O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Eletrônica Outerspace, Arduíno e afins, o que precisamos saber para começar!

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Opa, já tinha te dito que comprei e hoje chegou. Comprei um multímetro e uma espécie de estojo pra guardar tudo.
Visualizar anexo 62828
Agora é aprender o que faz o que e pá.
Focar em um projeto e, como disseram, queimar uns leds pra aprender :D
Recebi o meu também faz pouco mais de uma semana, agora é dar uma fuçada.

Enviado de meu XT1672 usando o Tapatalk
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
https://arduino.stackexchange.com/questions/8514/how-to-control-19-rgb-led-strips-with-one-arduino

O controle é feito com a famosa modulação PWM:
Iq1on.png


Há fitas de LEDs feitas com microcontroladores internos para demodular os pulsos e acender os LEDs de acordo (o microcontrolador é o pequeno chip escuro e os três LEDs RGB são os pequenos cristais quadrados à direita):
leds_neo-closeup.jpg


Fita de LED endereçável NeoPixel (addressable LED strip) da ADAFruit (https://learn.adafruit.com/adafruit-neopixel-uberguide/the-magic-of-neopixels):
glamour.jpg

Estava lendo o guia definitivo do site e acabei não finalizando.
Se um Arduino conseguir controlar simultaneamente três ou quatro pequenos filetes de LEDs que possuam esses microcontroladores e cada trecho de fita tenha saída e resultado diferente um do outro, eu vou pirar na batata facinho, pois tenho projetos adjacentes que podem ser potencializados com esse tipo deadereço luminoso.
Quando vi que pode-se até lidar com Ambilight, meio que sofri um microorgasmo aqui.
 
  • Curtir
Reações: Geo


Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Estava lendo o guia definitivo do site e acabei não finalizando.
Se um Arduino conseguir controlar simultaneamente três ou quatro pequenos filetes de LEDs que possuam esses microcontroladores e cada trecho de fita tenha saída e resultado diferente um do outro, eu vou pirar na batata facinho, pois tenho projetos adjacentes que podem ser potencializados com esse tipo deadereço luminoso.
Quando vi que pode-se até lidar com Ambilight, meio que sofri um microorgasmo aqui.
Na verdade o controle é LED a LED individualmente. A fita endereçável também tem microcontroladores, então se tu implementares os sinais que a fita entenda (protocolo de comunicação) é possível controlar cada LED individualmente com apenas um fio de controle. É como se fosse uma rede simples. Impressionante como isso evoluiu.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Chegou meu modulo de giroscópio para Arduino. vou ver se arrumo tempo para fazer alguma experiencia aqui e postar.

L3G4200D-Three-Axis-Digital-Rate-Gyroscope-GY-50-Sensor-Module-For-Arduino_2.JPG

Isto no meu trabalho pode ser fundamental pois temos de medir o angulo de veículos para calcularmos se a direção do condutor é mais dificil ou mais facil por exemplo.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Comecei a ler sobre eletrônica ontem à noite. Achei um resumo dum resumo (lol) pq estava sem paciência para história da eletrônica.
Esse daqui: http://fatecjd.edu.br/site/uploads/files/Conceitos-1-Eletronica Basica e Principais Componentes.pdf

Hoje pretendo ver esse daqui: https://files.comunidades.net/mutcom/Exercicios_eletronica_basica.pdf
Tem até referência bibliográfica, pra nortear as próximas leituras.

Ou esse: http://www.peteletrica.uff.br/wp-content/uploads/2014/07/Apostila-de-Eletrônica-Básica.pdf

Eu sei que isso tudo é muito básico. Se puderem sugerir os próximos passos, agradeço.
E de qualquer forma, o post fica de dica e convite pra quem estiver começando. Vamos trocar experiências.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Eu ainda não estou acreditando.
Acabei de receber recomendação desse site para relacionados a Arduino.
É isso mesmo? Não tô sonhando?
Módulo DC pra Arduino por seis talqueis?
Frete por carta registrada? Me belisca, por favor.

https://www.arzshop.com.br
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Novidades muito simples...



Essas sao técnicas para proteger um circuito contra polaridade reversa, é um video bastante didático e simples de replicar o que ele faz.

Além disto comprei essa belezinha recentemente e estou muito satisfeito com o resultado!

