O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Efeito Mandela - Já aconteceu com você?

Mestre Linguiça

Bam-bam-bam
Mensagens
2.416
Reações
8.641
Pontos
453
O Efeito Mandela é uma teoria que explica a origem e o mecanismo de funcionamento de memórias coletivas alternativas. Por exemplo: algumas pessoas se lembram de ter assistido ao filme Shazaam nos anos 90, estrelado pelo comediante norte-americano Sinbad. Mas o fato é que esse filme jamais foi gravado.


10 exemplos famosos


1. Nelson Mandela morreu nos anos 80

Foi daí que surgiu a teoria. Tanto que ela acabou levando o nome do político sul-africano. Teoria da conspiração? Desinformação? Ignorância política? Quem acredita na teoria realmente acha que Nelson Mandela morreu enquanto estava na prisão, nos anos 80. Mas isso não teria acontecido na nossa realidade.

2. Leonardo DiCaprio ganhou um Oscar antes de 2016

Você acha que o Leonardo DiCaprio ganhou seu primeiro Oscar só em 2016, quando foi premiado pela atuação no filme O Regresso? Há pessoas que dizem se lembrar de outros prêmios antes desse. Seria mais uma experiência de Efeito Mandela?

3. Shazaam foi um filmaço! Você não viu? Como assim?!

Pessoas garantem que assistiram a um filme nos anos 90 chamado Shazaam. Lembram-se até do protagonista: David Adkins, mais conhecido como Sinbad. Se você não viu, não sabe o que está perdendo. Será que ainda está em cartaz numa outra dimensão?

4. O Pensador, de Auguste Rodin


A mão está apoiada na testa ou no queixo? Algumas pessoas juram se lembrar de que é na testa. Mero engano? Elas dizem que não. Talvez o escultor francês tenha esculpido assim numa outra realidade ou seja mais um exemplo de bug na Matrix, vai saber...

5. "Os fins justificam os meios", como disse Nicolau Maquiavel

Algumas pessoas garantem ter lido essa frase no clássico O Príncipe, publicado pela primeira vez em 1532. A verdade, no entanto, é que Maquiavel nunca escreveu essa frase, embora ela possa ser usada para sintetizar alguns aspectos do seu pensamento político.

6. Looney Toons ou Looney Tunes?

Esse exemplo é dado pela própria Fiona Broome em seu site. A famosa série de animação norte-americana se chama Looney Tunes, embora muitas pessoas jurem de pés juntos que se lembram do segundo nome ser Toons. Seria o Efeito Mandela mais uma vez em ação?

7. O que o Darth Vader falou para o Luke?

Alguns fãs de Star Wars dizem ter certeza de que a famosa frase dita por Darth Vader é "Luke, eu sou seu pai". Você também achava isso? Então saiba que pode ter assistido ao Episódio V em outra dimensão, porque a verdadeira frase é "Não, eu sou seu pai".

8. "Espelho, espelho, meu..."

Outro exemplo de Efeito Mandela, segundo os adeptos dessa teoria, é a famosíssima frase dita pela Rainha Má em Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney: "Espelho, espelho meu, quem é mais bela do que eu?". Talvez a Rainha Má tenha dito essa frase numa realidade paralela. Na nossa dimensão é e sempre foi: "Fala, mágico espelho meu: quem é mais bela do que eu?".

9. A faixa no rabo do Pikachu

Pois é. Até o Pikachu entrou no Efeito Mandela. Parece que muita gente jura se lembrar de uma faixa preta no final do rabo do personagem. Mas essa faixa nunca existiu!

10. "We are the champions... of the world"

Você sabia que a famosa música do Queen não termina com "of the world"? Se você pensava que sim, talvez tenha vivido a experiência do Efeito Mandela. O complemento "of the world" existe, mas no meio da música. Sua existência no final talvez seja um grande engano coletivo ou mais uma manifestação do Efeito Mandela. Vai saber...
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
O maior exemplo de Efeito Mandela no Brasil:

NA HORA DO PLANTÃO DA GLOBO SOBRE O ATENTADO DAS TORRES GÊMEAS (11/09/2001), NÃO ESTAVA PASSANDO DRAGON BALL, MUITO MENOS O EPISÓDIO EM QUE O GOKU VIRA SSJ3.




Abraços
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
de inicio achei interessante, mas depois vi tanto vídeo forçado sobre esse efeito que desencanei, isso na verdade é sua própria memória que não guarda tantos detalhes de coisas não importantes.
 


Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.841
Reações
7.796
Pontos
1.264
Nos anos 90, Steven Spielberg reformulou os desenhos da Looney Tunes, criando versões juvenis de personagens consagrados. O nome dado a essa nova série foi Tiny Toons.
Por isso muita gente confunde os nomes.

tinytoons_0.jpg




Quanto ao "Shazaam", eu nunca ouvi falar desse filme, mas parece que acharam ele. Só não sei quem é o tal David Adkinson mencionado.

 
Ultima Edição:

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.427
Reações
71.680
Pontos
1.763
Será que não existe um efeito Mandela nos fazendo acreditar que nada disso é como realmente foi, mas na verdade estávamos nos enganando duplamente?

