O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

mnormandes

Habitué da casa
Mensagens
247
Reações
278
Pontos
89
Nossa muito bom, realmente levou a resolução da emulação a outro patamar.. só ajustar esses erros no som que vai ficar incrível. belo tópico.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.648
Pontos
1.164
E eu achando que o Sega Serroturn nao tinha jeito, e olha só, que beleza! :D
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Nossa muito bom, realmente levou a resolução da emulação a outro patamar.. só ajustar esses erros no som que vai ficar incrível. belo tópico.
Só para constar, em alguns dos vídeos houve problema da imagem do jogo. Às vezes determinado emulador não aceita carregar o arquivo ".cue" e rodo no teste direto o arquivo ".iso", o que faz não carregar as músicas. Baixar o jogo de novo poderia resolver essa questão.

Aproveitando o post, com assunto emulação de saturn, esta semana saiu o SSF PreviewVer R2. Não testei ainda.

Interessante que, tantos anos depois, a emulação apática do Saturn saiu da pasmaceira com boas novidades.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.036
Reações
7.662
Pontos
453
Mednafen é melhor?
Muito, mas muito melhor. Isso em termos de emulação. Eu diria até que Retroarch+beetlesaturn (fork do mednafen) é melhor ainda por dar suporte a .chd e run-ahead se seu pc aguentar, pois input lag em emuladores do saturn é notório.

Agora em termos de imagem, esses forks do yabause são melhores por permitir resolução maiores, coisa que mednafen não permite. O problema é estar sujeito à uma porrada de bugs e imperfeições do emulador.
 


Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.585
Reações
10.100
Pontos
503
Muito, mas muito melhor. Isso em termos de emulação. Eu diria até que Retroarch+beetlesaturn (fork do mednafen) é melhor ainda por dar suporte a .chd e run-ahead se seu pc aguentar, pois input lag em emuladores do saturn é notório.

Agora em termos de imagem, esses forks do yabause são melhores por permitir resolução maiores, coisa que mednafen não permite. O problema é estar sujeito à uma porrada de bugs e imperfeições do emulador.

Estou usando o mednafen e gostando absurdos, só achei meio sem brilho e com a cor lavada, tem alguma dica pra deixar mais brilhoso e com a cor mais viva?

Parece até que o sistema do emulador está em palm.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.036
Reações
7.662
Pontos
453
Estou usando o mednafen e gostando absurdos, só achei meio sem brilho e com a cor lavada, tem alguma dica pra deixar mais brilhoso e com a cor mais viva?

Parece até que o sistema do emulador está em palm.
Faz um tempo que não uso pelo mednafen, mas pelo retroarch tem um monte de shaders que podem resolver isso. Eu uso com scanlines pra suavisar a resolução que é baixa, mas não reparei cores lavadas. Bem igual ao meu Saturn.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.585
Reações
10.100
Pontos
503
Faz um tempo que não uso pelo mednafen, mas pelo retroarch tem um monte de shaders que podem resolver isso. Eu uso com scanlines pra suavisar a resolução que é baixa, mas não reparei cores lavadas. Bem igual ao meu Saturn.
Vou ir atrás desse retro arch que você citou, fiquei fascinado com a qualidade, a ultima vez que eu testei um emu de saturn(2010) eu fiquei desanimado, mas agora animei de ir atrás.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Mednafen é melhor?
Para emulação em si, até o SSF é "melhor". Ficaria entre Mednafen e SSF. Mas em ambos a renderização do jogo ainda está presa aos 240p de sangrar os olhos. Serrilhados terríveis, que se disfarça com scanlines ou filtros de escala, mas jamais se consegue algo nítido.

Com retroarch (aí tem vários cores que podem se aproveitar disso) a emulação "ganha" opção de configurar shaders que "retocam" a imagem, mas este tipo de tratamento funciona melhor em games 2D. O mednafen "puro" não curti. Como "core de retroarch" ele me agrada, por poder usar seus shaders.

Exemplo de como pode ficar limpa a imagem de um jogo de Saturn rodando com shaders do retroarch:


As versões do Yabause, Kronos e Sannhiro abordadas recentemente são para quem quer ir além da resolução nativa. Com eles, nos "games 3D", é possível obter imagens limpas e sem serrilhados como essa abaixo(Versão mais recente do sanshiro):


A imagem já é renderizada em HD, não é um filtro tentando aparar arestas, suavizando serrilhados e preenchendo espaços que "perderam" detalhes.
 
Ultima Edição:

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Legal ver o Saturnão voltando a vida com emuladores compatíveis e que estão sofrendo atualizações...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.260
Reações
10.809
Pontos
753
Eu passei a me interessar pela emulação do Saturn com o Beetle (fork do Mednafen) no Retroarch. Lá dá para colocar filtro CRT e fica perfeito para jogar. Seria legal adicionar core no Retroarch.

Dá para jogar com um feeling assim (não tinha nenhuma imagem de Saturn aqui, mas vai uma de N64 mesmo, é o mesmo filtro):
GbwzdYi.png

EWqVnzu.png
 
Ultima Edição:

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Emulação do Sega Saturn no Poly Mega


Uso shader crt-pi em tudo que é lugar, PC, Raspberry, Celular... rs
77007
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu passei a me interessar pela emulação do Saturn com o Beetle (fork do Mednafen) no Retroarch. Lá dá para colocar filtro CRT e fica perfeito para jogar. Seria legal adicionar core no Retroarch.