71TFy1qcUDL._SL1200_.jpg


Isto o que faz é a partir de um cabo USB carregar qualquer bateria de Litio padrão, eu tenho varias baterias que uso em projetos e isso é um protetor para carregar estas baterias. Muito compacto e absolutamente simples de se incluir em qualquer coisa.
É totalmente seguro, posso deixar a noite toda a carregar uma bateria e nao ha perigo de ocorrer superaquecimento.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
Pessoal ontem eu vi um vídeo do Manual do Mundo sobre o Arduino e achei muito interessante, nas últimas semanas o cara desse canal está postando praticamente um curso de eletrônica postando vários vídeos falando sobre componentes, entre outros, e aprendi muita coisa com ele que ainda não sabia, e ontem ele fez esse vídeo sobre o Arduino, mostrando alguns modelos e algumas coisas que ele pode fazer, então fiquei mais interessado no Arduino e estou pensando em fazer um curso sobre ele, será que vale a pena? Tem muita coisa de eletrônica que quero fazer cursos, e vi que tem uns cursos interessantes sobre Arduino na minha cidade, ai estou pensando em fazer um sobre ele também, só gostaria de saber se vale a pena.

O vídeo que vi foi esse:

 
  • Curtir
Reações: Geo

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.582
Pontos
1.763
Meu pai tinha uma loja de eletrônica (desde os anos 70 até 1995 mais ou menos) e incrivelmente nunca me interessei por esse assunto.

Mesmo assim eu ajudava ele na loja, seja configurando tvs e rádios e 'testando' videogames que ele consertava.

Vendo as fotos da revista Eletrônica na primeira página me deu uma nostalgia...

:kjoinha
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
comprei um livro que parece interessante sobre o tema. chegou hoje.
ELETRÔNICA PARA MAKERS o nome. paguei 65 na amazon. tô começando a leitura e parece bem legal. funciona na forma de projetos, vc faz e ai aprende. ele te manda fazer sem explicar o que é que vc tá montando, depois de pronto que ele explica o que vc fez e a teoria toda por trás. meu problema MESMO é conseguir comprar essas porras. um monte de ferramentinha, suprimento e componente. não vira comprar por ML pq o valor de cada um deles separado é mto baixo e o frete mata. queria achar uma loja boa aqui em SP pra passar e comprar td que preciso pros primeiros capitulos pelo menos, ai se tomar gosto no negócio volto e compro o resto haha. tava lendo as indicações dele sobre um bom multimetro e curti bastante, se me falassem "compra um multimetro" eu já iria no mais barato. no ML uns 18 reais. mas lendo aqui cheguei a conclusão que um de 35 é a melhor opção custo-beneficio, pq mede mais coisas e tal.
tava dando uma olhada no negócio, e pelos experimentos, a coisa é pra vc fazer cagada e aprender justamente por isso. o segundo experimento do negócio é colocar uma pilha AA em curto haha. altas emoções!
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
Ontem quando comprei meu suporte terceira mão eu tinha achado ele em uma loja onde eu nunca tinha ido antes, nem conhecia, só fui lá porque um cara de outra loja me indicou ela, pois ele não tinha esse suporte a venda na loja dele, mas chegando nessa outra loja encontrei o suporte, mas quando fui pagar no caixa vi umas plaquinhas pequenas em um balcão de vidro, e chegando perto vi diversos modelos de Arduino, foi a primeira vez que vi eles pessoalmente... :klol

Tinha vários modelos, mas achei eles meio caros, o Nano custava uns 64 reais, o Uno era 91 reais, e tinha um que era mais de 100, o Leonardo eu acho, eu nem quis perguntar o preço dos outros, mas será que eles estão no preço mesmo? No vídeo que postei acima o cara disse que eram mais baratos...