:kpensa
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
eu achava que o mandela tinha morrido na prisão há muitos anos atrás, achei isso por mto tempo, inclusive antes de ter acesso a internet

suspeito que tenha sido algum filme que me fez pensar assim (e muitas outras pessoas, pelo visto), talvez tenha sido comentado brevemente em algum filme dos anos 80 que mta gente viu e nem se lembra
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Eu tenho uma parada parecida

Em senhor dos anéis,que foi lançado na minha infância,eu e minhas duas irmãs mais velhas lembramos claramente do personagem legolas s chamar Nicolau

E uma lembrança clara e compartilhada por nos 3

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
A questão é que no dia anterior, no preview do episódio seguinte, seria a da transformação do Goku SSJ3. Porque eu sei disso, porque eu estudava de manhã e sempre pegava o finalzinho de DBZ.
A minha lembrança sempre foi essa também.

Mas o pessoal jura de pé junto que o episódio do dia das torres era pra ser o 237.

Até hoje eu tento achar alguma informação mais oficial sobre isso (Além de uma conta ou alguém jurando de pé junto que lembra) e nunca achei nada. Até e-mail pra globo eu já enviei e eles me linkaram o e-farsas.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.794
Reações
9.291
Pontos
1.084
Eu jurava que tinha um episódio do Chaves que mostra como é o barril por dentro, mas isso nunca existiu.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.988
Reações
55.153
Pontos
1.839
A maioria desses nunca nem soube. Acho que só mesmo a do Luke e Espelho, espelho meu. Isso é mais por outras pessoas repetirem tanto que se jura que é verdade, tipo a frase "Play it again, Sam." de Casablanca. Todo cinéfilo comenta isso mas tal frase nunca foi dita no filme.
 

Bugiga

Supra-sumo
Mensagens
457
Reações
1.556
Pontos
168
A do "espelho, espelho meu...", creio que é porque no conto da Branca de Neve é este o texto usado tradicionalmente nas traduções em Português. Daí, por uma associação de ideias, já se deduz que na dublagem do longa clássico da Disney usam o mesmo texto, o que não ocorreu na realidade.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
O maior exemplo de Efeito Mandela no Brasil:

NA HORA DO PLANTÃO DA GLOBO SOBRE O ATENTADO DAS TORRES GÊMEAS (11/09/2001), NÃO ESTAVA PASSANDO DRAGON BALL, MUITO MENOS O EPISÓDIO EM QUE O GOKU VIRA SSJ3.




Abraços

Esse é o maior mesmo, até no fórão já vi dezenas :kkk
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Esse do 11/09/01 eu tinha na mente que era Digimon que estava passando, tinha só 4 anos na época mas lembro muito bem que no dia eu tinha dormido na casa dos meus avós e quando entrou o plantão estava vendo alguma coisa na Globo.


Enviado do meu iPhone 6S usando Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
  • Teve dias da semana que não passou a TV Globinho por algum motivo, logo atrasava.
  • Assistindo Dragon Ball Kai há um tempo atrás, eu notei que alguns episódios simplesmente não passavam porque eu não me lembrava dele. Então pode ser que a globo não tenha exibido o anime por completo, o que poderia muito bem ter acontecido.
O foda é que pra mim ou o efeito Mandela é a dúvida. :klol

Porque não ser esse o episódio do dia pra mim faz todo o sentido por eu lembrar de ter assistido esse episódio e eu tenho certeza que não foi no dia seguinte do WTC e também lembro de ter assistido ele na "cronologia", ou seja eles não pularam o episódio pra passar depois.

Por isso que eu sempre tentei achar uma fonte oficial sobre o episódio que ia passar no dia. Eu cheguei a tentar achar a programação de dias anteriores pra tentar ver qual episódio seria, mas não achei nada. Nem a globo me ajudou.

Na próxima vez que eu tiver tempo livre eu vou ver se encontro o e-mail de um daqueles anciões que tem acesso a todo tipo de relíquia da empresa pra ver se consigo extrair algo.
 

Mestre Linguiça

Bam-bam-bam
Mensagens
2.416
Reações
8.641
Pontos
453
Nunca viu o Quico caindo junto com o barril e os pés dele saindo por baixo do barril? Só mostra que o barril não tem fundo, é só uma casca.
Ah, sim!

Desculpa, entendi outra coisa...

Mas em outros episódios o barril é fechado, como quando seu madruga sobe nele para trocar a lâmpada.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.184
Reações
94.463
Pontos
1.353
O 237 é o sacrifício do Vegeta. Eu lembro desse episódio e eu vi ele justamente no finalzinho, logo não foi ele.



O pessoal tenta usar a lógica de quando o anime começou a ser exibido + os números dos episódios. Só tem um problema nessa conta que é:

  • Teve dias da semana que não passou a TV Globinho por algum motivo, logo atrasava.
  • Assistindo Dragon Ball Kai há um tempo atrás, eu notei que alguns episódios simplesmente não passavam porque eu não me lembrava dele. Então pode ser que a globo não tenha exibido o anime por completo, o que poderia muito bem ter acontecido.


eu lembro que era quebra pau entre o Goku e Majin vegeta, não lembro exatamente aonde era.
Mas lembro desse quebra-pau porque foi o motivo de eu ter faltado da escola :klolz
pra mim: revanche do Vegeta >>>>> escola :klolz
Escola era algo inutil, eu raramente aprendia algo de novo que os livros não ensinavam.


nunca entendi o mito do SSJ3.
A primeira vez que esse lixo apareceu eu também não tinha ido pra escola (mais faltava do que ia, haha).
 
Ultima Edição:

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.356
Reações
51.076
Pontos
1.539
Talvez, por serem fatos sem importância nenhuma, o cérebro não julgue que seja importante se ater a detalhes, afinal que diferença faz o que o cara fala no star wars? ou o nome do desenho? ou a cor do rabo do pikachu? São coisas sem relevancia nenhuma.
 
Topo Fundo