Dá para jogar com um feeling assim (não tinha nenhuma imagem de Saturn aqui, mas vai uma de N64 mesmo, é o mesmo filtro):
GbwzdYi.png

EWqVnzu.png
Retroarch dá muita liberdade de configuração visual.
Um exemplo, Mega, Snes e Saturn com filtros dele:


Postou filtro CRT, tem seu charme e aprecio bastante. Mas em games 3D você abre mão de uma nitidez que poderia ser obtida nas telas LCD.
Usando seu exemplo do N64:

77091
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.260
Reações
10.809
Pontos
753
Sim, nativo tem muitos filtros já. O CRT apenas é a minha preferência para consoles desta geração, onde jogava em TVs de tubo. PS1 e PS2 ainda jogo até, outros emulando apenas.
O filtro que postou gostei também. Rodando aí deve ficar ainda melhor, já que no gravar e ao postar no YT sempre perde um pouco a qualidade. Eu tentei gravar um vídeo do Mushihimesama, mas ficou bem pior que a realidade.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sim, nativo tem muitos filtros já. O CRT apenas é a minha preferência para consoles desta geração, onde jogava em TVs de tubo. PS1 e PS2 ainda jogo até, outros emulando apenas.
O filtro que postou gostei também. Rodando aí deve ficar ainda melhor, já que no gravar e ao postar no YT sempre perde um pouco a qualidade. Eu tentei gravar um vídeo do Mushihimesama, mas ficou bem pior que a realidade.
videogames dessa época clamam por tela crt. Mesmo o Wii, muito tempo depois, só brilha de verdade em uma velha e boa TV tubão.

Mas jogar em emulador muda de figura pelos recursos extras. Jogar clássicos na LCD com imagem limpa graças ao aumento de resolução é bem legal.

O vídeo no YouTube perde bastante mesmo. Ao vivo é bem melhor e mais nítido. Serve só para mostrar " mais ou menos" como fica.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.585
Pontos
1.553
rapaz essa nova versão do yabasanshiro tá maravilhosa, rodando em hd sem slowdown e nao notel nenhum problema grafico no Burning Rangers
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Vou testar a nova versão depois, tenho umas pendências de Saturn no backlog.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.330
Reações
3.025
Pontos
453
Eu tinha tentado o mednafen e nem consegui abrir a porra do emulador com aquele jeito fresco e complicado que nem lembro agora explicar e acabei ficando irritado e larguei de lado para evitar a fadiga.
Queria rodar o castlevania sotn do Saturn para jogar com Maria e até larguei de lado
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu tinha tentado o mednafen e nem consegui abrir a porra do emulador com aquele jeito fresco e complicado que nem lembro agora explicar e acabei ficando irritado e larguei de lado para evitar a fadiga.
Queria rodar o castlevania sotn do Saturn para jogar com Maria e até larguei de lado
Às vezes era só a ISO gravada de modo incompatível. Ele é meio "exigente" com isso. De repente baixava de novo o jogo de outro lugar e dava tudo certo.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.036
Reações
7.662
Pontos
453
Eu tinha tentado o mednafen e nem consegui abrir a porra do emulador com aquele jeito fresco e complicado que nem lembro agora explicar e acabei ficando irritado e larguei de lado para evitar a fadiga.
Queria rodar o castlevania sotn do Saturn para jogar com Maria e até larguei de lado
Joguei assim e terminei mas na versão dele no retroarch. 0 dor de cabeça. Como falaram acima, pode ser a iso, abra o arquivo .cue no bloco de notas e veja se está apontando para o arquivo correto, com nome e local. Quase sempre tenho que mudar isso. Também pode ser a bios, tem que ser bem específica.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.330
Reações
3.025
Pontos
453
Joguei assim e terminei mas na versão dele no retroarch. 0 dor de cabeça. Como falaram acima, pode ser a iso, abra o arquivo .cue no bloco de notas e veja se está apontando para o arquivo correto, com nome e local. Quase sempre tenho que mudar isso. Também pode ser a bios, tem que ser bem específica.
77611
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.330
Reações
3.025
Pontos
453
Quase nenhum emulador lê iso + mp3. Realmente vai ter que pegar de outro lugar.

Saturn é .cue + .bin ou no retroarch pode também ser .chd que é ótimo pra salvar espaço no disco.

Dica, google arcadepunks, fullset.
Ok, baixarei novamente então. Obrigado.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.585
Pontos
1.553
O pacote do emulador pra Windows não inclui a BIOS. Tem que catar isso também
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse fica sem comparação.

J. League Go Go Goal! no Yabasanshiro HD.



Conheci há pouco este game bem atípico. Ele é exagerado, não tem narração... Mas é relevante para mostrar o emulador em ação.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse emulador roda em um I3 (1ª gen)?
Não testei.

Creio que o maior problema pode ser o driver de vídeo estar atualizado no OpenGL.

Essa emulação não está pesada. Tem versão rodando bem até em dispostivos Android.

Ao usar no retroarch, fica um pouco mais pesado. Se for usar com shaders perde mais desempenho.
 
Topo Fundo