Estou louco para aprender mais sobre eles, tenho até ideias de projetos, tomara que eu ache um curso legal aqui na minha cidade e consiga fazer...
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
acabei de "fazer o pedido" aqui com a maior parte que o livro indica comprar: ferro de solda, fios, resistor, capacitor e o caramba, deu inscriveis 450 reais no bau da eletronica. E ainda ficou faltando umas coisas que n achei lá ou tava sem estoque. td bem que coloquei mais do que indicava pra ter uma folga e sobrar pra outras coisas. Mas powrra, é grana hein?! agora to aqui decidindo se pago ou não haha. foda que pelo nivel das coisas que li, tipo a pilha em curto, queria ter um espaço bem "fodivel" pra fazer essas coisas. assim se o bagaço explodir n ferra nada com que me importo. Até tenho o quarto de empregada pra isso. mas n tem mesa lá... qual o risco de explodir uma pilha AA se der curto nela? haha
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
pessoas, um up aqui.
comprei o livro e as peças aqui e to curtindo. começando a entender a bagaça. mas a compra de peças me fodeu pq tem coisas que eu cheguei a conclusão que são realmente dificeis de achar, não é só questão de n saber pelo que to procurando.
Em um experimento o cara pede pra usar um relés de 9vdc dpdt. Eu procurei em td qnt é canto e só achei uns kits com 10 no ML, e o cara n vende mais nada que eu preciso. ainda teria que pagar o frete só nisso. sai mto cara a brincadeira. Ai decidi testar com um relé de 12v que achei na loja msm. a ideia era tentar acionar ele com uma bateria de 9v. Usei um multimetro pra testar continuidade, e qnd ligo a bateria nele, ouço o clique, só que não dá continuidade no outro polo. Imagino que n tenha força suficiente pra fechar o circuito, afinal é um relé de 12v. pesquisando na internet vi que em geral relé n usa lá mta amperagem. Então tentei dar um gato só pra ver se funcionava. Liguei duas pilhas AA em série com a bateria de 9v. Testei com o multimetro e tava batendo um pouco mais de 12v. Liguei no relé, verifiquei a voltagem que chega no terminal do relé e tava em 11,4/ 11,5v. Imagino que já deveria ser o suficiente. Mas testando a continuidade no polo com o multimetro, continua sem fechar o circuito. Pra mim o problema nem é que n tá fechando o circuito, pq eu poderia tentar com outros de 5 ou 6v e ver no que dá. Mas me deixa frustrado n entender o pq de n funcionar. tá com a tensão correta e parece que a amperagem n é alta pra fazer funcionar (de toda forma, 2 pilhas e 1 bateria juntas deveriam entregar a amperagem necessária, diaxo!)
Alguém consegue me explicar isso? eu n medi a amperagem pq pra isso tem que ter mais noção do que tô fazendo se n eu queimo o fusivel do multimetro. Eu simplesmente n tenho ideia de quantos amperes tão percorrendo aquilo e n to afim de arriscar o multimetro haha. Procurei na net as specs do multimetro que to usando, e achei aqui:
mas n me ajudou mto pq n entendi nada. pelo que entendi, fala mto sobre a alimentação nos circuitos que ficam alternando conforme o relé é ativado/desativado. Mas da ativação dele msm n diz mta coisa. só fala da bobina que n entendi nada...

Enfim, alguma boa alma ai saberia explicar a teoria por trás do pq eu to fazendo cagada?
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Chegou meu modulo de giroscópio para Arduino. vou ver se arrumo tempo para fazer alguma experiencia aqui e postar.

L3G4200D-Three-Axis-Digital-Rate-Gyroscope-GY-50-Sensor-Module-For-Arduino_2.JPG

Isto no meu trabalho pode ser fundamental pois temos de medir o angulo de veículos para calcularmos se a direção do condutor é mais dificil ou mais facil por exemplo.

Lembra-te de questões como filtrar ruídos e corrigir deriva/desvio/bias. A não ser que esse módulo já tenha essas correções.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Eu ainda não estou acreditando.
Acabei de receber recomendação desse site para relacionados a Arduino.
É isso mesmo? Não tô sonhando?
Módulo DC pra Arduino por seis talqueis?
Frete por carta registrada? Me belisca, por favor.

https://www.arzshop.com.br

Componentes de energia costumam ser baratos mesmo. Tentes ver um, por exemplo, sensor de pressão ou um com display de LCD.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Pessoal ontem eu vi um vídeo do Manual do Mundo sobre o Arduino e achei muito interessante, nas últimas semanas o cara desse canal está postando praticamente um curso de eletrônica postando vários vídeos falando sobre componentes, entre outros, e aprendi muita coisa com ele que ainda não sabia, e ontem ele fez esse vídeo sobre o Arduino, mostrando alguns modelos e algumas coisas que ele pode fazer, então fiquei mais interessado no Arduino e estou pensando em fazer um curso sobre ele, será que vale a pena? Tem muita coisa de eletrônica que quero fazer cursos, e vi que tem uns cursos interessantes sobre Arduino na minha cidade, ai estou pensando em fazer um sobre ele também, só gostaria de saber se vale a pena.

