Educação News + Aleluia!] Conselho aprova projeto que cria 4 perfis do ensino médio.

Esc¹

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.273
Reações
796
Pontos
589
O Conselho Nacional de Educação aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, as novas diretrizes do ensino médio, que devem trazer mudanças nas escolas brasileiras, públicas e privadas. As diretrizes - que precisam ser homologadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, para entrar em vigor - pretendem conferir mais autonomia e flexibilidade às escolas na definição da grade curricular e permitir que os estudantes de ensino médio noturno tenham mais tempo para concluir os estudos. Hoje, a duração é de três anos.

Um dos pontos apoiado pelo conselho é a montagem do projeto pedagógico a partir de quatro áreas - ciência, tecnologia, cultura e trabalho. Cada escola escolheria a sua vocação, por meio do "diálogo" entre corpo docente, alunos, redes de ensino e as comunidades locais. Uma escola de uma região industrial, por exemplo, poderia enfocar a área de tecnologia, abrindo mais espaço às disciplinas de física e química, sem deixar de lado outras matérias, como língua portuguesa e história.

Quanto ao noturno, o texto aprovado ontem não estabelece um prazo máximo para a conclusão do ensino médio, mas permite diluir a carga mínima de 2,4 mil horas do curso em um intervalo de tempo maior. Como muitos estudantes dos cursos noturnos conciliam a rotina de trabalho com o período de aula, chegam atrasados e cansados às salas. A saída, nesses casos, seria ter menos aulas por dia e concluir o ensino médio em um prazo maior.

"O ensino médio tem de ser entendido como uma etapa final da educação básica, capaz de atender ao projeto de vida das pessoas", defende o conselheiro José Fernandes de Lima, relator das diretrizes. "Ele não é o trampolim para a universidade, pode preparar para a universidade, mas essa não é a sua única missão. Tem de preparar para a vida, servir para o mundo do trabalho e da cidadania; deve ter uma unidade, mas para que seja aplicado em todo o Brasil é preciso que seja flexível".


A definição das novas diretrizes surge uma semana após o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que visa a formar mão de obra qualificada por meio de capacitação técnica e profissional de alunos do ensino médio, além de beneficiários do Bolsa-Família e reincidentes do seguro-desemprego. Enquanto isso, uma comissão especial na Câmara trata do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê metas para ser atingidas até 2020.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,conselho-aprova-projeto-que-cria-4-perfis-do-ensino-medio,714984,0.htm

--------

Na minho opinião é válida essa medida, já que há um bom tempo o ensino médio é encarado em escolas públicas como um martir e em escolas particulares como um preparatório para o vestibular.
Da maneira proposta no texto o Ensino Médio ao menos tera um foco que ira proporcionar uma utilidade mais clara, alem é claro do já conhecido diploma.
 

fred_mamute

Bam-bam-bam
Mensagens
7.040
Reações
954
Pontos
314
Se deixarem de fornecer apenas o diploma e conseguirem realmente "educar" e "ensinar", já será um grande avanço, a formação técnica/tecnológica é sim um ponto muito importante...
 

Lord Seph

Bam-bam-bam
Mensagens
10.155
Reações
2.515
Pontos
454
agora só é aumentor o numero de professroes e a qualdiade dos emsmo e claro dar um salario de gente e não essa coisa tosca que chamam de salario.
 

esquisitofilosofo

Supra-sumo
Mensagens
2.872
Reações
373
Pontos
179
Falar se isso vai dar certo é incerto :P Mas eu concordo com o manolo acima: tem que aumentar o salário de (nós) professores. E outro ponto: como fica Filosofia nessa história?
 

Aion_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.012
Reações
3.334
Pontos
979
Eu particularmente gosto do sistema asiático: quem quer estudar, continua na "high school". Quem não quer, vai para a educação vocacional (e posteriormente pode continuar a estudar em escolas técnicas).
MAs eu preferia que o ensino médio noturno fosse abolido.
 

cromado

Bam-bam-bam
Mensagens
6.550
Reações
1.209
Pontos
379
Uma boa, quando estava no EM sempre me perguntava pq diabos eu tinha que estudar matérias como Física e Biologia se a minha carreira acadêmica passaria longe desses assuntos. É óbvio que o básico deve ser estudado, é importante ter noção dessas matérias, mas no EM são 3 anos estudando alguns temas que vc não tem a mínima vontade de aprender e provavelmente serão esquecidas, só fomentando a evasão.

Aion_;7847974 disse:
MAs eu preferia que o ensino médio noturno fosse abolido.

Ai e evasão no EM vai a 80%

Ninguém estuda no noturno pq quer, mas pq precisa. São jovens que ajudam ou sustentam famílias.

O governo deve flexibilizar o noturno mesmo, hoje em dia é um lixo pq é tudo muito corrido, horas/aulas são pouquíssimas para muita matéria.
 


_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.643
Reações
6.600
Pontos
819
Aion_;7847974 disse:
Eu particularmente gosto do sistema asiático: quem quer estudar, continua na "high school". Quem não quer, vai para a educação vocacional (e posteriormente pode continuar a estudar em escolas técnicas).
MAs eu preferia que o ensino médio noturno fosse abolido.

ensino medio noturno abolido? tu é louco? :P

quem trabalha o dia todo como ia fazer o ensino medio?...

anyway quero ver isso em pratica, ainda está no papel.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Prevejo a "industria do vestibular" ganhando mais e mais com essas medidas...


Não adianta nada reformular o Ensino Médio se o pessoal (estudantes) estão mais preocupados com vestibular do que estudar em si. Deveriam reformular este sistema escroto que beneficia alguns e afasta uma grande maioria.
 

joe perry.

Bam-bam-bam
Mensagens
7.854
Reações
491
Pontos
294
tem erro na matéria
ensino médio noturno são 4 anos
pessoal que reclama dos salários dos professores
no âmbito federal já são bem mais altos do que no municípios e estados
aqui no Rio é 600 reais =O
Somos o segundo pior ensino do país
Valeu Cabral :rox
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
joe perry.;7848504 disse:
tem erro na matéria
ensino médio noturno são 4 anos
pessoal que reclama dos salários dos professores
no âmbito federal já são bem mais altos do que no municípios e estados
aqui no Rio é 600 reais =O
Somos o segundo pior ensino do país
Valeu Cabral :rox

Se a instutição for uma Autarquia, o nível salarial é quase um abismo entre o dos do municípios e estados.
 

Esc¹

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.273
Reações
796
Pontos
589
joe perry.;7848504 disse:
tem erro na matéria
ensino médio noturno são 4 anos
pessoal que reclama dos salários dos professores
no âmbito federal já são bem mais altos do que no municípios e estados
aqui no Rio é 600 reais =O
Somos o segundo pior ensino do país
Valeu Cabral :rox

Que eu saiba o EM noturno tem duração de 3 anos e não 4. [kdesconfia]
 

High_Voltage

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.655
Reações
7.093
Pontos
544
O governo tá mexendo na educação de cima pra baixo.
Tinha q arrumar de baixo pra cima...
 
Topo Fundo