O vídeo que vi foi esse:


Eu comprei exatamente o Uno. Quando ao curso, podes investir. Conheço cursos de Engenharia Química que já estão usando Arduíno na disciplina de Automação Industrial. Esse é o futuro.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Ontem quando comprei meu suporte terceira mão eu tinha achado ele em uma loja onde eu nunca tinha ido antes, nem conhecia, só fui lá porque um cara de outra loja me indicou ela, pois ele não tinha esse suporte a venda na loja dele, mas chegando nessa outra loja encontrei o suporte, mas quando fui pagar no caixa vi umas plaquinhas pequenas em um balcão de vidro, e chegando perto vi diversos modelos de Arduino, foi a primeira vez que vi eles pessoalmente... :klol

Tinha vários modelos, mas achei eles meio caros, o Nano custava uns 64 reais, o Uno era 91 reais, e tinha um que era mais de 100, o Leonardo eu acho, eu nem quis perguntar o preço dos outros, mas será que eles estão no preço mesmo? No vídeo que postei acima o cara disse que eram mais baratos...

Estou louco para aprender mais sobre eles, tenho até ideias de projetos, tomara que eu ache um curso legal aqui na minha cidade e consiga fazer...
Para começar a experimentar e aprender o Uno é o melhor. Ele tem muitas funções, é relativamente potente e tem preço relativamente baixo. Depois, lógico, para projetos sérios tu precisarás saber o modelo mais otimizado para a aplicação, por exemplo, para aplicações que requerem baixo consumo de energia.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
Eu comprei exatamente o Uno. Quando ao curso, podes investir. Conheço cursos de Engenharia Química que já estão usando Arduíno na disciplina de Automação Industrial. Esse é o futuro.
Para começar a experimentar e aprender o Uno é o melhor. Ele tem muitas funções, é relativamente potente e tem preço relativamente baixo. Depois, lógico, para projetos sérios tu precisarás saber o modelo mais otimizado para a aplicação, por exemplo, para aplicações que requerem baixo consumo de energia.
Beleza, irei comprar o Uno primeiro, visto que ele é ideal para iniciantes. Só achei ele bem salgado na loja onde encontrei para venda, 91 contos... Por esse valor eu compro um Mega de fora... Vou ter que comprar em outro lugar, pois vejo ele por 30, 40 reais mais barato em anúncios da internet... A não ser que esse que eu vi venha com alguns itens junto, não só ele pelado... :klol

Meu desejo é achar um daqueles kits que vem com vários itens, como protoboards e vários outros acessórios, se o cara consegue um desses já vem com praticamente tudo para iniciar.
 
  • Curtir
Reações: Geo

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Beleza, irei comprar o Uno primeiro, visto que ele é ideal para iniciantes. Só achei ele bem salgado na loja onde encontrei para venda, 91 contos... Por esse valor eu compro um Mega de fora... Vou ter que comprar em outro lugar, pois vejo ele por 30, 40 reais mais barato em anúncios da internet... A não ser que esse que eu vi venha com alguns itens junto, não só ele pelado... :klol

Meu desejo é achar um daqueles kits que vem com vários itens, como protoboards e vários outros acessórios, se o cara consegue um desses já vem com praticamente tudo para iniciar.
eu aproveitei aqueles cupons de 10 dolares do ebay, e comprei 2 uno por 6 reais já com frete. agora o duro é esperar chegar haha
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
eu aproveitei aqueles cupons de 10 dolares do ebay, e comprei 2 uno por 6 reais já com frete. agora o duro é esperar chegar haha
Pois é, na verdade o Uno que eu vi a venda não era 91 reais, era 105 reais, que é nessa loja aqui:


Eu confundi os valores porque o cara que me atendeu me disse um modelo diferente e achei que fosse ele, mas não sei se ele vem com mais alguma coisa junto, nesse anúncio ai aparece ele com um case de acrílico e falando que é original e tal, talvez esses de 50 contos que aparecem por ai sejam genéricos, pois sei que eles podem ser reproduzidos livremente, ai não sei se valeria a pena comprar esse dessa loja ou não, vou ter que me informar lá de novo, quem saiba valha a pena e eu achando que está caro demais... :klol
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Pois é, na verdade o Uno que eu vi a venda não era 91 reais, era 105 reais, que é nessa loja aqui:


Eu confundi os valores porque o cara que me atendeu me disse um modelo diferente e achei que fosse ele, mas não sei se ele vem com mais alguma coisa junto, nesse anúncio ai aparece ele com um case de acrílico e falando que é original e tal, talvez esses de 50 contos que aparecem por ai sejam genéricos, pois sei que eles podem ser reproduzidos livremente, ai não sei se valeria a pena comprar esse dessa loja ou não, vou ter que me informar lá de novo, quem saiba valha a pena e eu achando que está caro demais... :klol
eu aproveitei que tava no ebay qnd comprei os arduinos e peguei um kit de 37 sensores por 50 mangos com frete incluso tbm haha. se chegar sem taxa foi um belo de um bom negócio =P
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
eu aproveitei que tava no ebay qnd comprei os arduinos e peguei um kit de 37 sensores por 50 mangos com frete incluso tbm haha. se chegar sem taxa foi um belo de um bom negócio =P
Eu estive pensando e acho que vou pegar esse de 105 contos mesmo, pois na loja alega que é o original, e vem com aquela caixinha de acrílico, esses Uno originais são mais caros mesmo pelo que pesquisei no ML, aqui estão os preços dele:


Pensando bem a média de preço deles é uns 70 contos, e se eu comprasse de fora daria mais uns 30 contos do frete, e ainda teria que esperar uns 10 dias para receber, e nessa loja posso ir lá pessoalmente e comprar na hora, espero poder comprar ele nos próximos dias... :klol
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Eu estive pensando e acho que vou pegar esse de 105 contos mesmo, pois na loja alega que é o original, e vem com aquela caixinha de acrílico, esses Uno originais são mais caros mesmo pelo que pesquisei no ML, aqui estão os preços dele:


Pensando bem a média de preço deles é uns 70 contos, e se eu comprasse de fora daria mais uns 30 contos do frete, e ainda teria que esperar uns 10 dias para receber, e nessa loja posso ir lá pessoalmente e comprar na hora, espero poder comprar ele nos próximos dias... :klol
acho que o fato de ser original ou n, n conta mto n. Principalmente pra nós que somos iniciantes. E como as specs são publicas, n é o mesmo que um produto patenteado pirateado: n tem engenharia reversa e tal. entre 100 no original e 30 no pirata, pago 30 no pirata. Até pq n sei se vou tomar gosto pela coisa e fazer algo mais hardcore depois. Se for, e se precisar, ai sim vou atrás de um de qualidade maior. Sair gastando mta grana qnd vc tá iniciando numa brincadeira dessas é foda. E olha que falo isso tendo acabado de gastar uns 800 reais em peças pra começar minha brincadeira hahaha. isso pq fui no mais barato que achei.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
acho que o fato de ser original ou n, n conta mto n. Principalmente pra nós que somos iniciantes. E como as specs são publicas, n é o mesmo que um produto patenteado pirateado: n tem engenharia reversa e tal. entre 100 no original e 30 no pirata, pago 30 no pirata. Até pq n sei se vou tomar gosto pela coisa e fazer algo mais hardcore depois. Se for, e se precisar, ai sim vou atrás de um de qualidade maior. Sair gastando mta grana qnd vc tá iniciando numa brincadeira dessas é foda. E olha que falo isso tendo acabado de gastar uns 800 reais em peças pra começar minha brincadeira hahaha. isso pq fui no mais barato que achei.
Pois é, quando vê o cara acaba não curtindo... Mesmo assim mandei um email lá para loja perguntando se vem mais alguma coisa com ele... :klol

Eu queria mesmo era conseguir um daqueles kits junto, tem alguns relativamente baratos até, e vem com uma porrada de coisa interessante, uma das primeiras coisas que quero fazer é um Pong com Arduino igual a esse, já faz algumas semanas que estou essa ideia de fazer meu Pong, o "Odinssey"... :klol

 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Pois é, quando vê o cara acaba não curtindo... Mesmo assim mandei um email lá para loja perguntando se vem mais alguma coisa com ele... :klol

Eu queria mesmo era conseguir um daqueles kits junto, tem alguns relativamente baratos até, e vem com uma porrada de coisa interessante, uma das primeiras coisas que quero fazer é um Pong com Arduino igual a esse, já faz algumas semanas que estou essa ideia de fazer meu Pong, o "Odinssey"... :klol


eita, mas isso é ligado na TV ou é uma LCD portátil no arduino? e o input vai pelo que? teclado? joypad? parece algo meio complexo.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
eita, mas isso é ligado na TV ou é uma LCD portátil no arduino? e o input vai pelo que? teclado? joypad? parece algo meio complexo.
Tem muitos projetos de jogos de Arduino no Youtube, esse ai acredito que seja numa TV, mas já vi outros que são ligados a monitores e telas LCD também. Além dos Pongs, que tem diversas versões, vi também algumas versões de Breakout, Tetris e até uns adventure, apesar de bem limitados acho que daria para fazer uns consoles e joguinhos estilo Atari neles.

O que achei mais bonito é esse, que é ligado em um monitor VGA, a maioria dos outros projetos que vi são ligados a monitores ou TVs, e muitos são protótipos ligados numa protoboard, mas acredito que alguns devam ter feito versões definitivas.

 
  • Curtir
Reações: Geo

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Tem muitos projetos de jogos de Arduino no Youtube, esse ai acredito que seja numa TV, mas já vi outros que são ligados a monitores e telas LCD também. Além dos Pongs, que tem diversas versões, vi também algumas versões de Breakout, Tetris e até uns adventure, apesar de bem limitados acho que daria para fazer uns consoles e joguinhos estilo Atari neles.

O que achei mais bonito é esse, que é ligado em um monitor VGA, a maioria dos outros projetos que vi são ligados a monitores ou TVs, e muitos são protótipos ligados numa protoboard, mas acredito que alguns devam ter feito versões definitivas.


pra esse tipo de coisa, imagino que seja mto mais interessante usar um raspberry pi. eu tenho uns aqui. o zero W e o 3. O 3 roda emuladores até de PS1 (o de N64 já fica lento). no zero W acho que roda até GBA numa boa e consome bem menos bateria. se fosse fazer um esqueminha portátil, o negócio seria usar um zero W. Se fosse um pra jogar em TV, o 3 é a melhor opção. o arduino acho que é melhor pra coisas mais mecânicas, que demandam de instruções mais simples.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Pois é, na verdade o Uno que eu vi a venda não era 91 reais, era 105 reais, que é nessa loja aqui:


Eu confundi os valores porque o cara que me atendeu me disse um modelo diferente e achei que fosse ele, mas não sei se ele vem com mais alguma coisa junto, nesse anúncio ai aparece ele com um case de acrílico e falando que é original e tal, talvez esses de 50 contos que aparecem por ai sejam genéricos, pois sei que eles podem ser reproduzidos livremente, ai não sei se valeria a pena comprar esse dessa loja ou não, vou ter que me informar lá de novo, quem saiba valha a pena e eu achando que está caro demais... :klol
Lembrem de que existem vários Unos. O meu foi um genérico fabricado pela Keyestudio e custou pouco mais de R$60,00. Os de marca certamente serão mais caros. O Arduíno é uma plataforma de hardware aberto. Aliás tu podes comprar apenas o microcontrolador e fazer teu próprio Arduíno Uno.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.464
Pontos
503
pra esse tipo de coisa, imagino que seja mto mais interessante usar um raspberry pi. eu tenho uns aqui. o zero W e o 3. O 3 roda emuladores até de PS1 (o de N64 já fica lento). no zero W acho que roda até GBA numa boa e consome bem menos bateria. se fosse fazer um esqueminha portátil, o negócio seria usar um zero W. Se fosse um pra jogar em TV, o 3 é a melhor opção. o arduino acho que é melhor pra coisas mais mecânicas, que demandam de instruções mais simples.
Pois é, me interessei em fazer um desses porque sou fã de pongs e queria fazer o meu próprio, quem sabe um dia eu faça um com um Arduino Pro Mini, ou com o microcontrolador dele, ai não precisaria eu usar um Arduino inteiro só para isso... :klol
Há os chamados Starter Kits.
Lembrem de que existem vários Unos. O meu foi um genérico fabricado pela Keyestudio e custou pouco mais de R$60,00. Os de marca certamente serão mais caros. O Arduíno é uma plataforma de hardware aberto. Aliás tu podes comprar apenas o microcontrolador e fazer teu próprio Arduíno Uno.
Pois é, queria começar por um kit desses, principalmente aquele oficial, uma pena que é caro, mas me contentaria com um daqueles mais básicos, tem uns bem completos por uns 120, 150 reais, já vi dizer que no Aliexpress tem até por 80 reais.

Isso é uma das coisas mais legais que acho do Arduino, que qualquer empresa pode fabricar, até nós mesmos podemos ter nossas versões... :klol
 
Topo Fundo